Pequena experiência: veja até qual freqüência você consegue ouvir.

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# dez/08


Gerei esse arquivo no Sound Forge que toca freqüências de 12kHz a 22kHz. Em teoria, o ouvido humano é capaz de ouvir freqüências de 20Hz a 20kHz, alguns conseguem ouvir um pouco mais, principalmente crianças, e adultos tendem a ir perdendo freqüências agudas.

Vejam aí até qual freqüência vocês conseguem ouvir!

Eu consigo ouvir até uns 19kHz, depois disso só botando bem alto e ficando perto da caixa, aí dá pra ouvir até 21kHz.

12kHz a 22kHz

[tab]0,00 ~ 0,05 - 12 kHz
0,05 ~ 0,10 - 12,5 kHz
0,10 ~ 0,15 - 13 kHz
0,15 ~ 0,20 - 13,5 kHz
0,20 ~ 0,25 - 14 kHz
0,25 ~ 0,30 - 14,5 kHz
0,30 ~ 0,35 - 15 kHz
0,35 ~ 0,40 - 15,5 kHz
0,40 ~ 0,45 - 16 kHz
0,45 ~ 0,50 - 16,5 kHz
0,50 ~ 0,55 - 17 kHz
0,55 ~ 1,00 - 17,5 kHz
1,00 ~ 1,05 - 18 kHz
1,05 ~ 1,10 - 18,5 kHz
1,10 ~ 1,15 - 19 kHz
1,15 ~ 1,20 - 19,5 kHz
1,20 ~ 1,25 - 20 kHz
1,25 ~ 1,30 - 20,5 kHz
1,30 ~ 1,35 - 21 kHz
1,35 ~ 1,40 - 21,5 kHz
1,40 ~ 1,45 - 22 kHz [/tab]


Versão lite: 17kHz a 22kHz

0,00 ~ 0,05 - 17 kHz
0,05 ~ 0,10 - 17,5 kHz
0,10 ~ 0,15 - 18 kHz
0,15 ~ 0,20 - 18,5 kHz
0,20 ~ 0,25 - 19 kHz
0,25 ~ 0,30 - 19,5 kHz
0,30 ~ 0,35 - 20 kHz
0,35 ~ 0,40 - 20,5 kHz
0,40 ~ 0,45 - 21 kHz
0,45 ~ 0,50 - 21,5 kHz
0,50 ~ 0,55 - 22 kHz

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


legal vou fazer

Lucas_fms
Veterano
# dez/08
· votar


Eu vou até os 19 kHz também. Mas já acho dificil, só ouvia o ataque da nota.

Mas isso depende também das caixas! E também da quantidade de cera nos ouvidos! hahahahah

Diino
Veterano
# dez/08 · Editado por: Diino
· votar


meu headphone nao alcança as frequencias...
foi ate 21khz dps nada mais.
:S

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Lucas_fms
Mas já acho dificil, só ouvia o ataque da nota.
ai sim, o ataque da pra se ouvir em todas.

-

agora poe o das graves ai.
:)

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
meu headphone nao alcança as frequencias...
foi ate 21khz dps nada mais.


Até 21kHz você ouve normalmente?!
Se não ouve acima disso, provavelmente é seu ouvido, não o headphone. O normal é ouvir até 20kHz.

O ataque na verdade é um pop que dá quando muda a freqüência, não tem muito a ver com a freqüência em si não.

guitarclub
Veterano
# dez/08
· votar


Diino
ou vc nao escutou as frequencias :P
hehe


escutei até 19 kHz (ja aumentando bastante o volume. mesmo no vol max, nao consegui escutar de 1:15 pra frente) =/ isso pq tenho 15 anos. quando eu tiver 80, estarei completamente surdo!!!

=/

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


vo deixar um coment aqui só pra poder testar em casa, sempre quis saber isso

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


PedroShinzato
Não, isso é completamente normal. Varia um pouco de pessoa pra pessoa, mas é normal.

leobozzo
Veterano
# dez/08
· votar


Minow

achei esse topico beem mais interessante que o outro hehe...

consigo ouvir ate 20,5 kHz

ô barulhin irritante !!!!!

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


Minow
Até 21kHz você ouve normalmente?!
Se não ouve acima disso, provavelmente é seu ouvido, não o headphone. O normal é ouvir até 20kHz.


nao sei nao cara, meu headphone é daqueles mais chinelos, porém é gigante.
:P
cabe as 2 orelhas e fica folgado ainda.
:P
geralmente qto maior o falante menos frequencias altas ele reproduz

vo ver se cabe o meu menor aqui e testar de novo, perae

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/08 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


1,15 ~ 1,20 - 19,5 kHz

Parei aqui.

Mas ouvir esta frequência sozinho é uma coisa.
E mesmo assim você vai percebendo diferenças na facilidade de ouvir uma frequência e outra.

Agora coloca uma das frequências a partir de 17 Khz com uma outra que você ouça MUITO mais facilmente, pra ver se tu vai conseguir notar se ela tá ali.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


testei com o headphone pequeno

do 13 ao 19 vai baixando cada vez mais o volume. mas o 19.5khz, 20khz, 20.5khz, 21khz e 21.5khz eu escuto mais alto um pouco. o 22khz some total, nem percebi qdo acabou.

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


The Root Of All Evil
Só que acontece que isso é SÓ um Hertzinho.

Entre 15k e 19k tem 4000 freqüências diferentes, entendeu?

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/08 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


Minow
Entre 15k e 19k tem 4000 freqüências diferentes, entendeu?

4000 o caralho, infinitas

E COM certeza 15,5 Khz é mais dificil de ouvir do que 15,4, que por sua vez é mais do que 15,5....

E por ai vai...

E ai você coloca qualquer destas frequências junto com uma outra que seja mais predominante na audição e pimba, tu não vai ouvir nada.

E sem contar que estamos falando de um dos extremos da audição.

Tenho que ir, até amanhã.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eu ouvi tudo. Ouvi 2 vezes os dois arquivos.
Meu phone é um Denon AH-D210.
Aumentei o volume, é claro, quase fique surdo no início. mas tudo bem.
Abs

rafael_kl
Veterano
# dez/08 · Editado por: rafael_kl
· votar


Interessante o tópico, pra descontrair um pouco.

Olha, consegui escutar praticamente tudo....
talvez em 22KHz nao. Eu nao sabia mais o que estava escutando...tava com um barulho na minha cabeça..hehehe

Mas 21,5kHz com certeza escutei. Mas senti que teve uma frequencia la no meio, pelos 18, 19 que nao ouvi.
Estranho isso.
Abraço.

Diino
Veterano
# dez/08
· votar


rafael_kl
Mas 21,5kHz com certeza escutei. Mas senti que teve uma frequencia la no meio, pelos 18, 19 que nao ouvi.
Estranho isso.


poisé do 19.5 ao 21.5 foi bem tranquilo, ouvi direitinho.
já entre 17 e 19 ficou meio baixo.

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


The Root Of All Evil
4000 o caralho, infinitas

1Hz é um ciclo de onda por segundo... então não.

E ai você coloca qualquer destas frequências junto com uma outra que seja mais predominante na audição e pimba, tu não vai ouvir nada.

Cara, você ainda não tá entendendo que não vão soar harmônicos acima de 15kHz~16kHz? Tipo, nenhum?

E sem contar que estamos falando de um dos extremos da audição

Extremo é 19~20kHz.
Se não fizesse essa diferença toda, não existiriam enhancers. Ao contrário do que você pensa, existem freqüências acima de 15kHz, e nós as ouvimos.

The Root Of All Evil
Veterano
# dez/08
· votar


Minow
1Hz é um ciclo de onda por segundo... então não.

E o que impede de ocorrer 1/4 de ciclo? ou 5/8 de ciclo?
Se como você postou ali, pode ocorrer 1/2 ciclo, então nada impede outras frações.

Cara, você ainda não tá entendendo que não vão soar harmônicos acima de 15kHz~16kHz? Tipo, nenhum?

Você que não está entendendo.
Acima de 15 Khz há frequências que são pouco audíveis em comparação com outras.

Ao serem colocadas juntas com estas outras, serão ainda mais dificeis de serem ouvidas, podendo até não ser ouvidas.
Nestas situações, não vai fazer falta você tirar, já que não vai ouvir mesmo.

Ao contrário do que você pensa, existem freqüências acima de 15kHz, e nós as ouvimos.

Em nenhum momento eu disse isso que você afirma que eu penso. Se você interpretou isso de alguma frase minha, você tá com problemas de interpretação de texto.

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


The Root Of All Evil
Acima de 15 Khz há frequências que são pouco audíveis em comparação com outras.

Não.
Elas são bem audíveis. Experimenta ligar um filtro passa baixas em 15k pra você ver o lixo que fica.

Ao serem colocadas juntas com estas outras, serão ainda mais dificeis de serem ouvidas, podendo até não ser ouvidas.

Não, cara! É isso que você não entende! São sons distintos, e muitos! Pra cada coisa que soa, existem muitos sons ímpares
Imagina uma guitarra com distorção. Isso é puramente a excitação de sons complexos, se você cortar essas freqüências vai deixar de ouvir muita, mas muita coisa.



Em nenhum momento eu disse isso que você afirma que eu penso. Se você interpretou isso de alguma frase minha, você tá com problemas de interpretação de texto.


Ah?

Acima de 15 Khz há frequências que são pouco audíveis em comparação com outras.

Ao serem colocadas juntas com estas outras, serão ainda mais dificeis de serem ouvidas, podendo até não ser ouvidas.


Isso tá bem errado e é achismo.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Eu consegui ouvir em todas frequências. Será o fone Denon AH-D210?
Abs

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Ouviu com perfeição até 22k? Sem ter que jogar o volume lá no alto?
Então você é sobre-humano. =P

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Minow
É o cão! uhauha.
Vou até testar novamente...
Au.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Minow
Ouço todas as frequências. Estou abrindo no SoundForge e o volume está em 80% usando um fone Denon AH-D210.
Sendo que no 1o. teste me dá até dor de cabeça, preciso afastar o fone nas primeiras frequências...
Abs

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Sendo que no 1o. teste me dá até dor de cabeça, preciso afastar o fone nas primeiras frequências...
Abs


Deve ser isso.
Quanto mais alto o volume, mais baixa parece ser a afinação, por causa de um negócio chamado Efeito Fletcher.
Eu com o volume alto consigo ouvir até 21kHz, tanto nas caixas como no fone, mas depois disso o som desaparece mesmo!

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Minow
Qual volume devemos testar?
Abs

Passini
Veterano
# dez/08
· votar


Eu já sabia que eu ouvia acima dos 20 khz, pq trabalhei em uma empresa que tinha uma máquina de solda por ultrasom que quase me deixava louco.

Eu consegui ouvir todas as frequencias, mas somente com meu fone Audio Technica ATH-M50, com os monitores de referencia M-audio BX-5 não dá.

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Passini
Eu ouvi todas e até agora estou com dor no ouvido por casa da primeira lá (0,00 ~ 0,05 - 12 kHz) O volume nem estava tão alto 80%. Acho que é o mesmo caso seu então. O fone deve ajudar.
Abs

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia
Não tem um volume padrão... num volume normal, que eu uso pra ouvir música em casa com bom senso, eu vou até 19kHz. Depois disso só aumentando mais. Acima de 20k, tem que tá bem alto e perto da caixa pra ouvir...
Ou seja, mesmo se a freqüência existir, eu não vou ouvir ela ouvindo música normalmente aqui em casa.

Isso é a experiência aqui em casa, com uma sala ruim (que é meu quarto), caixas boas, mas que não são monitores de 5 mil dólares, e uma placa de som razoável, porém que não se compara com uma placa top de linha... então aqui em casa realmente não vai fazer a menor diferença.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequena experiência: veja até qual freqüência você consegue ouvir.