Porque não consigo resolver conflitos?

    Autor Mensagem
    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13


    voce passa horas mexendo e mexendo até achar um ponto legal na mixagem , e quando ve perdeu tempo , seu ouvido ja se acomodou e n adianta mais continuar mixando , sempre tentando mixar a musica dentro do contexto e não individualmente como venho lendo que é o certo de se fazer , o interessante é que a maioria das pistas em solo soam extremamente bem , na musica q estou trabalhando atualmente por exemplo , a bateria só ela , soa demais com um punch do caramba , ai eu ligo as outras tracks , o som some , corto frequencias das outras tracks , e a bateria continua não soando tão bem quanto sózinha (sera q o eq do reaper é ruim?) acabo tendo q aumentar o volume da bateria , mas oque eu queria mesmo era poder ouvir ela em volume normal junto com os outros instrumentos com a mesma clareza q eu ouço quando ouço ela sózinha ... o baixo da musica é gordo ocupa muito espaço , mas eu preciso q ele seja assim , e a musica ainda tem um piano em celo , pelo q li o problema é que tanto grave ocupa muito espaço , mas ao mesmo tempo se eu tiro o grave do baixo ou do piano eles perdem a caracteristica timbristica que eu quero para a musica .... e eu sei q é possivel que todos os instrumentos soem bonitos ,é possivel ouvir um bumbo grave um baixo grave e um piano ao mesmo tempo , pois muita gente que entende mais q eu mesmo com homestudio consegue então se eu não consigo é porque eu tou fazendo algo errado .... n queria começar a divulgar ainda , mais eis o problema,quero q tudo apareça e que tudo apareça bonito, n sei se tou quernedo demais de min mesmo mas acho q é possivel sim ... eu fiz uma pré masterização ,seguindo algumas dicas de aulas q eu vi do roberto torao. estou desesperado por sujestões (n tem voz ainda ):
    https://soundcloud.com/lucascampagnolo/demo-masterizada

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    já tentou compressão paralela??

    ela destaca mais o instrumento na mix sem alterar volume e sem perder os transientes originais...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    strinbergshredder
    no caso do reaper é o xcomp né? o torao fala disso , eu cheguei a tentar aplicar nessa pré masterização só que os resultados q eu consegui só fizeram piorar o som ai achei melhor tirar

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    na verdade cara, isso se pode fazer com qualquer compressor criando-se um "bus" para o canal comprimido, mas usando o ReaComp em vez do Xcomp é bem mais fácil, porque ele já tem o controle de "Wet" e "Dry"....

    Basta subir os dois controles que vc automaticamente já está mesclando o canal comprimido e o canal original em um só, e esse é o princípio da compressão paralela...

    E vc ainda não precisa mais criar um bus! rsrs

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    strinbergshredder
    a saquei eu tava confundido , achei q tu tavas falando daquele negocio de comprimir frequencia q o xcomp faz , compressão paralela que é ter parte do sinal bem comprimido no fundo mais a maior parte seca dry, (peloq e u li)...
    isso eu fiz com o h comp da waves ,tentei usar de forma bem sutil

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    rhoadsvsvai
    ah, entendi....
    bom, na verdade, as vezes a compressão paralela é feito da forma contrária, bem bruta e agressiva... o que compensa isso é o canal Dry... pelo menos eu faço assim, ás vezes eu deixo tanto canal dry como wet em 100%, ou seja deixando os dois canais abertos...

    Esse artigo pode ser útil: www.vhtargino.com/compressao-paralela/‎

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    valeu , vou estudar isso , qualquer dica a mais é valida

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    strinbergshredder
    o link ta offline heheh

    salton
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Realmente, tem uma série de instrumentos graves aí.. alguma coisa você vai ter que cortar em termos de frequências. Eu faria um corte radical nos graves do piano, ele é bem 'espaçoso' nesse quesito. Também tentaria afastar piano e cello no pan. Os volumes tão na medida certa, ao meu ver. Tem reverb no cello? O reverb costuma ser fonte de 'embolação' nas regiões graves.

    Essa demo aí já tá com um som bem bacana, a bateria está ótima.

    salton
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: salton
    · votar


    edit: duplo

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    rhoadsvsvai
    show de bola cara, boa sorte nas experiências aí!

    mas vou te falar,estou com um problema bem parecido com o seu...

    Não sei se vc chegou a ficar sabendo do Feared Mixing Competition, que rolou a algum tempo atrás...

    No tópico acima, vc vai achar a minha participação tbm, mas agora olha a participação do vencedor: https://soundcloud.com/benjohnsonmusic/fearedmixingcomp

    Dá até pena da minha...srsrsrs
    E o problema é o mesmo que o seu, destacar os instrumentos na mix, principalmente a caixa da bateria...

    [EDIT], pior que eu tenho esse artigo nos meus favoritos em casa...
    Tenta só entrar no site do cara, que é esse mesmo, e procura por compressão paralela lá dentro..rsrs

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    ah, e só não ouvi o seu som ainda pq aqui no trabalho não abre soundcloud!! hehehe..

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Os graves são o mais difícil mesmo. O baixo realmente está devendo neste conjunto, está sem definição, enquanto o piano está carregado em médios.

    Isto não é tão simples de resolver, usando só equalização paralela por bandas de frequências. Desconfio que o buraco esteja bem mais em baixo... A boa sonoridade da mix começa com uma boa captação do som e boa sonoridade, quando é bem captado não é necessário usar muita coisa no DAW.

    Mais ainda que isso, o maior complicador das mixagens de home... Uma sala sem tratamento acústico, sem monitorização ideal (geralmente se usa monitores econômicos), tem problemas de graves. A ambiência mascara principalmente os graves, frequências são realçadas ou anuladas, o som ouvido não é confiável. Acaba que aparece exatamente este problema, isoladamente um instrumento até soa legal, mas na hora que junta tudo vem a tragédia, nada dá cola, fica devendo. Ou se trata o ambiente ou no mínimo se usa simuladores de ambientes para poder confiar no que se ouve.

    Esses dias eu falava com o pessoal sobre volume na mix, lá tópico dos macetes. Seu ouvido precisa vir de um repouso sonoro para ter seu melhor desempenho. Com o cansaço auditivo de ouvir sons mais altos que 85 dB (inclusive neste volume também acontece o cansaço), rapidamente o ouvido perde sensibilidade na faixa de 4.000 Hz e dali se espalha a outras frequências. Isso quer dizer, judiou do ouvido, ele vai te trair na mix - por isso mais tarde você vai ouvir de novo e achar que está diferente do que você deixou, não vai estar legal.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: rhoadsvsvai
    · votar


    MMI
    fico curioso pq tambem pensei nisso , mas veja , a bateria foi gravada em estudio ,o baixo foi gravado em linha com o amplitube 3 ,o piano ,strings clarinete tem seu som de controlador midi+vst .... os unicos instrumentos que estão corrompidos pela ambiencia do meu quarto são o violão e as guitarras(tirando a guitarra que entra junto com a bateria q foi amplitube tambem) ... por isso penso não ser a gravação e sim incompetencia minha . agora o fator é , como eu arrumo isso?
    Ou se trata o ambiente ou no mínimo se usa simuladores de ambientes para poder confiar no que se ouve.
    com isso vc quer dizer que colocar um reverb em todas as faixas melhoraria o problema? eu fiz isso bem sutilmente na master dessa pré masterização (ainda sim não acho que seja o problema porque mesmo a faixa não pré masterizada ta com esse problema nos graves)

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    como eu arrumo isso?

    Se você garante que não é isso, tudo bem. Passe para o próximo passo... kkkk

    (eu desconfiei que tinha ouvindo a pré)

    O segredo, neste tipo de track é quase nem usar reverb. É um quase nada mesmo...

    Os simuladores é algo como o JBL MSC1 ou o KRK Ergo ou outros. Tem versões em plugins, depende do gosto, do bolso e da exigência.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    rhoadsvsvai

    A bateria ficou muito boa.
    Mas na mixagem ao meu ver esta se destacando demais.
    No afã de arrumar a bateria você conseguiu, mas por outro lado no todo ficou o desiquilíbrio.
    Mas no geral esta num bom nível, mas pode ser melhorada.
    E os instrumentos VSTis não estão no mesmo nível dos instrumentos reais, mas isto é assim mesmo, nunca um VSTi vai funcionar no mesmo nível.

    Outro ponto que não foi comentado é que muitas vezes o erro pode estar na própria composição ou arranjo, que não parece ser o caso desta gravação.
    Muitas vezes colocamos instrumentos demais, ou quando fazemos não acertamos as oitavas corretas, e um instrumento começa a ocupar o espaço do outro no ambiente sonoro.
    E mesmo quando as oitavas estão corretas pode ocorrer naturalmente de um instrumento ocupar o espaço do outro.
    E isto não é um problema da mixagem em si, mas do próprio arranjo,e aí temos que experimentar a substituição de instrumentos e até rejeitar algumas tracks, e também fazer novas gravações para os instrumentos que apresentam problemas de uma forma diferente.
    Outro dia assisti um documentário dos Beatles, onde no estudo da mixagem de uma música, que não me lembro o título agora, e apareceram outros instrumentos que não constaram da mixagem final/oficial.

    Muito boa a música, na hora que você conseguir acertar vai show demais.
    Mas faz parte do aprendizado, você tem que passar por isto para melhorar em todos os sentidos, e já se percebe uma sensível melhora em todos os aspectos.

    Slash_1989
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    cara, esquece um pouco as masturbações teóricas! tem muita coisa que vc pode fazer alem da mixagem que melhoraria muito o resultado final. primeira delas: edição!
    senti que tem muita coisa um pouco fora do beat na musica, isso cria uma impressão ruim, sem contar que um bumbo e um baixo bem encaixados no metronomo soam bem "na cara" do que se estiverem fora. outra coisa, alinhar os microfones de room da bateria com o bumbo evita cancelamentos e tambem deixa o som mais na cara.
    Tire todos os plugins, capriche na edição, e depois que a mix estiver no tempo certinho, todos os instrumentos batendo perfeitamente, ajuste os volumes e poste o resultado! (nada de eq, compressor, etc por enquanto).

    Outra coisa: o VST foi gravado num estudio profissional, processado e trabalhado por grandes profissionais, e o timbre ja vem "Prontinho". Agora você pega um violão de 800 reais, grava no seu quarto com um behringuer de 300 e joga na musica. é lógico que vai destoar! é outro ponto que precisa de cuidado!

    Agora quanto a mix:
    equalizadores ou compressores como os do reaper (ou nativos de qualquer daw) costumam ser "transparentes", ou seja, ele não geram harmonicos. Então se vc só usar esses tipos, vc vai ter um resultado muito artificial, sem brilho, ou com um brilho tão ardido que chega a doer. O ideal seria vc usar plugins que simulem hardwares analógicos para dar o timbre ideal pro instrumento (sem se preocupar muito com o contexto). Depois de usar um equalizador simulado, um compressor, e um simulador de fitas (que vão te dar harmonicos pra caralho), use o eq do reaper só pra tirar ressonancias chatas, cortar graves que embolam, e ajudar no balanceamento geral da musica (ai sim pensando no contexto geral). e o compressor se ainda for preciso, só pra dar uma juntada a mais.

    boa sorte!

    Lelo Mig
    Membro
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    Amigo...o que eu faço dá um pouco de trabalho....mas se quiser tentar:

    1- Coloco cada peça da bateria em um canal separado... assim posso equalizar individualmente cada peça, botar mais grave no bumbo e/ou surdo sem tirar brilho de um splash, por exemplo, ou vice e versa. Colocar reverb numa peça e outra não. Também posso comprimir uma ou algumas peças específicas e outras não, etc.

    2- Baixos, Cellos, Oboés, Fagotes e etc, as vezes copio/colo dobrando em dois canais... deixo um mais grave e comprimido e o outro mais natural.... muitas vezes encorpa e aumenta o peso.

    São macetes que uso...se servir, fique à vontade!!

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Lelo Mig
    1- Coloco cada peça da bateria em um canal separado... assim posso equalizar individualmente cada peça, botar mais grave no bumbo e/ou surdo sem tirar brilho de um splash, por exemplo, ou vice e versa. Colocar reverb numa peça e outra não. Também posso comprimir uma ou algumas peças específicas e outras não, etc.
    isso eu tenho , 12 canais nessa bateria , acho o trabalho do estudio q gravei aqui bem satisfatorio.
    2- Baixos, Cellos, Oboés, Fagotes e etc, as vezes copio/colo dobrando em dois canais... deixo um mais grave e comprimido e o outro mais natural.... muitas vezes encorpa e aumenta o peso.

    ja dessa eu não sabia mesmo , vou tentar aplicar


    --------------------
    Adler3x3
    mas o arranjo n ta embolado ,isso eu tenho certeza ,essa musica pode ter muito grave pra um pop da vida , mas em geral existem musicas com muito mais grave tocando grave hehehe

    vc citou beatles é bem interessante que a principio é bem como eu queria que essa musica soasse , como uma mixagem do karl martin , baixo de um lado bumbo de outro (por isso q o baixo n esta no centro) a minha ideia de timbre de baixo era chegar no mais proximo possivel do timbre do paul ,apliquei um simulador de fita que deu um punch tremendo nele (tanto que a musica mutando a bateria o baixo fica lindo)
    MMI
    os da waves são boms?

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai

    os da waves são boms?

    Mais ou menos, mas todos os produtos da Waves que conheci são bons. Mas não conheço este em especial, eu tenho o da JBL.

    Tem alguns plugins que falam na rede... Acho que o mais famoso é o da IK Multimedia, o ARC system (nem sei, tem versão Jack Sparrow?). Mas veja bem, é bom um mic omni e com curva mais plana para fazer a imagem da sua sala. Não serve um SM57 da vida...

    strinbergshredder
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    MMI
    (nem sei, tem versão Jack Sparrow?)

    Tem... dei uma olhada por alto e achei de cara a versão 1.0.2....

    Mas tbm achei a versão 2.0 logo depois...

    Homem Cueca
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rhoadsvsvai
    Cara...é ouvido. Experimenta dar bypass na sua mix inteira, compara com o mesmo volume a mix com os plugins.

    Se a mix soar pior com os plugins, é porque você está fazendo cagada.

    MMI
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Homem Cueca

    Experimenta dar bypass na sua mix inteira, compara com o mesmo volume a mix com os plugins.

    Boa! Essa é a primordial. Tem que testar os plugins um a um ou todos juntos, se algum piorar tem m...

    Ismah
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    recado dado no soundcloud ;)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Porque não consigo resolver conflitos?