Mudando o tempo no Nuendo

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/08


    Alguém sabe me dizer se dá para gravar por exemplo um solo (por exemplo de sanfona) numa velocidade lenta e depois pôr na velocidade "real" da música dentro do Nuendo 3.2 ?
    Se tiver jeito, como é que faz isso ?
    Obrigado Zélo Cardoso

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá.

    Não manjo muito do Nuendo, mas vamos ver se eu lembro como se faz isso:

    Onde vc define o tempo da música, da pra mudar entre "Track" e "Fixed".
    Você deixa em Track, vai no meu "Project" e "Tempo Track", e define lá também o tempo da música, tanto para "fixed" quanto para "track".
    Aí, quando vc quiser que a música mude de tempo, é só ir no "project/tempo track" e editar a linha do tempo usando o lápis.

    Tenta isso.

    Qualquer coisa, manda mais posts.

    Abraço
    Felipe

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Amigo, eu não consegui, daria para me explicar melhor, pois gravei uma "sanfona" (midi) em velocidade lenta, e não consegui aumentar o tempo do som da sanfona, será que tenho que mexer num botão deslisante dentro da página do "tempo track"?, me ajude, obrigado, Zélo Cardoso

    ophius
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Tambem naum consegui assim como o Felipe Caineli disse naum.


    Não dá pra acreditar que um editor de audio do porte do Nuendo ou o cubase não dê pra fazer uma coisa tão simples dessas.







    :P
    Se alguem souber como faz...pow...agradecemos.



    :)
    up

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá.

    Eu peguei esse exemplo de uma vídeo aula de Mixagem e Masterização que comprei. Nesse vídeo aula o cara ensina a fazer exatamente isso no Nuendo.

    Mas na verdade, estou usando os conceitos dessa vídeo aula (mixagem e masterização) no Sonar.

    Vou olhar direitinho esse ponto na vídeo aula e tento explicar aqui no fórum.

    Logo mais adiciono um post sobre isso com mais detalhes.

    Falow

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Na vídeo o cara faz da seguinte maneira:

    Ele tem uma trilha midi com uma base de bateria.

    Naquela barra que tem os comandos de "play, pause, etc" (não sei o nome daquilo), você define o tempo da música.
    Se clicar sobre onde estáescrito "Tempo", ele muda entre "Fixed" e "Track". Deixa em "Fixed" e o tempo que vc quer.
    Depois vai em "Project / Tempo Track". No "Project / Tempo Track" vc coloca lá também o tempo que vc quer, abaixo do menu tem o lugar para preencher o tempo.
    Depois, vai na barra que tem os comando "play, pause,etc" e muda para "Track" e no "Project / Tempo Track", mude lá também para o seu tempo desejado.
    Ou seja: No menu "Project / Tempo Track", tanto para "Fixed" quanto para "TRack" vc deve seixar o mesmo tempo.

    Aí, no compasso que vc quer que o música diminua o tempo, você vai no mesmo "Project / Tempo Track" e usando a ferramenta do lápis, muda aquela linha azul que é o tempo da música.

    Cara ... explicando assim é complicado. Não sei se fui bem claro.
    Mas vou fazer o seguinte: tenho o Nuendo na minha máquina instalado.
    Vou tentar fazer isso lá e dando uns prints na tela. Aí mando tudo no post pra vocês.

    Mas tanta assim do jeito que expliquei.

    Espero ter ajudado.

    Abraço
    Felipe

    ophius
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Felipe Caineli
    me vende essa video aula ae?

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá.

    Na verdade eu não posso te vender porque não fui eu quem fiz.
    Mas te passo o contato do cara que fez essa vídeo aula.

    Anota aí: http://www.artsomstudio.com.br/
    O nome do cara é Danilo Gustavo
    Tem a comunidade do studio também: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12007411

    O curso que eu comprei foi esse: http://www.artsomstudio.com.br/pro_nuendo.html
    "Curso de Produção no Nuendo 3.2"

    No site tem todos os detalhes sobre os tópicos do curso.
    Custa R$ 50,00 (frete grátis).

    Tem outros cursos lá também.

    Qualquer coisa, manda mais posts.

    Abraço.
    Felipe

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Esqueci de falar:
    Tem alguns trechos das vídeo-aulas de exemplo no Youtube.
    http://www.youtube.com/user/danilogsantos

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Felipe Caineli, eu tentei mas não deu certo, e também tenho esse curso desse Danilo Gustavo ( que para mim, deixou detalhes básicos faltando, mas tudo bem), eu consigo mudar o tempo da música, mas não o tempo dos midis (VSTs) gravados, e é exatamente isso que preciso; e talvez o Nuendo 3.2 não dê essa possibilidade de mudar essa velocidade a qual me refiro; de por exemplo gravar um VST em uma velocidade lenta e depois mudar para uma velocidade mais rápida.
    Obrigado, Zélo Cardoso

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá.

    Pois é. Tava vendo isso lá em casa ontem.
    Eu criei uma trilha midi de bateria com o ezdrummer.
    Aí, fiz esse esquema de mudar o tempo da música.
    Liguei o metronomo do Nuendo e fiz o teste.

    O tempo e o metronomo mudam, mas as batidas da bateria continuam no mesmo tempo.
    Muito estranho.

    Realmente, agora não sei o que pode ser feito.
    Desculpa não ter resolvido seu problema.
    Mas vou pesquisar sobre isso. Se achar uma resposta posto aqui nesse tópico.

    Abraço
    Felipe Caineli

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu Meu Camarada, também vou pesquisar e se conseguir algo, te mando um recado no seu perfil, ou posto o que eu descobrir aqui.
    Um abraço, Zélo Cardoso

    horacio.jo
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Zélo Cardoso

    tem um programinha no baixaki MIDIFIXER, ele altera a velocidade de uma midi, testei ele aqui no trabalho, não sei se teria como você alterar para trabalhar no nuendo.

    Se falei bobagem desculpa aí.

    zélo cardoso
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Horacio.jo, valeu a dica, também estou no trabalho (no i ntervalo, sou profesor de violão); mas vou tentar fazer o que falou; pois até agora ninguém postou alguma solução exata para esse "impasse":MUDAR O TEMPO DOS MIDIS DENTRO DO NUENDO!!!
    Valeu, e obrigado!!!

    Felipe Caineli
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Olá pessoal.
    Fiz mais uns testes aqui em casa sobre esse assunto.

    Consegui fazer isso que o Zelo Cardoso quer fazer, mas da seguinte forma:

    Criei o projeto no Nuendo normalmente. Mas, a primeira coisa que eu fiz foi arrumar o tempo da música.
    Deixei o mesmo tempo inicial para o Track e o Fixed e deixei meu projeto em Track.
    Fui lá em Project / Tempo Track e alterei a linha azul com minhas variações de tempo (começou com 100 bpm, foi pra 140, depois pra 230 e depois pra 50).
    Só depois disso fiz a bateria em midi usando o EZDrummer.

    E fazendo dessa forma funcional legal. Perfeito. A minha bateria muda o tempo direitinho.

    Acho que mesmo isso não serve, pois você já deve ter tudo gravado, e seria um puta trabalhão fazer tudo de novo. Mas se realmente não tiver jeito, é uma solução.

    Se descobrir mais alguma coisa mando pra vocês.

    Abração
    Felipe Caineli

    guhH113
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Pois e me deparei com a mesma duvida aqui, sera q alguem pode ajudar??

    fiz a bateria no ez drummer so q vi q estava um pouco rapida (75)demaiz..
    mudei os tempos fixed e track pra velocidade desejada (71), so q a bateria continuou na velocidade anterior (75)


    alguem sabe me dizer como mudar a bateria pra 71 tb?

    obrigado

    has4
    Veterano
    # ago/10 · Editado por: has4
    · votar


    Bom, galera, por curiosidade e sabendo que talvez um dia precise de tal recurso para sanar uma situação similar, venho ressuscitar este tópico para saber se qualquer um dos colegas acima conseguiu a façanha para alterar o andamento do áudio de uma track para ser encaixada em outras tracks, sejam entre midi ou áudio.

    Outra: seria interessante que, ao invés das respostas e soluções serem postadas individualmente, via messenger ou similar, fossem postadas aqui mesmo no presente tópico para que outros usuários possam tirar as dúvidas e/ou aprender sobre tal recurso e possibilidade, ou será que realmente o nuendo não proporciona tal condição???

    Obrigado.

    -Dan
    Veterano
    # ago/10
    · votar


    Tem jeito sim e o makumbator ensinou como fazer nesse topico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/198836/


    Para fazer mudanças de tempo no Cubase SX3, vc precisa acessar o chamado "tempo track" que é uma janela que mostra os compassos, e uma linha representando o andamento ao longo da sessão. Nessa linha pode-se fazer mudanças bruscas(por exemplo, de 120 para 180, de maneira imediata), ou mudanças progressivas livremente(ralentandos e acelerandos). Todos os midis e VSTis(bem como efeitos em VST que utilizem o tempo de host para alguma função, como certos delays) irão seguir o tempo marcado nessa tela, e respeitarão as mudanças ao longo dela.

    Para chegar até essa tela, clique com o botão direito do mouse em uma área vazia dos arquivos da sessão(parte clara da tela), e irá aparecer um menu, nele vá até project e depois até tempo track. A janela irá se abrir. Depois, na própria janela,selecione o tipo de mudança que quer. O tipo "jump" é a mudança brusca, e o tipo "ramp" é progressivo(vc vai desenhando o quanto quer). Vá até o compasso e tempo que quer, e "escreva" na linha as mudanças utilizando a ferramenta de lápis.Pode-se alterar e editar pontos de mudanças já criados, usando a ferramenta de seleção. Use a borracha para apagar(ou selecione e dê delete).

    Caso queira escrever mudanças de fórmula de compasso, vá na mesma janela. No entanto, ao invés de escrever na linha de tempo. Insira as fórmulas de compasso na pequena linha branca logo abaixo da régua dos compassos. Use as mesmas ferramentas para escrever, editar e apagar aqui também.

    Caso o programa não permita que vc altere nada, é porque sua sessão está configurada para tempo fixo. Para habilitar as mudanças, vá na barra de controle(aquela barra com o comandos de play, rec, marcadores, jog wheel, mostradores, etc...) e clique na janelinha "tempo", em cima do termo "fixed". Você verá que ele vai mudar para "track"(ou seja, pode-se usar o tempo track para controlar andamento e fórmulas de compasso).


    P.C.BARROS
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Ae rapaziada, tem uma forma que eu consegui, tanto adiantar como atrazar o andamento.
    1- Marque o track no local que vc quer gravar lento.
    2- Clique com o botão direito do mouse dentro do track e vá em " process e clique na última opção que é " TIME STRETCH ".
    3- Abrirá a janela com os nºs para vc mudar o tempo como por ex: de 120.000.00 para 90.000.00 que é bem mais lento.
    Depois é só fazer o mesmo passo para voltar ao BPM 120.000.00.
    Espero ter ajudado.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O time stretch você pode fazer sem ter esse trabalho todo

    Na opção da seta (do lado do botão de gravar) você tem mais opções ali, e tem um time stretch ali

    Você estica e comprime seu audio!!

    jonhtools
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    Olá pessoal entrem nesse link ai q postei que tem a resposta mais objetiva! valew
    http://soundworkshop.ru/2010/03/kak-midi-trek-privyazat-k-tempu-v-nuen docubase/

    Compositor Cesar Aranda
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    TESTEI E DEU CERTO

    1 - Deixe o tempo como fixed e não como track “amarelo”…

    2 - clique em Show Inspector, fica abaixo do menu edit ( propriedades dos canais)

    3 - clique em Midi, ira aparecer as configurações dos canais, M S R W

    4 - Abaixo do R tem um ícone de relógio

    5 - clique nele, irá mudar para o símbolo nota musical

    6 - Faça isto com todos canais midi…
    OBS: Mudei só o da bateria e todos mudaram Juntos

    7 - Agora é só mudar o tempo da musica

    Ex: de 120 para 90 ou 150


    Um grande Abraço
    Que Deus Ilumine suas vidas e seus corações

    Cesar Aranda

    R1C4RD5
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Mas o cara num queria mudar o tempo de um track de sanfona, ou seja, áudio e não MIDI?

    makumbator
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    R1C4RD5

    Era midi, que acionava um sampler de safona.

    Mas no Cubase 6 dá para mudar o tempo do áudio da mesma forma que em midi, basta colocar o arquivo no "musical mode" e então mudar o tempo track da maneira que se quiser.

    Assim o arquivo de áudio irá se adequar ao andamento proposto, com todas as mudanças de andamento (sejam elas progressivas ou imediatas), e pode-se inclusive quantizar como se faz em midi.

    Imagino que mais DAWs também tenham recurosos parecidos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mudando o tempo no Nuendo