Madeira MDF com lã de vidro isola melhor q gesso?

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ABATANGERINA
Veterano
# mar/08


seguinte,

tô querendo fazer sobre uma parede alvenaria já existente uma camada de lã de vidro de 5cm + placa de MDF 0,9cm. originalmente pensei em fazer de gesso em vez do mdf, mas o gesso tá significativamente + caro. queria saber se usar MDF em vez de gesso, é melhor ou pior em termos acústicos.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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O MDF tem densidade menor do que uma placa de gesso, portanto tem um poder de isolamento BEM menor, principalmente com frequências graves. Principalmente usando uma chapa de 0,9.

Mesmo o gesso acartonado não tem um poder de isolamento acústico TÃO bom quanto falam. No caso, as chapas que realmente dão resultado são as feitas com cimento (muito pesadas e mais caras).

Essa parede de alvenaria que você já tem você sabe dizer com que tipo de tijolo foi feita?

O que você vai fazer dentro da sala? Gravações ou ensaios com banda?

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja
Mesmo o gesso acartonado não tem um poder de isolamento acústico TÃO bom quanto falam.
se fosse usar chapa de gesso seria de 1,25cm (as outras estão bem + caras)

Essa parede de alvenaria que você já tem você sabe dizer com que tipo de tijolo foi feita?
na realidade a parede ainda vai ser levantada e essa parede seria geminada (só essa as outras não).

O que você vai fazer dentro da sala? Gravações ou ensaios com banda?
principalmente ensaios. eventualmente pequenas gravações caseiras.

é um andar superior e a parte de baixo livre. ou seja, debaixo dessa sala é o meu quintal. a sala é de 5,5 (compr) x 3 (larg). a parte geminada é uma das paredes de 5,5.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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na realidade a parede ainda vai ser levantada e essa parede seria geminada (só essa as outras não).

Pera que agora me perdi.

Você vai levantar TODAS as paredes ainda ou você só vai acrescentar mais uma nessa parede que agora é geminada?

kiki
Moderador
# mar/08
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ABATANGERINA
na realidade a parede ainda vai ser levantada e essa parede seria geminada (só essa as outras não).
(compr) x 3 (larg). a parte geminada é uma das paredes de 5,5.

da sua pergunta especifica eu não sei. mas pelo que eu entendi voce quer reforçar o isolamento dessa parede geminada, ne?

mas se uma das paredes vai ser geminada, voce vai ter transmissão de vibração que chega nas outras paredes e no chão principalmente. voce vai sim aliviar o som que chega nessa parede, mas não vai perder o som que vai por dentro da parede (principalmente as batidas de bateria no piso, por exemplo).

enfim, só uma observação. pode ser que hajam soluções mais eficientes, mas não dá pra fazer uma avaliação mais completa disso sem ver o projeto da casa toda.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja
Você vai levantar TODAS as paredes ainda ou você só vai acrescentar mais uma nessa parede que agora é geminada?
ainda vou levantar todas as paredes em alvenaria, sendo uma delas geminada.

kiki
Moderador
# mar/08
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ABATANGERINA
mas essa geminada já tá de pé? o que é, ou o que vai ser, do outro lado dela?

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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mas se uma das paredes vai ser geminada, voce vai ter transmissão de vibração que chega nas outras paredes e no chão principalmente. voce vai sim aliviar o som que chega nessa parede, mas não vai perder o som que vai por dentro da parede (principalmente as batidas de bateria no piso, por exemplo).
ok. mas o debaixo do chão desse cômodo vai ser meu quintal.

kiki
Moderador
# mar/08
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ABATANGERINA
o problema é que o som do piso não vai só pra baixo, vai pras paredes tambem.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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ABATANGERINA
Bom velho, meu conselho então é para investir NESSAS paredes que você vai levantar.

Alvenaria é o melhor tipo de isolante, se você fizer elas bem feitas, fica punk o isolamento.

Tenho duas sugestões:

1 - Investir nas paredes e fazê-las tão densas quanto possível:
Faça as paredes usando aquele bloco de concreto que tem 3 furos ( esse aqui ).
Não se assuste tanto com o preço deles, faça as contas usando as medidas que você verá que ele é bem maior do que um tijolo comum, você usará bem menos blocos que tijolos.

A construção das paredes deve ser acompanhada ou por você, ou por alguém que você confie, e tem que ser feita da seguinte forma:

Oriente os pedreiros para colocar a fileira de blocos a ser assentada, deitada de lado, com todos os furos para o mesmo lado, todos jutinhos. Eles deverão então, passar uma fina camada de massa na lateral dos blocos (enfileirados para que fique mais fácil e rápido fazer isso). Isso deve ser feito na parede a ser erguida no local geminado. As outras paredes eu imagino que você fará algum acabamento na parte externa.

Os blocos, depois de ter uma das faces chapiscada, devem ser assentados EM FILEIRAS, todos com os FUROS PARA CIMA. A parte chapiscada deve ser virada para o LADO DE FORA da sala. A parte interna do bloco não deve ter nenhum reboco.

Depois que uma fileira for feita, PREENCHA TODOS OS FUROS, com areia ou entulho, ou qualquer outro material pesado inerte.

Feito isso, repita tudo para a fileira seguinte de blocos.

Para as outras paredes, tudo da mesma forma, tirando a camada de massa a ser feita antes de assentar.

Entre a parede geminada e a nova parede, deixe um vão durante sua construção, e já durante o assentamento dos blocos, coloque lã de rocha. O vão deverá ser suficiente para que a lã de rocha entre e fique firme no local. NÃO deve haver contato entre as paredes.

Deu para imaginar a densidade que isso terá né? Bloco + Massa + Areia. Fora o isolamento por amortecedor entre a parede geminada e a sua parede.

Eu construí meu estúdio usando esse tipo de paredes, só que no meu caso a parede original era geminada com o quarto da minha vó... Ela dorme tranquilamente enquanto eu toco heavy metal com minha banda ( fora a parede ainda há uma camada de lã de rocha e tecido na parte interna, mas mesmo assim, o isolamento é 90% da parede geminada dupla).

Quem me orientou a fazer dessa forma foi um senhor que faz isolamento acústico para empresas e estúdios profissionais.

A parte interna você poderá usar um MDF bem fino (0,5cm), lã de rocha e tecido. Depois se você quiser eu descrevo como foi feito lá o meu.

2 - Fazer BOAS paredes e investir um pouco mais no tratamento interno:

Faça APENAS a parede dupla geminada usando o esquema anterior e as outras faça com tijolos, mas tem que ser tijolo normal ( maciço), não use tijolo baiano (tijolo furado). Denovo, dá mais trabalho e fica mais caro usar o tijolo normal, mas o resultado é BEM melhor e vai evitar muitos outros custos.

Dependendo do isolamento que você deseja para o exterior da sala, você vai precisar usar chapas de MDF ou gesso na parte interna para reforçar. Se quiser posso pensar em algumas idéias também para isso.


Bom... Eu acho que a melhor opção mesmo, já que você vai erguer as paredes ainda, é investir nelas. Não tem coisa melhor cara. Essas paredes de bloco de concreto só com chapas muito pesadas de drywall para fazer algo similar (e essas são caras demais). E elas vão baratear muito o acabamento interno ( você só vai precisar dar uma corrigida na reflexão interna e ficar sossegado com o isolamento).


Algumas coisas que você deve dar atenção e que você não comentou:

O teto vai ser feito como?
E o piso?
E a porta??? (importantíssimo)

E você VAI precisar de ar condicionado... é fato. Já faça o projeto deixando dutos de pvc para passar a tubulação dele e já deixe pronta a parte elétrica tmb.

Esses detalhes vão deixar o projeto mais caro... Mas vão poupar MUITAS despesas, muitas mesmo.

alex-gui
Veterano
# mar/08
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kiki

A minha pergunta talvez possa ajudar o nosso amigo ABATANGERINA:

Colocar uma camada de borracha e construir um tablado de madeira por cima da camada de borracha, diminuiria bem esse vazamento, tanto para o andar de baixo como tambem para as paredes?

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja
primeiramente valeu msm pelas dicas.

não entendi uma coisa:
Oriente os pedreiros para colocar a fileira de blocos a ser assentada, deitada de lado, com todos os furos para o mesmo lado, todos jutinhos. Eles deverão então, passar uma fina camada de massa na lateral dos blocos (enfileirados para que fique mais fácil e rápido fazer isso). Isso deve ser feito na parede a ser erguida no local geminado. As outras paredes eu imagino que você fará algum acabamento na parte externa.
não consegui visualizar. mas entendi q o tijolo na parede ficará "deitado", deixando a parede + pesada.

acho q ficaria com a segunda opção. o tijolo comum isola bem + q aqueles com furinhos né?

O teto vai ser feito como?
laje normal com tijolos. acima disso telhado com telhas coloniais de cerâmica.

E o piso?
tô pensando em colocar aquelas mantas ante "toctoc", entre o contra piso e o piso.

E a porta??? (importantíssimo)
madeira maciça. de repente coloca uma lã de rocha colada nela na parte interior do estúdio.

e a janela?
as acústicas são muito caras msm. fora de cogitação. tô a fim de colocar uma de madeira e fazer um painelzinho de lã de rocha pra colocar na parte interna quando for tocar. num sei se vai adiantar.

em relação ao ar-condicionado, vou colocar aqueles modelos split.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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ABATANGERINA

Oriente os pedreiros para colocar a fileira de blocos a ser assentada, deitada de lado, com todos os furos para o mesmo lado, todos jutinhos. Eles deverão então, passar uma fina camada de massa na lateral dos blocos (enfileirados para que fique mais fácil e rápido fazer isso). Isso deve ser feito na parede a ser erguida no local geminado. As outras paredes eu imagino que você fará algum acabamento na parte externa.
não consegui visualizar. mas entendi q o tijolo na parede ficará "deitado", deixando a parede + pesada.


Não não cara, vc entendeu errado. Vc viu a foto dele né?
Na hora de assentar, os furos tem que ficar para cima, isso você entendeu né?

O que quis dizer, é que ANTES de assentá-los, eles devem ser preparados ( só na parede germinada), colocando toda a fileira que será colocada no chão, todos de lado com os furos para o mesmo lado, e deve ser passada uma camada de massa (chapisco mesmo), só para fechar os poros do bloco. Entendeu?

Acho que você entendeu errado tmb a segunda opção... É uma opção mais leve na alvenaria... O tijolo furado é diferente do bloco de concreto furado.

As paredes de bloco que eu descrevi tem quase o dobro do peso de uma parede comum. Isola pra porra. Faz as contas de quanto você gastaria com uma e outra... De repente não é tão mais caro e você ainda economiza com um possível tratamento interno para isolamento (gesso/mdf). Não esqueça de incluir a areia ou o que for que você usará para preenchê-los.


Mas vc vai fazer uma janela???

Cara, eu acho desnecessário, pra que vai servir? Quando você estiver ensaiando, janela aberta nem pensar. A janela vai ser um ponto de vazamento de som, com certeza.

A porta, se não for bem feita, vai ser outro ponto com vazamento... Se você vai usar madeira, use MDF pq é a mais densa. Qual espessura você pensou em fazer? Eu faria ela com camadas de madeira e lã de rocha intercaladas. Existe um material chamado lamix que é espécie de borracha que usa chumbo na composição da liga... É fininho e na porta ajuda muito tmb(você colocaria na parte interna da porta). Não é caro não.

O piso me pareceu uma boa idéia... Do que será o piso própriamente? Madeira? Se mesmo assim não resolver, um tablado pro batera deve solucionar, isso você pode resolver depois fácil fácil.

O teto também deve ficar legal, como é elevado, se vazar algo por cima não terá tanto problema. Laje+telhado vai ficar bom também pelo isolamento térmico, o ar condicionado vai trabalhar bem menos.

O ar, quando eu fiz o meu, eu já comprei antes de terminar as paredes e pedi pro técnico de instalação o que ele precisaria, marcar os locais para os tubos, etc ( usei um split tmb).

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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fiz uma rápida pesquisa pela internet APENAS DOS TIJOLOS e verifiquei o seguinte:

1. preço com tijolos c/ furinhos (de vedação) em pé (9x19x19cm) - R$ 400,00.
2. preço com tijolos c/ furinhos (de vedação) deitados (9x19x19cm) - R$ 800,00. (a parede fica com o dobro da espessura).
3. preço com tijolos cimento (19x19x39cm) - R$ 1.300,00. (fora a areia, mas acredito q não seja muito cara).
4. preço com tijolos comuns deitados (19,1x9,1x4,3cm) - r$ 1.600,00 (opção + cara).

o vlr acima é só dos tijolos. a direferença da opção inicial pra de cimento é de quase R$ 1.000,00. fora a mão-de-obra, se o cara resolver cobrar +.

kiki
Moderador
# mar/08
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alex-gui
sim, se voce diminuir o contato com o chão ja evita que a vibração chege no piso. isso ajuda no isolamento pra baixo, e pra todos os comodos em volta.

o ABATANGERINA ta pensando em usar um piso isolante, que parece bom pra essa finalidade.

shoyoninja
grandes explicações, muito legal. valeu!

shoyoninja
Veterano
# mar/08 · Editado por: shoyoninja
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ABATANGERINA
olha cara esses tijolos com furos não são bons não...

é só pegar um na mão e sentir o peso... é muito leve. A parede ficaria com pouca densidade.

Agora... Talvez aplicar isso que eu falei nos tijolos furados, e enchê-los de areia?... Não sei se daria certo, mas é uma opção mais barata...

Vc pesquisou o preço do gesso de do MDF tmb? Inclua na conta dos tijolos furados, pq com certeza você vai precisar de algo a mais se usá-los. Aí é uma questão de custo e de quão complicado vai ficar o projeto. O gesso acartonado precisa tmb de uma estrutura de metal para fixar, o MDF vai precisar tmb de alguma estrutura, mesmo que de madeira.

Complementando: MDF de 0,9 não vai servir como isolante, muito fino... 1,5 pelo menos.

Acho que agora é questão de pensar mesmo ^^. Quando você decidir pra que lado ir, aí agente entra em detalhes. Só não prometo responder muito rapidamente durante a semana agora :( mas no que puder eu ajudo. Uma pena eu não ter tirado fotos da construção do meu... cabacisse :P

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja
Vc pesquisou o preço do gesso de do MDF tmb? Inclua na conta dos tijolos furados, pq com certeza você vai precisar de algo a mais se usá-los. Aí é uma questão de custo e de quão complicado vai ficar o projeto. O gesso acartonado precisa tmb de uma estrutura de metal para fixar, o MDF vai precisar tmb de alguma estrutura, mesmo que de madeira.
já pesquisei. usando a opção + barato de tijolos com gesso acartonado por dentro fica + caro q só com o tijolo q vc sugeriu.

mas a questão é: o q é melhor? parede do tijolo baratinho com gesso acartonado ou parede só com tijolo de concreto do jeito q vc sugeriu? no seu caso, além do tijolo vc colocou tb gesso acartonado na parte interior?

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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kiki
o ABATANGERINA ta pensando em usar um piso isolante, que parece bom pra essa finalidade.
o piso vai ser de cerâmica, só vou colocar uma manta ante "toctoc" entre o contra-piso.

shoyoninja
Veterano
# mar/08 · Editado por: shoyoninja
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ABATANGERINA

Cara a parede de bloco de concreto eu tenho certeza que fica bom porque estou usando. Minha idéia inicial antes de falar com o cara que mencionei era colocar gesso, exatamente como você quer fazer, e aí ele deu a idéia de usar esses blocos.

Antes disso já tinha sido desencorajado de usar tijolos furados pela maioria das pessoas com quem conversei, esse cara ( que é um senhor de uns 70 anos já hehehe) quando perguntei sobre as paredes, falou uma meia hora de tijolo heuihueui, e deixou bem claro que tijolo furado para tratamento acústico NÃO dá bom resultado.



Mas vc vai ter que acompanhar a construção viu velho... Isolamento acústico é foda, todo detalhe é importante. Faça os pedreiros fazerem tudo direitinho, sem deixar blocos não preenchidos, nenhum vão entre os blocos sem massa, não deixar massa preencher o vão entre a parede geminada e a que você fará na frente dela, etc...


Na parede interior eu não coloquei gesso não, no interior foi só um acabamento leve já pensando em reflexão e acústica. Usei uma armação de sarrafos com 3,5 de espessura, mdf de 0,4 (acho eu, era o mais fininho, foi barato tmb) até a metade da parede, e tecido no restante. Entre o MDF/Tecido e a parede usei lã de rocha. Nada impede de você colocar tecido em tudo por exemplo, mas aí a sala ficará meio morta.

No teto eu colei espumas acústicas que estavam em um quarto do Ap que aluguei ( dei muita sorte). Colodas diretamente na laje, nem fiz acabamento com massa.

A própria superfície desses blocos também tem uma acústica legal, ele é todo irregular e poroso, ficará com um aspecto rústico, mas funciona. Aí é questão de gosto ^^.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja

A própria superfície desses blocos também tem uma acústica legal, ele é todo irregular e poroso, ficará com um aspecto rústico, mas funciona. Aí é questão de gosto ^^.
ahh vc não fez emboço não? outra coisa: o concreto é absorve muito calor, a sala não esquenta muito não?

Entre o MDF/Tecido e a parede usei lã de rocha.
vc botou lã de rocha em toda a parede, nos 04 lados de cima a baixo?

shoyoninja
Veterano
# mar/08 · Editado por: shoyoninja
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coloquei sim

hummm

Sobre o calor... Não creio que haverá muita diferença SE a parede for maciça. Já com os tijolos furados realmente você terá um isolamento térmico bem melhor... Mas aí é complicado... Haverá sempre um contraponto nessa parte. Isolantes térmicos têm baixa densidade, isolantes acústicos têm alta densidade. A lã de rocha, por exemplo, como isolante acústico é péssima. Ele só é usada para servir de amortecimento entre duas camadas de isolantes.

Minha sala não fica exposta ao sol DIRETAMENTE nas paredes, e tem telhado e laje como a sua... Então não posso afirmar com certeza que a diferença não será significativa...

sarpa
Veterano
# mar/08
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Amigo, só atente bem para o peso. Lembre-se que você não está no térreo. Não li o tópico todo, não sei se foi falado a respeito disso, mas muito peso sobre um segundo andar, dependendo da estrutura, pode fazer sua obra vir abaixo.

... meu estúdio foi todo construído dentro de uma casa antiga. Então, aproveitei as paredes de tijolo de barro originais da casa, e construí as salas dentro da casa, com novas paredes feitas de blocos de concreto preenchidos com terra prensada.

A parede de blocos ficou com cerca de 15 a 20cm de distância da parede original da casa. Ou seja, sistema "massa | mola | massa", sendo a primeira massa em contato com o som a parede de bloco preenchido, depois a mola seria o espaço de ar, e a outra massa, a parede de tijolos de barro.

No teto, utilizei um teto rebaixado feito com gesso acartonado a 20cm de distância da laje da casa. Entre o gesso e a laje, uma camada de lã-de-rocha com quase 7cm de espessura.

Portas duplas de madeira maciça, com todos os cantos vedados com borracha de quase 1cm de espessura, fechos FERMOD à pressão. Na porta de dentro de cada sala (a que fica em contato direto com o som) foi montada uma espécie de caixa, com cerca de 5cm de altura em toda a extensão da porta, preenchida com lã-de-rocha e "tampada" com MDF 9mm.

Ah, um detalhe sobre as portas: as portas internas (que tem contato direto com o som) não fecham se encaixando no batente. Elas "sobram" pra fora, ou seja, quando fechadas, elas encostam na parede (tudo isso vedado com borracha), ou seja, não há "fresta" pro som passar.

Qual o resultado de tudo isso?

Um isolamento acústico quase que total.
Meu estúdio fica em meio a várias outras casas aqui no bairro, vizinhos altamente próximos e em sua maioria, idosos que se encomodam com pouco barulho.

O estúdio de ensaio aqui funciona 24hrs, sem nenhum problema. Na primeira semana de funcionamento fiz uma pesquisa com todos os vozinhos pra saber se não estava encomodando ninguém, etc... enfim, pra minha surpresa eles nem perceberam que o estúdio já estava em funcionamento. Isso que, na primeira semana, ensaiei com minha banda para o reveillon: cerca de 15 músicos, 2 percussionistas, naipe de metais, etc, etc.. ou seja, MUITO SOM e lá fora, nada.


Neste tópico tem alguma coisa mais sobre meu novo estúdio, que ainda não está 100% pronto.

Abraços,
Juninho Sarpa.

kiki
Moderador
# mar/08
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shoyoninja
sobre a questão termica.

não entendi muito bem o que voce está falando, mas sei que é assim:
isolante termico em geral é tambem isolante acustico sim. se sua sala não deixa vazar som, tambem não deixa entrar nem sair calor.
por isso estudios viram fornos se não tiverem ar condicionado. cinco neguinhos suando lá dentro, e o calor não tem pra onde sair.

tanto o ar quanto a lã de rocha tem a mesma função na acustica e na termica: criar um colchão de ar. mas esse colchão de ar só funciona se houverem duas massas em volta, duas paredes, que quanto mais densas melhor.
a lógica da acustica e da termica são parecidas por que ambos são transmissões de energia atraves de materia.

pra não esquentar com o sol, o melhor é não deixar bater sol demais nas paredes e no teto (laje com telhado é uma boa, de preferencia com o telhado desencostado da laje). faça o telhado da face norte (pra quem mora no hemisferio sul) com um beiral, algo como meio metro a um metro a mais de telhado.

sarpa
legal suas dicas.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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Amigo, só atente bem para o peso. Lembre-se que você não está no térreo. Não li o tópico todo, não sei se foi falado a respeito disso, mas muito peso sobre um segundo andar, dependendo da estrutura, pode fazer sua obra vir abaixo.


bem lembrado, colunas bem calculadas... nisso não sei como ajudar... :(

sarpa

vc disse que é de sampa né?

Lógico que meu estúdio é BEM menor do que o seu, mas a construção ficou bem parecida, tirando as distâncias de 20cm entre as duas paredes e o gesso no teto (usei 4 cm de distância preenchidos com lã e laje dupla).

As portas foram feitas com placas de drywall de cimento (aquelas de 40mm), MDF, lã de rocha e lamix, fechadas com borracha e pressão por imã.

O aquário fiz com 3 vidros, 2 temperados com 10 e 12 mm e um normal com 8, a distâncias não ressonantes um dos outros ( quem calculou isso foi o tiozinho, não me pergunte como heuiheuiheui).

O isolamento ficou parecido com o que você descreveu. Minha vó dorme no quarto encostado (uma das paredes é a parede do quarto dela) com minha banda tocando no estúdio.

kiki
Moderador
# mar/08
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shoyoninja
bem lembrado, colunas bem calculadas... nisso não sei como ajudar... :(
eu até sei, se alguem quiser me contratar meu telefone é.... (brincadeira)

mas se alguem tiver precisando muito, eu posso tentar ajudar.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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kiki
shoyoninja
bem lembrado, colunas bem calculadas... nisso não sei como ajudar... :(
eu tô trabalhando com uma arquiteta. só q tenho de definir essas coisas antes de começar. esse estúdio, embora seja na parte de cima, vai ser praticamente independente das estruturas da partes de baixo da casa. na realidade vai começar quando a parte de baixo da casa acabar.

estou percebendo q o custo da obra deve aumentar bastante. acredito q em função das paredes de concreto, as colunas e cinta tenham q ser mais grossas e reforçadas. e isso é mais $. além disso, pelo q vcs falaram do stúdio de vcs, não tenho a menor condição em termos de $.

como não pretendo fazer uma laje dupla em nenhuma das 02 lajes (a laje do chão e a do teto), to com receio de gastar dinheiro com as paredes, e o som vazar por essas lajes. o q vcs acham?

outra coisa: como vcs utilizaram tijolos de concreto, como ficou a parte elétrica? ficou por fora dessa estrutura né?

kiki
Moderador
# mar/08
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ABATANGERINA
eu tô trabalhando com uma arquiteta.
ah, então ta bao.

esse estúdio, embora seja na parte de cima, vai ser praticamente independente das estruturas da partes de baixo da casa. na realidade vai começar quando a parte de baixo da casa acabar.
sim, isso é bom. é mais caro, é mais estrutura. mas é garantia de isolamento.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
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ABATANGERINA
A parte elétrica ficou por dentro do acabamento e preso ao MDF na parte de baixo (tomadas).

O isolamento ficará muito melhor com uma parede de blocos de concreto do que com a parede de drywall/tijolos furados. Principalmente nessa parede que é geminada ( ficará dupla e com o amortecimento).

Usei laje dupla porque no meu caso o estúdio é térreo, e tem quartos a visinhança no segundo andar, com certeza encomodaria alguém.

No seu caso, o estúdio é no segundo andar. O vazamento que existir pela laje não vai atingir diretamente uma janela de dormitório. E esse vazamento será baixo, quase tão baixo quanto da parede de blocos.

Agora, não ficará perfeito. Ficará bom.

O que já é bem melhor que muitas salas de estúdio que já aluguei para tocar com minha banda... Onde se ouvia claramente mesmo ao chegar no estúdio o som do pessoal tocando.

sarpa
Veterano
# mar/08
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shoyoninja, sou do interior de SP.
Artur Nogueira, próximo a Campinas.

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
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shoyoninja
vi q tu usou lã de rocha adoidado, quanto custou na época esse material e qual a espessura da lã de rocha q tu comprou?
outra coisa: pq não usou lã de vidro?

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