Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Compressor e limiter

      Autor Mensagem
      Jabijirous
      Veterano
      # jul/06


      Compressor e limiter


      Fala galera, pra terminar as "férias" com chave de ouro vou falar um pouco do compressor e limiter :P

      Vou mostrar aqui alguns parametros do compressor, vou utilizar o C1 da waves que eu particularmente acho ótimo e o L1 da waves tb (ver foto 1 e 4 )

      Pra que serve o compressor?

      no site homestudio.com.br tem uma materia muito boa sobre compressor, pra nao perder tempo vou colar aqui
      Compressor. Chamamos de curva dinâmica de uma gravação à diferença entre os picos (pontos de mais alto volume) e os vales, os pontos mais suaves. Quanto maior a diferença entre picos e vales, maior é a curva dinâmica. Cada tipo de gravador tem uma diferente sensibilidade para a dinâmica. Muitas vezes, uma pista que parecia bem gravada quanto à dinâmica, soa cheia de “altos e baixos” na mixagem, ou com picos excessivos ou, ao contrário, com trechos inaudíveis, de tão baixos.
      O compressor atenua a curva dinâmica, reduzindo a distância entre picos e vales. Ao diminuir o volume dos picos da gravação, ele permite que se aumente o volume do canal, dando a sensação de se aumentar o volume dos vales e diminuir o dos picos, equilibrando a dinâmica. O excesso, por outro lado, torna o sinal muito “achatado” e artificial.

      Parâmetros

      Os principais parâmetros são threshold, ratio, attack, release e output gain. Os dois primeiros ajustam o nível dos picos e a taxa de compressão. O threshold determina um volume de som (em dB) a partir do qual o compressor atua. Abaixo deste nível, o som sai como entra. Acima da fronteira do threshold, o som sofre uma atenuação, de acordo com uma certa taxa de compressão (ratio). A compressão só atua no trecho do volume que se situa entre a linha do threshold e o volume real do pico. Se a taxa de compressão for de 2:1 (dois pra um), a diferença entre o threshold e o volume do pico será reduzida à metade. Se a ratio for de 4:1 o pico será atenuado para a quarta parte do volume que excede a linha de threshold. Isto significa que há volumes superiores à linha do threshold, há uma dinâmica, só que atenuada por uma taxa de compressão. Só não haverá picos de volume acima do threshold se a ratio for de infinito pra um. Assim, não há dinâmica acima do threshold, e este efeito é conhecido como limitador ou limiter.
      Os controles de attack e release permitem que o compressor atue de forma mais rápida ou lenta, tanto na entrada do efeito quanto na saída, realçando mais ou menos os sons. O output gain, ganho de saída, serve para compensar o volume de saída que tenha sido alterado pela compressão.

      Valeu Sérgio pela explicação :P

      bom, depois de explicado é a hora de por a mão na massa

      na foto do compressor tem todos os parametros que o Sérgio falou pra gente.

      vou começar com o Ratio 2:1 e o meu treshold -12db. E o meu ganho??? o q eu vou botar lá?? Boa pergunta.

      Vamos voltar pra escola e relembrar aquela aula de matematica chata mas antes para voce descobrir seu ganho voce precisa de uma formula Ver foto 2

      é por essa formula que eu vou descobrir meu ganho de saida ou seja, se meu treshold é de -12db e meu ratio é de 2:1 quanto é meu ganho?? se voce fez sua conta então a resposta é 6

      bom coloquei la ganho e advinha o q aconteceu?? ta distorcendo!! pq será?? ai é que entra o Attack, no caso dessa musica eu coloquei o meu ataque é 0.60ms e o meu release ficou como estava, mas como teste muda e voce vai ver no que vai acontecer:P


      aqui esta o audio e a foto da versao com compressor, e sem compressor (ver foto 3)



      Limiter


      O limiter como no nome ja diz é um limitador de picos



      Parâmetros


      Treshold: identico ao do compressor
      Out ceiling: é o limitador de picos :P


      Pegando a mesma musica do starwars eu vou fazer da seguinte maneira

      Meu out ceiling eu vou por em 0.5, ou seja o pico nao vai passar dali, e o meu treshold vai depender da musica, minha dica é seja cuidadoso senao voce vai estourar teu som e tirar toda a dinamica dele sem falar que vai distorcer

      Olhe a diferença do compressor e do limiter (ver foto 5)

      http://rapidshare.de/files/27264995/Compressor_limiter.rar.html

      as fotos e audio estao ai

      zl3d
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      mto bom, vlw pela iniciativa mais uma vez :)

      Eder Muchiutti
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      ótimo tópico mesmo. Só um complemento que pode ajudar alguns:
      compressores com ratios altos (geralmente acima de 10:1) já podem ser considerados limiters. Digo isso pro cara não pensar "putz, preciso procurar um plug-in de limiter", enquanto a função de limiter pode ser exercida por qualquer compressor. Na realidade o limiter tem um ratio de infinito:1, e alguns compressores até têm isso. O C1 dá Waves tem até Ratio negativo, coisa não tão comum na maioria dos compressores.

      Jabijirous
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      boa garoto!! eu nem botei pq ja ta escrito ali e tb pra galera nao fazer a pergunta, o q é e pra q server o l1?? entao ja falo logo dele!!

      brunocesar00
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      up...topico de grande ajuda....seria bom fixar !!!!!!

      Jabijirous
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      heuaeiauhe kd os superiores pra isso?? nao tem

      brunocesar00
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      Meu out ceiling eu vou por em 0.5, ou seja o pico nao vai passar dali, e o meu treshold vai depender da musica, minha dica é seja cuidadoso senao voce vai estourar teu som e tirar toda a dinamica dele sem falar que vai distorcer
      mais se vc regulou o out celing em 0.5 ainda assim tem perigo de distorce??

      Jabijirous
      Veterano
      # jul/06 · Editado por: Jabijirous
      · votar


      ele pode distorcer sim!! isso se o som ficar muito alto

      vamos supor que tua musica ta batendo 2db em relação ao treshold e se voce aumentar o treshold pra 4 db corre risco de distorcer!!pq voce aumentou demais!!

      _BLACKMORE_
      Veterano
      # jul/06
      · votar


      pow ... muito bacana ... mas curti mesmo a música!
      :D

      :P

      busterchair
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      eu uso o SoundForge para mixar
      lá tem como fazer isso de usar o compressor e o limiter?

      tipo, qdo eu to editando a track, eu nunca dexo a barrinha bate no vermelhinho q aparece "clip" , sempre no máx. laranjinha, mas as vezes fica baxo

      tem como eu aumentar o volume pra ficar mais alto (ai vai clipar) e dps usar o compressor ou limiter?
      Obrigado

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      lá tem como fazer isso de usar o compressor e o limiter?

      Claro, ele foi feito pra isso né?

      tem como eu aumentar o volume pra ficar mais alto (ai vai clipar) e dps usar o compressor ou limiter?

      pra isso existe o normalizar!! normaliza em 0.50 db assim o pico mais alto sobe para 0.50db ai tu usa o compressor!!

      brunocesar00
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      Jabijirous
      0.50 db ou 0.5 ????

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      meio db pronto heheh 0.5 0.50 é a mesma coisa

      busterchair
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      a tá
      entao dps do processo de gravação da pista
      eu vo no normalize pra ele ficar no 0.5db ( se passa do 0db clipa ne?)
      ai q eu uso o compressor

      ve se eu entendi direito
      esse normalize "normaliza" o som ate uma certa altura q vc deseja e o compressor diminui o vazios entre os altos e baixos da onda criando uma sensação de aumento no volume e tb pra nao clipar o som
      no wavehammer do soudforge tem o Ratio e o Threshold
      esses dois eu não entendi mto bem pra q serve
      o threshold vai te -60 até 0, e o ratio de 1:1 até x:1

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      abre esse wavehammer e da um preview, tu vai ver o marcador do treshold, vamos supor que ele esta batendo a -12 db, se voce colocar teu treshold em -6 db nao vai fazer efeito nenhum pq ali nao tem nada entao tem que ser do -12 pra baixo

      brunocesar00
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      Jabijirous
      ae velho..responderam nossos e mails...hehehe topicos em stick!!!

      Jabijirous
      Veterano
      # ago/06
      · votar


      é finalmente

      LegendandoMonster
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Jabijirous
      Eder Muchiutti

      Como é a instalação desses programas? Eu uso o Cubase SX 3, eu vou usar esses programas (C1 e L1) por dentro do Cubase como um plugin?

      Tem outro lugar pra baixar os programas que não seja o site da waves?

      Na instalação tem como crackear ou já tem algum crack disponível? Se não houver, tem ao menos alguma versão free trial pra poder testar?

      Jabijirous
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Como é a instalação desses programas? Eu uso o Cubase SX 3, eu vou usar esses programas (C1 e L1) por dentro do Cubase como um plugin?

      é só instalar que o plug in vai direto pra pasta do cubase!!!!
      Tem outro lugar pra baixar os programas que não seja o site da waves?


      isohunt.com

      LegendandoMonster
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Eu procurei lá e não achei, estou baixando uns pacotes de plugins, um é 27 Mb o outro nem sei quanto é, sabe dizer se tem esses nesse pacote? O nome é...
      Waves[1][1].SSL.4000.VST.DX.RTAS.v1.1-AiR.torrent
      Waves Diamond Bundle v5 2-H2O plugins [found-on-www-bitreactor-to].torrent

      Esses plugins que vc citou Jabi, eles servem para masterizar né?

      Jabijirous
      Veterano
      # out/06
      · votar


      esse é o novo pacote da waves Waves[1][1].SSL.4000.VST.DX.RTAS.v1.1-AiR.torrent

      compressor

      o diamond é o pacote da waves, nele vem o c1 e tudo que voce imaginar!!!

      eles servem pra tudo hehehe pra masterizar eu uso o programa cd architect

      LegendandoMonster
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Jabijirous

      Jabi, você tem música postada aqui no froum cara? Mostra o antes e o depois da pra você postar? Porque assim o cara tem uma base do que era e do que é pra ser. Tem como?

      Valeu cara!

      Jabijirous
      Veterano
      # out/06
      · votar


      Jabi, você tem música postada aqui no froum cara? Mostra o antes e o depois da pra você postar? Porque assim o cara tem uma base do que era e do que é pra ser. Tem como?

      voce diz uma musica mixada??? e depois nao mixada????

      Clau
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      Não consigo pegar as imagens da explicação no início do tópico ..
      Acho que foram raladas ...
      Alguém tem ???

      Valeus

      Jabijirous
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      Clau

      pior que eu nem tenho mais, isso é antigo!! espero que alguem tenha

      Clau
      Veterano
      # dez/06
      · votar


      Vixi ..rssss
      Precisava de umas dicas sobre compressor e limiter ...
      Estou fazendo umas músicas e o lance é que a dinâmica é muito grande, aí no começo o som fica baixo e alguns pontos da música ele aumenta demais ...
      Como eu normalizo pra 0 db não chega a distorcer nos picos, mas o volume geral da música fica baixo e eu queria deixar o som mais encorpado, justamente como fala no início deste tópico.
      "diminuir a distância entre os vales"
      Se alguem tiver uma dica, um site, um artigo favor dar um toque ..

      Valeus

      ThiagoWendt_Petrucci
      Veterano
      # fev/07
      · votar


      Kra, vc pode postar a música denovo, n ta encontrando o arquivo no rapidshare, vlwz ai...

      Jabijirous
      Veterano
      # fev/07
      · votar


      ThiagoWendt_Petrucci


      fala ae!! eu realmente ja nem tenho mais essa musica!! pq voce nao usa os parametros que eu falei e testa ai!! assim voce ve a coisa realmente funcionando!!! testa com os dois! o limiter eo compressor!!

      w.lopes
      Veterano
      # abr/07
      · votar


      aí galera! tenho o wave l3 1.0! como devo usa-lo? masteriso por pista ou depois que juntar o audio? vlw

      Jabijirous
      Veterano
      # abr/07
      · votar


      w.lopes


      cara voce pode usar ele qual quer track, mas eu aconselho o compressor

      pra usar ele eu geralmente uso na saida da placa de som do sequenciador!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Compressor e limiter

      303.734 tópicos 7.859.853 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2017 Studio Sol Comunicação Digital