Como funcionam os compressores?

    Autor Mensagem
    Robson.ads
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: Robson.ads


    Ai galera, esse tópico explica o funcionamento do compressor, espero que gostem...

    Os compressores são controladores automáticos de dinâmica. A voz humana, por exemplo, pode emitir desde sons de natureza super suave e de volume baixíssimo até um grito estridente com volume altíssimo. A movimentação do instrumento emissor do som em relação ao microfone pode gerar variações de volume que o compressor ajudará a nivelar. É uma peça de extrema utilidade e muito versátil, mas temos que saber, antes de qualquer coisa, o que cada componente de um compressor significa.

    Normalmente os compressores que se usa no home studio são cópias de um original analógico, como o 1176 ou o LA-2A, que aliás são sonho de consumo da maioria dos engenheiros de som. Cada vez mais os plug-ins se desenvolvem e chegam a resultados muito bons, porém muitos dizem que uma importante diferença entre um periférico de verdade e um plug-in é que o som de um equipamento analógico nunca vai ser exatamente o mesmo do que um outro do mesmo modelo, e que cada peça pode vir a possuir um timbre único.


    Existem tipos diferentes de compressores, mas todos eles têm basicamente quatro tipos de parâmetros:

    1. Threshold - Ajusta o nível que o sinal deve atingir para o compressor ser acionado. Até atingir essa "linha", o sinal não sofre alterações. Quando atinge e passa desse limite, ele é comprimido.

    2. Ratio - Ajusta o quanto de compressão vai ser aplicada em dB quando o sinal ultrapassar o threshold - razão entre o sinal que entra e o sinal que sai. Um ratio (ou razão) de 5:1 significa que um sinal de 5 dB acima do threshold irá deixar o compressor apenas a 1 dB acima do threshold.

    3. Attack - Ajusta o quão rápido o compressor vai ser acionado depois que o sinal atinge o threshold. Valores típicos para velocidade do ataque variam entre 1 milissegundo até mais do que 100 milissegundos. Variações no tempo de ataque de um compressor podem mudar a característica do som. Um exemplo seria um compressor na caixa da bateria com um ataque extremamente rápido. O compressor será ativado muito rapidamente, reduzindo ganho instantaneamente.

    4. Release - Ajusta o quão rápido o compressor deixará de atuar depois que o sinal atinge o threshold novamente. Valores típicos para release vão de 20 milissegundos até 5 segundos. Como o attack, deve-se ter critério para o uso. Seus valores mudarão de acordo com o instrumento e tipo de música.

    Limiter

    Um limiter é um compressor com um ratio alto e geralmente com um ataque rápido. O nome popular mais conhecido seria o "brick wall limiter", ou muro. Esse tipo de limiter tem um ataque muito rápido e ratios de 20:1 ou mais. O limiter normalmente é utilizado quando se precisa de um volume considerável, mas sem correr o risco de sobrecarregar (overload) o seu output.

    Agora que você já conhece todos os parâmetros do seu compressor procure testar diferentes opções de regulagem em variados instrumentos. Obviamente cada peça terá um som diferente e funcionará melhor em diferentes instrumentos. Um compressor pode soar mais macio e funcionar melhor em instrumentos como a voz, o baixo, clarinete, etc. Outros são mais ríspidos ou agressivos e funcionam bem na caixa da bateria, percussão, guitarras. Lembre que tudo depende da regulagem. Não tenha medo de testar todas as opções. Se você sentir que uma voz precisa é de algo mais "duro", teste. Sem preconceitos.

    Um compressor mundialmente conhecido e muito utilizado por todos é o 1176, da Universal Audio. A sua versão plug-in tem o nome de BF76, que vem do nome do fabricante: Bomb Factory. Esse compressor, porém, tem algumas características um pouco diferentes do padrão. O seu input vai funcionar como o threshold. O seu ratio é fixo nos valores 4, 8, 12 e 20.

    Esse compressor tem um conhecido "macete", chamado de "nuk": apertar seus quatro botões ao mesmo tempo. Com isso você ganha uma opção de som extra e bem característica. A velocidade do seu attack varia entre 20 e 800 microssegundos, sendo o attack mais rápido com o seu controle totalmente à direita.

    O seu release varia entre 50 e 1,1 milissegundos, sendo o release mais rápido com seu controle totalmente à direita. O 1176 é conhecido por trazer brilho para vocais enquanto sua compressão traz maciez, entre várias outras características.

    fonte: www.musitec.com.br

    Minow
    Veterano
    # dez/09
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    Robson.ads

    Esse tópico é legal, parabéns pela iniciativa.
    Mas sem querer desmerecer, isso já está explicado em dois tópicos que estão em stick.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/139612/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/190048/

    Mas os detalhes que você ressaltou são legais, espero que alguém leia (coisa que pouca gente faz).

    Valeu

    MauricioBahia
    Moderador
    # dez/09 · Editado por: MauricioBahia
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    Minow: Mas os detalhes que você ressaltou são legais, espero que alguém leia (coisa que pouca gente faz).

    Por fala nisso, outro dia baixei um curso inteirinho dobre o Soundforge. Cara, aprendi coisa pra cacete sobre os efeitos, coisa que não tinha saco pra ler! :-)

    Muito legal!

    Robson.ads

    Flw!

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: AndrewMcPherson
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    Robson.ads

    1176 é uma delícia auauheahehau

    eu uso aqui ^^

    você só deu uma ratada feia no nome dele...que é 1176LN e a versão mais simples é o 1176SE e não esse tal de BF1176...e o fabricante original não é nada de Bomb Factory, a versão original em hardware foi desenvolvido em 1960 pelo criador da Universal Audio, Mr. Bill Putnam...que o fez com propriedade...e depois sua empresa o transformou nesse maravilhoso plugin, até hoje usado nos melhores estúdios do mundo...e nos estúdios que querem uma qualidade de áudio supimpa....fora isso o resto vc acertou.

    link do fabricante:
    http://www.uaudio.com/products/software/1176ln/index.html

    abraços

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # dez/09
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    Fui pesquisar....

    Esse tal de BF1176 é uma imitação feita pela digidesign

    link: http://www.digidesign.com/index.cfm?itemid=4201

    é um plugin free

    e só roda no protools...TDM e RTAS

    abraços!!!

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # dez/09
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    Em outras palavras....

    a sua fonte de pesquisa www.musitec.com.br deveria pesquisar melhor as informações antes de postá-las com certa dose de inverdades....^^

    abraço!!!

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
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    Minha contribuição para quem ainda possui dúvidas sobre o funcionamento de um compressor. Video Aula: Felipe Lisciel - Produtor Musical




    EstúdioAurus
    Membro Novato
    # fev/14
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    Escrevi um artigo detalhado sobre o funcionamento dos compressores e como utilizá-los corretamente para processar o som. Visitem o link abaixo para fazer o download gratuito.

    http://estudioaurus.web44.net/TUTORIAIS/

    Abraços

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