【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


li que pra gravar uma bateria acustica eu teria de ter uma placa 1010lt e tal mas se eu microfonar uma batera com 4 mics, tds ligados na mesa e da mesa pra interface o som dos 4 mics sairá num canal só no sonar?eu tenho uma ua4 fx da edirol, ate entao eu so gravei minha guitarra, agr estava querendo gravar a bateria.obrigado.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

Sim, com todos os problemas q isso irá causar na mix!

lembre-se, gravando bateria em apenas 1 canal, fica impossivel vc fazer modificações nela a um nivel aceitavel, já q pra alterar qq peça, vc vai ter q alterar todas as pecas...

abraços!

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


BaNdAiD

vlw, mas entao da pra gravar mas logicamente eu não poderia equalizar peça por peça certo?Vejo que por prolemas acústicos talvez não seja uma boa idéia mas, e se eu usar uma behringer, ou uma roland dessas mesas com uns 10 canais que não necessitam de uma interface e microfonar a bateria com uns 7 mics, nesse caso eu conseguiria editar o som de cada peça depois certo?A qualidade seria a mesma se eu usasse uma 1010?Obrigado...

Música de Preto
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

Editar depois só se você conseguir mandar o som de cada microfone separado pro computador - como dizemos mil vezes todo dia. Se não for assim, vai ter que mixar definitivamente na própria mesa.

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

amigo, vc está no japão né?
Não sei quanto a vc, mas como o pessoal ai tem meio que dificuldade com espaço, uma solução é a bateria eletronica!

O soulface tem e usa, vc pode gravar a midi com ela e jogar um vst como o ezdrummer ou DFH e ter uma excelente qualidade na gravação de bateria...

posta ai sua intenção e disponibilidade de espaço/barulho pra agente conversar mais sobre o assunto!

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

Sim estou no Japão!Vc tem toda razão o espaço aqui em casa é pequeno!Eu ja tenho o ezdrummer com a extensão do drum kit from hell aqui , mas ainda não tentei fazer a bateria ''samplear'' os midis pelo ezdrummer, na verdade não sei direito...pois nunca tentamos!Nosso baterista tem uma yamaha dtx explorer, eu vi um video no youtube de um cara tocando em tempo real pelo pc saia o som do ezdrummer, mas as desvantagens seria o número de peças pois uma bateria eletronica não teria o número de peças que queremos no som e talvez se microfonarmos as outras peças em tempo real não combinaria muito...Eu acho.
Quanto ao barulho eu não teria problema nenhum, podemos tentar gravar no estúdio onde ensaiamos tbm.
Qual software vc usa?Eu estou me acostumando com o Sonar 5, nesse caso eu teria que ligar o cabo midi na placa de som saindo do módulo da bateria - pc - Sonar - Ezdrummer - headphones?Pois pra tocar midi na trilha midi do Sonar eu preciso plugar um cabo midi no módulo certo?
Não precisaria de uma mesa?Eu preciso saber como fazer as conexões e como configurar certinho.Obrigado!

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


Música de Preto

Legal, entao relamente preciso de uma interface com no minimo 7 entradas e 7 saidas pra fazer gravar cada peca separada.Mas a interface ira separar os canais....qual seria o papel da mesa de som?Equalizar?

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


mas as desvantagens seria o número de peças pois uma bateria eletronica não teria o número de peças que queremos no som e talvez se microfonarmos as outras peças em tempo real não combinaria muito...Eu acho.

Na verdade, vc teria que comprar mais peças de bateria eletronica. No Japão deve ser mais facil de achar do que no Brasil. Outro porém é que eu não sei se o módulo suporta mais peças....

Quanto ao barulho eu não teria problema nenhum, podemos tentar gravar no estúdio onde ensaiamos tbm.

Se for assim, melhor ainda!! Se o estúdio for comercial, lá deve ter toda a aparelhagem para gravação, não? Agora, se for estúdio próprio, vale a pena investir em equipamento sim!!


Qual software vc usa?Eu estou me acostumando com o Sonar 5, nesse caso eu teria que ligar o cabo midi na placa de som saindo do módulo da bateria - pc - Sonar - Ezdrummer - headphones?Pois pra tocar midi na trilha midi do Sonar eu preciso plugar um cabo midi no módulo certo?

Sim! Eu uso o sonar 6 ou o 4! Vc precisa ligar o cabo midi na placa de som q tenha entrada midi, e depois configurar as entradas e saidas! Coisa simples, mas que pode ser bem chata de fazer...

Não precisaria de uma mesa?Eu preciso saber como fazer as conexões e como configurar certinho.Obrigado!


Se fosse fazer gravação em midi, não precisaria de mesa. Na verdade, nem batera analógica vc realmente necessita de uma mesa:
Se vc tem uma placa com 10 entradas amplificadas, vc liga cada um dos microfones da bateria em uma entrada da placa e configura cara entrada para um canal. Depois, o ajuste de volumes vc faz no próprio Sonar.

Acho q a maior dificuldade que as pessoas tem com um programa do tipo do sonar é perceber que ele é uma "simulação de mesa de som que grava". Isso fica muito mais claro quando vc visualiza o mixer dele...
Ter uma mesa física é útil, mas não indispensável!

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


nossa...ficou meio grande! hueheuheueh

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

Po legal bandaid entao ao invés de uma mesa seria legal eu ter mesmo uma firewire estilo a 2626 né?Tem as Edirol tbm vc ja viu?Tem umas que vem ate com o Sonar 7!Pena que é em japones, será que rola mudar de linguagem depois?O estúdio que nós ensaiamos tem sim toda a aparelhagem pra nossa gravação,(não exatamente o estúdio em que ensaiamos, mas fica do lado, pra alugar é bem mais caro)mas o problema não seria gravar nossa demo agora, o mais importante pra mim agora é poder aprender mais e mais sobre equipamentos pois ao invés de pagar pra gravar nossa demo eu mesmo gostaria de tentar produzir!Mas pra isso preciso dar uma pesquisada sobre o que comprar, e também é claro aprender a mexer nos mesmos!Por enquanto acho que vou tentar fazer daquele jeito com a bateria eletronica mesmo!!Acho que ja sei como fazer esse domingo vou fazer um teste!!!obrigado!

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

Po legal bandaid entao ao invés de uma mesa seria legal eu ter mesmo uma firewire estilo a 2626 né?

Cara, pra vc ter idéia, existem controladores para mesa virtual. Ao invés de vc ficar mexendo com o mouse no sonar, vc tem uma mesa controladora, onde vc mexe e os parametros do programa mudam! Olha a foto!

http://www.sonicftp.com/news/images/behringer_bcf2000_wh.jpg

Se vc quer aprender, tem q meter as caras mesmo!!

Abraços

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


Acho que vou comprar uma dessas via usb mesmo! o que vcs acham?elas estao uns 200 dolares mais barato que a profire da m audio!

http://www.digimart.net/inst_detail.do;jsessionid=49ECE1739154DD929F7A BA2E4544F249.rm3?instrument_id=DS00423309

http://www.digimart.net/inst_detail.do?instrument_id=DS00435463

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

o da line 6 parece ser bem legal!! vai no site da line 6 q eu acho q rola promoção de ganhar uns softwares se vc comprar essa placa!

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

Pois é mas estou com um pouco de medo, essa interface ai eu consigo gravar uma bateria acustica com qualidade pro né????Usando a EQ de um software, no meu caso o Sonar 5.

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


http://rapidshare.com/files/131230060/Assasinwtvocal.mp3.html

Gravei domingo com 4 mics na batera pela mesa do estudio a bateria acustica, a guitarra gravei com o amplitude metal...aff dps vou microfonar meu mesa que vai ficar bem melhor...realmente esse amplitube metal me decepcionou, domingo que vem o baterista vem em casa pra eu tentar gravar a bateria digital pelo ezdrummer usando a dtx explorer via cabo midi junto com o vocal pra finalizarmos o som!Nao ficou muito bom, mas por enquanto foi so isso que conseguiEstou quase comprando essa line6 so falta mesmo a certeza de que sera um equipamento que nao precisarei me preocupar com alguns fatores....Lembrando que eu queria uma dessas interfaces pra gravar uma bateria acustica com pecas separadas...

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


Entre essas duas qual comprar?


http://www.rakuten.co.jp/musicfarm/672778/981468/

http://www.rakuten.co.jp/aikyoku/573614/557546/593937/895605/#970357

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

amigão, eu pessoalmente optaria pela Line 6 TonePort UX8. O motivo é pq ela é muito mais que uma placa, contendo os tones do pod e possibilidade de update dos softwares.

A placa da M-audio é boa, mas a toneport é um equipamento muito mais completo, possibilitando a gravação do vocal, batera, guitarra e baixo com boa qualidade e muito mais praticidade!

Se vc comprar ela, dê adeus ao amplitube!!

Abraços!

ps: o q vc ta fazendo ai no Japão??

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


BaNdAiD

Pois é eu também pensei nisso, mas a diferença entre as duas seria que a line6 toneport 8 ja não suportaria o pro tools, será q o gearbox que vem na line6 é comparado com os do pod xt?Se for pra guitarra acho que compensa mesmo...

ps.Eu trabalho aqui há 8 anos, atualmente estou trabalhando em uma empreiteira chamada Asahi Service.E voce o que faz ai no Brasil?

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___
Pois é eu também pensei nisso, mas a diferença entre as duas seria que a line6 toneport 8 ja não suportaria o pro tools, será q o gearbox que vem na line6 é comparado com os do pod xt?Se for pra guitarra acho que compensa mesmo...

Verdade, mas honestamente, vc não perde muito não tendo o pro tools, a não ser q vc tenha um sistema do pro tools completo!

O Toneport é o programa da line 6 para timbres, e é usado em todos os seus produtos, até mesmo a x3! Vale muuuito a pena para guitarra, baixo e vocal!!

ps.Eu trabalho aqui há 8 anos, atualmente estou trabalhando em uma empreiteira chamada Asahi Service.E voce o que faz ai no Brasil?

faço história na UFES, trabalho e to tentando pensar em um jeito de ir pro japão ou pros eua!! a vida ai eh muito dificil??

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

É acho que voce esta me convencendo a pegar a line6 mesmo!

a vida ai eh muito dificil??


Cara depende da pessoa, tem gente que se adapta rapido tem gente que não gosta de ter que trabalhar numa fábrica muitas vezes sujas,com japoneses ignorantes e racistas,pois eles tem uma educação com um berço totalmente diferente do nosso,eles são muito rígidos no trabalho, muito mesmo.Por exemplo alguns falam gritando e acham normal berrar pra uma pessoa mais nova sabendo que ele esta somente ''ensinando'' o tipo de serviço.Nós brasileiros achamos que o grito é motivo de briga na maioria das vezes, ainda mais não etendendo o idioma a ser gritado, confundimos isso como apenas sendo uma voz alta, sem falar nas 12 horas diárias, algumas fábricas sendo dois turnos, uma semana a noite, uma semana de dia com um calendário estranho, tipo trabalha 6 dias e folga 1 as vezes 2,as vezes um mes de dia e um mes a noite, ou seja sem comentar sobre o choque cultural imenso que temos ao chegarmos aqui ainda temos que nos adaptar com esses tipos de rotina e principalmente com o idioma e preconceito japones que acredite estressa de verdade.Descobri o que é racismo aqui no Japão, se antes eu escutava de brasileiros owww japa...ou tipo, o japoronga.....aqui é muito pior, infelizmente convivo com preconceito em meu país natal e no país de meus ancestrais também, pois aqui sou visto como BRASILEIRO (é claro pois sou e com muito orgulho), hoje em dia meu idioma japones cresceu muito, estudo até hoje, estou aprendendo a escrever kanji (ideograma) e espero concluir meu curso.
Sofrer de preconceitos bobos de alguns amigos decendentes de portugueses ou espanhois,ou italianos,poloneses ou seja qual for pra mim sempre foi normal ai no Brasil eu nunca liguei.Mas as vezes quando não se entende o idioma, quando se não entende a cultura, e principalmente se voce não esta preparado pra essa rotina e só pensa em ganhar dinheiro facil é dificil sim pra qualquer pessoa se adaptar a um país diferente e muito distante do nosso!

ps.Nossa tenho que escrever um livro sobre isso hahahahaha.

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


BaNdAiD


O Toneport é o programa da line 6 para timbres, e é usado em todos os seus produtos, até mesmo a x3! Vale muuuito a pena para guitarra, baixo e vocal!!

Mas tipo eu abro esse programa como se fosse um vst no Sonar?Se eu quiser gravar o timbre da minha guitarra pelo Sonar usando o gearbox como eu faco?eu baixei o revalver mk2 aqui e o gtr3 aqui e nao consegui fazer o Sonar reconhecer eles nao...

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


Quanto ao choque de culturas é tranquilo! Na verdade é isso que eu quero, conhecer culturas novas!! Não quero ir p fora p "ficar rico" nem nada disso, só passar uns tempos em lugares diferentes do que eu vivi a minha vida toda!!

A rotina do japão eu sei que é "puxada" mesmo. É onde a mão de obra sofre um dos maiores níveis de "exploração" no sentido de trabalho/horas. Mas pelo visto, não mata ninguem trabalhar um pouquinho demais né?? heuheuheuhe

Agora, se com vc que é descendente os japoneses tem preconceito, imagina comigo que não sou....deve ser foda....


O TonePort é mais ou menos como um guitar rig! Só não sei se dá p abrir como vst...tentei aki e não consegui!!
Mas pra gravar é tranquilo sim!!
Pra mim, a TonePort UX8 compensaria mais, por ter a mesma qualidade e mais recursos!!

Abraços e boa noite!!

Bass Boy
Veterano
# jul/08
· votar


Bom dia pessoal. Tenho uma M-audio fast track pro e gostaria de saber se seria interessante comprar um pré-amplificador valvulado MIC200 da Behringer para usar antes da placa, para gravar guitarra, baixo e vocais (shure sm58)? Valeria a pena? Obrigado

akio___
Veterano
# jul/08
· votar


BaNdAiD

Legal, acho que vou fazer o pedido!Vou pagar uns 600 dolares nela!

Mas tipo vc tinha que casar com uma decendente de japonesa ou uma japonesa pra vir pra ca, outra opcao seria vc tirar um visto de estudante mas pra isso vc precisa saber ler e escrever, e a outra opcao seria se vc viesse com propositos artisticos,se for so pra conhecer o Japao mesmo tentar tirar um visto de turista mas e muito dificil sair e sera so de 3 meses...

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


BaNdAiD

Po um colega meu disse pra eu pegar uma mesa que via usb da yamaha a mg166cx-usb que eu não preciso de uma interface pois ela ja é uma interface....Agora fiquei na duvida!

Eu preciso saber de uma vez por todas o seguinte;

Uma mesa de som que é interface também não separa canais por canais no software de gravação?Pra gravar uma bateria acustica eu preciso que cada peça da bateria fique separada.Se sim qual seria o modelo desse equipamento?

BaNdAiD
Veterano
# jul/08
· votar


akio___

A mesa seria uma opção. Ela separa por canais sim! Porém, essa yamaha eu não vi no site nenhuma especificação sobre a qualidade da interface dela (apesar de q a yamaha dificilmente faz coisa ruim)...

Achei um review com uma informação interessante: "One can record eight tracks and playback two. The volume knob for the background music channel controls volume of the computer playback.


Eu não sei o preço dessa mesa, mas entre ela e a toneport eu ainda prefero a toneport pelos fatores citados no post anterior!

Abraços!

akio___
Veterano
# jul/08 · Editado por: akio___
· votar


http://www.rakuten.co.jp/aikyoku/573614/557546/864253/864255/#928859


Tem essa da Alesis!

ps.Essa mesa Alesis é 200 dolares mais barata que a toneport ux8

Olha o que eu achei no Youtube!

http://nz.youtube.com/watch?v=3UIXkKPnlNY&feature=related

http://nz.youtube.com/watch?v=DGVcGJhNIUA

Música de Preto
Veterano
# ago/08
· votar


TECNICAS ESTRANHAS

A minha ultima foi a seguinte. Eu estava querendo definir um pouco mais o baixo da musica que parecia meio embolado. Sabe a forma que funcionou melhor? Uma quase aplicaçao do Efeito Haas. Atrasei o baixo cerca de 10ms com relaçao ao resto da musica. Ficou um pouco mais definido. Eu tenho uma verdadeira briga com baixo e voz... Como lidar com a dinamica da voz? Comprimir demais deixa feio, o q fazer? Minha segunda briga e com o volume. Ainda nao consigo deixar o som com a presença que eu queria sem comprimir exageradamente. Tenho a sensaçao que a culpa e da mixagem. se ela nao estiver perfeita a masterizaçao tambem nao estara, e o que eu acho...

Miawzawa
Veterano
# set/08
· votar


Parabens!! O tópico está ótimo.

Miawzawa
Veterano
# set/08 · Editado por: Miawzawa
· votar


1- Bom.. É póssível ter uma boa gravação com um PC de:

Windows Vista
Processador Intel(R) Pentium(R) Dual CPU E2160
Memória RAM: 1 GB
Sistema Operacipnal de 32 bits

Não sei as características da placa de som e não entendo muito disso. Sei que tem o Realtek High Definition Audio.

2- De quais softwares precisa e a funcionalidade.
3- Sei que tô exigindo demais. xD Mas é porque pretendo começar a fazer umas gravaçoes mas não tenho a mínima idéia por onde começar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.