Como manter a média em dBs no CD ?

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09


    Amigos do FCC gostaria de saber se alguém pode me ajudar nessa dúvida:
    Aprendi aqui no FCC, de que na pré-master, na última estância na cadeia de plugins insertamos um Limiter ( ou mais ), definindo o PICO MÁXIMO, mas gostaria de saber como fazer para conseguir a mesma MÉDIA no volume de uma música para outra, para evitar que uma música "pareça" estar mais alta do que outra.
    Será que são os Compressores que fazem isso, ou não?Como manter essa média em todas as musicas em um mesmo CD?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: teclado_mania
    · votar


    Cara os compressores fazem isso bem, e acho que esse processo se chama masterização final , o nivel deve ficar entre no maximo pico 82db , tentei mais que isso leva muito lixo até pra as caixas de som do pc.

    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    82dB???!!!
    Eu coloco no Limiter na última estância de plugins -0,3 dBs!!!
    Não entendi sua dica, poderia me explicar?
    Um abraço, Zélo Cardoso

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Você faz isso na compressão na fase de mixagem, caso não saia muito boa a compressão, no processo de masterização é possível corrigir com um bom compressor multibanda.

    Na verdade 85dB é o valor prático para se trabalhar com mixagem, você pega um decibelímetro e vai aumentando o volume da sua mixagem até chegar nesse valor que é um padrão internacional para mixagem, se a mixagem ficar boa nesse volume vai soar bem na maioria dos equipamentos.

    e no limiter você pode dar um input gain nele pelo treshold para dar mais intensidade sonora tb, e sempre fazer a função social do limiter que é de não deixar clipar.

    abs

    trashit hc
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: trashit hc
    · votar


    o sound forge não tem uma ferramenta chamada normalize, eu tenho uma video aula completa, o cara fala que o normalize serve pra normalizar o vocal em -10 db, pra música prota em - 16 db, e pra dá um peso em -6 db.

    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    trashit hc
    "o sound forge não tem uma ferramenta chamada normalize", o Sound Forge tem sim o Normalize!
    abs, Zélo Cardoso

    Minow
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    trashit hc
    Não adianta normalizar, porque as vezes existem picos muito mais altos que a média da massa sonora. É ela que você deve padronizar.

    AndrewMcPherson
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Minow,

    concordo em gênero, número e grau...razão pela qual eu aconselhei o uso do compressor para ajudar a diminuir os picos muito altos e encorpá-los na massa bruta rs

    abs

    trashit hc
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Minow

    AndrewMcPherson

    eu não entendo muito do assunto!!
    hehehe

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    AndrewMcPherson

    Ele já explicou tudo.

    HALzheimer
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: HALzheimer
    · votar


    zélo cardoso
    ...mesma MÉDIA no volume de uma música para outra...


    O nível de LOUDNESS, q pode ser medido por dB ou pelo nível médio de RMS, é q dá a sensação de volume... Determinado trecho musical pode ter picos + altos e, no entanto, ter o referido "volume" + baixo.

    Gravações analógicas + antigas (e de excepcional qualidade), por exemplo, tem picos acima de zerodB e volume/loudness abaixo de -16dB, favorecendo a dinâmica do trecho musical.

    No digital, tu vai encontrar pico zero à -0,5dB e vol/loudness de até -10/-12 dB , o q significa toneladas de compressão, "volume, pacas" e pouca dinâmica, chegando ao ponto de causar fadiga no ouvinte... a música não respira!

    PS - Essa descrição da grav. digital é exemplificativa. Tu pode optar pelo bom senso e finalizar com -16/-14dB... questão de paladar... Qto aos picos, recomendo evitar os zerodB e ficar nos -0,3dB, dando um folguinha antes de converter prá mp3, por exemplo, pois na mudança de formato, pode clipar.

    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    Amigos,postei essa dúvida em outros foruns sobre gravaçõs, mixagens, masterizações e no Audio List o Edu Silva que é o administrador me respondeu assim:

    "Para quê? Estragar seu CD?
    Imagine uma balada romântica com o mesmo nível de um rock pauleira. Não funciona. Os CDs comerciais não são assim (pelo menos os bons), por quê então quer fazer isso no seu?"


    E um membro participante Emerson Prado disse isso:
    "Olá!
    Sim, o volume aparente da música está ligado ao nível médio, e não ao pico máximo. Se você limita todas igualmente, é natural que elas soem com volumes diferentes.
    Mas o volume nem deve necessariamente ser o mesmo (eu achava que devia, mas o Edu me corrigiu aqui mesmo*). Em uma masterização decente, algumas músicas ficam mais altas ou mais baixas de acordo com a sensação que se quer que o ouvinte tenha. Leia as discussões e artigos sobre masterização aqui na Audiolist** e terá mais detalhes sobre isso.
    No final, o que você vai fazer é escolher uma música que precise soar mais alta e atenuar as outras para atingir os volumes relativos desejados. Devido à diferença entre o pico e a média, talvez alguma música precise ser reforçada. Como isso é impossível (você já está no limite), terá de atenuar as outras, até que todas caibam dentro da faixa dinâmica disponível.
    Agora, deixar tudo com o mesmo volume é uma normalização***. Será que é o que precisa?"


    O que voces acham?
    Zélo Cardoso

    teclado_mania
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    O que voces acham?
    Zélo Cardoso


    Cara se tiver distorcendo muito o que é sinal de muito pico tente abaixar direto na fonte deixando operar em 0db e com um compressor de 1db .

    Conheço muitos cd's que não são aplicados tecnicas de compressão ou acham que o sinal estar baixo.

    HALzheimer
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    zélo cardoso
    O que voces acham?

    Se é recomedável preservar a dinâmica entre diferentes trechos de uma mesma faixa, por q não entre diferentes faixas? IMHO, as dicas são pertinentes.

    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09 · Editado por: zélo cardoso
    · votar


    Eu entendi que muitos procedimentos são feitos, inclusive na mix, para se chegar a uma média em dBs legal na pré-master,e que o uso de compressor tanto na mix, quanto na pre-master também fazem isso que eu quero que é manter uma média "meio que padronizada" para todas as músicas do CD (não precisa ser exatamente a mesma, porém determinar um certo padrão, mas de uma maneira prática como usar por exemplo um compressor Multibanda, tipo o LinMb da Waves numa pre-master?
    Obrigado e desculpe minha insistência.

    zélo cardoso
    Veterano
    # nov/09
    · votar


    Minow
    voce disse:"Não adianta normalizar, porque as vezes existem picos muito mais altos que a média da massa sonora. É ela que você deve padronizar."Mas como manter a média em todas as faixas de um CD? É por tentativas, comparação ??? Como conseguir essa média ???
    Abs, obrigado!!!
    Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Galera do FCC, depois de pré-masterizar, se a média das músicas do CD não estiverem próximas, eu posso usar um Limiter para fazer essa aproximação? Ou isso é errado?
    Obrigado, Zélo Cardoso

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Ninguém??? Ajuda aí galera amiga do FCC!!!

    Sidi
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    Zélo Cardoso!!!

    Quero tentar te ajudar cara!

    A minha primeira dica, é quando você gravar as suas musicas " projetos ", é que você tente padronizar tudo o que for gravar, tipo a guita com tal volume e compresão a voz tambem e assim com tudo o que você gravar, e tentar, na sua mixagem não passar no master o volume acima de -6 db ( no Cubase ou outro programa ) e mesmo assim utilizar um limiter para caso aconteça de algum pico exeder isso e querer passar de 0 db!

    depois de uma boa mixagem! vem a masterização!
    eu recomendo o wavelab é um programa muito melhor que o sound forge para masterização, onde você põe os plug - ins e masteriza todas as musicas que você abriu com os mesmos plug - ins e configurações. então:
    você pode usar o LinMb da waves para corrigir as freqüências que sobram da mixagem "e" "ou" as que faltam, e também um compressor tipo o L3 da waves que é bom! depois das freqüências corrigidas sem deixar passar de 0 Db no LinMb " você corrige isso nele mesmo " você vai usar o compressor, no compresor L3 da waves você deixa o output em -02 db e abre o analizador de db e Rms do Wave lab, e comprime no L3 mais ou menos em -6db e verifica se o pico Rms ta mais ou menos de -12 a -10 dbs no analisador, se estiver mais ou menos assim para todas as musicas vai estar pronta a sua master!!! ai é só rendenizar e salvar!!!

    Abraços Espero Ter ajudado!!! Desculpem o texto muito Grande!!!

    HALzheimer
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    zélo cardoso

    Desculpa a demora em atender a tua solicitação, mas é q eu desconhecia a ferramenta de "recados"... e só fui ver isso hoje.

    Enfim, o que eu referi como bom senso é, acima de tudo, uma questão de opção. Pega, por exemplo, o cd do Chicken Foot (a tal "super banda" do Sammy Hagar, Satriani, etc). Eu gostei, pacas, das músicas, mas NÃO consigo escutar + do q duas faixas seguidas, pq o nível médio de volume (ou loudness) é muito alto pro meu paladar auditivo. Deve estar lá pelos -10dBs. Cara, isso causa fadiga auditiva! É lamentável esse tipo de opção por toneladas de compressão... parece comercial de TV!

    ...

    E já q demorei muito prá responder a questão do recado, vou palpitar na tua última dúvida:

    Galera do FCC, depois de pré-masterizar, se a média das músicas do CD não estiverem próximas, eu posso usar um Limiter para fazer essa aproximação? Ou isso é errado?

    Pode usar, mas não recomendo. Com essa técnica, o resultado + provável é q as músicas "limiterzadas" (hehehehe...) vão ficar excessivamente comprimidas, "achatadas" e sem dinâmica! E os diferente níveis de volume dos instrumentos q já estavam equilibrados vão se embolar, novamente.

    Exemplo: aquele piano q estava sutilmente presente, vai ser jogado + prá frente e aquela guitarra solo q estava + alta, vai perder presença e ficar "achatada" para não clipar...

    É por aí... qualquer dúvida, posta aqui mesmo no tópico.

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    HALzheimer, mas se usar o Limiter não é "a melhor maneira" qual seria?
    Obrigado!!!

    HALzheimer
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: HALzheimer
    · votar


    zélo cardoso

    O Limiter é um "compressor radical", com ataque rapidíssimo e ratio no máximo (inf). Mas ainda é um compressor... com todas vantagens e desvantagens.

    Se tu quer, de qualquer jeito, deixar todas as músicas com nível de loudness semelhantes (sem clipar, claro!), MELHOR USAR compressores em paralelo e em cascata...

    Usa um comp pro track do piano, outro pra guitarra base, outro com prá gtr solo, outro pro track do baixo e assim por diante...

    E se tu costuma juntar, depois, vários tracks em grupos (ex: cada peça de bateria em um track com toda a percussão, ou violino e cello em um único track de strings), usa + um comp sutil nos agrupados...

    Usar vários comps vai possibilitar regulagens de threshold, atack e release + adequadas prá cada tipo de faixa/instrumento ou grupo, preservando um pouco + as melhores características do piano, da guitarra, do baixo, das peças de baterias, etc.....

    Usar só um limiter lá no final, prá todas as trilhas, tornará + fácil atingir o resultado desejado (equilibrar os volumes), mas tb acarretará efeitos indesejados (timbres ruins, dinâmica prejudicada, etc).

    Mas quer saber da real? Não faça isso! Corrigir problemas com compressão não dá coisa boa.... melhor voltar lá atrás e refazer tudo novamente, reajustando os volumes, desde a gravação...

    Parece um saco, mas é o certo.... e instrutivo tb.

    Depois, fazer bem feito fica quase automático.

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    HALzheimer

    Valeu meu brother, obrigado pelas dicas!!!

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Para quê? Estragar seu CD? (2)

    Disse tudo!!
    Escuta por exemplo o CD The Wall - Pink Floyd. Há trechos de música em que o volume é quase inaudível, mas cheio de detalhes, daqui a pouco a música vai crescendo crescendo até um auge.
    E eles faziam isto na época do vinil que é uma mídia com poucos recursos para dinâmica. Porque não fazer isto no CD que é uma mídia sem ruídos e que propicia um excelente trabalho de dinâmica (altos e baixos)
    Imagine se eles gravassem este CD hoje com esta loucura de normalização, volume no máximo possível? Ficaria uma porcaria!!
    Na minha opinião isto que é legal num CD. preservar a dinâmica original da música e se quiser, use de leve um compressor só para os maiores picos ficarem em 0db (todos os picos não).

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    El_Cabong
    Valeu meu brother, obrigado pelas dicas ! Concordo plenamente com voce quanto manter a dinâmica, isso é fundamental, em alguns estilos; mas o meu "dilema", e NÃO PERDER A DINÂMICA, porém manter uma média dentre as musicas do CD, tipo uns -12,00 ou -14,00dBs, e outro lance é na pré-master, NÃO PERDER A DINÂMICA, mas ganhar um volume legal, sem saturar e sem "achatar" a música; ainda tenho dificuldades de como usar um compressor multibanda e conseguir isso!
    Tem alguma dica?
    Um abraço, Zélo Cardoso

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/09 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    zélo cardoso
    Uma coisa que eu costumo fazer para deixar todas as músicas de um CD com um "volume" digamos assim, igual em todas elas, é gravar pelo menos a "cozinha" (baixo e bateria) de todas as músicas com o mesmo nível, peso, equalizacão, etc. ou seja, com a mesma regulagem de gravacão em todas as músicas. Eu procuro o ponto ótimo de regulagem do baixo e bateria e gravo a "cozinha" de todas as músicas direto, sem mexer em nenhuma regulagem, a partir daí eu coloco os outros instrumentos, mixando os mesmos tendo como base a "cozinha".

    zélo cardoso
    Veterano
    # dez/09
    · votar


    El_Cabong, vou fazer alguns testes com sua dica, o problema que já está tudo gravado!Valeu pla dica!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como manter a média em dBs no CD ?