Começando a gravar (Quais equipamentos?)

    Autor Mensagem
    Heineken
    Veterano
    # jun/12


    Fala pessoal do forum, andei pesquisando bastante sobre gravação, mas ainda entendo muito pouco do assunto. Gostaria de uma ajuda quanto aos equipamentos a utilizar para gravar ensaios, e posteriormente uma demo caseira.
    Nunca gravamos microfonado, as unicas gravações nossas foram feitas por camera, q só faz a gnte ter uma ideia de como está nosso som.

    Estou pensando seriamente em adquirir uma mesa Behringer 2442fx, um kit de microfones pra bateria q seja barato, tipo uns Arcano q vi no ML, kit de 7 mics por 450, só para começar a brincadeira. Assim gravaria tudo de uma vez ligado na mesa.
    7 mics bateria
    2 mics vocal
    2 mics p/ microfonar guitarras
    baixo ligado em linha

    Da para gravar dessa forma?
    Nâo queremos nada profissional, mas q tenha uma qualidade razoavel para um demo

    agradeço a ajuda

    Casper
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Caro Heineken:

    Lembre-se que é fundamental ouvir o que está sendo gravado.
    Por isso, não se esqueça dos monitores de referência e um
    bom fone de ouvido, para alguns detalhes.

    Heineken
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    Casper

    Muito obrigado pela opnião amigo.
    Me desculpe pela ignorancia, mas nesse caso, os monitores e fone de ouvido serviriam para qual finalidade?
    Digo isso pois irei somente gravar o ensaio direto pelo USB da mesa, e estarei tocando guitarra. Não sei como funciona, mas talvez se eu ligar um bom fone na mesa, eu conseguiria ouvir todos os instrumentos e conseguiria equalizalos melhor para a gravação, sendo q dessa forma q estarei gravando nao terei multi-pistas, então tenho q equalizar muito bem os instrumentos na mesa para que seja gravado em uma qualidade razoavel.
    Estou certo ou falei merd@??

    agradeço a paciência rs

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Da para gravar dessa forma?
    Nâo queremos nada profissional, mas q tenha uma qualidade razoavel para um demo

    dá, mas eu acho que vai ser muito trabalho pra pouco resultado.

    infelizmente tem um limite chato entre gravar de uma vez e gravar multipistas, que muda consideravelmente o numero de equipamentos necessarios.

    eu acho que se voce quer uma gravação simples, as vezes um gravador só (tipo zoom h1 ou zoom h4, tem varios outros do genero) gravando ambiente já dão um resultado bem satisfatório.
    dá uma ouvida nas gravações do mauricio bahia: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/194293/p2
    isso elimina a necessidade de mesa, mic de bateria, toda essa parafernalia.

    pra gravar tudo microfonado, mas com uma mix final, é chato por que tem que equilibrar tudo antes, e nunca fica certinho. vai levar algumas gravações ate deixar redondo.
    depois voce só consegue mexer na mix né? por um reverb, equalizar, etc. ou seja, dá quase na mesma de gravar ambiente.

    gravar separado seria ideal, mas aí é um volume de equips consideravel. principalmente pra separar os canais. acho incompativel com a sua vontade (e grana).

    Me desculpe pela ignorancia, mas nesse caso, os monitores e fone de ouvido serviriam para qual finalidade?
    o monitor serve pra ouvir depois de gravado principalmente, entao voce tem alguma razão em dispensa-los. mas ele é fundamental para uma boa mixagem, principalmente por conta da equalização.
    mesmo pra monitorar durante a gravação, se nao tiver bons fones ou monitores, voce pode equilibrar errado as coisas na mesa, e depois vai ouvir em outro equipamento e ta tudo "fora do lugar".

    Heineken
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    Cara, valeu msmo pela sua opnião. Dei uma escutada nas gravações com Zoom H1, H2 e H4, e realmente a qualidade é bem legal. No caso de usar esses gravadores teria que equalizar muito bem a banda em si para ficar legal nas gravações certo?! Precisaria posicionar o gravador, equalizar os volumes dos instrumentos e colocar para gravar, basicamente é isso??
    Se for, realmente é bem mais pratico, e a qualidade até que é razoavel, talvez para uma demo seria o suficiente.

    Tenho medo de comprar mesa, microfones caros, cabos, fone, e não conseguir fazer gravações legais pelo fato de não saber bem o que estou fazendo rsrs, não tenho experiencia com isso, então seria um tiro no escuro comprar todo esse equipamento para tentar gravar.

    Vou dar uma pesquisada nesses gravadores q vc citou, acho q seria a saída mais facil e barata para gravar um som razoavel.

    Muito obrigado!

    Heineken
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    kiki
    Amigo, estive pesquisando e acho q o gravador Zoom H1 atenderia minha necessidade no momento, em gravar todo a banda tocando simultaneamente com uma qualidade razoavel....

    Uma duvida me veio em mente.
    Seguinte, esse gravador não tem interface, ele só grava direto pelo microfone interno dele, nao possibilidando gravar dele para o PC.
    Existe a possibilidade de fazer um "multi pistas" gravando cada instrumento com ele, adicionando a um software de edição, e tratando de cadas pista? Será q ficaria melhor do q gravando todo mundo ao mesmo tempo?
    Logico q a bateria não faria diferença, pois todas as peças seriam gravadas ao msmo tempo, possibilitando somente por algum efeito ou volume na faixa.
    Mas penso nessa possibilidade de gravação para esse fim, colocar efeitos no vocal, equalizar os instrumentos abaixando ou aumentando o volume, etc...

    Sei q isso é uma gambiarra kkkkkk, mas funcionaria para melhorar a qualidade de cada instrumento???

    Valeu de novo!

    Heineken
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    up

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cara,quér um bom conselho? um (UM) shure sm 57 e uma fast track,e o sonar e tu grava uma puta demo! se tu quiseres um exemplo ta ai o http://www.youtube.com/watch?v=s4vTfSiXMBM&feature=channel&list=UL esse cara vai faze tu repensa bem em compra quatro duzias de equipamentos e paga tudo em 36x de 30 $ hehe curte ae ;)

    Heineken
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    olimpiojr

    orra hein amigo, vc realmente mudou minha ideia huahuauhauh...
    agora estou pensando em pegar essa fast track e o shure sm57.

    Só uma duvida: - Se eu por o Shure Sm57 ligado na Fast Track e por pra gravar o ensaio (todo mundo tocando simultaneamente) ele vai captar tudo com qualidade, digamos, parecida de um gravador digital??
    Se a resposta for sim, é muito melhor q um gravador digital, pois alem de tudo da pra gravar cada instrumento com a interface com qualidade bem legal para fazer mixagem.

    The Red Special
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    EU gravo assim:

    par de condensador da behringer pra over heads
    4 gpa570 - 1 no bumbo, 1 na caixa, 1 para os tons e 1 para o surdo

    Isso tudo ligado numa Tascam US800

    Funciona maravilhosamente bem, e eu consegui ótimas gravações por aqui.

    olimpiojr
    Veterano
    # jun/12
    · votar


    cara o exemplo que dei era pra gravaçao por canal,separadamente como tu quer uma demo e mais simples tu grava cada coisa individualmente,com o shure tu pode microfona a caixa da guita,como a do baixo, e gravar voz! fica be mais descente e "profissional" se tu viu o video que mostrei o link vai sabe do que to dizendo,mas qq coisa so chama ae abraz!

    kiki
    Moderador
    # jun/12
    · votar


    Heineken
    No caso de usar esses gravadores teria que equalizar muito bem a banda em si para ficar legal nas gravações certo?! Precisaria posicionar o gravador, equalizar os volumes dos instrumentos e colocar para gravar, basicamente é isso??
    sim
    mas isso voce ja tem que fazer pro ensaio né? só precisa posicionar o gravador!

    Tenho medo de comprar mesa, microfones caros, cabos, fone, e não conseguir fazer gravações legais pelo fato de não saber bem o que estou fazendo rsrs, não tenho experiencia com isso, então seria um tiro no escuro comprar todo esse equipamento para tentar gravar.
    eu também tenho medo que voce faça isso e se arrependa, por isso a sugestão mais barata!

    Cara, valeu msmo pela sua opnião
    tamos ai pra isso! eu tambem aprendo com as dicas da galera!

    Seguinte, esse gravador não tem interface, ele só grava direto pelo microfone interno dele, nao possibilidando gravar dele para o PC.
    Existe a possibilidade de fazer um "multi pistas" gravando cada instrumento com ele, adicionando a um software de edição, e tratando de cadas pista? Será q ficaria melhor do q gravando todo mundo ao mesmo tempo?

    entao, nao sei se o H1 faz isso.
    o H4 faz, aí voce pode gravar multipistas.

    se ficaria melhor, é relativo.
    multipistas tem mais chances de a qualidade final ficar melhor, mas tem que aprender a gravar bem e mixar bem. vai levar um tempinho de treino.

    no começo provavelmente vai sair meio ruim, por que é bem diferente tocar tudo separado, voce deve imaginar. ensaio é outra coisa, todo mundo junto e tal.
    depois tem a qualidade da gravação, tem que saber como ligar, como posicionar, etc.
    e ainda tem a mixagem, que é uma ciencia à parte...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começando a gravar (Quais equipamentos?)