Interfaces USB: Edirol Vs M-Audio

Autor Mensagem
rafaelbretas
Veterano
# dez/07 · Editado por: Moderador


Vou ao paraguai em alguns dias e pretendo comprar uma interface USB (para usar com laptop).

Andei pensando em comprar a Edirol UA-4FX, pois já tenho alguma experiência com produtos Roland e confio bastante nesses. Porém andam falando que, como pretendo usar muitos sintetizadores e efeitos em tempo real, me disseram que uma interface da M-Audio pode ter um custo benefício melhor.

Alguém sabe alguma interface externa da M-audio que esteja na faixa de preço dessa da Roland (menos de 200 dólares)?

Qual recomendam?

rafaelbretas
Veterano
# dez/07
· votar


up

AlexB
Veterano
# dez/07
· votar


Das Edirol eu não posso falar pois não tenho experiência com este equipamento. Mas tenho algumas da M-audio, comprei a Fasttrack sem nenhuma pretensão, queria apenas uma interface portátil barata. Paguei U$99,00, não esperava muito. Ela tem entradas de instrumento, linha e xlr balanceada. No começo tive alguns problemas de "ground hum", fiz o lift e o problema foi resolvido. Depois de alguns testes fiquei impressionado pela clareza do préamp, ele não adiciona qualquer cor ao som, assim eu fico livre para temperar do jeito que eu quero no daw. Eu gosto de préamp limpo, e a fasttrack me proporcionou isto a um custo baixíssimo. Já tive outros prés que sofriam por colorir demais o som, às vezes a cor é legal, mas quando não fica bom é uma desgraça para desfazer no Daw. Assim, em termos de audio digital tudo que eu quero é clareza no pré.
Abraço,
Alex

rafaelbretas
Veterano
# dez/07 · Editado por: rafaelbretas
· votar


enfim...

Liguei pra umas lojas e acabaram me falando que edirol é porcaria (sinceramente, ainda confio mais nos produtos roland do que M-audio). Falaram que latência vai depender SÓ do meu computador independente de ser firewire ou usb ou do modelo da placa (sendo uma desse nível aí, claro).

Antão fiquei entre a Fast Track Pro e essa aí da Edirol mesmo (UA-4FX). Mas o que pesa pra Edirol depois de tanto me falarem que M-audio é melhor, são os efeitos embutidos de simulação de válvula, tanto simulação pra entrada quanto uma simulação pra saída, coisa que nenhuma outra placa parece possuir.

Então, realmente, essa é a ÚNICA placa que possui esses efeitos sem precisar de plugins especiais ou softwares exernos?
A Fast Track Pro não possui efeitos embutidos ou simuladores de válvulas?


Além disso já tenho alguma experiência com produtos Roland e sei que os algoritmos de simulação deles são MUITO bons. Vou comprar isso amanhã às cegas mesmo, sem testar nem conhecer nenhuma dessas placas.

Joseph Biesek
Veterano
# jan/08
· votar


Simuladores de válvula?!
cara, só pelas fotos já da pra saber que essa UA-4FX não chega aos pés da fast track pro ou a fast track ultra. Você tem que escolher placas como:
Edirol UA 101
Edirol UA-25

esses modelos possuem pré-amp, phantom power e conexão midi. Que são as três coisas BÁSICAS que você precisa.
É o pre-amp com o microfone condensador que da a presença.
Simular efeito é função de plug-in, e a qualidade do plug-in vai se dar com a qualidade da placa.

Acredito que as Edirol seja uma ótima marca, mas é o tipo de marca não tão popular entende, quase nem tem edirol por ai. Fora de ter um design de pedrero.
A galera pega as M-AUDIO por que elas combinam com o equipamento, seja lá um notebook, ou ficar no homestudio.
a Edirol tem o circuito impresso em cima da caixa... tem quem ache da hora.

Joseph Biesek
Veterano
# jan/08
· votar


me explica esses simuladores de valvula... seria analógico isso? quais modelos que tem isso?

lemingue
Veterano
# jan/08
· votar


rafaelbretas
Falaram que latência vai depender SÓ do meu computador independente de ser firewire ou usb ou do modelo da placa (sendo uma desse nível aí, claro).
Não é bem assim... para gravação o tipo de interface influi sim na latência. Das mais comuns que existem por aí a mais rápida é a PCI, depois a Firewire/USB 2.0 e por último a USB 1.1. É uma questão de gargalo para transferência de dados.

Alguém sabe alguma interface externa da M-audio que esteja na faixa de preço dessa da Roland (menos de 200 dólares)?
Olha no site da M-Audio, tem várias, a Fast Track USB é boa por ter várias possibilidades de conexão.

Além da M-Audio tem as interfaces da Presonus e da Tascam que são muito boas.

Além dessas, existem outras opções para se fazer a mesma coisa, depende claro, do que for fazer. Tem as mesas de som com interface e, se você toca guitarra, existem racks e multi-fx que servem de interface de gravação para o PC... tudo depende do que e como vai gravar.

Falous...

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


lemingue

o tipo de interface influi sim na latência. Das mais comuns que existem por aí a mais rápida é a PCI, depois a Firewire/USB 2.0

Mas a taxa de transferência de uma USB 2.0 é muito superior ao que se usa em gravações para poder ser considerada um gargalo... não é?

lemingue
Veterano
# jan/08 · Editado por: lemingue
· votar


Bog

Mas a taxa de transferência de uma USB 2.0 é muito superior ao que se usa em gravações para poder ser considerada um gargalo... não é?
Isso depende. Que gravações?

Qualquer tipo de conexão é um "garagalo", uns passam mais, outros menos.

Quanto mais instrumentos forem gravados ao mesmo tempo, maior tem que ser a taxa de transferência. O mesmo ocorre se quiser monitorar efeitos inseridos via software simultaneamente a gravação. Inserir vários efeitos por canal, mais os inserts, os masters, instrumentos virtuais e etc, só acrescentam mais "dados".

Não se deve confundir uma PCI multimídia (uma dessas soundblaster padrão) com outra PCI específica para gravação (uma Delta 1010 por exemplo).

Falous...

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


lemingue

O limite teórico para uma USB 2.0 é de 60 MB/segundo.

Um canal stereo, 24 bits (3 bytes), com 96 kHz precisa de 576000 bytes, ou aproximadamente 0.55 MB/segundo.

Mesmo que imaginemos que cabeçalhos e dados de controle reduzam o throughput da USB 2.0 para uma fração da capacidade máxima, digamos, a metade, ainda assim poderíamos jogar uns 50 canais em alta qualidade sem medo. Mesmo uma mísera USB 1.1 poderia se virar com 2 canais de alta qualidade sem grandes problemas.

O gargalo de um sistema é o ponto com a menor capacidade, aquele onde tudo se afunila, e não "qualquer tipo de conexão". Sinceramente, para a maioria dos seres humanos mortais e dos sistemas que esses seres humanos têm em suas casas, o gargalo não está numa conexão USB 2.0.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


rafaelbretas

Só para constar: tenho uma Edirol UA3-FX (a antecessora da UA4-FX) há uns 2 anos e até hoje não tive maiores problemas. Não sei bem por que disseram que a Edirol é "porcaria", mas se você quiser, eu tenho algumas gravações feitas com ela.

lemingue
Veterano
# jan/08 · Editado por: lemingue
· votar


Bog

Você não entendeu minha resposta.

O principal: O rafaelbretas perguntou se só o computador influi na latência. Eu disse que não.

Tem dois hardwares e uma conexão entre eles. Quanto maior for a taxa de tranferência menor a latência, não é?

O gargalo de um sistema é o ponto com a menor capacidade, aquele onde tudo se afunila,(você escreveu)

mais rápida é a PCI, depois a Firewire/USB 2.0 e por último a USB 1.1. É uma questão de gargalo para transferência de dados. (isso é meu)

Se a ordem das interfaces que coloquei, umas com mais e outras com menos capacidade de tranferência, não se assemelha a um "garagalo" tudo bem, então eu errei.

Se a discordância está no uso da palavra "gargalo", usada como termo de informática, posso mudar até mudar a frase, mas o sentido vai continuar sendo o mesmo. Quanto maior a cano, mais água passa. Não sei qual o nível de conhecimento que o autor do tópico tem, espero que ele tenha entendido.

Também não disse que USB 2.0 é ruim, apenas coloquei na ordem rápidas-->lentas (ou menos rápidas), em se tratando de latência.

Respondi que a interface infui na latência sim. Até falei para ele que a Fast Track seria uma boa (olha que essa é USB 1.1), e disse que tinha outras marcas com resultado semelhante.

Bog
Veterano
# jan/08
· votar


lemingue

Compreendo... é só que do jeito que você escreveu, ficou parecendo que era algo com o que ele devia se preocupar, o que não é verdade, se ele pegar algo com USB 2.0.

Quanto maior for a taxa de tranferência menor a latência, não é?

Na verdade, não. Latência e capacidade de transferência são coisas diferentes. Imagine que a capacidade de transmissão é a "largura" do cano. Neste caso, a latência é o comprimento do mesmo.

Se a discordância está no uso da palavra "gargalo", usada como termo de informática

Sim, é isso...

Quanto maior a cano, mais água passa.

Mas se a água for despejada numa bacia e depois retirada com um copo depois de ter passado pelo cano, o gargalo do sistema não é o cano, e sim o copo.

Bom, mas a minha "birra" é só porque muita gente tem um certo preconceito, acredita que se usar uma placa com USB 2.0 vai ter perdas nos dados, que não vai aguentar a taxa de transferência, que vai ter que gravar com uma qualidade menor, ou coisas do tipo. Como não parece ser o teu caso, a discussão é desnecessária. ;)

lemingue
Veterano
# jan/08
· votar


Bog
É para isso que serve o fórum... discutir, tirar dúvidas, discordar, concordar, conhecer coisa nova e etc... sendo utilizado de forma civilizada é muito salutar. Já tive ajuda daqui e, quando posso, tento ajudar também.

Agente se esbarra em outro tópico por aí! :)

pablo guibérrtô
Veterano
# mai/08
· votar


meu equipo é o seguinte:
amp: warmusic 30w rms
guitar: ibanez
pedais: 1 boss e 2 electroharmonix
cabos: 2 santo angelo de 7,5 mts com plugs p10 (ouro)
microfone: shure sm57 original 1988 (bonzinho)
pc: positivo p4 com tudo on board (desse de loja de departamento

e minha duvida é a seguinte:
com esse material posso comçar a gravar minhas musicas com qualidade? e se não, o que eu devo comprar ? placa de som interna ou essas interfaces usb?
gostaria de poder usar todo o meu ekipo pois jah tenho meu som de guitarra definido com els e por eles
Dai a minha duvida de, se no caso de adquirir algo mais; o que seria mais interessante em termos de compatibilidade e preço
aguardo soluções adiantando q estou entrando nessa area de gravação agora então jah sabe né! peguem leve quanto aos termos tecnicos

lemingue
Veterano
# mai/08
· votar


pablo guibérrtô
com esse material posso comçar a gravar minhas musicas com qualidade?
Dá pra gravar, agora, com qualidade, isso é relativo.

e se não, o que eu devo comprar ?
Isso é mais relativo ainda... tem um monte de formas de se gravar, inclusive sem amplificador. Se você vai seguir pela linha de microfonar e etc, você deve ter o som que quer gravar com seus equipos (seu amp, guitarra, captadores, efeitos e tudo mais tem que ser o que tu queres gravar). Se fosse para fazer um upgrade nisso, eu começaria pelo amp, e, dependendo da sua guita, pelos captadores. Isso eu né. Mas com o que você tem é perfeitamente possível, o principal aí será você.

placa de som interna ou essas interfaces usb?
A maior vantagem das externas é a praticidade. As internas muitas vezes são mais baratas e fazem a mesma coisa ou mais. Se for gravar "só você", qualquer uma que grave de 2 a 4 canais simultâneos está ótimo.

o que seria mais interessante em termos de compatibilidade e preço
Uma placa de som de gravação, não precisa ser top, apenas que atenda a uns requisitos básicos, baixa latência, gravar em qualidade de CD, pelo menos uns 2 canais simultâneos, com as entradas e saídas que você acha que vai precisar e só. Não vou falar de nenhuma, mas com uns 200 a 400 se acha um monte de coisa que serve. Procure no FCC que vai ter um monte.

pablo guibérrtô
Veterano
# jul/08
· votar


lemingue

valeu os toks!!!

giyama
Veterano
# mar/09
· votar


pessoal,
tb estou kerendo gravar guita e voz no meu note, mas tb to com a mesma duvida....
e dessas listadas abaixo, ql vcs acham q eh melhor?

- fast track pro
- yamaha audiogram 6 ( http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/computer_music/audio_ gram.htm )
- yamaha go46 ( http://www.yamahamusical.com.br/paginas/produtos/computer_music/go46.h tm )
- konnekt 8 ( http://www.tcelectronic.com/konnekt8.asp )
- Edirol UA-4FX

sao as que mais escuto falar, inclusive a edirol q acima foi citado como ruim...
atualmente estou morando no japao e a marca yamaha eh mais viavel pra mim ($), porem esses outros modelos tb estao acessiveis =D

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


Falar que a Edirol UA-4FX é porcaria, é brincadeira!

gwallner
Veterano
# mar/09
· votar


Quem fala que a Edirol UA-4FX é porcaria, é pq nunca a usou ou pq não sabe utilizá-la.

ophius
Veterano
# abr/09
· votar


Eu tenho uma FAST TRACK PRO e olha... acho muito bacana. Bem prática e sonoridade perfeita, sem ruído algum.

[:)]


rafaelbretas
Vc tem a VG88 (ou algo semelhante)????????

miramezjr
Veterano
# jun/10 · Editado por: miramezjr
· votar


Pessoal, vou ressuscitar o tópico!

Estou precisando investir em uma das duas EDIROL UA-4FX ou M-AUDIO FAST TRACK PRO.

Meu equipamento:

1. Laptop Gateway (4G RAM, intel core2Duo, 250G HD)
2. Fender Richie Sambora (Captadores Dimarzio Fred e Paf-Pro)
3. Sonar 8 Producer
4. VSTis Guitar Rig, Addictive Drums, Trilogy Bass, Spectrasonics Ominsphere.

Processo de gravação:

1. Escrevo a bateria, teclados e baixo em MIDI pelo General MIDI do Sonar
2. Sampleio com VSTis todos os canais e que devem reproduzir o som todos juntos com os plugins ativos (Sem compilar a faixa, transformar em audio)
3. Gravo a guitarra direto na Line/mic da placa ao mesmo tempo em que todas as faixas anteriores são reprodizidas. Uso o guitar Rig para aplicar o efeito na guitarra (EM TEMPO REAL).

Todas as faixas são reproduzidas ao mesmo tempo antes de converte-las em audio. Eu tinha muita dificildade de fazer isso com meu PC antigo, o CPU chegava a 85% e dava DROP no som, porem a placa PCI MAYA44 fazia com maestria.

Eu usava uma PCI MAYA44 24bits (muito boa por sinal) porem agora que IREI GRAVAR COM LAPTOP preciso me desfazer da PCI e adiquirir uma USB.

Minhas dúvidas:
É possivel ao menos manter uns 5ms de latencia usando ASIO2? Pelo fato de ser USB 1.1 implica isso latencia de fato?

2. Essas placas aguentam reproduzir todos os canais em simultaneo ao mesmo tempo em que 1 outro é gravado?

3. Em termos de qualidade de som, as duas têm a mesma qualidade em caracteristicas de som, alguem sabe a diferencia entre as duas, ou é apenas as entradas e efeitos embutidos?

Muito obrigado pela atenção

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


É possivel ao menos manter uns 5ms de latencia usando ASIO2? Pelo fato de ser USB 1.1 implica isso latencia de fato?
Onde que você viu que elas são USB 1.1? Hoje em dia quase tudo é USB 2.0 - e por falta de especificação no site da Roland, mesmo assim, difícil é afirmar que ela seja 1.1.
Para manter baixa latência, quem promete isso são os drivers ASIO 2 ou 3, e quem consegue implementar isso bem (a fabricante), geralmente consegue latência baixa tipo 0,005ms. O duro é pegar um Behringer para comparar - mas entre as conhecidas da área como M-Audio, Presonus, Edirol, Digidesign, etc - esse problema não existe. Existe sim driver antigo, má configuração (esquecem de ativar o ASIO e usam o DirectX), etc.

2. Essas placas aguentam reproduzir todos os canais em simultaneo ao mesmo tempo em que 1 outro é gravado?
Bom, até placas mais simples como a M-Audio Fast Track (a primeira) conseguem fazer, por que uma placa mais atual não conseguiria. Como comparativo, sim, uma Presonus Audiobox USB que seria concorrente das duas, faz normalmente. As duas citadas, idem.

3. Em termos de qualidade de som, as duas têm a mesma qualidade em caracteristicas de som, alguem sabe a diferencia entre as duas, ou é apenas as entradas e efeitos embutidos?
Entradas e efeitos embutidos. Essa é a diferença em geral.

Com atenção aos notebooks, existe um tópico específico, onde é mencionado que o HD do note é lento demais para certas tarefas, e as recomendações estão lá:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/234584/

amplexos

T.

miramezjr
Veterano
# jun/10
· votar


Rodman, valeu pela sua participação. Irei considerar todas elas e continuar dando uma pesquisada. Você tem algum som gravado com alguma das placas?

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


miramezjr Infelizmente não tenho, pois eu uso hoje uma Presonus Firestudio Project de 8 canais. Eu tenho a Audiobox USB, mas está em um PC que só uso para reproduzir música. Não gravo mais nele, mas o resultado não é nada diferente da Firestudio Project, para gravar 1 ou 2 canais simultaneamente.
Por aqui, tem a faixa do tributo ao Renato Russo:
http://www.4shared.com/audio/d34LRzZw/2010-04-25-euseil-lu.html

- já vou adiantando que minha mixagem é que não é boa (problema de peopleware, rs). Captação, qualquer interface da faixa dos R$ 500 para cima já resolve. Agora o resto, principalmente a mixagem, vai depender de você.

Mas para gravar voz, guitarra, violão, baixo, colocar efeito neles, usar uma bateria eletrônica, BT ou loop, pode ir de M-Audio Fast Track Pro ou Audiobox USB que não tem galho.

amplexos

T.

miramezjr
Veterano
# jun/10
· votar


peopleware... rsrs

Eu to namorando a tascam us-144 e a audiobox no ebay. Abandonei a ideia de pegar uma 1,1. meu note tem usb 2.0 é perde de dinheiro so por causa de 200 reais. ja que tem que pegar.... vc ja comprou no ebay?

T-Rodman
Veterano
# jun/10
· votar


Sim, compro sempre no ebay.
Estou com um aviso de recebimento de um microfone que comprei no mês passado.
Vai tudo via paypal com c/c internacional.
Às vezes passa reto, às vezes paga imposto. O valor foi quase o mesmo, mas o mic do mês retrasado passou reto, e o de hoje, vou ter de pagar R$ 65,98 de impostos.

amplexos

T.

miramezjr
Veterano
# jun/10
· votar


Rodman, então me ajuda nesse esquema porque eu ainda nunca comprei no eBay, mas quero começar.

Duvidas:

1. É o mesmo esquema do ML?
Ou seja, clico em comprarm pago, e só qdo a mercadoria chega eu libero para o vendedor?

2. Se eu tenho um prazo para notificar recebimento da mercadoria, mas se este atraza e o prazo expira, eu perco o dinheiro pago e ainda fico sem o produto?

3. Li algumas pessoas reclamando que quando clicam em comprar, os valores de impostos e Priority Internacional ficam muito maiores dos que estavam sendo exibidos na capa, antes de clicar em comprar, fazendo as pessoas desistirem da compram e negativadas. Isso é raro ou nao?

Quais as dicas que vc dá se eu for pegar uma dessas interface?

Iversonfr
Veterano
# jun/10 · Editado por: Iversonfr
· votar


miramezjr
1. É o mesmo esquema do ML?
Ou seja, clico em comprarm pago, e só qdo a mercadoria chega eu libero para o vendedor?


Não, esse tipo de coisa foi criado apenas para brasileiros pois aqui já se pressupõe que existirá sacanagem. Lá, voce paga e depois de confirmar o cara envia, como deve ser, pois lá as pessoas são consideradas "honestas" até que se prove o contrário, diferente daqui.

2. Se eu tenho um prazo para notificar recebimento da mercadoria, mas se este atraza e o prazo expira, eu perco o dinheiro pago e ainda fico sem o produto?

Continuação da resposta anterior, caso o produto não chegue, fique tranquilo, porque é só avisar o atraso para o vendedor que ele manda outro para voce sem nem reclamar. Cliente em primeiro lugar, como deve ser, mas é legal ter um bom senso e apesar dos 15 dias úteis que eles pedem, a mercadoria pode demorar até 2 meses as vezes, mas chega. Se passar disso e não chegar, aí sim liga e pede pra mandar outro, bom senso sempre é bom nessas horas para não sacanear o vendedor por um atraso dos correios.

3. Li algumas pessoas reclamando que quando clicam em comprar, os valores de impostos e Priority Internacional ficam muito maiores dos que estavam sendo exibidos na capa, antes de clicar em comprar, fazendo as pessoas desistirem da compram e negativadas. Isso é raro ou nao?

Na aba de shipping voce consegue ver exatamente quanto o vendedor cobra para enviar para o Brasil. Nada se altera. Impostos são cobrados pelo governo americano apenas quando o comprador mora no mesmo estado que o vendedor, que não é o seu caso.

miramezjr
Veterano
# jun/10
· votar


Voltando ao assunto,

Alguem conhece a Tascam 144 e a Personus?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Interfaces USB: Edirol Vs M-Audio