Dicas Mixagem para Som ao Vivo

    Autor Mensagem
    Petrella
    Veterano
    # ago/07


    Pessoal,

    Estou fazendo algumas bases para somar ao vivo no palco (pianos, vozes, percussão, metais, órgãos ....).

    Gostaria de algumas dicas para a Mix e Master das bases.
    Alguém do fórum faz algum trampo parecido?
    Posso mixar e masterizar como se estivesse fazendo o trampo de um CD, por exemplo?

    Estou usando o seguinte setup:

    Notebook Core 2 Due 2GB Ram HD 160.
    Placa M-Audio Fast Track Pro
    Sonar 5 Producer Edition
    Sound Forge
    Alguns VST´s.

    Valeu pela força.
    Forte abraço,
    Rodrigo Petrella.

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se você vai tocar as bases no palco diretamente do cd não existe outro caminho. Só lembre-se de deixar espaço sonoro no mix para os instrumentos ao vivo.
    Abraço,
    Alex

    Petrella
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Opa Alex, valeu pela resposta. Tem algum macete pra deixar o espaço sonoro? Seria tipo imaginar, na mix, o restante dos instrumentos?

    Abraço,
    Rodrigo Petrella.

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Imaginar, se você já tem experiência ou acrescentar um instrumento semelhante e depois suprimir do mix final. No mastering evite abusar de multiband compressors, harmonic exciters e stereo enhancers, para não ocupar o espaço deixado propositalmente.
    Abraço,
    Alex

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Tem q ter muita imaginação e, principalmente, muito ensaio. Toquei ao vivo com programação por uns 5 anos. Só q na época a gente disparava um módulo em midi. Pra fazer os arranjos, menos é mais. Sinta o q está faltando pro ao vivo e coloque aos poucos, testando com ensaios. Faça umas camas de teclado, cordas, algumas peças de bateria e percussa. Evite dar mt destaque, tipo um solo ou um tema de introdução forte pra base gravada. Pode soar playback. Use a base pra valorizar o ao vivo, reforçar, fazer a cama etc. Depende da proposta do som, claro.

    Se for banda, tem q estar mt em cima. Errar um compasso pode ser a ruína. Nunca aconteceu nada muito drástico c a gente. Mas, de novo, se vc for tocar com uma banda com um cd, reserve um dos canais do estéreo para o clique do baterista (por fone) e deixe o outro mono pra base limpa, q vai pra mesa e pro PA. Tem baterista q consegue tocar ouvindo a base, mas tem q ser por fone. Depois q banda toca, fica quase impossível sentir o pulso preciso da base sem fone. Aí é trepada. Acho melhor ter um clique pro cara. Pro resto da banda, só o monitor já resolve. Quanto ao resto da base em mono, não faz mt diferença, pois os PAs são mono. Afinal, quem está no lado direito da platéia tem q ouvir a mm informação de quem está no lado esquerdo.

    Outra, se vai usar cd, coloque o aparelho num lugar IMUNE de trepidação. Ele não pode dar um pulo sequer durante todo o show. O ideal é deixar o controle do aparelho com o baterista, o homem máquina. Ele fica sendo responsável pelo departamento de Tempos e Compassos.

    Sobre a mixagem e a masterização da base, se no som ao vivo a pegada é mais pesada, dê uma comprimida nos instrumentos e, dependendo, até na base final. Evite detalhes mt baixos, porq eles vão acabar sumindo no palco. Como falei, ponha o mínimo necessário e deixe-o bem claro. E, se for seguir meu conselho e deixar a base em mono, não perca mt tempo posicionando instrumentos no estéreo. No show, o usual são PAs monos.

    Espero ter ajudado.
    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas Mixagem para Som ao Vivo