como gravar um coral

    Autor Mensagem
    nvmusic
    Veterano
    # dez/08


    Bom dia pessoal é minha segunda postagem , estou meio perdido mas vai a minha dúvida.
    quero gravar um coral o equipamento que temho é o seginte.
    02 microfones akg para coral
    01 mesa de som behringer de 16 canais
    software de gravação sonar 6
    placa de audio onboard realteck c 97 apenas com as entradas e saidas comum simples.
    e ai alguém pode me ajudar ?

    BaNdAiD
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    nvmusic

    Primeira coisa é adquirir uma placa de som própria para gravação! Essa placa onboard estraga qualquer trabalho!

    nvmusic
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Oi , sei que não vai ficar bom mas da para gravar não da , nada prfissional só um teste... eu vou tirar da saida para gravação da mesa e plugar na line in do pc , não é isto ?

    makumbator
    Moderador
    # dez/08
    · votar


    nvmusic

    Posicione os microfones em linha, e a uma certa distância do coral(para não focar vozes em particular, e sim o conjunto). Quanto mais longe, maior a influência da acústica do ambiente e menor a definição das notas. Vá testando até achar um ponto de equilíbrio entre definição e ambiência.É interessante dispor os mics em uma boa altura(acima do nível da boca dos integrantes), com as cápsulas voltadas para o coral.

    Caso seja possível colocar um estrado no chão, use-o para criar a disposição de "arquibancada" entre as filas do coral. Assim, as vozes vindas de trás não serão barradas pelas pessoas das filas da frente.

    Grave um canal para cada microfone, sem nenhum tipo de efeito de modulação ou tempo(reverb, delay, chorus). Depois, se achar que precisa de um toque de reverb, ou mesmo um discreto delay curto, coloque na mixagem e não na gravação. Abra o pan entre os canais gravados, assim o som ficará mais espacial(caso seja esse o efeito desejado).

    Peça silêncio absoluto antes de começar, e também silêncio total após a última nota soar(até você parar de gravar), pois uma boa tomada pode ser arruinada por um barulho qualquer vindo do coro. Lembre-os de não batucar com os pés, tossir, espirrar, escarrar, cochichar e demais atividades barulhentas que possam fazer.

    nvmusic
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Obrigado pela resposta , e conto com sua ajuda pois sou novato no ramo.
    Paz e saúde !

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    Vá testando até achar um ponto de equilíbrio entre definição e ambiência. [2]

    O importante é ter aquele reverb natural de igreja, esse é o som. uma vez eu fui em uma casamento que tinha uma tecladista/cantora com um violinista. Os caras encheram o pico de som, usaram o reverb de uma forma fantástica, ecoava mas não embolava.

    O local da gravação é tão importante quanto os equipos.

    nvmusic
    Veterano
    # dez/08
    · votar


    ok , agradeço a todos pelas dicas...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a como gravar um coral