efeitos essenciais que não podem faltar no vocal?

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# jun/09


galera, eu não entendo muito sobre efeitos de vocal.

gostaria de saber quais são os efeitos que não podem faltar no vocal.

edalko
Veterano
# jun/09
· votar


reverb e delay

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Não existem efeitos indispensáveis no vocal ou qualquer outro instrumento.

sarpa
Veterano
# jun/09
· votar


Acredito que não só pra vocal, mas pra qualquer mix: DELAY!

Créudhwúsvaldu Sanches Arrombaponto.com
Veterano
# jun/09
· votar


Delay e um pouquinho de reverb.

The Root Of All Evil
Veterano
# jun/09
· votar


+1 pro Minow

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


valeu! galera.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


sarpa

delay em cada instrumento? ou na mix toda quando estiver terminada?

valeu.

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


REVERB

Mesmo que seja natural, pq pra ouvir uma voz sem reverb, só numa sala anecóica...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


trashit hc
Compressor, reverb e delay são essenciais.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD
Christhian

muito obrigado!

bambumusico
Veterano
# jun/09
· votar


concordo com o Christhian

Prometherion
Veterano
# jun/09
· votar


sarpa
não mesmo!

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


Não, reverb não é essencial, compressão não é essencial, delay muito menos.

Reverb existe pra simular uma reverberação de uma sala. Só se usa um plugin de reverb pra deixar a voz menos "na cara" e mais natural com o resto dos instrumentos.
Se vocês falam pro cara que reverb é essencial, ele vai se sentir obrigado a colocar um reverb na trilha de voz, sem nem saber porque.

Compressão é essencial numa mix, mas não necessariamente numa trilha de voz.
Delay nem se fala.

Não dá pra dizer que algum efeito é essencial, cada caso é um caso.
Compressão é ainda pior porque se você não souber usar, destrói uma mix. Agora o cara vai querer abrir um reverb, um delay e um compressor na trilha de voz e vai fazer uma cagada enorme sem saber o que tá fazendo.

MauricioBahia
Moderador
# jun/09 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minow
Acho que há um equívoco com a aplicação de "essencial". A priori, efeitos não são essenciais para cantar, até pq sem eles vc ainda consegue fazer uma gravação. Então a própria pergunta já não tem lógica. Bom, acho que esses efeitos citado pelo Christinan são, na verdade, auxiliares. É isso que quis dizer?
Abs

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


MauricioBahia
Mais ou menos. É que citaram os efeitos como sendo extremamente importantes, e dando a entender que "nenhuma mix estará completa sem eles". Mas isso não se aplica muito, e se estamos falando de uma pessoa só, voz e violão tocando bossa nova?
Todos os efeitos são auxiliares, afinal de contas...

BaNdAiD
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
Reverb existe pra simular uma reverberação de uma sala. Só se usa um plugin de reverb pra deixar a voz menos "na cara" e mais natural com o resto dos instrumentos.

Na verdade o reverb natural é sim essencial para a audição. Isso porque todos os sons que agente ouve incluem reverberação dos materiais que estão a nossa volta. Mesmo que se grave uma voz "seca", ela vai ter a reverberação do ambiente a sua volta.

Se vocês falam pro cara que reverb é essencial, ele vai se sentir obrigado a colocar um reverb na trilha de voz, sem nem saber porque.


Isso é verdade! Da forma que eu falei, quem não entende bem sobre esses assuntos vai achar que tem que tacar reverb em tudo! heuheuheuheuheu

Eu só to enchendo o saco!! heeheuheuheuhe

Abraços!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Minow
Vamos pensar apenas em gravação de voz, pois é do que se trata o tópico.

O que voce faz para que não haja saturação na voz (clipagem)?

Minow
Veterano
# jun/09
· votar


BaNdAiD
Então, eu estava falando de plugins de reverb.

Christhian
Eu controlo o ganho na mão, dessa maneira o sinal entra sempre o mais perto possível do 0dB e é gravado com a maior clareza possível, e o mínimo de ruído.
Depois disso eu normalizo e só depois penso nos plugins.

alexdiffer
Veterano
# jun/09
· votar


efeitos essenciais que não podem faltar no vocal?


Afinacao.....rsrs

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Minow
Cara, aí está o problema.

Releia a pergunta inicial e por um momento apenas tente enxergar o que está por trás dela.

O cara diz não entender nada sobre gravação de voz. Não dá pra saber nem se ele tem um mic decente pra gravar a voz, quanto mais imaginar se há alguma noção de captação ou edição. Eu, pessoalmente, entendo como uma pergunta de alguém que está fazendo uma gravação extremamente básica e caseira e que precisa de um direcionamento para começar.

Um compressor (e não estou falando necessariamente de plugin) vai fazer com que a voz já chegue em níveis melhores, minimizando o trabalho de correção posteriormente. Com experimentalismo (distância do mic, intensidade de voz, ou seja, coisas simples) ele vai conseguir um resultado diferenciado.

Mas vamos pensar numa captação seca, sem nada - e supondo que você não precise regular o volume de entrada 10X até conseguir um take sem nenhuma clipagem, já que cada cantor terá uma intensidade vocal diferente, tornando regulagens padrões quase que impossíveis. Mesmo que você normalize a voz, sempre haverá necessidade de equilibrar as intensidades, pois diferentemente de um instrumento em que o sinal já vai relativamente comprimido, a voz apresentará diferenças bem grandes de intensidade, especialmente pensando em grave / agudo e nuances de interpretação. Nesse caso, ou perde-se um bom tempo automatizando toda a diferença ou usa-se um compressor leve para equilibrar tudo. A mim, isso tb é indispensável.

Sua explicação sobre reverb é ao mesmo tempo esclarecedora e contraditória. Esclarecedora pois vc está certíssimo - o reverb ajuda a encaixar a voz, portanto, é essencial (ou alguém prefere voz desambientada?). Mas contraditória, pois você diz que não há nada 'essencial'.

Já sobre o delay, não falo dele como um 'echo' em si, mas como preenchedor. Uma das coisas que mais faço é trabalhar as frequencias do delay mas quase sempre faço isso sem um 'tail'. Ou seja, a mim, tb é essencial como complemento.

Enfim, questão de interpretação. Se for levar na semântica, não há nada essencial, como o MauricioBahia definiu. Mas acho mais produtivo tentar ajudar com algo (que sei que funciona).

trashit hc
Veterano
# jun/09 · Editado por: trashit hc
· votar


Christhian

O cara diz não entender nada sobre gravação de voz. Não dá pra saber nem se ele tem um mic decente pra gravar a voz, quanto mais imaginar se há alguma noção de captação ou edição. Eu, pessoalmente, entendo como uma pergunta de alguém que está fazendo uma gravação extremamente básica e caseira e que precisa de um direcionamento para começar.

como vc sabe isso tudo de mim? hehehehehe

tudo que vc falou é verdade!

mic é um behringer xm 8500 dica da galera FCC.
uma interface tone port ux1 line 6 com pré amps em software.
nada de sala tratada acusticamente.
e só! por isso minhas dúvidas.

eu sei que me expressei mal quanto essenciais, eu podia ter colocado os efeitos mais importantes...

o pessoal acha porque vc falou esses três efeitos eu vou sair colocando a torto e a direito, não é bem assim.

eu primeiro vou seguir os meus ouvidos, e depois vou testando os efeitos que vão ficam melhores!

porque não existe uma fórmula perfeita...

nossos ouvidos não são iguais, nossos gostos musicais, e etc...

e que é bom pra mim, pode não ser bom pra vc.

agradeço muito ao FCC! eu estou aprendendo muita coisa!

valeu.

Minow
Veterano
# jun/09 · Editado por: Minow
· votar


Christhian
Um compressor (e não estou falando necessariamente de plugin)

E como é que você deduz que o cara tá fazendo uma gravação totalmente caseira e tem um rack de compressão?

Mas contraditória, pois você diz que não há nada 'essencial'.

Não é contraditória, porque o reverb é um efeito essencial, vai estar lá com ou sem a aplicação de um rack ou plugin de reverb.
Mas aí que tá, você pode gravar um som perfeito já com reverberação, sem necessidade de adição de um reverb "falso".

Sobre a compressão, muitas vezes não há necessidade de comprimir a voz. Muitas vezes nem se mexe no ganho e se grava tudo perfeito do início ao fim, sem precisar mexer em nada.
Como você canta mais rock, imagino que deva usar bastante compressão sim, por causa da grande variação de dinâmica, mas isso não significa que seja um padrão em todos os casos.

trashit hc
o pessoal acha porque vc falou esses três efeitos eu vou sair colocando a torto e a direito, não é bem assim.

Então ótimo, se você entendeu isso é o primeiro passo.
Leia bastante sobre compressão e reverberação e você vai ter um caminho mais curto pra chegar onde você quer na sua música.
Tem um tópico bom sobre compressão em stick nesse fórum, e tem esse tópico escrito por mim mesmo, onde eu falo um pouco sobre reverberação.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# jun/09
· votar


Minow
trashit hc
Acho que podia trocar a palavra essenciais para de uso mais frequente ou coisa parecida... porque tem o efeito flanger, por exemplo, mas seu uso é menos frequente hehe... Tem o equalizador também... eu acho essencial um equalizador se você não tiver um microfone adequado pra voz que está sendo gravada...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Minow
E como é que você deduz que o cara tá fazendo uma gravação totalmente caseira e tem um rack de compressão?


Eu não deduzi que ele usava rack, apenas respondi a pergunta sobre efeitos. Mas suponhamos que ele 'tivesse me perguntado' algo sobre compressores, eu poderia responder tanto em plugin quanto em hardware, inclusive com soluções de baixíssimo custo.
A questão é: Ele não me perguntou.

Como você canta mais rock, imagino que deva usar bastante compressão sim, por causa da grande variação de dinâmica, mas isso não significa que seja um padrão em todos os casos.


A voz é o elemento de maior importância estética dentro da mix. Além disso, cantar é dinâmica pura! um cantor que não tem dinâmica, está entonando a voz de fala, sem nenhuma exaltação e isso torna a música deprimente de ouvir. Eu, além de cantar metal/rock (autoral) eu trabalho na noite e já cantei até pagode em banda de baile. Eu tb produzo voz e com uma grande diversificação de estilos, de Forró a Bossa Nova. E nunca, por mais refinada que seja a técnica do cantor, vi uma gravação (popular) sem a necessidade de um equilibro na dinâmica - isso sim seria uma exceção. O que já consegui, usando um hardware de melhor qualidade foi minimizar (mas não evitar) o uso de EQ, por exemplo, para a correção de S, F e T (sibilâncias) e pops, mas a dinâmica é algo tão pessoal quanto uma impressão digital - e nesse aspecto, o uso do compressor tem que ser muito cuidadoso pra não estragar tudo.

trashit hc
É isso aí. Experimente bastante mesmo e procure se basear no que historicamente funciona bem.

Alias, pra quem não conhece nada, usar presets dos efeitos é um bom start, mas é sempre necessário customizar alguns parâmetros pra tudo ficar mais natural.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# jun/09 · Editado por: Christhian
· votar


Minow
Só complementando:

Mas aí que tá, você pode gravar um som perfeito já com reverberação, sem necessidade de adição de um reverb "falso".
Novamente, usando um senso comum, suponho que ele esteja gravando em casa, numa sala qualquer, sem um devido tratamento. Uma sala sem um tratamento adequado só refletiria algo aproveitável com muita sorte. Acredite, é muito mais prático e fácil isolar o ambiente (ou minimizar a reverberação até com móveis se for o caso) e gravar sem reverberação externa e depois dosar isso devagar. Isso tb serve pra reverb em guitarras e outros instrumentos.

O que pode-se tentar fazer é usar um mic como 'over' e dosar depois, mas isso foge do tema do tópico.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


Minow
SylvioLima
Christhian

muito obrigado! mais uma vez.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


vou colocar a primeira mix que eu fiz pra vcs me dizerem o que eu posso melhorar!

link: http://www.4shared.com/file/93232783/8ba35da4/trashit-nuncas_mais.html

o vocal foi gravado com aqueles fones de ouvido que também são microfones de pc.
por isso a qualidade está muito ruim!

Christhian

quais conselhos vc poderia me passar sobre o vocal?
eu sei que aulas tá na cara que precisa! hehehehe.

eu não sou o vocalista, eu tento tocar guitarra, e tento fazer a mix, e outras cositas mas...

sarpa
Veterano
# jun/09
· votar


Echo, reverb, chorus, phaser ... ou seja, basicamente todos os 'efeitos' são criados a partir do Delay. Lembrando, delay não é efeito, é simplesmente a tradução para 'atraso'.

O efeito que a gente se refere ao Delay, normalmente é o "echo", que é a repetição de um determinado som.

Mas enfim, tendo somente um Delay, EQ e Comp é possível trabalhar muito bem e tranquilamente numa mix.

Abraços.

trashit hc
Veterano
# jun/09
· votar


sarpa

valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a efeitos essenciais que não podem faltar no vocal?