É possivel gravar uma banda inteira com uma Fast Track Pro?

Autor Mensagem
ASNETO
Veterano
# nov/09


E ae galera, espero que possam me ajudar!

Já procurei em todos os tópicos algo relacionado com isso que quero perguntar, mas só achei comparações e algumas informações a mais que tiraram algumas dúvidas minhas.

Bom, sou novato na area home stúdio, estou começando a criar um em casa. Por enquanto só tenho alguns mics, o note, e minha guitarra, que vou começar a fazer meus esperimentos.

Ainda não adiquiri minha Fast Track Pro,queria saber se é possivel com ela, fazer uma gravação interessante de uma banda inteira.

Minha banda tem Guitarra, violão, baixo, batera e percussão.. é possivel fazer a gravação de uma banda inteira com a fast pro?!
É possivel ampliar a captção simultanea com uma mesa de som?? Uma mesa básica.

Gostaria de saber de vcs que já tem mais experiencia, se compensa eu investir nessa placa de som, vendo que pretendo gravar uma banda, não uma gravação profissional, uma gravação de boa qualidade somente!

Abraços!

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


Acho que se vc usar uma dessas mesinhas xenyx 502 ou 802 e jogar a saída da mesa na fast track vc já vai conseguir gravar a banda, só cuidar e monitorar na mesa os volumes para não sair aquelas gravações de batera no talo e o resto correndo atrás...

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas
Acho que se vc usar uma dessas mesinhas xenyx 502 ou 802 e jogar a saída da mesa na fast track vc já vai conseguir gravar a banda, só cuidar e monitorar na mesa os volumes para não sair aquelas gravações de batera no talo e o resto correndo atrás...

Cara, brigadão, é que eu sou muito novato pra essas coisas sabe... e eu tenho intenção de fazer um demo da minha banda, nada muito profissional, estando com uma qualidade razoavel, que de pra ouvir tudo e mostrar o potencial da banda, eu já vou estar mais que satisfeito...

Eu estou pensando em usar o garageband, vc pode, ou alguem pode me dizer se é interessante este programa??

Ja li sobre o Cubase (acho que é isso), e também sobre Pro Tools... gravei muitas vezes guitarra em linha direto no PC pelo audacity...

Algum desse programas são bons para o q eu pretendo?? O GarageBand eu tenho no meu notepor ser mac...

Obrigado novamente!!

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


O garageband é bom pacas, especialmente para gravar trilhas separadas e fazer o trabalho de edição depois, só que se vc gravar simplesmente a saída da mesa isso fica inviável pq o som já vem com o mix pronto da mesa.

Como vc já tem o programa na mão, experimenta gravar uma bateria separada só utilizando um clic-track com o tempo para referência, e depois vai gravando os outros instrumentos acompanhando a bateria gravada, depois vc pode editar e mixar no garageband e exportar tudo.

Leia a documentação desses programas quando for usar, qp eles tem muitos recursos, e se vc não lê a documentação acaba aproveitando pouco.

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas
O garageband é bom pacas, especialmente para gravar trilhas separadas e fazer o trabalho de edição depois, só que se vc gravar simplesmente a saída da mesa isso fica inviável pq o som já vem com o mix pronto da mesa.

Como vc já tem o programa na mão, experimenta gravar uma bateria separada só utilizando um clic-track com o tempo para referência, e depois vai gravando os outros instrumentos acompanhando a bateria gravada, depois vc pode editar e mixar no garageband e exportar tudo.

Leia a documentação desses programas quando for usar, qp eles tem muitos recursos, e se vc não lê a documentação acaba aproveitando pouco.


Certo só pra ver se eu compreendir..
Caso eu use o GarageBand, gravar a batera primeiro, pelo motivo do BPM? E depois gravar separadamente cada faixa dentro do próprio garageband? ou em outro soft?

E fazer a edição e mixagem no garage band?

Valeu cara, brigadão, desculpa a encheção de saco... =/
Abraços!

ogaitnas
Veterano
# nov/09
· votar


ASNETO

Eu acho mais natural gravar bateria primeiro, fica mais fácil para os outros seguirem a batida da música.

Eu gravaria tudo direto no garageband, mas tem cubase, reaper e n outros multipista que serverm ao propósito, use aquele que rodar melhor na máquina e que vc tiver mais afinidade, mas no mac usar logic pro ou garageband é bem interessante pois são bem integrados com todo o resto :)

ASNETO
Veterano
# nov/09
· votar


ogaitnas

Valeu pela força cara! de verdade mesmo!! =]

Acho que vai dar certo! valeu pela ajuda!

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Como ligar o mixer na fast track? tem que ligar a saida dela na entrada de mic da fast track ou no inpout de traz? Como liga?

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


teclado roots
Pega o Main OUT do seu Mixer e conecta nas duas conexões Frontais da FTP, simples assim

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


então liga dois cabo p10 na saída da mesa e liga os dois nas entradas de mic da fast track?

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Sim, dois cabos, um no L e outro no R do mixer, estes vão para as duas conexões frontais da FtP

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Edson Caetano
Cara consegui fazer isso com o mixer , agora tou usando o canal da mesa para gravar no reaper , o problema maior mesmo ta sendo o reaper, eu gravo uma track e fica beleza, mesmo sem qualidade, pois tou ligando a guitarra direto sem amplificala nem nada, mas quando eu gravo outra track em baixo e gravo a segunda guitarra em cima da primeira acontece dois problemas:

1° Eu gravo a segunda track escutando a primeira e gravo no tempo certo , ai quando eu solto o resultado , fica tudo fora de sincronização, até com o audacity não acontecia isso , no auda vc grava uma track , grava a outra em baixo , e já tao as duas sincronizadas.

2° Mesmo preparando só a segunda track para gravação, o som da primeira ainda sai no fundo da segunda, isso é normal? ou precisa gravar sem ouvir a primeira track pra que fique bom e para isso tenha que usar um metrônomo para ficar no tempo?

Ao meu ver, um bom programa de gravação permitiria que o usuário gravasse uma track 1, normal, e quando fosse gravar a segunda, track 2 , gravasse ouvindo a primeira pra fazer o arranjo em cima dela e que o som da segunda ficasse limpo só com o que foi gravado na segunda e não ouvisse no fundo o som da primeira!

Alguém pode dar uma dica de como gravar na Reaper uma banda?

Tipo, Guitarra numa track , baixo na segunda , teclado na terceira e que só fosse isso que eu falei , grava a primeira , e depois a segunda e quando for ouvir , já esta sincronizado com o som e não ouvir no fundo o instrumento de outra track.

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


teclado roots
1° Eu gravo a segunda track escutando a primeira e gravo no tempo certo , ai quando eu solto o resultado , fica tudo fora de sincronização, até com o audacity não acontecia isso , no auda vc grava uma track , grava a outra em baixo , e já tao as duas sincronizadas.
deve ser algo com o driver. voce instalou tudo direitinho?

2° Mesmo preparando só a segunda track para gravação, o som da primeira ainda sai no fundo da segunda, isso é normal? ou precisa gravar sem ouvir a primeira track pra que fique bom e para isso tenha que usar um metrônomo para ficar no tempo?
tem que ouvir sim. e nao deveria vazar.
é tudo em linha?

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Olá amigo , cara creio eu que ta tudo certinho , eu instalei o drive do site, baixei , todo som do pc é reproduzido pela fast track, you tube , mp3 etc , tudo saindo normal no meu sistema de som ligado a fast track pro.

Eu abro o reaper ai vou em preferences e configuro para fast track pro 1/2 e na opção de baixo tb o mesmo, ai pronto , o reaper reconheçe, ai eu tou ligando a fast track na mesa , ligando dois p10 no main out da mesa para as entrada mic da placa e um p10 na saida da placa pra mesa pra que se ouça o som reproduzido.

Eu abro a New track , ponho naquela opçãozinha que fica vermelho e ponho o output chanel em left ou em right ou nos dois , ai toco no instrumento e vejo que o som ta saindo e a luzinha do programa mexe confirmando que o som ta sendo reconhecido , ai gravo normalmente, enquanto gravo da um atraso na campo onde ficam aquele grafico do audio gravado, ai no fim eu dou um stop , e volto pra ouvir , até ai blz, logo depois abro a track 2 e gravo um arranjo em cima e acontece esses dois problemas, tando fica fora de sincronização como contém a sobra do som da primeira track na segunda!

kiki
Moderador
# mar/12
· votar


teclado roots
ai eu tou ligando a fast track na mesa , ligando dois p10 no main out da mesa para as entrada mic da placa e um p10 na saida da placa pra mesa pra que se ouça o som reproduzido.
nao entendi nada, mas tem algo errado pro aqui.

primeiro: esquece a mesa.

o que voce tá plugando?
guitarra e baixo? o que mais?

instrumento --> fasttrack --> pc
só.

pra ouvir, pega uma saída da fasttrack e liga uma caixinha ou fone.
é impossivel vazar som dessa saida pra entrada da guitarra.
só se fosse gravando com mic.

provavelmente ta vazando algo nas ligações que voce ta fazendo na mesa.
por exemplo ao devolver o sinal de saida pra mesa, ele deve estar entrando na gravação de novo.

isso do som. do atraso eu nao sei.

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


kiki
Não kiki , a questão da mesma é a mesma coisa , ontem eu testei como eu tava ligando com a mesa, essa ligação que eu faço é como se eu transformasse a fast track em uma interface de mais canais, em relação a isso não há problema algum, liguei desse geito que eu falei e gravei uma track e deu bem certo , gravei um teclado, e ficou ótimo, porem o que ta lascando é que quando eu solto o que eu gravei pra gravar a track dois em cima da primeira da um atraso.

Ontem tb liguei só a fast track normal, coloquei o teclado na entrada de mic dela, liguei, gravei , normal, como quando eu ligo na mesa , o problema ta sendo esse atraso, ponho a primeira track pra me guiar pra gravar a segunda e escuto a primeira e vou gravando, normal no tempo , ai quando volto e escuto ta a track 1 la na china e a track dois la nas ilhas canario!

Cara sinceramente , desisto desse lance de vst, placa , pc , ja mandei um recado pra loja pra eu devolver , se eles nao quizerem , ta a venda viu!

Quem quizer uma incrivel fast track , aheuae, ta na mão!

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


Se a cada dificuldade que aparecer for motivo para jogar a toalha, o mundo do áudio profissional não é para você, desista disso tudo, compre um teclado bem simples e seja feliz

Tudo envolve uma curva de aprendizado, manuais, não ache que seria ligar na tomada e pronto, eu acho você um cara inteligente, que conseguiria resolver isso, mas... Se quer desistir será uma pena

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


cara , ta com um mes que que tou com essa fast track, usando o reaper , ja li cara tudo sobre eles na internet, tudo o que eu podia, tirei duvidas , perguntei , quer dizer, gastei 400 conto numa placa que até hoje nao me serviu em nada , só liguei um pianozin stand alone e pronto , nao consigo fazer split , octave , nem gravar ta dando man! besteria dessa , coisa que eu fazia no audacity usando a palaca on board e dava certo , e agora usando todo esse equipamento e estudando muito sobre nao consigo nada!

Fods!

Vou comprar um korg x50, ou um x5d pra usar com o tokai tx5 e pronto!

quando for gravar gravo num estudio mesmo!

Renato_Moura
Veterano
# mar/12 · Editado por: Renato_Moura
· votar


teclado roots

Qual a configuração do seu pc?

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


cara nao sei de cabeça , mas é um ibyte 2G, 2.30ghz, intel dual core, basicao com xp

Renato_Moura
Veterano
# mar/12
· votar


ontem eu testei como eu tava ligando com a mesa, essa ligação que eu faço é como se eu transformasse a fast track em uma interface de mais canais, em relação a isso não há problema algum, liguei desse geito que eu falei e gravei uma track e deu bem certo , gravei um teclado, e ficou ótimo, porem o que ta lascando é que quando eu solto o que eu gravei pra gravar a track dois em cima da primeira da um atraso.

Esse atraso seria tipo a linha de gravação corre na frente do audio gravado?

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Renato_Moura
sim, fica fora de sincronização, quando eu gravo a segunda, eu escuto a primeira pra eu me basear no tempo e porque fica melhor de ir gravando , eu escuto e gravo no tempo , sé que quando eu gravo e depois escuto a faixa de baixo , ta um pouco mais a frente.

Outra coisa que eu observei ontem é que eu liguei o metrônomo, dei o REC e começou a disparar o metrono em um tempo especifico ai eu gravei em cima do metronomo , apenas uma track normal , ai eu escutei , tava tudo certo só que ai quando eu soltei pra ouvir e soltei o metronomo tb , o metronomo e o que eu gravei nao tava no tempo embora eu tenha gravado no memso metronomo! estranho!

Renato_Moura
Veterano
# mar/12
· votar


Acontecia algo semelhante comigo quando comecei a gravar a uns bons anos atrás..

Se seu pc tiver carregado de programas desnecessários eu recomendo formatar a máquina. Porem você disse que quando gravava onboard, não acontecia isso... então fica uma incógnita aí...

Isso não é defeito da m-Audio... Pra home studio essa plaquinha é bem boa mesmo.

Não desiste não kra.. Dificuldades e problemas técnicos em audio é uma coisa comum...

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Vou instalar tudo no pc da sala pra ver se funciona, se rolar eu formato o notebook e testo pra ver se é a maquina. amanha dou a noticia pra vocês

Muito obrigado pela atenção! vlw mesmo!

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Eu resolvi esse problema , de gravação, meu repaer nao era de fonte confiavel , baixeo o do site e deu tudo certo.

Alguem podia me passar uma configuração para que eu possa fazer no reaper para diminuir a latencia?

o buffer, o rhz, que numeros eu coloco?

no input e out put coloco o que?

Uso a fast track pro

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


teclado roots
A empresa oferece o soft original para down e você me acha um alternativo hehe, viu como não precisa jogar a toalha, sabia que ia conseguir, porque é tudo coisa bem simples

Sobre a latencia, vai em Options / Preferences / Midi / Buffer / Diminui o Buffer de 1200 default para uns 800ms veja o que acontece

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Edson Caetano
pode crer edson, realmente, é pq sempre estive acostumado a comprar uma coisa e logo usa-la e logo obter resultados, com o mundo virtual não é bem assim.

Cara em relação ao buffer, se eu não estou enganado o meu ta em 300ms já não sei se é esse mesmo que vc ta falando, existem mais de um tipo de buffer?

E aquele lá que é 40800rhz, ponho quanto?

Aquela parte que tem input e output onde escolho minha placa, tem na parte de fast track duas opções, na de cima tem "Fast track pro 1/2" e na opção de baixo tem essa tb e tem uma que é "Fast tack pro 3/4", tem algo relevante nesse sentido?

ai logo a baixo tem esses numeroszinho, aquele que vc me disse outro dia, dos Rhz, ponho qual?

Vou gravar sábado agora uma demo , queria gravar o true piano, mas ainda ta com um atrasozin, mas isso eu vou tirar de letra!

*Sobre o reaper, eu tinha realmente baixado a versao do site , a primeira , que ate vc me passou , só que ai eu tava naquela de fazer split e vi o video do cara fazendo utilizando a ferramenta midi tools que ficava em cima da track , naquelas track que ficam em baixo , ai eu deletei a versão do site e baixei a versão que o cara usava pra ver se aparecia esse midi tools e quando abri a track nao aparecia, até hoje nao sei como é esse lance, eu tentei fazer assim: abri o FX e fui na parte de JS e la tinha o midi tools II que é o que o cara tava usando pra fazer split, só que ai nao surtiu efeito , vou tentar com a versao original do site pra ver se consigo um split!

Porém pra gravação eu so preciso nas teclas um piano, pq os orgaos tou fazendo com o tokai e ta uma maravilha divina.

Fugindo um pouco do assunto:

Vamos gravar uma demozinha só pra mandar pra uma feira de musica daqui da cidade pra ver se a gente concorre lá, ai como dispomos de pouco dinheiro vamo gravar assim:

Primeiro vamo fazer um aovivo no estudio , com bateria, baixo , guitarra base e voz (voz só pra guiar)

Depois do grosso gravado iremos fazer o seguinte procedimento:

gravaremos os orgãos, guitarra de arranjo e voz novamente para ficar mais alinhada e backs.

O que acha desse modo de gravar edson? vamo gravar num estudiozin que tem esses recursos básicos. pq no reggae tem que tem dois tecladistas um fica direto nos orgaos e outro nos pianos e variáveis ai nao da pra eu gravar tudo ao mesmo tempo , ai vou fazer esse precedimento de gravar com a banda toda primeiro so pianos e dpeois ponho o orgao.

Da uma dica ai de gravação para essa questão!

Edson Caetano
Veterano
# mar/12
· votar


teclado roots
E aquele lá que é 40800rhz, ponho quanto?
44.1 qualidade de CD
48 qualidade de DVD

Tem gente que grava com amostragens ainda maior, mas aí vai sobrecarregar seu pc e nâo é qualqeur placa que grava a 96 por exemplo

24bits é melhor, mas se notar que esta pesado diminui para 16bits, já grava bem bacana

Se abrir o painel do asio, quando colocar o VST True Piano por exemplo, diminui para 256, já deve dar para escutar legal sem estalar

Quanto a gravação, existem diversas técnicas, eu gosto de fazer uma guia com voz e violão, um em cada canal da FTP, aí sim com isso em mãos vamos para a batera, com ela casadinha com a base, vamos inserindo os instrumentos, normalmente a cozinha, a base, teclados, solos e por último com a música pronta vocal e backings

Pode ser usado uma gravação completa ao vivo como quer, é que na minha opinião, a bateria da guia vai estorvar o batera e ele vai se guiar pela guia, só o violão e voz ele tem mais liberdade de criar

Pelo menos é assim que eu vinha fazendo, manda bala, não é da primeira que vai sair certo e calma bro... lembre-se que está lidando com um assunto PROFISSIONAL, não deve ser tratado que nem uma televisão que liga na tomada sintoniza no canal 5 e testá resolvido hehehe

Boa sorte na gravina

teclado roots
Veterano
# mar/12 · Editado por: teclado roots
· votar


Edson Caetano
44.1 qualidade de CD
48 qualidade de DVD

Onde que eu coloco isso, seria no samplerate? ponho 44.1?
o que quer dizer com qualidade de cd/dvd?

Se abrir o painel do asio, quando colocar o VST True Piano por exemplo, diminui para 256, já deve dar para escutar legal sem estalar
ASIO? no meu caso não seria o driver da FTP? esses 256 seria o que?

Amigo, desde que comprei a placa eu venho tirando uns sonzinho com uns vsti de piano e nunca reparei que tava atrasando consideravelmente, nao tava percebendo o quanto, pq eu so ligava um teclado e tocava, vi que ainda tava um pouco atrasado , mas ai depois que começei a usar o vsti de piano com o tokai tx5 eu notei que o atraso é tamanho que fica sem condições de tocar, ontem mexi de todas as formas e nada bixo!, o que eu faço? onde exatamente é o local especifico pra fazer isso?

Pois eu vou mexendo, ai vai ficando menos latente , ai mexo pra ficar menos ainda , ai fica menos ainda , ai quando ta quase perfeito eu altero mais um pouquinho ai caga o pal, fica com aquele som estralado orrível, ai vou ageitando de pouquinho pra ficar com o som legivel ai quando vai ficar legivel ai fica legivel so que fica com atraso, foda isso! Eu vejo videos do pessoal usando vst, true piano por ex ,e fica magnifico só com a fast track pro e aqui em casa eu tento de todo o geito e nada cara!

teclado roots
Veterano
# mar/12
· votar


Edson Caetano
Obs: só atrasa qunado eu uso vsti , quando gravo com o istrumento memso ligado no p10 , fica perfeito, sem atraso sem nada! só com vsti que da atraso!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É possivel gravar uma banda inteira com uma Fast Track Pro?