Gravar microfonado com QUALIDADE : Xenyx ou Mic200?

Autor Mensagem
janick
Veterano
# mar/09


Opa, beleza gente? então, eu estou querendo começar a gravar minhas musicas que componho e alguns covers. Basicamente, gravo Guitarras (microfonando meu amplificador), Violão (microfonando mesmo, o timbre natural dele, nada de microfonar) e voz. Ocasionalmente, baixos.

Tenho aqui comigo agora, além de meus instrumentos e equipamentos, um Line 6 Toneport. Até ai estou limitado, mas penso em investir em um bom microfone para microfonar meus instrumentos, e possivelmente para voz, um bom fone de ouvido, que serviria como meu monitor, e uma mesa de som, ou preamp para captar o som desse meu microfone.

Até então, tenho como planos, um Shure SM-57, um fone Behringer HPX4000 ou 2000, mas ai vem o problema... capto o sinal do meu equipamento com o microfone, mas qual seria a melhor interface para jogar esse sinal, e depois consequentemente, no toneport (latencia 0, e alta fidelidade do som, 96khz, 24 bits); o mic200, por ser um preamp de microfone com phantom power, várias opções de regulagens, como acustica, guitarra elétrica, voz, além de outras regulagens interessantes, ou, uma mesa de som xenyx, que teria mais equalizações talvez, efeitos(mas acrescentar atraves do software também seria uma opção?), e uma impressão mais profissional, ou ledo engano meu?

Não sei qual me daria um resultado mais satisfatório para minhas produções. Poderiam me ajudar?

Agradeço!

ThiagoGasb
Veterano
# mar/09
· votar


olha eu curto muito o mic200 ja o xenyx nunca ouvi fala.

http://www.myspace.com/memoireenondesonore myspace de um amigo meu,ele usa o mic200 e a placa eh uma Delta1010 da m-audio

janick
Veterano
# mar/09
· votar


ThiagoGasb
Nossa, VALEU velho

Eu vou ouvir agora.

Em quais instrumentos?

janick
Veterano
# mar/09
· votar


ThiagoGasb
Excelente cara, curti muito. A musica do teu chegado é boa, e muito bem gravada por sinal. Sem mais, bacana demais.

ThiagoGasb
Veterano
# mar/09
· votar


ateh aonde eu lembro ele tem uma giannini dos anos 70 e uma zoom 707 e um cubo meteoro,agora o resto q ele tem eu nao lembro

janick
Veterano
# mar/09
· votar


ThiagoGasb
Hm, ótimo velho!
Mas digo os outros instrumentos e voz, passam pelo mic200 também?

Massa velho, curti.

ThiagoGasb
Veterano
# mar/09 · Editado por: ThiagoGasb
· votar


sim tudo pelo mic200,ele usa shure 57 ou 58 "nao lembro ao certo" faz tempo q eu nao falo com esse preto uahUHASHUAHUS

janick
Veterano
# mar/09
· votar


ThiagoGasb
Cacete!
Da proxima vez que falar com esse cara, fala que o puto ta de parabéns, pq ta muito foda!

ThiagoGasb
Veterano
# mar/09
· votar


janick
ele multi-instrumentista,conheci ele jogando cs ahushaushuas pena q ele eh de recife se nao eu ia viver pegando equip emprestado huashuas

janick
Veterano
# mar/09
· votar


ThiagoGasb
Hm massa! hehehe
ou, valeu mesmo velho!

Mais sons ai galera?

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Sobre o fone, andei pesquisando, e vi que o mais apropriado pra estudio, seria o HPS5000, ao invés da série HPX

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/09
· votar


janick
Fala velho!

O MIC200 é mais legal que o MIC100 por conta das modelagens que você pode usar. É super legal para dar um gas no som que vai gravar.

Já tive uma mesa Xenyx e os prés não eram lá essas coisas. Mas sem dúvida lhe daria uma versatilidade maior, já que poderia usar pra outras finalidades.

Mas fica uma dica em paralelo: Sobre os fones, tente o AKG K44.

=)

Abraços

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Hm, massa velho!
Mas eu penso só em gravação mesmo cara, dai o Mic200 ja da pra dar aquele grau?

Porque eu queria "polir" o som do microfone antes dele ser mandado pro Toneport GX, pra ficar mais profissional! heheh

Po velho, bom ouvir isso! Hm... AKG?
Vou procurar! Se tirar num preço massa vale também!

Valeu Christhian!

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Opa!
Mais um UP!

Procurei saber sobre os fones agora, achei o Behringer HPS 5000, e da AKG, achei o K514. De preço, a diferença é pouca, mas entre os 2, tem specs que o AKG sai na frente, mas tem coisas que tem no Behringer que acho que é melhor, como a tal da Capsula de Cobalto... sei lá!

Aqui vai:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91081277-fone-de-ouvido-behring er-hps-5000-bom-p-estudio-terrinshop-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91412333-fone-de-ouvidos-headph one-akg-k514-stereo-novo-_JM

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Qual deles?

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Diferenças nesse negócio da captação?
Eu digo reais.

Um é de 18hz até 20.000hz
E o outro de 20hz até 20.000hz

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/09 · Editado por: Christhian
· votar


janick
Dá, de boa. Ele vai dar um brilho a mais no sinal, especialmente se o mic for de boa qualidade.

Mas grave sempre com a equalização em flat e depois faça os ajustes no software. Assim vc não corre o risco de ter que regravar tudo pq sobrou alguma frequencia ou pra 'timbrar' melhor.

Em relação a fone de ouvido, é evidente que as specs de 'range' importam, mas o melhor também é testar, até pq o fabricante pode colocar especificações 'equivocadas' (principalmente se não for uma empresa tão confiável, entende?). Creio que o mais importante seja verificar as caraterísticas sonoras de cada, atentando especialmente ao fato de serem 'abertos, semi-abertos ou fechados'. Os fechados tem graves mais realçados, não sendo uma referência tãããão fiel a mixagem. Os abertos já possuem um som mais natural. O AKG K44 é um fone fechado, mas tem uma qualidade bastante legal. Desde que vc não feche uma mixagem no fone, vai conseguir adiantar bastante o trabalho nele. Já o K514 é semi-aberto, ou seja, possui graves bem definidos, talvez um pouco mais reforçados, mas tem uma propensão a estar mais próximo da realidade. =)

Abraços.

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Christhian
Meu objetivo velho, é um fone mais neutro sabe?

Algo que eu vou usar na mixagem e vai me dar a real do som, não mudar o som como alguns fones fazem, e dai você põe no som do carro, som da sala, outro pc ou coisa assim e sai um resultado diferente. Gostaria de um fone que fosse mais "transparente" nesse sentido, pq as vezes se não é, vc acaba exagerando de mais ou de menos em algumas frequencias!

Ah, o mic eu pesquisei bem já, me decidi por um Shure SM57!

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Dentre esses será que rola muita diferença pra gravar/mixar/masterizar as músicas?

Nelton88
Veterano
# mar/09
· votar


meu pai tem uma mesa xenyx 1024 FX

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Nelton88
Legal. Vc usa ela?
Saca se é bom pra minha utilização?

E sobres fones galera?

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


janick

Mixar em fone de ouvido?
Apesar de eu fazer isso às vezes para adiantar algumas coisas, não é a melhor idéia..... o indicado é mixar com um par de caixas acústicas (monitores).

Abraço.

janick
Veterano
# mar/09
· votar


gwallner
Pois é velho, mas sairia meio caro velho!

O maximo que eu poderia arranjar de boas caixas, seria um Home Theater =/

Vale também ou o fone ainda é mais em conta?

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


janick

Vai atrás de um par de Edifier RT1000.... R$250 por aí.
Estão à altura de muitos monitores de 800 à 1500 contos que existem por aí.

Nessa loja tem http://www.starcomputer.com.br/SiteNovo/saopaulo.htm

Abraço.

janick
Veterano
# mar/09
· votar


gwallner
Nossa velho, valeu!
Eu só encontrava monitores caros de 600 pilas pra cima =O

brigado!

janick
Veterano
# mar/09
· votar


Cara, mas sério mesmo;

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91351156-caixa-de-som-21-canais -6700w-pmpo-ipod-mp4-mp3-pc-dvd-_JM

Uma caixinha de som de PC é melhor que um fone de uso profissional em estúdio?

Sei não hein velho...

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


janick

Não mano...rs.
Caixinha de PC não eheheh.
É o seguinte, para gravar, o uso de fones de ouvido é essencial, mas só para gravar, escutar músicas e encontrar ruídos e barulhos imperceptíveis se ouvidos através de outras caixas de som.
Agora, para mixar e masterizar o melhor é um par de monitores bons.
Para gastar pouco, essas Edifiers são o melhor custo benefício se compararmos com monitores de relativamente baixo custo entre R$800 e R$1500.

Caixinhas de computador não são monitores.... as Edifier RT foram feitas para serem caixas de som para ouvir música, mas, de tão boas, muitos estão utilizando elas como monitores.
Monitores te dão mais fidelidade na entrega de todas as frequências necessárias para uma boa mixagem.

Abraço.

janick
Veterano
# mar/09
· votar


gwallner
Ta.... é pq no site da AKG e da Behringer, fala que são fones para uso em estudio, o que pressupõe que podem ser utilizados para mixar e tudo mais... sei lá, é pq aquilo pra mim parece um Speaker de PC haha não passa impressão de ser profissional!
Mas vou procurar saber à respeito.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/09 · Editado por: Christhian
· votar


janick
Caixas Edifier são boas. Esses dias falando com amigo que tem estúdio e manja legal (inclusive participa do fórum) rolou o seguinte diálogo:

Eu : porra, não consigo achar um fone por um preço decente... to vendo várias coisas na faixa de 200,00R$, mas antes eu tava usando um de PC, de 30R$ comprado no mercado que era melhor que quase todos que testei!

Ele: Era Edifier.

E eu acredito que era mesmo (quando ele falou, o nome me veio imediatamente na cabeça, associando com o 'brinquedo' hehe). O treco era absurdamente funcional (não era comparável com os tops, mas pelo preço era ridícula a qualidade!) e me permitia adiantar bem o trabalho nos fones. Mas pra fechar mix tem que testar em várias fontes de som cara, portanto caixas de PC, fones variados e um MP3 player pra deixar por perto na hora de ouvir são essenciais.

kairi
Veterano
# abr/09
· votar


http://www.behringer.com/EN/Products/502.aspx

Eu posso tacar um Shure SM57 nessa mesa e gravar o som sem problemas, ou vou precisar de um amplificador?

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravar microfonado com QUALIDADE : Xenyx ou Mic200?