Dicas Equipamentos p/ gravar Instr. Acústicos

    Autor Mensagem
    eribeiro
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal, tô numa maratona neste fórum e já pesquei muitas dicas a respeito de gravação. Mas como às vezes as informações se fragmentam demais , resolvi abrir este tópico com a SEGUINTE DÚVIDA:

    Quero gravar instrumentos acústicos ( num único set ). Piano, violão, violino, flautas, violoncelo e voz. Estes, em várias combinações. Tenho uma sala que não está isolada acusticamente. Não preciso de nada absurdamente profissional porém com boa qualidade .

    O que vocês me sugerem para isso ( da placa de som à captação/microfones ) ?

    Aguardo sugestões e agradeço antecipadamente !

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sinceramente, para gravar esses instrumentos (todos) com uma qualidade no minimo razoavel, sem uma sala apropriada e demais equipamentos necessarios a unica sugestão razoavel ao que voce pretende é que voce vá à um estudio, do contrario vai desenbolsar uma grana razoavel com equipamento e no final vai acabar descobrindo que não é uma placa e alguns microfones que vão lhe oferecer o que voce busca...

    Porém se precisa apenas gravar uma apresentação tipo ao vivo, da pra se arriscar com bons/razoaveis mics condensadores e otimos preamps, além de no minimo uma interface que ofereça dois canais para uma captação em estereo da apresentação. Acho até que interface neste caso nem é necessaria se voce tiver um bom gravador, que ofereça algum tipo de conetividade para transferencia do que voce gravou.

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Obrigado pela resposta, Nosferatu. Tu terias uma indicação de interfaces e preamps pra me sugerir?

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eribeiro
    Qual tamanho da sala?

    Tem muitos ruídos exteriores nela (carros passando, vizinho brigando, cachorro latindo, avião, etc)?

    Você fala em flautas (plural), quantas? Será só um de cada um dos outros instrumentos?

    A voz, é um cantor lírico? Usará microfone? Se vai usar microfone você já tem uma mesa, mic e PA?

    Você não mencionou nenhuma percussão, não terá nenhuma mesmo né? Nem um bongozinho? :P

    Conta tudo que fica bem melhor de ter idéias pra ajudar. :D

    ed-Mix
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eribeiro

    Olá, Acho que posso te ajudar.

    1º - Vc precisa de uma excelente acústica pra fazer captação, se vc não tiver isso, o som captado na sala vai resonar de mais, é como se tivesse um reverb muito forte e desasjustado na gravação, e não tem gate no mundo que arranque isso.

    2º - Bons instrumentos claro, não adianta um bom microfone de captção se o instrumento tb não for bom.

    3º - Uma placa de som Mult-canal, dai vc vai poder captar instrumentos com mais de uma peça ao mesmo tempo, e tudo separadinho, é o caso da bateria e percunsão.

    4º - Programa Mult-pistas, são os programas que Podem gravar mais de uma pista simutanea, ou seja:ele grava varias pistas ao mesmo tempo e sem atrazar.

    5º - Kit de Microfones pra fazer a captação dos instrumentos, seria interessante que vc tivesse tb uma direct box, pode te ajudar muito.

    EQUIPAMENTOS

    Pra revertir ( isolar ) sua sala vc pode compra um materia Chamadp Sonex, ele é muito bom e todo mundo usa

    Placa de som - Hoje em dia no mercado vc encontra muitas placas Mult-canal, mais pra mim a melhor custo beneficio é a Delta 1010lt, ela dispõe de 10 entradas e 10 saidas, todas separadas, e tem uma ótima qualidade, com uma latencia baixa, e o nivel de ruido dela é um dos menores, chega a -90db.

    Programas - VC também dispõe de uma variedade de programas mult-pistas, como SONAR,NUENDO,CUBASE,ADOBE e outros, não tem segredo.

    Captação - Ai vc tem que gastar um pouco, por que não adianta vc ter uma casa com o teto bonito e um alicesse comprometido, ou seja, vc tem bons instrumentos, uma placa boa i microfones ruins?Não compença né!!!
    Uma dica boa e barata é o sm57 Shure, é proficional custa barato e todo mundo usa ele pra fazer captação.

    Bom, a principio é isso.

    espero ter ajudado

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Tá! Vou tentar ser mais específico.

    A sala não recebe muita interferência externa e se for o caso, penso em fazer um isolamento. Deve ter uns 10m2 e um piano dentro.

    Penso em gravar alguns tipos de formação ( piano e cello; piano e flauta; violão e cello; piano e cello e violinos; ou seja grupos variados de música de câmara ).

    Tenho uma mesa ( amplificada ) de 8 canais e tenho equipamento pra monitorar. Estou em dúvida sobre a interface, preamps e microfones. Quais equipamentos ( pensando no menor custo possível ) me permitiriam fazer isso com uma qualidade aceitável ( no sentido de ter um som limpo, sem ruídos e distorções e com suficiente nitidez ) .

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Microfones dinâmicos seriam mais apropriados do que Condensadores ?

    ed-Mix
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Os condensers são bem melhore, tem uma linha de frequencia bem mais ampla, e tem muito mais desenvoltura q os dinâmicos.

    Mais como tudo na vida tem seu preço, eles tb são mais caros.

    Produtor Sergio Lima
    Veterano
    # jan/08
    · votar



    Os condensers são bem melhore, tem uma linha de frequencia bem mais ampla, e tem muito mais desenvoltura q os dinâmicos.

    Mais como tudo na vida tem seu preço, eles tb são mais caros.


    Concerteza!

    mas nesse caso acho que os mics dinâmicos vão dar menos problemas, porque vc já tem uma mesa amplificada, "isso gera muito ruido", e sua sala não é revestida. Então vc vai ter muitos problemas na captação com relação em harmônicos de frequencia e latência de sala! Os condensers captão melhor o som do instrumento + o som da sala + o ruído da mesa + interferencia de rádio e tudo mais!

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Sérgio
    O que eu poderia usar no lugar da mesa ? O que seria mais indicado ?

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Bom eu continuo achando que voce vai gastar a toa, seus instrumentos são ricos em detalhes, precisam de uma acustica muito boa, voce pode até ir montando uma sala pra fazer suas gravações, mas isso a longo prazo, a curto prazo a melhor saida é ir à um estudio por mais que lhe digam aqui que não e que voce pode fazer sozinho apenas com pouca estrutura, discordo que microfones dinamicos seriam melhor pra voce, seus instrumentos seriam melhor captados por condensadores, não precisa ser os mais caros, mas eles são mais caros que dinamicos, dinamicos não teriam boa resposta no seu caso, apenas ajudariam a pegar menor interferencia.

    Bom, se quer qualidade no seu trabalho comece então a trabalhar a acustica da sua sala, procure deixá-la o melhor possivel, nesse primeiro investimento o custo será um tanto alto, portanto deixe placa e microfones para ultima etapa, essas coisas não fazem milagres se não forem usadas adequadamente.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eribeiro
    Se você tratar a acústica com Sonex como o Ed-Mix falou, use condensers, tem uns da behringer que são baratos e dão conta do recado.

    Se você não tratar, use os SM57 mesmo, eles tem uma resposta bem menor a fontes distantes de som.

    Sua mesa tem direct-outs OU inserts? Quantos? Se não tem nenhum dos dois tem roteamento para sub-grupos? Esses sub-grupos tem saídas independentes?

    Qual o máximo de instrumentos que você gravará ao mesmo tempo? 4? 5? (quantos cabem na sala?)

    A voz então será microfonada e amplificada durante as sessões nesses retornos certo?

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: eribeiro
    · votar


    Um equipamento destes , um ou dois condesadores e uma sala com uma acústica bem trabalhada resolveriam meu problema. O que acham ?

    Pretendo gravar no máximo 4 intrumentos por vez.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    eribeiro

    Na minha opinião sim, 2 condensers de cápsula grande em abertura estéreo (3 ou 4 instrumentos), ou direcionados aos instrumentos (se forem só 2 por vez) em uma sala com acústica boa vai ter um resultado bom para o que você quer.

    Só uma ressalva, se você for trabalhar assim, escolha mics que trabalhem em padrão cardióide, assim você pode usar em abertura ou direcionar para um instrumento qualquer.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eribeiro

    Além dessa M-audio, talvez a maya 44 usb se encaixe ai, porque voce já tem uma mesa e o lance dos preamps da interface já não seria requisitos obrigatorios e o custo da maya comparado com a fast track sairia bem mais em conta, a não ser que voce queira usar pro fools com sua interface...

    Embora ainda ache que voce deveria começar a investir primeiro na acustica/estrutura do local, escolher interface, mics e outras coisas já seriam uma ultima etapa. Mas faça como achar melhor... abraço!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    eribeiro

    A fast track pro é uma ótima opção para o setup que está querendo. Junto com a sua mesa vai te dar bastante flexibilidade e a possibilidade de enviar 4 canais de áudio( 2 mic/inst e 2 s/pdif) separados para seu DAW.
    Se a sua sala tem boa acústica microfones condensador podem dar um ar mais natural às gravações, mas são mais delicados e sujeitos a problemas. Dois microfones que eu acho que fazem uma dupla excelente para instrumentos são os shure sm 57 e sm 81, não são os mais baratos nem os mais caros. Uma opção mais barata são os behringer C-2, se for comprar um behringer teste o microfone na loja para ter certeza que o som está bom, o controle de qualidade deles é sofrível. Uma opção muito barata é o GM570, tem uma captação razoável, mas não é isolado mecanicamente, assim qualquer movimento gera ruído. Use ele apenas estático.
    A fast track pro já possui préamp e phantom power, assim pode usar qualquer microfone, dinâmico ou condensador. Mas apenas 2 microfones ao mesmo tempo. Se precisar de 4 microfones ao mesmo tempo é melhor pegar outra opção de interface.
    Um Abraço,
    Alex

    eribeiro
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Ok Pessoal ! Agradeço MUITO a todos pelas dicas. Foram bastante valiosas. Sigo pesquisando, acompanhando o fórum e , na medida do possível, participando.

    Abraços!

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Microfones dinâmicos seriam mais apropriados do que Condensadores ?

    Pelo Contrário !! Prefira os condensadores !!
    Eu tenho o par de microfones Behringer C2, comprei os dois por R$240 no Mercado Livre. São excelentes !!
    O som do instrumento acústico fica perfeito captado por eles!!

    E com dois microfones a condensador você pode fazer uma captação estéreo da sala com os instrumentos.
    Para isso você precisará do par de microfones C2; uma mesa de som com dois pré amplificadores com phanton power tipo a Behringer UB802; e uma boa placa de som.
    Há!! Também um ambiente com tratamento acústico!!

    AlexB
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: AlexB
    · votar


    Há!! Também um ambiente com tratamento acústico!!
    Por isto é que o dinâmico muitas vezes é mais prático.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dicas Equipamentos p/ gravar Instr. Acústicos