Conversores A/D como funcionam

    Autor Mensagem
    donagilda
    Veterano
    # dez/13


    Pessoal, estava lendo um artigo e achei muito interessante, é de 2006 e talvez alguns aqui já tenham lido, mas de qualquer forma espero que contribua para os usuários do fórum, visto que ha uma grande discussão sobre resolução e taxa de amostragem.

    conversores

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: _BLACKMORE_
    · votar


    No primeiro parágrafo já merece atenção ...

    ADC e DAC converter

    Quando se converte o sinal do "mundo real" para o mundo digital,como diz no texto, se faz uma conversão ADC (Analog to Digital Converter), e quando se faz uma conversão do mundo digital para o "mundo real" se faz uma conversão DAC (Digital do Analog Converter) ou simplesmente AD ou DA respectivamente.

    Resolução

    Na figura 4, está correto qdo se diz que 8 bist equivale a 255 e 16bits equivale a 65353, mas poderia ter uma curva melhor desenhada, exemplificando com clareza que quando se tem 8 bits as curvas no gráfico ficam mais "retas" e quando se tem 16bits de resolução as curvas do gráfico ficam mais "arredondadas". Na imagem as duas estão exatamente iguais o que induz a uma má interpretação.

    donagilda
    Veterano
    # dez/13 · Editado por: donagilda
    · votar


    _BLACKMORE_

    Resolução

    Na figura 4, está correto qdo se diz que 8 bist equivale a 255 e 16bits equivale a 65353, mas poderia ter uma curva melhor desenhada, exemplificando com clareza que quando se tem 8 bits as curvas no gráfico ficam mais "retas" e quando se tem 16bits de resolução as curvas do gráfico ficam mais "arredondadas". Na imagem as duas estão exatamente iguais o que induz a uma má interpretação.


    Eu não entendi assim, na verdade as diferenças na onda se dão dependendo da quantidade de amostras ou seja quanto menos amostras mais pontos retos vai ter na onda e quanto mais amostras mais perto do original fica a onda.

    Na figura 4 repare nos valores da linha vertical é ali que ele demonstra a diferença entre 8 bits e 16 bits... (amplitude)

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    ...................................................................... .............................................................
    Dúvida aparentemente simples, vamos ver se o pessoal consegue dar uma dar uma luz =P

    Eu tinha a percepcção que a gravação de audio atual era simples.
    No caso:
    Instrumento/Voz (mic) -> Preamp -> Conversor A/D -> Daw.

    Mas eu vi um cara usando isto:
    Interface + Conversor A/D

    Apollo Quad + Dbox + Avalon 737

    Obs.:
    Preamp Avalon 737
    Interface - UA Apollo
    Conversor A/D - DBox

    Qual a vantagem desta ligação?
    Não entendi o papel do D-Box.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu achei este vídeo:




    Agora a pergunta, vale apena?
    Quais os benefícios reais?

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    =)

    shoyoninja
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    O d-box não é interface. A idéia é fazer o summing analógico.

    Benefício para um homestudio?

    Só acredito ouvindo e vendo (se não zerar em um teste de inversão de fase).

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Dangerous é uma marca muito TOP. É como perguntar qual seria o benefício de um Neumann U87 para um home studio.

    Summing analógico ja é uma coisa discutível para homes, ainda mais num desses! No caso, eu pegaria uma mackie pra essa finalidade.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Conversores A/D como funcionam