Pequena experiência: veja até qual freqüência você consegue ouvir.

Autor Mensagem
Brucy Bertholi
Veterano
# dez/08
· votar


Bom, usando o volume que eu uso pra escutar música normal, num som tranquilo... cheguei até 17,5 em 18khz eu não não percebia se tinha algo tocando =P

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Brucy Bertholi
Pode muito bem ser pela qualidade das suas caixas de som/fones também.

Brucy Bertholi
Veterano
# dez/08
· votar


Minow

Ah sim, ouvi num Mini system... ligo o som do pc neles e talz

Espero que seja isso, pensa se for problema de audição??

UHAUASHDUIASDHIAUSHDAIUSDHIUSDHAISUDHAS

Abraço

Rafael do Baixo
Veterano
# dez/08
· votar


Tô mal mesmo,em volume moderado só consegui ouvir até 18khz,só cheguei até 19 khz no volume máximo,depois disso só o silêncio.

Testei aqui com 3 fones e em todos obtive o mesmo resultado.

Espero que minha audição não esteja tão ruim nos graves.

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08 · Editado por: SpectrosGuitarman
· votar


eu ouvi tudo, na boa, e com ventilador e msn ligado, mas gostei me deixou feliz saber que to escutando coisa que não devia =D

edit: costumo ouvir mp3 e afins em volumes baixissimos, antes eu ouvia só no maximo, mas eduquei meu ouvido a escutar em volume baixo, vai ver é isso

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


SpectrosGuitarman
Mas isso é normal, afinal de contas você é o SpectrosGuitarman!!!

:P

/piadinha infame

Tio Frank
Veterano
# dez/08
· votar


Ouvi até os 20 com som normal, que uso pra escutar musica moderadamente. Mas escutei até 22 com o som no talo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Minow
A partir dos 35s tem um som mais audível em um dos lados (direito, eu acho), que modula até o final. Pelo menos aqui.

Ouvi todos, de boa. Parece teste de audiometria.. hehe

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Christhian
Tem certeza, cara?
Modula como se tivesse fora de pitch? Não era pra acontecer isso não, o som é gerado, os dois canais são iguais e "perfeitos".
Tem que ver se seu fone ou seus monitores/caixas tão normais!

Obs: caramba, na mesma hora e as 4:30 da manhã, somos muito desocupados mesmo. =P

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Minow
ahuaha to editando um trampo aqui!

Então, certeza absoluta. É um som que acompanha a variação de frequencia, ou seja, muda a frequencia, muda o som. É bem alto e está somente em um dos lado.

Testei com dois fones, rolou a mesma coisa nos dois.. amanhã tento nas caixas.

Abraço!

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# dez/08
· votar


Minow
O ultimo som, dos 50 ~ 55 é bem grave.

Agora vou. Abraços

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
· votar


Acho que dos 18/19k eu não passo, deixo ver...

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Christhian
ahuaha to editando um trampo aqui!

Idem. Hehehehe
Essa hora é boa pra isso, é calminho, não toca telefone, campainha...

Christhian
Ele dá tipo um pop quando muda a freqüência, mas não era pra oscilar...
Mas não deve ser nada, dando pra fazer o teste tá na boa...

Agora tá batendo aquele sono, vou começar a errar feio. Hora de nanar.
Hehehe
Falou, abraço!

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


O ultimo som, dos 50 ~ 55 é bem grave.

Eu também tive essa impressão de ter ficado mais grave em alguma freqüência que eu não lembro qual foi. Mas aconteceu uma vez só.
Não sei por que aconteceu isso, não sei se é pelo tal do Efeito Fletcher, imagino que não porque foi algo bem grotesco, eu estranhei bastante.
Se alguém tiver uma idéia e quiser partilhar, agradeço!

Falou pra vocês que ficam. o/

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
· votar


Tô usando uns head que vieram com o notebook.

15% do volume
16k - começa a ficar mais baixo
16,5k - MUITO baixo
17k - totalmente inaudível...

50%
17k - OK
17,5k - praticamente inaudível...

100%
17,5 - OK
18k pra frente - . . .

P.S.: É meio óbvio mas usei o primeiro arquivo...

TG Aoshi
Veterano
# dez/08
· votar


Não resisti:

Não consegui ouvir nenhum... =/


...É muito irritante! <o>

[/piada]

Passini
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

É ultra irritante mesmo, meus ouvidos doeram demais.

Minow
O ultimo som, dos 50 ~ 55 é bem grave

Tem certeza que essas frequencias do final do arquivo são 20 a 22 khz mesmo? eu achei grave tb, mas não deveria, deveria estourar meus ouvidos, mas foi o contrário e olha que sei bem oque é frequencia muito aguda:P

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


MauricioBahia

Eu consegui ouvir em todas frequências. Será o fone Denon AH-D210?

Certamente que não. Se vc fosse surdo, não adiantaria ter o melhor fone do mundo! hueheuheuhe

talvez esse teste seja interessante para definir a gama de frequencias reproduzidas pelas caixas de som que agente usa...

Passini
Veterano
# dez/08
· votar


BaNdAiD

Depende, meu fone reponde de 15 Hz a 28000 Hz e com ele consegui ouvir todas as frequencias como o MauricioBahia disse, já nos meus monitores BX5 não consegui ouvir acima de 20000 Hz

Bog
Veterano
# dez/08 · Editado por: Bog
· votar


Minow

Hahhahahha, audiometria total! =P

Eu já fiz exame de audiometria, então eu SEI que não escuto nada a partir de um certo ponto... com um dos ouvidos! Heheh, é bem esquisito, uma hora começo a ouvir um sonzinho num dos ouvidos, depois, é como uma sensação estranha, mas sem som. E depois nem isso!

No teu teste, aconteceu a mesma coisa. 18 kHz é o meu limite, e o ouvido direito "falha" antes do esquerdo.

Mas uma coisa importante cara... Mesmo havendo perdas em faixas audíveis, não quer dizer que essas perdas são perceptíveis. Em especial, no meio de uma música barulhenta, as outras frequências "encobrem" uma parte dessas outras amiguinhas.

Como exemplo, dou o caso da compressão lossy de imagens no formato jpg. Neste caso, as "frequências" são as diferenças entre as cores dos pixels numa mesma linha/coluna (não confundir com a frequência da cor). Em tese, a gente consegue perceber TODAS essas frequências, mas ao contrário do que ocorre com áudio, quando menor a frequência, mais difícil de enxergar (frequencia pequena = diferença pequena, frequência grande = branco para preto para branco). Mas numa imagem com muita entropia, podemos cortar frequências raras (note que é diferente de cortar frequências "invisíveis") e vamos continuar não percebendo. Por isso, se eu desenho um gradiente perfeito, indo do vermelho para o azul, e comprimo, dá para notar facilmente a transição. Já numa foto de um gramado, a compressão só fica perceptível com quando tem bastante perda.

O mesmo pode acontecer com o mp3. Além de cortar frequências "inaudíveis", ele quebra o som em vários pedacinhos e pode procurar (dependendo do grau de compressão) por trechos com muita entropia (muitas frequências diferentes) e chutar para fora algumas frequências menos perceptíveis. Então, o ponto é que o MP3 não corta apenas as frequências fora da faixa audível - e ele foi feito para ser assim.

Agora, se a diferença É perceptível? É. Eu percebo a diferença entre um arquivo a 128kbps e outro a 320kbps. MAS só se ouvir os dois em sequência, comparando com muita atenção. Só tocando no mp3 player, andando na rua, é IMPOSSÍVEL para mim ouvir e dizer o bitrate.

Outra coisa que não foi mencionada (acho que não) é que, independente de serem inaudíveis, certas frequências podem afetar o comportamento do falante, ou mesmo serem "sentidas" sem serem ouvidas. Aí já entramos num terreno bem mais pantanoso, que envolve subjetividade, características de modelos específicos de falantes, e a linha entre preciosismo puro e percepção aguçada fica bem fina.

shoyoninja
Veterano
# dez/08
· votar


Eu fiz, até 19K eu escutei, depois sumiu. Vou tentar com os fones depois.

Bog
Concordo plenamente.

Apenas para citar um exemplo, visitei uma vez um senhor aqui de São Paulo que fabrica caixas para áudio hi-fi.

Rapaz, a sala de audição do cara é uma coisa de outro mundo. Eu nunca tinha escutado música com aquele nível de qualidade. Simplesmente lindo.

Mas olha só que peculiar, ele diz que é importante que os falantes respondam até frequências de 30K ou mais. E, no entanto, ele escuta apenas CDs comuns nesse equipamento...

Fernando de almeida
Veterano
# dez/08
· votar


ESTRANHO ...

Até 16,5 kHz ouvi legal, super bem mesmo ... Qdo foi pra 17 kHz não ouvi quase nada (quase zero mesmo) ... Tá normal ou meu ouvido já era?????

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


Passini

Sim, mas se vc fosse surdo, de nada adiantaria o melhor fone do mundo, certo?

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


... Tá normal ou meu ouvido já era?????
Fernando de almeida
Joga no lixo. huauhuhauha

Abs

MauricioBahia
Moderador
# dez/08 · Editado por: MauricioBahia
· votar


BaNdAiD
O fone ajuda bastante, pois nas caixas do micro eu não ouço todas.
Abs!

BaNdAiD
Veterano
# dez/08
· votar


o meu ponto é que tem muita gente achando que não houve frequencias acima de 18, 19khz, qdo na verdade a caixa/fone que ele ta fazendo o teste é que não reproduz as frequencias...e vice-versa!! heuheuhe

MauricioBahia
Moderador
# dez/08
· votar


Tem fones tão vagabundos, que parece que vc tá ouvindo AM...

Bog
Veterano
# dez/08
· votar


BaNdAiD

No meu caso, eu já fiz audiometria, então eu sei que não escuto 100%. O resultado aqui foi igualzinho ao que eu tive no exame: primeiro o som parece ficar só de um lado, depois vira uma sensação esquisita mesmo sem som, depois, some tudo.

Minow
Veterano
# dez/08
· votar


Passini
Tem certeza que essas frequencias do final do arquivo são 20 a 22 khz mesmo?

Sim, absoluta.

Bog
Eu tava discutindo justamente isso nesse tópico. Foi por isso que eu abri esse. Hehehe

SpectrosGuitarman
Veterano
# dez/08
· votar


Minow
sério, e não fui o unico que ouvi, mas isso também é pq eu sou o SpectrosGuitarman rs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Pequena experiência: veja até qual freqüência você consegue ouvir.