MASTER ( chegar no volume padrão do mercado)

Autor Mensagem
Brenno Ottoni
Veterano
# mar/09


Primeiramente
Bom dia gente .

Estou com uma duvida, que tenho
certeza que vcs podem me ajudar .

Quando estou mixando so consigo
chegar no volume padão do mercado
quando os picos batem em mais de 0 db (bem mais )
sendo que nenhuma track esta passando de 0 db
e quando eu coloco um limiter ele chapa o som .
perde totalmente a dinamica .

Se alguem tiver uma luz .

Muito Obrigado .

Brenno Ottoni
Veterano
# mar/09
· votar


alguem ?

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Não adianta só colocar um limiter, são várias instãncias de compressores para cada som ficar na dinãmica correta.
Abraço,
Alex

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Falando nisso, bem que podia rolar um topico sobre masterização ein?
Com cada um falando o que faz pra dar uma masterizada nas musicas!! Em breve vou ter que encarar essa etapa, e umas dicas iriam cair muito bem!!

juca
Veterano
# mar/09
· votar


Brenno:
Na fase de mixagem vc. não pode querer se igualar a uma gravação comercial em termos de volume, já que:
1- o objetivo na mixagem é fazer a correta nivelação dos instrumentos, aplicar efeitos, etc, mantendo o volume do master oscilando em torno de -6 a -3dB; e
2- sua mixagem terá ainda que passar por um processo de masterização, pelo qual a gravação comercial com a qual vc. está querendo comparar sua mixagem já passou.
Assim como a mixagem, a masterização é uma arte e seu sucesso está diretamente relacionado com a correta utilização de equipamentos, uma boa sala, bons periféricos (ou plugins, se for totalmente digital) e ótimos monitores.
Como para comprar periféricos analogicos (são os ideais) fica praticamente impossível, o jeito é, pra nós pobres mortais brasileiros, fazer uso de plugins. Dentre os disponíveis, acho bastante interessantes os da Waves. Tenho masterizado trabalhos próprios meus utilizando basicamente o S1 Stereo Imager, o LinMb (ccompressor multibanda) e o L2 (compressor/limiter stereo).
Usados em chain, na ordem citada, e desde que observadas as regulagens corretas (inclua-se aí a utilização ou não de Dithering), dá para conseguir resultados bastante satisfatórios.
É um tema muito controverso, mas muito bom para ser discutido.
Postem suas opiniões....
Abraço.

juca
Veterano
# mar/09 · Editado por: juca
· votar


Outra coisa que enriquece o aprendizado: experimentação, muita experimentação.
Afinal, é errando que se aprende a fazer certo!
Abraço.

horacio.jo
Veterano
# mar/09
· votar


muito bom esse tópico,
pois a gente sabe, que para gravarmos temos que ter uma boa sala, bons microfones, bons intrumentos e ou vstis, bons cabos, boa monitoração...
depois dedicar todo carinho do mundo na hora de mixar, porém para mim, e com certeza para muitos outros que produzem em seus homestudios, é na hora da masterização que o bicho pega,
e fica tão difícel aproximar o trabalho do que é o padrão hoje.
vamos esperar os mais experientes fazerem suas colocações e assim cada um pode criar a sua fórmula dependendo da circunstância e da necessidade.

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


A minha tática é masterizar no Sound Forge e utilizar o Wave Hammer para dar uma acertada nos picos e vales (partes baixas)... assim consigo chegar em um volume ideal. Não tem muito mistério. Sem exagerar no wave hammer e sem perder a dinâmica da música vc consegue chegar em um volume muito bom. É só ir trazendo os picos para baixo e os vales para cima, aproximarem um pouco mais os dois e depois vc dá uma subida no volume e vai ajustando sem perder a dinâmica. Só que é recomendável trabalhar com arquivo em wave, depois vc salva uma cópia em mp3 e nela também aumenta o volume.
Fora isso, a equalização também é uma ferramenta necessária para esse fim.

Como o juca disse aí em cima, é bem melhor mexermos com hardware (periféricos analógicos).... a qualidade e o rsultado são bem superiores do que quando trabalhamos só com plugins, mas como aqui neste país é tudo muito caro......



Abraço.

Brenno Ottoni
Veterano
# mar/09 · Editado por: Brenno Ottoni
· votar


"porém para mim, e com certeza para muitos outros que produzem em seus homestudios, é na hora da masterização que o bicho pega "

é verdade na hora da masterização o bixo pega, vc tem que se preucupar em não perder a dinamica, deixar o som com um volume agradavel e ainda num pode clipar , se vc comprime tudo o som fica sem respirar . realmente é horrivel isso . Por isso que tem studios que so fazem masterização .

Infelizmente nunca tive na presença de periféricos analógicos, deve ser por isso que eu me limito um pouco .


Eu trabalho com uma placa audiophile 2496, um pre amp mic 200, um fone AKG K240 , um microfone B1, e muiita força de vontade .rs

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Esta estória de periféricos analógicos é bobagem, se você usar tudo analógico, sua signal chain vai sofrer um acúmulo de ruído que irá degradar a qualidade do som, por melhores que sejam as unidades.
Hoje em dia você usa um ou outro analógico apenas para "temperar" o som, mas o grosso do trabalho é feito em digital.
O maior problema é que é na master que são corrigidas as mixagens ruins, se a mix chega boa a pré master é fácil. às vezes a mix está tão ruim que tem que voltar. Uma boa gravação é um processo contínuo, a qualidade já começa no início, o que aontece é que os engenheiros de master são mais treinados para corrigir as deficiências e tem ferramentas para tal, assim muitas mix medíocres podem ser concertadas na fase seguinte. Se a mix já está boa na master é só aplicar um masterverb, stereo imager, harmonic exciter, Master EQ, limiter e dithering. Se a mix está ruim vais ter que camelar no Mb compressor e no eq, para corrigir os erros e não para dar coesão na música.
Abraço,
Alex

gwallner
Veterano
# mar/09 · Editado por: gwallner
· votar


AlexB
Discordo de ti brother no seu primeiro parágrafo. Se vc gravar os instrumentos em fita de 2 polegadas (em um ótimo equipamento) e tiver hardware ao invés de plugins de efeitos e processamento, a qualidade vai ser muuuuuito superior. Como eu disse em outro tópico, eu comprovei isso quando gravei com minha ex-banda em Chicago no Signal Sound Source (www.signalsoundsource.com). O pessoal era fera, formados em engenharia de audio. A maioria das bandas lá nos USA fazem gravações assim... quase ninguém utiliza plugins virtuais... somente repassam o que foi gravado nas fitas para o Mac bem depois. A única coisa que gravamos digitalmente foi a voz..... bateria, baixo e guitarras ficaram muito mais poderosos e nítidos na fita de 2". O ruído é quase nulo quando utilizamos a fita.

Aqui fala um pouco mais sobre os meios de gravação:
http://www.soundonsound.com/sos/jul98/articles/recordingopt1.html
"A high quality 2-inch multitrack running at 30ips without noise reduction will invariably produce a better sound than its digital equivalent, even though it may not be technically as quiet or have such a flat frequency response."


Ah, e é claro, vamos desconsiderar esse meio de gravação para estúdios MIDI e produtores de música eletrônica.

Abraço.

jaime willians
Veterano
# mar/09
· votar


gente existe muita diferença de masterização e pré-masterização
masterização é feito na fábrica para se criar o master do que será copiado,e pré masterização é isso que vocês falaram ai,mas nem sempre a pré masterização se faz para ter volume alto ou coisa do tipo,na minha concepção é para dar uma lustrada no material e em consequencia acaba se elevando os volumes no pico.
ja vi muitos trabalhos que ficaram ruins depois de pré masteizar
mas isso acontece quando se faz tudo só se preocupando em aumentar os volumes.
se fosse pra ficar tudo no talo não precisava de potenciômetro nos aparelhos né??

Brucy Bertholi
Veterano
# mar/09
· votar


Galera existe um plugin MTO bom que eu to usando.

Ele na verdade é um pacote com EQ, Limiter e Compressor.

se chama T-Racks da IK Multimedia (mesma criadora do Amplitube)

Saiu o 3 já e ele está muito bom.

Eu uso ele na Master mesmo, mas ele tem opção Standalone caso queira abrir um Wave para masterizar.

Abraços

AlexB
Veterano
# mar/09
· votar


Discordo de ti brother no seu primeiro parágrafo. Se vc gravar os instrumentos em fita de 2 polegadas (em um ótimo equipamento) e tiver hardware ao invés de plugins de efeitos e processamento, a qualidade vai ser muuuuuito superior. Como eu disse em outro tópico, eu comprovei isso quando gravei com minha ex-banda em Chicago no Signal Sound Source (www.signalsoundsource.com). O pessoal era fera, formados em engenharia de audio. A maioria das bandas lá nos USA fazem gravações assim... quase ninguém utiliza plugins virtuais... somente repassam o que foi gravado nas fitas para o Mac bem depois. A única coisa que gravamos digitalmente foi a voz..... bateria, baixo e guitarras ficaram muito mais poderosos e nítidos na fita de 2". O ruído é quase nulo quando utilizamos a fita.

Nós estamos falando de master! Sem a flexibilidade do áudio digital seria impossível fazer o que se faz hoje na masterização. E sempre que falamos de masterização na realidade estamos falando de pré-master, mas todos chamam de masterização por costume.
na masterização você precisa de uma sequência enorme de UAs para atingir o efeito desejado, se estas UAs fossem analógicas, iria elevar muito o ruído.
Na gravação em fita você tem um efeito chamado de "tape compression", a fita magnética depois de um ponto só aumenta a densidade, deixando o som mais "quente". Passar uma vez em tape não é problema, o negócio é na décima passagem o som já fica degradado. na gravação bem planejada não ha´esse problema mas na hora de masterizar, seria impossível. A função de masterização moderna esta intimamente ligada ao processamento digital de áudio. O que se faz hoje em dia na fase de master seria impossível nos dias do analógico.
Abraço,
Alex

Brucy Bertholi
Veterano
# mar/09
· votar


Up pra uma boa causa =)

Jabijirous
Veterano
# mar/09
· votar


Brucy Bertholi


na hora da mix eu aconselho a diminuir todos os tracks - 6dbs e normalizar todos eles!! assim suas chances de clipar são zero e depois você pode compensar usando o compressor!! ai a sua master fica fácil

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Jabijirous

Normalizar em 0dB? não entendi bem...
Explica como se eu tivesse 5 anos de idade, por favor!! heuheuhe

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


AlexB

Ah sim... vc disse tudo.
Acabei indo pro lado antes da masterização..... entendi mal seu texto...rsrs.


Abraço.

Fabian Jorge
Veterano
# mar/09
· votar


PORQUE VOCÊS NÃO PROCURAM UM PROFISSIONAL ???????

Brucy Bertholi
Veterano
# mar/09 · Editado por: Brucy Bertholi
· votar


Fabian Jorge

Se a gnt tivesse condições de pagar alguem pra gravar e fazer esse tipo de coisa, certamente não estariamos aqui.E outra, nós tb queremos aprender, afinal de contas, isso é proibido?

Pra que que eu vou procurar um profissional sendo que eu posso estar muito mais realizado por gravar um som em uma boa qualidade, totalmente produzido e gravado por mim?

Tem gente que prefere, ir lá e deixar que o cara faça o serviço.Mas acredito que não é a ideia das pessoas desse tópico.

Se nós estamos discutindo sobre o assunto é porque queremos aprender mais sobre o mesmo.Sendo assim, ao meu ver, o profi$$ional não será a solução.


Jabijirous

Eu sempre mixo abaixo de -6 bem mais baixo as vezes até.
Gosto de deixar bem baixinho dai dou volume usando compressor, limiter e outros.
Eu vi você falando sobre normalizar e tal, mas tenho a mesma duvida do BaNdAiD

Como que eu faço pra normalizar as faixas e tal?
Qual a função disso e o que isso poderia melhorar na master?

uahuahuhauuhhuahauh

Quanta pergunta né?

abraçs

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Fabian Jorge

PORQUE VOCÊS NÃO PROCURAM UM PROFISSIONAL ???????

Porque se eu pensasse assim, minha mãe ainda estava limpando minha bunda...

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Brucy Bertholi

Normalizar eu sei, mas o segredo acho que está nos compressores e limiters, e esses que são fodas de se aprender!

Um bom topico sobre o assunto:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/139612/

Brucy Bertholi
Veterano
# mar/09 · Editado por: Brucy Bertholi
· votar


BaNdAiD

Pois é cara, ja dei uma estudada nesse tópico ai mas vou dar mais umas lidas pra sacar bem.

eu tenho o pack da waves aqui mas pra master eu não cheguei a usar, vo testar e tal e ver se é melhor que o T-Racks.

Falando nisso, já testou o T-Racks?

E me diz sobre normalizar, pois no tópico ali ele diz que tem que normalizar mas fiquei meio perdido e não saquei como fazer.

Abraço

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


Brucy Bertholi

Falando nisso, já testou o T-Racks?

Ainda não!

Normalizar é um processo no qual vc altera o volume da track, sem alterar nenhum outro parametro. No sound forge vc faz isso...é bem simples!!

Jabijirous
Veterano
# mar/09
· votar


o normalizar você define um onde o pico máximo da música vai estar, por exemplo, eu sempre normalizo aqui 0,50db ou seja o som mais alto do track não vai passar do 0,50db!!

zélo cardoso
Veterano
# mar/09 · Editado por: zélo cardoso
· votar


Já li aqui mesmo nesse Forum que o volume final da MASTER deve ficar -0,3 dBs porque quando acontece a conversão de digital para analógico pode haver um "aumento" e pode acontecer de clipar e distorcer o som final, porém quase todas as músicas gravadas em grandes estudios que abro no Sound Forge, o VU "cola" em 0,0 dB o tempo todo e não distorce. Sei que o certo é ir pelo som, não pelo gráfico ou VU, mas só mesmo com muito conhecimento (uma Faculdade em Aúdio), se pode conseguir esse prodígio?
Obrigado!

BaNdAiD
Veterano
# mar/09
· votar


zélo cardoso

Pois é, apesar de ser um crescente padrão da indústria nos dias de hoje, a qualidade da musica vai pro saco com isso!!
É a famosa "guerra do volume"!

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Eu acho, com minha pouca experiência com home-estudio, e meus 22 de músico que toca todos os fins de semana na noite, que o legal é a sonoridade, a pureza, a dinâmica, a "levada" da música, e que o volume fica a cargo das potências, e periféricos, claro que a Master tem que ter um volume bom, mas na sua opinião o que devemos fazer tentar acompanhar esse padão ou ir pelo gosto pessoal de cada um ? Apesar de que poderemos pegar algum trabalho pra fazer e as pessoas queiram esse "padrão da guerra do volume".O que vc acha meu camarada?
Um abraço, Zélo Cardoso

horacio.jo
Veterano
# mar/09
· votar


Pessoal, como eu disse lá em cima, para colocar a música no tal padrão para quem é inexperiente é uma barra, pois somos pressionados à isso.
é incrível como as pessoas acham que qualidade está no volume, tem um camarada meu que fez um cd num estudio da minha região que o produtor é bem experiente e faz ótimos trabalhos...
eu ouvi a primeira master e estava ok para o meu gosto, porém ele achou que podia ser mais alto...tipo assim, com volume, meu trabalho vai se sobressair aos outros (não disse isso mas ficou implicito) foi lá e fez o cara daaaaar mais volume.
Os "artistas" estão nessa de querer muito volume.
Eu começei pré produzir um trabalho meu, no meu homestudio, quem vai mixar e masterizar será esse produtor experiente...fale quem quizer falar mas será bem vintage, timbres sem essa massa compacta que a gente ouve hoje.
Vamos correr o risco de acharem que o trabalho foi mal feito por falta de conhecimento e daí? o que não podemos esquecer é que música é arte, e os softwares, limiters, compressores, etc... estarão ali para auxiliar a nossa arte, como coadjuvantes, não como atores principais.

zélo cardoso
Veterano
# mar/09
· votar


Falou e disse cara, concordo plenamente, isso quando produzirmos trabalhos nossos, ou de pessoas que tem essa visão realmete artistica do que se deve fazer com uma música, mas pode ter certeza de que aparecerão pessoas como foi o caso desse cara aí da sua cidade, que pediu mais volume no CD, e se estamos fazendo um trabalho:Infelizmente teremos que agradar o "cliente", mesmo desagradando nossos conceitos!
Mas concordo com você!
Um abraço, Zélo Cardoso

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a MASTER ( chegar no volume padrão do mercado)