Muito delay via USB: Yamaha CP33

    Autor Mensagem
    Anndreh
    Veterano
    # out/08


    Galera,

    Até que enfim comprei meu Yamaha CP33 e não preciso nem dizer o quanto estou satisfeito com a compra. Mas estou enfrentando um problema que não conhecia. Quando ligo meu piano ao meu PC via USB e tento gravar uma música percebo que o tempo de resposta do com é muito grande (~0,5 segundos) e isso me atrapalha muito. Mesmo sem estar gravando, ou seja, usando somente o emulador de VSTI o atraso é o mesmo. Será que está faltando alguma configuração ou meu hardware não suporta?

    Informações do hardware:
    Intel Dual Core 1.8GHz
    2GB DDR2
    Placa de som Realtek onBoard :((será isso?)

    Informações do software:
    VSTI_
    Steinberg The Grand II --\ em ambos
    Musiclab RealGuitar 2.0 --/ dá o mesmo
    Gravação_
    Sony ACID Music Studio

    Gente não sei se esqueci alguma coisa mas preciso muito da ajuda de vcs que manjam do esquema. O que quero mesmo é poder fazer umas gravações e tbem tocar ao vivo usando o som do The Grand II.

    Valeu, um abraço à todos!
    Anndreh.

    Lucas_fms
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Anndreh

    Você está tendo problemas com latência (termo mais técnico pra esse atraso no som).

    Dá uma olhada no FAQ.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/193452/#5400184

    Anndreh
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Lucas_fms
    Dá uma olhada no FAQ

    Cara legal todo esse FAQ porém não encontrei ou não pude entender a solução para meu problema. Será que devo instalar o Asio4All ou preciso trocar minha placa de som?

    Valeu pela ajuda.
    Abraço,
    Anndreh.

    EdsonKT
    Veterano
    # out/08
    · votar


    ou preciso trocar minha placa de som?
    Provavelmente.

    AlexB
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Não, o problema não é com a sua placa de som, por pior que ela seja no seu caso ela vai influenciar pouco na latência, você tem duas configurações para mexer que podem resolver seu problema, A MIDI ou a latência do próprio programa que vai depender da latência do seu processador, se o seu computador permitir, configure a resposta do programa para um buffer menor. O driver USB-MIDI da Yamaha é conhecido por não ser muito eficiente, se você tiver uma entrada MIDI real pode tentar a conecção direta via MIDI, e não usb. Ou tentar um driver mais otimizado do midi-usb.
    Abraço,
    Alex

    Anndreh
    Veterano
    # out/08
    · votar


    AlexB
    O driver USB-MIDI da Yamaha é conhecido por não ser muito eficiente, se você tiver uma entrada MIDI real pode tentar a conecção direta via MIDI, e não usb.

    Pô AlexB eu comprei esse modelo exatamente por ter conexão USB!! Pois me disseram que uma interface MIDI dava mais latência. Cara agora eu desanimei :(

    latência do próprio programa que vai depender da latência do seu processador, se o seu computador permitir, configure a resposta do programa para um buffer menor

    Acho que meu processador permite pois é um Dual Core 1.8Ghz mas, como faço para configurar a resposta do programa(no caso, o The Grand II) para um buffer menor?

    Valeu galera!
    Anndreh.

    AlexB
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Pô AlexB eu comprei esse modelo exatamente por ter conexão USB!! Pois me disseram que uma interface MIDI dava mais latência. Cara agora eu desanimei :(
    O problema é este driver da yamaha que é meio fraco, tente várias versões ou versões novas no site, é um problema que eles devem resolver. Se não me engano o yamaha não dá para usar com driver genérico, pois não é reconhecido pelo ruwindows, mas é uma questão de experimentar.
    Acho que meu processador permite pois é um Dual Core 1.8Ghz mas, como faço para configurar a resposta do programa(no caso, o The Grand II) para um buffer menor?
    Eu não uso este programa, acho melhor procurar no manual do usuário, a maioria dos programas permite customizações.
    Abraço,
    Alex

    Anndreh
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Valeu Alex!

    Suas informações foram muito importantes, já até achei uma versão mais nova do driver. Vou tentar encontrar informações da customização do The Grand.

    Abraços,
    Anndreh.

    AlexB
    Veterano
    # out/08
    · votar


    Esqueci uma coisa, como em várias consultorias já bati cabeça com o driver da yamaha, acredito que este é o problema, mas posso estar errado pegue algum programa bem simples para tocar via midi, e teste a latência, para ver se o problema não está nas configurações do the grand.
    Abraço,
    Alex

    fabianorj
    Veterano
    # nov/08
    · votar


    Ola,

    Desculpe a demora da resposta, mas só hoje li o tópico. Não sei se vc já conseguiu resolver o problema. Eu tb tenho um cp33. Vc está usando o ASIO 4ALL ? Ele reduz a latência de forma incrível. Espero ter ajudado.

    yellowsubmarine
    Veterano
    # ago/09
    · votar


    olá, pessoal!

    os teclados yamaha realmente tem esse problema de lentidão? é porque estou usando aqueles Cabo MIDI USB num PSR-730, e PC com Core 2 DUO 1.8 e 2GB de Ram, placa on-board, mas o driver que instalaou para o dispositivo USB é o padrão do XP, eu tenho que atualizar?

    No meu caso eu pressiono uma tecla no PSR e sai normalmente no PC, porém, tenho que esperar 2s para pressionar outra, senão não sai nada. Estranho né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Muito delay via USB: Yamaha CP33