Qual equipamento é melhor pra gravação de guitarras?

    Autor Mensagem
    BurningShred
    Veterano
    # mar/09


    Olá.

    Estou em dúvida em quanto ao equipo que devo comprar pra se obter uma gravação boa, no PC.

    Opção 1: Comprar um pedal de distorção Damage Control Demonizer, microfonar o ampli com um Shure SM57, e adicionar os demais efeitos (delay, chorus, reverb) no PC;
    Opção 2: Comprar uma Zoom G9.2tt, e plugar direto no PC (Guitarra-->Pedaleira-->PC)

    Qual das duas opções me daria um som de maior qualidade?
    Desde já agradeço a todos!!!

    Pimenta_1
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BurningShred

    isso depende muito

    1-qual amp que vc vai usar? eu prefiro sempre ampli microfonado, acho o timbre mais natural, mas depende de fatores como o amplificador, o mic, a sala.....

    2-qual a sua interface? se preferir pode comprar um boa interface e gravar com simuladores como GuitarRig, Amplitube, etc.

    3-eu sugiro vc esquecer essa zoom...

    abs
    Pima

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    BurningShred

    Falantes microfonados sempre! Tanto no studio como no palco.
    Mesmo se for utilizar Guitar Rig, Amplitube, entre outros.... microfonar os falantes é sempre a melhor alternativa.

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    BurningShred

    Depende de vários fatores...
    - vc pode colocar o amp em volume alto??
    - tem uma sala com boa ambiência??
    - o pedal não vai fazer milagre, tem um bom amp?

    Se não tem nenhum dos três, sugiro uma pedaleira mesmo...

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    BaNdAiD
    Sala com boa ambiência e volume alto depende muito do jeito que ele vai gravar.
    Um ampli com volume de médio pra baixo com um mic quase encostado nos falantes e um pano cobrindo os dois dá uma ótima qualidade.
    Eu costumo gravar assim e muitos guitarristas e baixistas fazem isso também..

    BurningShred
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: BurningShred
    · votar


    Pimenta_1
    Eu tenho um Laney LV100, transistorizado de 65W, e com falantes Celestion Rocket 50. O Drive não é aquelas coisas, mas dá pra consertar com o Demonizer/Zoom.
    Enquanto a interface, eu ainda não decidi. Ouvi falar muito bem do Guitar Rig 3, mas não sei se acharia ele de graça pra baixar. (Só achei a versão demo)

    BaNdAiD
    - vc pode colocar o amp em volume alto??
    Posso, sim. Mas os 65W do meuy Laney não estremecem tanto as paredes... xD
    - tem uma sala com boa ambiência??
    Hmm.. Pra ser sincero, não. Meu quarto é pequeno, e tem um monte de tralha atrapalhando.
    - o pedal não vai fazer milagre, tem um bom amp?
    Não é dos melhores, mas é bonzinho. Dá pra se sustentar.

    Mas eu acredito que o Demonizer iria dar conta de deixar o som legal, pelo menos pra uma gravação amadora. Não pretendo fazer nada profissional, mas pretendo fazer o melhor que eu conseguir comprar.
    Bom... Estou pensando seriamente em microfonar o ampli. O Shure SM57 é bom pra esses propósitos, ou vocês sugerem outro microfone?

    Obrigado pelas respostas!

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    BurningShred

    Pode ser o SM57.
    Experimente gravar com e também sem um pano cobrindo o ampli e o mic, para vc sentir a diferença.
    O pano faz um ambiente aonde está o ampli e o mic e o som dá uma encorpada alem de isolar o som da guitarra.
    O pano pode ser um lençol não muito fino e também não muito grosso.
    O que vc pode fazer também é uma caixa acústica isolante aonde possa cobrir o ampli e o mic juntos e aí sim vc poderá jogar o volume lá em cima tirando o máximo de seu ampli sem incomodar os outros. Coloque espuma por dentro da caixa (nas paredes dela) para tratar o som e coloque o mic, o ampli e a caixa isolante sobre um carpete, tapete, cobertor, mais espuma ou algo parecido.
    Deixe o mic entre 5 e 15cm de distância dos falantes e manda bala.

    BurningShred
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    gwallner
    Wow!!! Não sabia dessa jogadinha do pano. Valeu mesmo!
    Eu vou procurar saber quem pode fazer uma caixa acústica pra mim.

    Obrigado à todos que me deram um baita help, aqui!
    Abraço!

    KimDim
    Veterano
    # mar/09
    · votar


    Eu prefiro mais via USB cara.

    O lance de microfonar ampli é muito mais chato, você tem que ter um espaço legal, um mic legal e ir testando as posições, você demora bem mais para chegar no seu timbre ideal.

    Por isso prefiro timbrar na interface mesmo.

    gwallner
    Veterano
    # mar/09 · Editado por: gwallner
    · votar


    KimDim

    Microfonar os falantes dá muito mais qualidade e fidelidade ao som que sai dos falantes e ao timbre que vc quer utilizar. Como eu disse acima, não é preciso um espaço especial para a microfonação, muito pelo contrário, a utilização de um pano cobrindo o mic e o cubo ao mesmo tempo te da uma melhor qualidade na gravação.
    A não ser que vc queira colocar um mic na frente, outro atrás, outro em outra parte da sala e fazer uma gravação em layers dessa forma... aí a história é outra.

    Por, no momento, eu não ter nenhum cubo, estou ligando minha guitarra diretamente na interface que tenho (Edirol UA-4FX) e utilizando o Guitar Rig, Amplitube, entre outros. Eles simulam posicionamento de mics também, mas nada melhor do que fazer isso fisicamente ao invés de virtualmente.

    No final das contas, para se fazer uma ótima gravação é preciso ter muita paciência e buscar a melhor escolha com as ferramentas que tem em mãos.
    Se neste momento eu tivésse um cubo, com certeza iria microfoná-lo.

    Abraço.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual equipamento é melhor pra gravação de guitarras?