esquema para ligar a voz no ensaio

    Autor Mensagem
    guitarg3
    Veterano
    # jun/09


    Acho que aqui é o melhor lugar pra se criar esse tópico. Bom eu tenho uma banda que nao tem muito dinheiro. Eis o que possuimos para ligar a voz: uma mesa de som de 8 canais, uma potencia velha e duas caixas velhas.

    Ligamos a voz nisso dai, pra banda inteira nao faz muito diferença a qualidade da voz q sai dessas caixas pois cada um esta prestando mais atençao no seu instrumento pra nao errar, mas pro vocal as vezes com toda a barulheira ele acaba nao ouvindo direito a voz dele, e o resultado final é que as vezes ele canta fora do tom pq nao ouve a voz dele sendo o ensaio improdutivo (o velho problema do vocal nao ouvir a voz). Nao temos dinheiro pra comprar caixas e potencia nova.

    Entao pensei em uma soluçao caseira e gostaria de saber a opniao de vocês pra ver se da certo. É o seguinte: eu imagino que se o vocalista tivesse um fone de ouvido em que ele ouvisse sua propria voz ae ele conseguiria se ouvir e nao teria desculpa pra flar q nao ouve a sua voz, o fone ficaria num volume em que ele conseguisse ouvir sua voz perfeitamente e conseguisse ouvir os intrumentos externos. No fone só sairia a voz dele e dos backing vocals.

    Eu possuo um koss porta pro, acho que eh um bom fone pra o q estou procurando pois tem uma boa definiçao do som e ele nao isola o barulho externo, portanto ele ouviria perfeitamente sua voz e conseguiria ouvir os intrumentos e a banda tocando.

    Eu possuo um aparelho de som velho entao pensei em ligar a saida left da mesa de som (na qual estão ligados os microfones) na potencia velha e da potencia pras caixas velhas pra banda ouvir o vocal mesmo que +-, e a saida right ligaria nesse aparelho de som velho, e ligaria o fone na saida do aparelho de som velho, o aparelho de som no caso serviria como uma potencia pra sair som no fone, e o fone seria dado pro vocal. VocÊs acham q dá certo? voces acham que deveria ligar algum outro instrumento pra sair no fone junto com a voz pro vocal se orientar ou soh a voz dele saindo no fone e ele se orientando pelo som vindo de fora do fone dos intrumentos ja esta bom?

    obrigado

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    da certo sim

    só não deixa pra fazer tudo na hora de começar o ensaio porque pode demorar :D

    tinhamos o mesmo problema, eu usava fones de ouvido onde só saia minha voz, a banda dá pra ouvir pois é tudo bem alto

    comprei um tranmissor FM e coloquei na saída do mic 200 que eu já tinha, uma saida era pra caixa de som e outra pro transmissor

    eu usava meu celular pra ouvir o sinal fm e a banda me ouvia por uma caixa bem ruim que dava só pra ter uma noção mesmo, não é o melhor mas é muito mais barato

    depois disso nunca mais saí de um ensaio rouco, e ainda trabalhava bem as afinações, dinâmicas etc

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    aee ate q enfim alguem me entendeu no forum hasuieisa.. geralmente a galera fala.. junta dinheiro e compra caixas e potencia se vc qer ensaiar direito.. e no final nao ajuda em nda aSehauie

    eh realmente deve dar um pouco de trabalho montar isso tudo haha.. esse transmissor fm eh caro? apesar que eu posso grudar o fio do fone junto com o do microfone..

    axo que finalmente encontrei uma soluçao caseira eficiente e barata pra ouvir as vozes no ensaio :D

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ngm mais?

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    o transmissor custa un 30 reais, tipo p10 mas tem até mais baratos

    se vc usar o fone de ouvido com fio também fica legal, já que vc já tem o fone acho melhor usá-lo e não gastar nem um centavo a mais

    mas se for comprar um transmissor pegue um que seja facil de mudar a frequencia

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ah lembrando

    se fosse comprar uma caixa mais potente todos iam no fim competir por mais volume e cada um ia aumentar o volume do seu amp... não tem jeito, depois de um tempo todos aumentam e os guitarristas serão os primeiros huahau

    as vezes o guitarrista queria ouvir melhor o vocal e usava um radinho fm pra ouvir usando só um lado do fone, o bom é que todos poderiam ouvir se quisesem

    Banda Entropia
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Da hora essa parada ae do transmissor, nunca tinha visto assim naum...

    Só tinha visto akeles ampli de fone de ouvido q eskeci o nome...vou testar isso ae!

    Abraços,
    Rodrigo - NoHearts
    www.nohearts.com.br

    Christhian
    Moderador
    Prêmio FCC 2007
    # jun/09 · Editado por: Christhian
    · votar


    Sem fio é pura perfumaria se o ambiente em que for tocar (palco, estúdio) for pequeno.

    Nem precisa inventar tanta coisa, com aparelho de som, celular, etc.

    Simples: Se a mesa tiver saída de fone de ouvido (90% tem), compre um cabo extensor pro fone e conecte direto. O vocalista NÃO precisa ouvir os backings até por que se tiver alguém cantando desafinado, vai estragar tudo. Se não tiver saída de fones, tente usar o MIC200 amplificando o sinal do Line Out da mesma, tendo em mente que o MIC200 não foi feito pra isso. O ideal é investir um pouco num amplificador de fones simples, como o F10 da Powerclick:

    http://www.powerclick.com.br/f10.html

    Abraços.

    PS: E não é desculpa não ouvir a própria voz: É fato. Ou tente tocar guitarra no ensaio sem ouvir o que está fazendo pra ver o que vai sair.

    Banda Entropia
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Christhian

    Cara, vc ja usou esse F10 aí? é bom? Fácil de ligar e tals? Tamo precisando de uma parada dessa urgente pra usar em ensaios e até em shows se for possível, tem muito lugar com retorno porco!!

    Abraço!

    MrSpaceman
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Banda Entropia
    é bom? Fácil de ligar e tals?

    Vixe cara... isso aí é teta de ligar. Você pluga a saída do teu mic/instrumento no input, daí nele você pluga seu fone de ouvido e a saída pra mesa/amp.. sei lá. hehe...
    É uma beleza pra retorno. :)

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Se a mesa tiver saída de fone de ouvido (90% tem), compre um cabo extensor pro fone e conecte direto

    a nossa mesa tem saida para fone.. ms pensei q teria q ter uma potencia.. no meu caso o aparelho de som.. pra sair som no fone.. ja q a mesa nao tem potencia imbutida nela.. estou errado? se eu lligar o fone direto na saida do fone de ouvido q tem na mesa vai sair som?

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    Christhian

    não é perfumaria

    não usei o transmissor pra ficar mais bonitinho não, usei pois era mais barato do que comprar uma mesa de som (que eu não tenho) e usei o mic 200 porque eu já tinha ele!

    só mostrei o exemplo do esquema que eu fiz

    no mais se a mesa dele tem saída pra fones não precisa pensar muito pra saber que é melhor usar a saída da mesa ;-)

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    entao.. ms se a mesa tem saida para fone nao precisa ter alguma coisa pra amplificar essa saida? pelo q saiba é necessaria uma potencia pra sair som no fone nao? e a mesa eh uma mesa comum.. pq se nao eu tb nao precisaria d potencia pra sair som nas caixas.. nao é?

    leobozzo
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    guitarg3

    não precisa de potencia nenhuma, so a saída é suficiente !

    pode ser mesa baratinha que não influencia em nada. eu usava só o meu celular pra pegar FM e era suficiente, imagina a saída da mesa...

    guitarg3
    Veterano
    # jun/09
    · votar


    ahmm pensei q precisava d alguma coisa pra amplificar o som que sai da mesa.. ja q pra ligar as caixas precisass.. vou testar entaoo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a esquema para ligar a voz no ensaio