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Guilherme 82 Veterano |
# jan/09
Olá a todos, já vi alguns tópicos aqui falando sobre seqüencia na mix e tal, mas não vi ninguém comentando o que faz passo a passo na sua própria mix. Eu faço desta forma:
1 - Depois de gravada minhas faixas, usando o Sonar, escolho uma por uma e vou mandando pro Sound Forge.
2 - No Forge vou tirando barulhos no começo e fim, ou nas pausas que necessitam, e também corrigindo alguns clips caso ocorram.
3 - Ao voltar pro Sonar ele pergunta se vc quer atualizar as tracks, depois de atualizada estão no ponto pra começar masterização.
4 - Começo pelo bumbo, primeiro equalização, depois que achei um som que me agrada aplico um compressor. Lembrabdo sempre de controlar o volume do track e que é melhor aplicar efeitos usando o Efect Send (BUS).
5 - O mesmo faço com a caixa e aplico os efeitos que gosto.
6 - Depois vou mexer nos tons e surdo, equalizar, fazer a separação no pan.
7 - Partindo para os overs, equalização e compressão.
8 - **A COMPRESSÃO DEVE SER A MENOR O POSSÍVEL. O INSTRUMENTO JÁ DEVE SER GRAVADO COM UMA BOA ALTURA**
9 - Uma ultima regulada no volume até achar que está ok.
10 - A guitarra passa pelo mesmo processo, Eq e a compressão fica a gosto, já que se você optar por dobrar as guitarras a compressão não será tão necessária. Depois adiciono efeitos a gosto.
11 - O baixo leva Eq e compressão.
12 - Na voz a mesma coisa, Eq, compressão mais efeitos a gosto.
13 - No final faço o Bounce e depois aplico um compressor no track.
Uma dica muito importante é sobre a captura do som, não adianta achar que plugins vão fazer sua mix soar como músicas de um cd gravado em estúdio profissional. Eles nunca vão fazer soar assim. Equipamento conta muito na hora da captura do audio. Grave o mais alto que puder sem clipar é claro e de preferência usando um Pré Amp, quem já gravou sem ele e depois com ele sabe a diferença.
Bom, meus passos na mix são esses. E o seu?
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Guilherme 82 Veterano |
# jan/09
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up
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BaNdAiD Veterano |
# jan/09
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Guilherme 82
Percebi que o compressor é a ferramenta fundamental no seu processo, né?
Só uma dica, Eu vi que no passo 3 vc começa a "masterizar". Masterizar é outra coisa. O que vc descreveu faz parte da edição e da mixagem.
Uma coisa que eu acho curioso é que, a maioria das pessoas busca volume na hora da mixagem, usando compressores e outras ferramentes. Eu faço exatamente o contrário! Faço a mix do trabalho em volume baixo (master em + ou - 15dB!) e depois aumento o volume na masterização!!
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guitarg3 Veterano |
# jan/09
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acrescentando a esses passos tem tb a verificaçao pra ver se o instrumento ta no tempo certo e corrigir algum compasso caso esteje um pouco fora do tempo.. no sonar tem um programa q da pra fazer isso.. nao me lembro o nome agora
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Blackus Veterano |
# jan/09
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Quanta compressão ein? Eu tento sempre deixar o som o mais natural possível, a não ser quando eu quero o efeito sonoro da compressão, não o efeito comum dela, mas quando eu quero que sei lá, um violão pareça um synth, da-lhe compressão e EQ =D
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Guilherme 82 Veterano |
# jan/09
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Masterizar é outra coisa No meu entendimento ao começar a inserir efeitos, regular volume e controlar as dinâmicas usando compressor já é a masterização.
Quanta compressão ein Cara eu não conheço um batera ou vocal que tenha a mesma dinâmica no início da gravação até o fim. O uso do compresor é muito útil, claro, sabendo o que cada comando faz e o que vc está fazendo. Utilizo o compressor não para dar ganho no volume é sim correção de dinâmica.
Faltou o exemplo da rapaziada.
Vlw
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BaNdAiD Veterano |
# jan/09
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Guilherme 82
No meu entendimento ao começar a inserir efeitos, regular volume e controlar as dinâmicas usando compressor já é a masterização.
http://www.music-center.com.br/masteriza.htm
Procure tb outros textos sobre o assunto, quem sabe muda o seu entendimento...
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AlexB Veterano |
# jan/09
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Se você poder, coloque um exemplo das músicas finalizadas para vermos o resultado final. Cada pessoa tem um workflowdiferente, o que importa é o resultado final. Eu particularmente trabalho de outro jeito, e não tenho um workflow tão fixo, vai depender do estilo de música que estou trabalhando e das gravações em particular. Abraço, Alex
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BaNdAiD Veterano |
# jan/09
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AlexB
Eu tb não tenho um workflow fixo...apenas umas coisas basicas que faço em todas as mix, como aplicar LPF/HPF em todas as faixas, mas como eu disse, isso é basico...
Guilherme 82 coloque um exemplo das músicas finalizadas para vermos o resultado final.
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gwallner Veterano |
# jan/09 · Editado por: gwallner
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Guilherme 82 3 - Ao voltar pro Sonar ele pergunta se vc quer atualizar as tracks, depois de atualizada estão no ponto pra começar masterização.
Vc quis dizer "mixagem"!!
No meu entendimento ao começar a inserir efeitos, regular volume e controlar as dinâmicas usando compressor já é a masterização.
Mixagem !!!!!!!!!
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Pimenta_1 Veterano |
# jan/09
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Guilherme 82 Cara eu não conheço um batera ou vocal que tenha a mesma dinâmica no início da gravação até o fim. O uso do compresor é muito útil, claro, sabendo o que cada comando faz e o que vc está fazendo. Utilizo o compressor não para dar ganho no volume é sim correção de dinâmica.
Camarada, dinâmica é uma coisa EXCENCIAL na música, acho que preservar a dinâmica que o musico executa é muito importante, e a taxa de compressão pode destruir esse elemento
mas por outro lado, depende tb do que vc está produzindo, que tipo de música, em um death metal cheio de blast beats não da pra ter parâmetro de dinâmica, acaba tudo sendo quase no mesmo nível po deve-se comprimir, mas ao contrário, uma levada mais rock`n roll ou algo mais swingado deve-se ter muita atenção na compressão...
o que vc tem produzido?
espero ter ajudado com a sugestão
abraços
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Guilherme 82 Veterano |
# jan/09
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BaNdAiD Procure tb outros textos sobre o assunto, quem sabe muda o seu entendimento... Cara acho que vc ta fazendo algum tipo de confusão, um pedaço do texto que vc deixou o link **O engenheiro de masterização procura uniformizar o projeto com o uso hábil da equalização, compressão e outros recursos, de forma a manter o som consistente de uma faixa para outra, e também garantir o resultado desejado num equipamento de áudio stereo comum** Da uma lida a partir do 4 passo e compare. Foi exatamente o descrito no texto.
AlexB Cara coloquei essas idéias mas não quer dizer que sejam regras. É como vc falou, depende do estilo e situações decorrentes da gravação. Mas a intenção é comparar e aprender técnicas novas.
A gravação foi feita em um ensaio ao vivo, 4 mics na batera o baixo, guitarra e vocal ligados em linha.
http://www.4shared.com/file/82741130/6f564000/Hellbound_-_Eternal_Flam e.html
O que acharam?
Vlw
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gwallner Veterano |
# jan/09
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Guilherme 82
Vc tem quantos mics disponíveis?
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BaNdAiD Veterano |
# jan/09
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Guilherme 82
Isso que vc citou se faz na master de forma diferente do que na mix, mesmo pq na master não se trabalha com a mix aberta, e sim com o resultado final da mix.
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tatolins Veterano |
# out/10
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"A gravação foi feita em um ensaio ao vivo, 4 mics na batera o baixo, guitarra e vocal ligados em linha"
E aí guilherme,blz? posta a musica de novo que parece que o link foi pro pau rsrs ou vc tirou né? manda ai..
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