[RESOLVIDO] Ajuda Cubase, quebra de tempo!

    Autor Mensagem
    SikGuitar
    Veterano
    # nov/08


    Alow ai gente!!
    Começei hoje mechendo no cubase SX, o dia todo e já estou conseguindo gravar, gravar com guitar rig e inclusivé fazer a minha próprio bateria com VST!!
    Estou bastante contente, agora a minha dúvida é como é k se faz quebras de tempo por exemplo na criação da bateria, mudar de 120 para 140 por exemplo!!

    F

    makumbator
    Moderador
    # nov/08
    · votar


    SikGuitar

    Oi, vi seu recado no meu perfil.

    Para fazer mudanças de tempo no Cubase SX3, vc precisa acessar o chamado "tempo track" que é uma janela que mostra os compassos, e uma linha representando o andamento ao longo da sessão. Nessa linha pode-se fazer mudanças bruscas(por exemplo, de 120 para 180, de maneira imediata), ou mudanças progressivas livremente(ralentandos e acelerandos). Todos os midis e VSTis(bem como efeitos em VST que utilizem o tempo de host para alguma função, como certos delays) irão seguir o tempo marcado nessa tela, e respeitarão as mudanças ao longo dela.

    Para chegar até essa tela, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia dos arquivos da sessão(parte clara da tela), e irá aparecer um menu, nele vá até project e depois até tempo track. A janela irá se abrir. Depois, na própria janela,selecione o tipo de mudança que quer. O tipo "jump" é a mudança brusca, e o tipo "ramp" é progressivo(vc vai desenhando o quanto quer). Vá até o compasso e tempo que quer, e "escreva" na linha as mudanças utilizando a ferramenta de lápis.Pode-se alterar e editar pontos de mudanças já criados, usando a ferramenta de seleção. Use a borracha para apagar(ou selecione e dê delete).

    Caso queira escrever mudanças de fórmula de compasso, vá na mesma janela. No entanto, ao invés de escrever na linha de tempo. Insira as fórmulas de compasso na pequena linha branca logo abaixo da régua dos compassos. Use as mesmas ferramentas para escrever, editar e apagar aqui também.

    Caso o programa não permita que vc altere nada, é porque sua sessão está configurada para tempo fixo. Para habilitar as mudanças, vá na barra de controle(aquela barra com o comandos de play, rec, marcadores, jog wheel, mostradores, etc...) e clique na janelinha "tempo", em cima do termo "fixed". Você verá que ele vai mudar para "track"(ou seja, pode-se usar o tempo track para controlar andamento e fórmulas de compasso).

    Recomendo que vc leia o PDF "getting started" que é criado automaticamente na instalação do Cubase(no menu help). Esse PDF mostra o básico do básico para se operar o Cubase.
    É importante ler também o manual completo em PDF(sim, eu sei que é IMENSO...heheh...na verdade o getting startted já é gigante, então imagine esse!), aqui um link dele em português(muito bem traduzido, por sinal):

    http://rapidshare.com/files/93853214/CubaseSX.Manual._audiojunk.blogsp ot.com_.pdf.html

    Aqui um ótimo manual sobre mixagem sonora(também em português, e com ilustrações e gráficos):

    http://www.4shared.com/file/62884718/41c46bd6/livro__A_Arte_da_Mixagem _em_portugues.html

    Tudo o que sei do Cubase, veio da leitura dos manuais(já li todos eles completos, e mais de uma vez) e também de ir mexendo no programa.

    SikGuitar
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Obrigado amigo, voçê é muito entendido na matéria!
    Ontem fiquei trablhando e descobri que da para criar no Guitar Pro, por exemplo bateria e exportar para o cubase e adicionar um plugin! Tou a gostar muito disto!!

    Ontem fiquei até às 6 da manhã a ler o manua!!!!

    -Dan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    SikGuitar
    Ontem fiquei trablhando e descobri que da para criar no Guitar Pro, por exemplo bateria e exportar para o cubase e adicionar um plugin! Tou a gostar muito disto!!


    como ele faz isso?

    / coveiro

    makumbator
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    -Dan

    Escreve no guita pro, e então exporta para midi. Depois abre no Cubase(ou outro programa multipista)o arquivo midi que foi exportado pelo guitar pro. Então basta carregar um VSTi de bateria e aplicar no midi.

    -Dan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    makumbator

    Qdo eu importei abriu no Key editor. Nao tem como abrir no drum editor?

    Tentei aplicar o Addictive drums, mas sem sucesso.

    makumbator
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    -Dan

    Vc abre o que quiser, basta escolher(pode ser, key, drum ou score). Não muda nada, são apenas maneiras diferentes de se ver e editar a mesma coisa.

    Para aplicar o VSTi, vc tem que ligar a saída da pista midi em questão na entrada do sampler. Não tem nenhum relação com key, drum ou score editor.

    -Dan
    Veterano
    # jul/10 · Editado por: -Dan
    · votar


    makumbator

    é estranho, clico em import. pego a midi e ele ja joga no key editor e nao to conseguindo abrir pelo drum, sem mtas opções. Bom, to meio sonolento. amanha tentarei de outra forma.
    Abraço e mto obrigado pela ajuda.

    makumbator
    Moderador
    # jul/10
    · votar


    -Dan

    Mas vc liga a saída na própria pista midi, não tem que abrir nenhum editor não! Editor é para editar(rará!), e não para configurar a saída da pista. Repito: fazer o sampler ler o arquivo midi não tem NENHUMA relação com os editores(seja o score, key ou drum).

    -Dan
    Veterano
    # jul/10
    · votar


    makumbator

    Vc tem total razão. Aquele dia eu tava dormindo já. O unico problema é ajustar os intrumentos, pois chegam embaralhados.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11 · Editado por: Tulio Estevam
    · votar


    Dúvida total aqui!
    Estou com um projeto no Cubase/Nuendo em que o tempo é 4/4, porém preciso de apenas um compasso 5/4. Como faço?
    Já tentei mudar, mas quando mudo para o 5/4, muda o tempo de todo o projeto e não sei como fazer para mudar apenas o tempo no compasso, não do projeto inteiro.

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Li o que o Makumbator postou, não ficou bem claro, mas tou tentando. =)

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    Consegui.. desenterrada feia, mas muito obrigado Makumbator. Mais um problema que posto aqui e que no final consigo resolver sozinho, haha!

    makumbator
    Moderador
    # mar/11
    · votar


    Tulio Estevam

    Hhheheh! Eu sempre escrevo demais, e acabo complicando uma explicação! Hsahsah! Mas que bom que deu certo!

    Tulio Estevam
    Veterano
    # mar/11
    · votar


    que nada camarada!
    É sempre bom saber que existe gente como você nesse fórum e que sempre estão dispostos a ajudar! Abraço.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a [RESOLVIDO] Ajuda Cubase, quebra de tempo!