Mixagem ao vivo. Preciso mudar toda vez ?

    Autor Mensagem
    SapSound
    Veterano
    # fev/10


    Amigos do fórum. Tenho um home e nas horas vagas estou fazendo alguns free's como técnico de PA para uma banda de baile. Depois de pesquisar e ler muito sobre frequências e mixagem consegui na prática um som ao vivo bem equilibrado, onde se conseguia ouvir bem cada instrumento, ambos em seus devidos lugares. Nesta ocasião o som estava trabalhando em mono com o crossover bem calibrado e o equalizador do master em flat. A acústica do local ajudava bastante.
    Minha pergunta. Digamos que eu tenha encontrado um padrão de mixagem interessante para tal banda é necessário mexer na equalização de cada canal em cada lugar que se apresentar?
    Tenho ciência que a acústica, tamanho do local, entre outros fatores interferem nessa questão, mais levando em conta que eu consegui um equilíbrio entre os instrumentos e o equalizador está em flat, em futuras apresentações eu não posso apenas corrigir no próprio equalizador ao invés de mexer no canal?

    Desde já agradeço pelos comentários

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    SapSound

    Sim, infelizmente cada caso é um caso. O que vc pode fazer para te ajudar no futuro é anotar toda e qualquer configuração boa feita nesse local(não só configuração dos equipamentos, mas a posição física deles, os instrumentos envolvidos, etc...), para quando voltar a trabalhar ali, já partir para um esquema quase pronto(o que é bem menos trabalhoso).

    Mas é claro que como vc diz que agora está mais por dentro da "ciência" por trás da sonorização, será mais fácil chegar em um som legal em outros lugares(ou outros músicos e instrumentos no mesmo lugar).

    O importante é saber analisar a característica do local(somado ao estilo musical e grupo em questão) e tentar chegar no melhor som dentro daquele ambiente(que nem sempre será bom, devido a problemas de acústica e outros). O que(e de que forma) está ruim nesse ambiente? O que está bom? Esses dados são vitais.

    Como vc chegou em um som legal no primeiro espaço? O que fez? O que corrigiu? Pois bem, essas respostas também podem te auxiliar como um ponto de partida para lugares e estilos semelhantes.

    Desculpe o post gigante...hehehe

    SapSound
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Obrigado makumbator pelas dicas.
    Vou criar outra situação. Eu finalizo uma música gravada no meu home e passo para um cd. Quando eu coloco para tocar num PA independente da qualidade acústica do local o equilíbrio entre os instrumentos será o mesmo, tendo eu um crossover e um equalizador gráfico para fazer os ajustes necessários nas frequencias que estejam sobrando ou faltando para que a música gravada soe melhor naquele espaço.
    Pois bem, na equalização ao vivo depois de vc consegue chegar a um timbre bom e um equilíbrio entre cada unstrumento com o equalizador do PA em flat, o que seria comparado a ouvir em seu home a sua música já finalizada nos seus monitores, não é um caso parecido?
    Onde está o grande x da questão?

    Abraço

    makumbator
    Moderador
    # fev/10
    · votar


    SapSound

    Mesmo que EQ do PA esteja flat, há todo uma gama de regulagens que não estão:os instrumentos propriamente ditos, os efeitos dos mesmos, microfones e sua posição(que sempre colorem o som), volumes individuais e efeitos da mesa, a posição das caixas, etc...

    A própria acústica local funciona como um grande EQ(para melhor ou para pior), além da reverberação natural do ambiente. O problema é controlar tudo isso, e saber o que mexer para melhorar(e o quanto mudar também).

    No caso que vc demonstra, todo o restante conspirou positivamente para dar um som legal sem precisar usar o EQ do PA, mas é claro que nem sempre será assim. O EQ do PA é apenas mais uma ferramenta para chegar nesse som, mas como vc mesmo notou, as vezes ele nem é necessário(mas vc tem que sacar o que fez no restante da cadeia que gerou esse som legal).

    O lance também difícil é fazer o inverso, ou seja, tentar levar esse som legal para outro ambiente(em suma, tentar manter o som equilibrado APESAR das características de cada acústica e aparelhagem). Esse é o seu (árduo) trabalho...hehehe

    SapSound
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    É makumbator que árduo trabalho, rs.
    Não que seja uma coisa difícil, mais pra gente que trabalha com som queremos nos superar a cada dia. E ficamos mto contentes qdo conseguimos um resultado satisfatório. Acho que foi mais ou menos isso que aconteceu comigo. Obrigado Mais uma vez.

    E continua o tópico pra quem quiser comentar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mixagem ao vivo. Preciso mudar toda vez ?