Uso do limiter no mixagem

Autor Mensagem
AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Nem tanto brother.... pode-se utilizar drum layering em qualquer estilo dependendo da criatividade de cada um para melhorar ou alterar timbres de cada peça. Não existe nada de ridículo em vc pegar uma zabumba por exemplo e fazer 2 ou 3 camadas dela para capturar um melhor timbre... ou então pegar um triangulo e jogar em duas tracks com equalizações diferentes, ou então pegar uma caixa e combinar o som dela com uma outra track aonde pode colocar o som de algo batendo em uma madeira por exemplo (alguns fazem isso em hip-hop).

Pode-se utilizar tudo em qualquer estilo, mas não significa que deva, você pode misturar clássico com hip-hop, mas drum layering antes de ser uma regra é a exceção, apenas uma de milhares de técnicas disponíveis, o bom técnico sabe as técnicas certas para obter a sonoridade desejada.

Vc tem razão em dizer que independente de ser soft ou batera ao vivo o principio pode ser o mesmo, mas a maneira de trabalhar acaba sendo diferente. Com uma bateria de verdade vc pode escolher se quer gravar digitalmente, com fita de 2"...etc.... no banco de dados desses softs os samples já foram gravados pra vc usar. A escolha do modo de gravação também conta nessas horas.

O princípio não pode ser o mesmo, é. A maneira de trabalhar varia de técnico para técnico, é o que chamamos de workflow e todos temos jeitos diferentes de trabalhar, mas os principios são e vão ser sempre os mesmos a não ser que mude as leis da física. Se você conhece bem os principios sabe a ferramente correta para obter o resultado desejado, seja analógico, digital, fita ou rolo de cera, é preciso enterder como a física do som é representada nestes meios.

Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


AlexB

Drum Layering "exceção" só se for no Brasil !

Nisto tudo que vc disse, vc tem razão, cada um trabalha de uma forma diferente, tanto é que o zélo encontrou um jeito para se chegar no resultado necessário. Aqui somente podemos dar dicas de ferramentas que utilizamos para os outros testarem e verem se servem para eles também. Existem inúmeras técnicas como vc mesmo disse e drum layering foi uma delas que passei como dica pro nosso amigo zélo. E esta técnica é a que mais gosto principalmente se tratando de bateria e guitarras, para ajustes de timbres. Para mim, é o meio mais fácil para se chegar no resultado desejado.
Com certeza é primordial conhecer como a física do som trabalha neste meio, sem ela ficamos muito limitados também.

Agora, dizer que drum layering é exceção, só se for aqui mesmo.

Abraço.

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Drum Layering "exceção" só se for no Brasil !
Agora, dizer que drum layering é exceção, só se for aqui mesmo.

Se você for em um estudiozinho que 100% do tempo está gravando rock pauleira, isso pode ser verdade, agora dá uma passadinha nos maiores estúdios de LA, nashville, Paris...

Esse negócio de ficar deslumbrado com uma única técnica que viu é coisa de novato... Quando você ficar estagiando, us 2 anos em estúdios diferentes, vai ver que o mundo é grande. O mundo da gravação é maior do que você pensa, e agora cabe na sua sala,imagina quantas salas tem por aí? mesmo ela estando no Brasil.
Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


AlexB

Ok.
Vc já esteve no Signal Sound Source em Chicago?
Conhece a banda From Zero e Mudvayne que gravaram tanto no Signal Sound Source quanto no studio do Incubus em LA e te deram dicas e passaram experiências sobre as gravações deles e de outros artistas ?
Como vc pode chamar um studio desse porte de "studiozinho" se vc nem o conhece?

De qualquer forma brother, eu só passei uma técnica interessante pro zélo testar. Somente estamos aqui para trocar experiências. Eu respeito as suas opiniões.

Se vc diz que essa técnica é uma exceção, td bem.... mas não foi isso que vi em 5 anos nos USA.

E vc, já esteve em estúdios de LA, Nashville, Paris... ?

Novato com 20 anos de experiência em música?...tá certo. Não me considero um baita conhecedor de técnicas de gravação, mixagem e masterização..... mas pelo menos tento ajudar com algumas coisas que conheço e que sei que podem funcionar para outros aqui que pedem ajuda no forum.

Abraço.

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


Aqui tá um exemplo legal do shoyo aonde podemos utilizar no Battery também. Para fazer tudo isso que ele disse utilizo o bumbo to tight kit (c/ eq aumentando o volume das frequências médias/altas) + um som de pele de resposta do bumbo (outro wav) em uma segunda track. Ajustei o compressor e o resultado foi magnífico.

Mas você pode abordar de outra forma. Primeiro pense, do que é feito o som do bumbo? O baterista pisa no pedal e ocorre a batida na pele de ataque. Nesse momento a pele inteira se desloca para dentro do bumbo movendo uma massa de ar junto com ela. A pele de resposta por sua vez se desloca para fora e tem a tendência a voltar para dentro, o movimento é ressonante e vai perdendo intensidade até sumir. Um modelo simples, vamos ignorar o casco e todo o resto.

São duas partes portanto. No primeiro momento, há o contato com a pele e o deslocamento de ar. Essa é a parte marcante, o ataque. Depois a há a ressonância até o decaimento total, isso passa a sensação de energia no caso do bumbo.

Se houver apenas a ressonância , ele vai sumir no meio da gravação, você só vai escutar um "wooooommm" "wooommmm" no fundo, se você aumentar o volume disso ele vai cobrir todo o resto e vai irritar MUITO quem escuta.


AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Vc já esteve no Signal Sound Source em Chicago?
Prefiro o Chess em Chicago... Nunca ouvi as bandas que você falou.
Se você usar drum layering na gravação de uma banda acústica como os caras vão tocar ao vivo? A banda não pode ter um som em shows diferente do gravado... vai pensando.
Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


AlexB

É muito difícil uma banda soar ao vivo exatamente como no CD, dependendo do estilo, pois primeiro precisa ser uma banda que ensaia pelo menos 4 vezes por semana, durante pelo menos 1 hora e meia cada dia, para ter uma ótima performance no palco antes de entrar em turne. Se pegarmos Red Hot, Foo Fighters, Offspring... essas soam uma droga ao vivo por que não ensaiam o suficiente ou pq são bandas só de studio mesmo. PS: eu adoro as três de qualquer forma.
Ao vivo vc tem um outro tipo de ambiente, um setup um pouco diferente para cada captura de som. Afinal ao vivo têm muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo.

Um meio de se aproximar do que foi gravado em CD:
A guitarra, por exemplo, pode ter seu sinal dividido em 2 para dois amps diferentes com sons e efeitos diferentes e podem ser jogados um em cada lado dos speakers do palco se quiser. Vc pode ter também tapes rodando como playbacks junto com a música aonde o baterista toca com metronomo em um dos canais do tape, o outro canal é jogado nos falantes do palco e nos monitores. Nesses tapes vc pode ter qualquer outro tipo de instrumento tocando, até mesmo um layer de bateria (bumbo, caixa, shakers.....).
Para se chegar na mesma performance gravada em studio vale tudo, até mesmo dobrar a voz com playback (Rob Zombie o faz sempre).

Vc fala sobre o Chess Records Office and Studio na Michigan Ave. ?
Maravilhoso.... um dos mais importantes do mundo em sua história e pelos grandes músicos que passaram por lá.
Hoje já não é mais o mesmo studio, a label "Chess" foi vendida em 1969 e em 1970 passou pelas mãos de outras gravadoras em New York e outras cidades... hoje, desde 1993, o prédio da Chess em Chicago é um instituto de ensino musical para crianças e músicos de blues e outros generos do estilo, chamado Willie Dixon's Blues Heaven Foundation.

Os verdadeiros bluseiros não precisam dessa tecnologia toda para fazerem um som de arrebentar. Fiquei babando quando vi shows de blues e jazz por lá.... não há igual.

No final das contas cada um de nós temos nossas experiências e histórias para contar. Essa discussão é valida e enriquece o conteúdo do forum.

Somente para completar o Mudvayne é uma das bandas mais famosas do cenário Nu Metal www.myspace.com/mudvayne
E a From Zero já foi.... gravou 2 CDs e parou... mas são muito conhecidos também.
As duas eu conheci quando estáva por lá..... eles tocam com Linkin Park e CIA.
Os donos do Signal Sound Source têm essa banda www.leftsetter.com
Bandas como Anthrax, Slipknot e Smashing Pumpkins também já passaram por lá e o primeiro ainda é cliente.
Muitas bandas boas lá de fora não são conhecidas aqui, é uma pena, pois temos vários músicos brasileiros ótimos com quem toquei lá que não são conhecidos aqui.

Abraço.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Uso do limiter no mixagem