Pra que serve o "expander"?

    Autor Mensagem
    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08


    Pessoal,

    tô com um stúdio BOSS BR-600 e na hora de masterizar têm uma opção de efeito chamada "expander", complicadíssima de regular e cheio das das regulagens. não faço a menor idéia pra q serve isso e o manual não explica muito bem (pra um leigo como eu). eu poderia esquecer tudo isso e usar os presets prontos (q é o q vou acabar fazendo), mas queria pelo menos entender pra q serve o bicho.

    kiki
    Moderador
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA
    ele é o contrario do compressor. o compressor reduz a intensidade do som acima de um limite que voce define. o expander aumenta a intensidade abaixo de um limite. o quanto se aumenta ou diminui é dado por uma proporção (1:5 que dizer que deixa 5 vezes menor ou maior).

    não sei como tá nesse seu boss, leia o manual pra tentar entender. mas deve regular igual ao compressor, qualquer coisa de busca por ele que é mais comum.

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    kiki
    eu achei q têm parâmetros demais pra regular (bem + que o compressor), vou acabar usando os presets prontos msm. nesse estúdio têm "pop", rock, clássico, etc. de qq forma, valeu.

    do-bandolim
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    ABATANGERINA

    Primeiro você deve verificar se deve realmente comprimir ou expandir um determinado sinal ou seja, reduzir ou aumentar a faixa dinâmica que é a diferença entre o menor e o maior nível (amplitude) possíveis para um sinal de áudio em um sistema.O menor nível é limitado pelo ruídode fundo do sistema, e o maior nível é dado pelo ponto de saturação. Não possuo nenhum expander mas talvez se você me disser alguns parâmetros, talvez eu possa te explicar para que serve.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    Olha... acho que aplicar "presets" de expander em gravações não faz muito sentido não...

    Talvez seja melhor você começar a estudar como funciona o compressor e ir se aprofundando no assunto aos poucos.

    Preset "rock" é um tanto estranho, to tentando imaginar como é...

    ABATANGERINA
    Veterano
    # jan/08
    · votar


    shoyoninja
    são presets de efeitos para masterização final do stúdio BOSS BR-600 q incluem, entre outros, o efeito "expander" (cada preset têm vários tipos de efeitos). vou usar os presets, pq acho q até eu entender como funcionam todos os efeitos de masterização vai demorar um pouquinho. e eles têm presets para os principais estilos de música.

    shoyoninja
    Veterano
    # jan/08 · Editado por: shoyoninja
    · votar


    ABATANGERINA
    Eu entendi o princípio.

    Mas um preset em um microsystem para equalizar a música para rock, classico, pop já é estranho (equalização não tem nada a ver com tipo de música, a não ser que o fabricante queira compensar deficiências do produto com o equalizador).

    Em mixagem, pior ainda, como que um preset vai valer para os "n" tipos de microfones, x tipos de instrumentos e y artistas (sem contar z técnicos de som) em todas situações possíveis?

    Em masterização então... Masterizar significa corrigir detalhes da mixagem final, pequenas coisas, uma faixa de frequências que ficou meio escondida, um trecho da música onde o volume ficou muito baixo, correção da imagem estéreo. O uso de preset de equalização em uma situação assim já é estranho. Um preset de expander, que é muito mais específico, é mais estranho ainda.

    Bom é minha opinião, eu acho de muito mais valia para você deixar esses efeitos desligados e trabalhar só com o que você conhece até que você se familiarize com eles, pois você pode acabar chegando a resultados não tão bons por compensar detalhes que esses efeitos adicionam. Se preset ajudasse algo numa mix ou numa masterização, não existiriam técnicos de som.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pra que serve o "expander"?