Quase tudo o que você precisa saber sobre microfones.

Autor Mensagem
Lucas B.
Veterano
# out/14 · Editado por: Lucas B.
· votar


Muito bom!!!

Mas me esclareça uma coisa. Você compara esses 3 Neumann TLM 170, Neumann U87, MXL V67G. Sendo os 2 primeiros mics de quase $10 mil e o último encontrei por $500. Ok o preço não diz nada como você explicou e claro que o melhor mic é o que cabe no bolso.
Alguns meses atrás estava pensando em comprar o Beringher C3, ou o MXL 440 que aparentemente são bem inferiores, como gravo em um ambiente fechado, voz e violão apenas acho que dariam conta, já que não é nada profissional ainda.
Alguma dica da melhor escolha e se esse MXL V67G está mesmo com o preço correto, ou devo desconfiar?

inExperienced
Veterano
# out/14
· votar


Rapaz..... Vou marcar pra não perder.

blackfarrapo
Veterano
# dez/16
· votar


up..
Alguem ai pra comentar sobre a marca MXL, e se os V67 batem a pau os mics que usam em super gravações para voz e acusticos?

MMI
Veterano
# dez/16
· votar


blackfarrapo

se os V67 batem a pau os mics que usam em super gravações para voz e acusticos?

Resposta óbvia é que jamais poderiam "bater a pau"... Um microfone de 75 dólares não pode, em nenhuma hipótese, bater um de 8 mil dólares, por exemplo.

Porém depende... Dá para fazer muita coisa com um MXL desses, serve para muita coisa, mas jamais para se afirmar que é a mesma coisa que um microfone caríssimo desses. Na verdade, se o músico, o timbre dele for bom, a música for boa, o som vai ser bom. O equipamento ajuda, e muito, mas não faz milagre. Um mic realmente top faz diferença se estiver captando um som cheio de nuances, numa sala boa, num pré bom, num posicionamento bom, numa mix e master boas. Coloca algo meia boca aí no meio e o resultado todo é nivelado para baixo...

Ismah
Veterano
# dez/16
· votar


Concordo completamente com o MMI, mas faço uma ressalva!

Equipamento bom, tende a te fazer perceber erros que num mais modesto, não aparecia, pois como ele mesmo diz, as nuances aparecem.
Ainda além, é relativo ao que tu quer gravar. O batidão, vulgo "funk carioca", o rap, e o reggae por exemplo, tem como característica o som low-fi. Pode ficar com som pop demais, não que isso seja ruim, mas perdeu-se a essência.

myigor
Veterano
# set/17
· votar


Pessoal blz?

Alguém poderia me confirmar se os mic shotgun e boom são a mesma coisa?

Abs.

Ismah
Veterano
# set/17
· votar


" Boom " não é um tipo de microfone exatamente, e sim meio que um tipo de stand ( suporte / pedestal ), chamado de boom pole. Nada mais que uma haste longa ou até uma pequena grua, que geralmente tem um condensador (normalmente para takes internos, sem muito problema de ruídos) ou um shotgun (para takes externos ou internos com ruído, é o mais usual) na ponta. Externamente também se usa condensadores, aí com wind shields além do windscreen...

Mas técnicamente, se for um cabo de vassoura com um PCIMO DM-173 na ponta, é um boom mic...

Um termo que pode aparecer é Blimp ou Zeppelin, que nada mais é que uma capa metálica com forração de espuma, para um shotgun.

TiagusXP
Membro Novato
# nov/17
· votar


Caraca, mano, que bom que nesse tópico não tem Le Son e MXT.
Alguém me disse um dia que Lyco era igual Shure.
Ainda bem que não tem também.
:)

Ismah
Veterano
# nov/17
· votar


Oi?

blackfarrapo
Veterano
# dez/17
· votar


po gravei umas coisas muito fodas com o MXL já..
Eu tenho um video na internet gravando apenas ACAPELLA e acho que o resultado ficou muito bom! O mic é muito barato para o resultado, queria compartilhar com vocês, será que pode colocar link do Youtube?

Puga7
Veterano
# jan/18
· votar


Aproveitando o tópico. Comecei a "brincadeira"de gravação a uns 3 meses com uma focusrite 2i2 e um mic behringer C-1 mas quero fazer um upgrade de mic.

Eu quero gravar violão e também voz.

Queria achar microfones melhores de até 1.200 reais cada(sendo um para voz e outro para o violão (ou de repente algum que sirva bem para as duas coisas o que seria a melhor opção em termos de custo $$$, mas quero algo bom).

Vi alguns modelos:
MXL991 , AKG P170, At2021, Shure SM57 (para microfonar violão)
MXL990, AKG P420, AKG P220, MXL770, At2020, At2035

Enfim... vi vários modelos mas não sei avaliar se algum é muito melhor que outro e é difícil encontrar comparativos.

Alguém me recomendaria algo??

Ismah
Veterano
# jan/18
· votar


Porque gravar junto diabos?

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/18 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Puga7
muitas coisas diferentes que você pode fazer, depende da sua sala.
se tem um local com tratamente acustico, eu pegaria outro c1 (apesar de não ser o melhor dessa lista).
pq ai você teria o par, e usava um na voz outro no violão, alem de ja ter um overhead pra quando evoluir pra gravar bateria.

se não, pega o sm57 pro violão, ele vai ignorar mais o ambiente que esses condensadores, cuidado com falsificações, de preferencia importe.

Puga7
Veterano
# jan/18
· votar


undefinedPorque gravar junto diabos?

Me expressei mal. Eu gravo separadamente

Eu gravo violão com o C-1 e plugado (aí na mixagem dou uma tratada, mas como não tenho um super captador não fica grande coisa).

E depooooois gravo a voz.

Eu pensei em de repente gravar com dois mics (um diafragma maior e outro menor, tipo MXL990 / MXL991 ou C-1 / SM57) Quero realmente abandonar a captação.

Gostei do C-1, mas aparentemente existem opções melhores no mercado. mas como não entendo praticamente NADA de microfone to pedindo essa força

Puga7
Veterano
# jan/18
· votar


se tem um local com tratamente acustico
pois é, não tenho... De repente esse seja o caminho, cuidar mais de tratamento acústico primeiro ao invés de progredir com mic condensador. =/

blackfarrapo
Veterano
# jan/18
· votar


https://www.youtube.com/watch?v=5W4olPxmQT8
Esse video fiz todo com o mic MXL V67 condensador e alguns backs no meio com o dinamico shure pg58

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quase tudo o que você precisa saber sobre microfones.