【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.

Autor Mensagem
Música de Preto
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja
Valeu! Esse fórum é demais!

shoyoninja
Veterano
# jan/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


kiki
Valeu velho, só estou tentando juntar a parte mais fácil da coisa que é a informação técnica mais básica. Já que está ajudando vou tentar continuar!

Música de Preto
Ae! Valeu! Desculpa, li agora sobre o nível da sua gravação, o que você acha que falta? Volume mesmo? Ou está no mesmo volume e você acha que tá faltando algo? Com que som você costuma comparar?

has4
:D

Abraços!

Heraldo Metal 2005
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja

Como converter o formato "au" para Mp3 no Audacity???
Obrigado!
valeu pelo fórum!

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Heraldo Metal 2005
Eu usei um pouquiho só o Audacity. Mas a conversão direta não dá não.

Você tem que abrir o arquivo no programa, nele você exporta como wave e depois usa o encoder de sua preferência.

OU

Acho que as versões mais novas tem um lugar nas configurações para você configurá-lo para usar o lame (na minha opinião o melhor encoder). É só baixar da net e configurar o audacity para usá-lo.

rei lucifer
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja


Você é o mestre!!!
haah
po eiu criei um topico mais ninguem respondeu, creio q vc ajudará mais



Bom dia, eu e minha banda montamos um home studio a pouco tempo e estamos gravando as gutarras usando o am,plitube, ja tentamos o guitar rig e não gostamos, o aplitub tem muita msi som que é nossa cara, e também compramos um microfone condensador para iniciar gravações de voz.
Mediante a isso tenho duas duvidas.


1 - gostaria de saber se existe algum programa semelhante ao amplitube só que para voz programas para modulação, efeitos e equalização.


2 - Alguem aqui é usuario do amptube e sabe algum setup legal para usar nele?
pois a que estou usando ou fica só chiado da distorção e sem peso
ou fica com peso mais fica embolado
gostaria do timbre da minha guitarra semelhante ao dessa banda
( myspace.com/allthatremains )
desde já muito obrigado a todos


ps: Gravamos com o cubase.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


rei lucifer
Mestre????
To longe disso viu véio... longe mesmo, é só ouvir aí a última mix que postei para você ver como falta muito.

Tem uma galera aqui do fórum que manja muito como o AlexB, o Sarpa e o EdMix pois eles já trabalham realmente com estúdio, eu estou ainda começando.

Mas posso ajudar:

1 - Não existe não, ao contrário de guitarras onde você monta um timbre, a voz tem o timbre já definido. O que se faz é usar efeitos leves como compressor, equalizador e reverb para encaixá-la na mix. E abomino auto-tune.

2 - Já usei o amplitube mas não gostei muito, prefiro o revalver, não tenho muita experiência com ele... E mesmo assim, ainda acho que som bom mesmo é microfonando um ampli de guitarra.

Esse foi um dos motivos de não ter respondido seu outro tópico inclusive.

O outro motivo é que existem diversos tópicos já criados para discussão tanto de plugins de efeitos para voz como sobre o amplitube, e, ainda que as respostas que você procura não estejam neles, procure postar as dúvidas relacionadas nos tópicos antigos já abertos, assim a informação não se perde e fica mais fácil de ser acessada.


Abraços!

rei lucifer
Veterano
# jan/08 · Editado por: rei lucifer
· votar


shoyoninja
Obrigado cara é que sou novo no forum e nunca participei de um forum na vida então to meio perdido aqui
ahaaha
não existe nada como um amp microfonado mesmo
mas como nao tenho grana pra um amp e o meu amp alem de nao ter um som decente estourou eu me vejo obrigado a usar esses programas
eu acho que gravarei essa noite, vale masi a pena pegar um pd xt live emprestado de um amigo né??

Obrigado e vou procurar esse Revalver,
Abraços

Anderson Grant
Veterano
# jan/08
· votar


shoyoninja
você falou em pré-amplificadores, um direct box faria a mesma função com a mesma qualidade em uma gravação??? Você conhece a quilidade do DI100 da behringer?

Obrigado.

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


Anderson Grant
Um DI é um pré-amp para instumentos. Ele é diferenciado porque é feito para trabalhar com altas impedâncias de entrada.

Olha velho esse modelo específico eu não tenho. Tenho um outro que é em rack 19, da behringer também com 4 canais de DI. É bom, nunca tive problema, e não adiciona nenhuma coloração nem ruídos ao sinal.

Imagino que o circuito do seu não seja muito diferente do que eu uso. Teste na loja e veja se vc gosta.

Música de Preto
Veterano
# fev/08
· votar


shoyoninja
Ae! Valeu! Desculpa, li agora sobre o nível da sua gravação, o que você acha que falta? Volume mesmo? Ou está no mesmo volume e você acha que tá faltando algo? Com que som você costuma comparar?

É volume mesmo. Às vezes percebo que o problema é baixo muito alto. O baixo alto faz o nível ficar alto sem termos volume, além de forçar a compressão. Se comprimo pra aumentar o volume, tenho a sensação de som de fita velha. Outra é que com voz, tenho a sensação de que a voz está descolada do resto da música. Acho que é por causa do microfone. É um LeSon. Eu costumo comparar com alguma música parecida.

Oruam
Veterano
# fev/08
· votar


Como gravar em 24 bits?
Eu uso o sonar 6.0 e tenho a delta 1010 Lt.
E aproveito para parabenizá-lo pelo tópico, 1 abraço.

Música de Preto
Veterano
# fev/08
· votar


Não sei como se faz isso no Sonar, mas provavelmente tem algum menu com opções de áudio onde você escolhe como quer gravar. Em que isso ajuda? você agora tem uma idéia de que é no programa que se faz isso.

Música de Preto
Veterano
# fev/08
· votar


Não sei como se faz isso no Sonar, mas provavelmente tem algum menu com opções de áudio onde você escolhe como quer gravar. Em que isso ajuda? você agora tem uma idéia de que é no programa que se faz isso.

Música de Preto
Veterano
# fev/08
· votar


Não sei como se faz isso no Sonar, mas provavelmente tem algum menu com opções de áudio onde você escolhe como quer gravar. Em que isso ajuda? você agora tem uma idéia de que é no programa que se faz isso.

EvertonMach
Veterano
# fev/08
· votar


Primeiramente, ninja muito bom o teu topico li tudo!! Meus parabens um show de conhecimento e boa vontade!!! Parabens mesmo!

E agora ahehaheahe minha duvida idiota mas é duvida...

Eu entendi o lance da "resolução" do som, o que eu nao consigo entender é como se faz para ter uma maior resolução do som, quais os aparelhos se tem que ter para a resolução melhorar é um pré-amplificador? é uma interface melhor? é um amp microfonado?

vamos a minha realidade, eu faço gravações em casa da seguinte maneira, Guitarra->Pedal zoom g1 multiefeitos->Entrada do microfone(placa de som onBoard), o software que uso é o CoolEdit

O que acontece, minha gravação fica "pra dentro" como se tivessem colocando um pano na frente da caixa de som, sem brilho, opaca... saca? eu quero saber onde devo aplicar uma grana pra melhorar isso... é na interface? é no pedal? é em um amp+mic ? pre-amp ? é em tudo?

São essas duvidas que eu tenho... e graças a deus existe esse topic!! forte abraço a todos e ao ninja principalmente!

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


EvertonMach

Cara, a resolução do som é determinada pela parte DIGITAL da cadeia. Usar preamp ou microfonar amps pode melhorar a qualidade do sinal analógico original (i.e. o som), mas não interfere na resolução, que tem a ver com como esse sinal analógico é transferido para o mundo digital.

Em geral, para gravações caseiras, 44kHz e 16 bits por amostra são mais que suficientes para um som "não-horrível". É muito provável que o teu computador seja capaz de trabalhar com esta resolução. A G1 tem um conversor analógico-digital-analógico ótimo (é a melhor parte dela), que trabalha com 96kHz e 24 bits por amostra. Além disso, ela serve como preamp para guitarra. Tenho para mim que o teu problema não está aí.

Então, onde pode estar o seu problema?

1. Confira se você está gravando no CoolEdit pelo menos com 44kHz e 16 bits.

2. Se você está com muito ruído, é possível que o problema esteja nos cabos, na falta de blindagem/aterramento ou talvez na placa de som.

3. Apostaria minhas fichas nesta aqui: você está usando simulação de amps e gabinetes? O som "original" da guitarra normalmente é feio - exatamente um som sem brilho e embolado, com médio-graves e super-agudos demais, e graves e agudos de menos. Você QUER a coloração de um amp de guitarra, e não o sinal "original" da guitarra. Este é um dos motivos pelos quais microfonar o amp é "legal". Mas você também pode usar a G1 para isso. Ela tem simulações de amps. Não lembro se ela tem simulação de gabinetes. A G2 eu sei que tem. Se não tiver a simulação de gabinetes, você pode simular no próprio PC, através de plugins para isso, ou mesmo de um uso esperto do equalizador.

EvertonMach
Veterano
# fev/08
· votar


Hummm Bog... Entendi... conferindo o que você falou o cool edit está em 44khz - 16bit (stereo), a timbragem no G1 eu nao usei nenhum preset, eu que regulei...

Agora ve se estou errado...

Ontem eu fui dormir pensando nisso, "será que o zoom G1, tem um output do som com qualidade razoavel?" daí vc me respondeu que sim, que é a melhor parte 96khz - 24bits, OK!

Então o meu problema pode estar em "transportar" esse som até o computador (atualmente estou fazendo pela saida P10 da G1) e a minha placa de som Onboard recebe isso pela linha do microfone, então ve se estou correto, eu vou comprar um aparelho da m-audio chamado JamLab que é uma interface que recebe o P10 e leva ao computador via USB, não fazendo mais necessário o uso da minha Onboardzinha, isso vai dar o brilho, a qualidade que to esperando a gravação, estou certo? ou continuo boiando?

O jamLab vai a 48khz 24bit

um abração e brigado pela ajuda Big e a rapaziada ai

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


EvertonMach

Então, o maior problema da placa de som onborad é o nível de ruído. Ela também às vezes faz frequências altas sumirem, o som perde presença. Em alguns casos, pode até distorcer.

A dica é: coloque fones de ouvido ou mesmo as caixinhas de som do PC na G1, usando a mesmíssima saída que você está usando para ligar no PC. Confira antes de tudo se o som que sai da G1 é exatamente o som que você quer gravar. Se este som estiver ruim, o problema deve ser a regulagem da G1, ou a falta de uma simulação de gabinete.

Se o som da G1 estiver ótimo mas aparecer de repente ruim no PC, o problema pode ser a placa de som mesmo. Para conferir, tente gravar o som de outras fontes (por ex, um MP3 player). Se o teu PC tiver entrada line in, tente usá-la também. Se o resultado sempre for ruim, sabemos que o problema está na hora de converter o som para o mundo digital. Aí, se tudo estiver configurado corretamente, o problema deve ser a placa de som mesmo.

EvertonMach
Veterano
# fev/08
· votar


Hummmm... Otimos esclarecimentos vou testar isso tudo... e a placa tem line in sim, so grava em 1 canal tipo so lado esquerdo

Valeu ai bog brigadao mesmo, e o que vc acha do JamLab? conhece?

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


EvertonMach

Cara, talvez a line in só esteja gravando o lado esquerdo porque você está usando um cabo e um plug mono. Isso é bem fácil de resolver no PC mesmo.

Não conheço essa interface, então não posso opinar.

Não se esqueça depois de dizer a tua conclusão, hehehe.

EvertonMach
Veterano
# fev/08
· votar


Mas hein Bog... quando eu coloco o mesmo cabo na entrada do mic, ai grava em dois canais... e com certeza vou postar a conclusão sim pode deixar, vou ver se encomendo as peças hoje ahehaehahe

Bog
Veterano
# fev/08
· votar


EvertonMach
quando eu coloco o mesmo cabo na entrada do mic, ai grava em dois canais

... é que a entrada do mic é mono. Fica a mesma coisa dos dois lados. Mas o line-in é stereo, então o som fica apenas de um lado. Isso é bem simples de resolver, não precisa de nenhum cabo ou plug novo. É só uma questão de copy/paste mesmo.

BTW, o line-in costuma ter bem menos ruído que a entrada de mic.

Oruam
Veterano
# fev/08
· votar


obrigado musica de preto, consegui configurar em Opções, valeu.

Música de Preto
Veterano
# fev/08
· votar


Vale um tópico como esse pra mixagem e masterização?

Enquanto não se cria, eu queria saber se devo masterizar a música toda ou usar um ajuste pra cada trecho. É que uma vez eu fiz isso e não gostei do resultado por que deu mó diferença no som.

SylvioLima
Veterano
Prêmio FCC 2007
# fev/08
· votar


shoyoninja
Nossa! Que paciência hein...

Parabéns pelo tópico!

Abraços.

guijsmj
Veterano
# fev/08
· votar


Oi,
Primeiramente, parabens pelo tópico, ele está ótimol.
Olha, comprei uma mesa UB 1204 e vi que ela tem saída USB e (acho) uma placa de som inclusa. Tenho um computador de 2.5GB de processamento e 512 de RAM todo OM BOARD. É possível fazer gravações simples com essa mesa e o computador? O que eu vou precisar fazer?

Obrigado, Guilherme Moraes

pacificpoker
Veterano
# fev/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


shoyoninja
vlw... pelo topico... mais tarde quando eu tiver tempo vou ler inteiro... pq n sei quase nada sobre graaçoes e tal... mas estou montando um home estudio num quarto atras do quintalda minha casa e irei isolar e tal... mais pra eu ficar com a guitarra... vou comprar uma mesa pra gravaçoes, um laptop e um interface, mas estava vendo e os preços são bem altos, vc acha que vale a pena comprar um interface de uns 300 a 500 reais ( n tenho a minima noção de quanto custa uma boa e uma ruim) ou no meu caso seria desnecessario? já que de imediato eu siria usar pra gravaçoes de 2 guitarras simultaneas..


e mais uma vez ... obrigado pelo topico

shoyoninja
Veterano
# fev/08
· votar


SylvioLima
Fala rapaz, vlw!


guijsmj
É possível sim, você só precisa instalar os drivers dela e um programa de gravação.
Flw!

pacificpoker
Acho que para o que você quer fazer, uma interface nessa faixa de preço está de bom tamanho já. Tem firewire esse laptop seu?

Flw!

pacificpoker
Veterano
# fev/08 · Editado por: pacificpoker
· votar


shoyoninja
então... eu vou comprar ainda o laptop ( vou ver se pego um com entrada firewire)... vou ver a mesa semana que vem eu vou ver a mesa na santa efigenia, então... esses interfaces Firewire são melhores que os USB? tem mais algum tipo? o que vc indica nessa faixa de preço?


ahhh... e alem das duas guitarras eu iria instalar umas 2 caixas pra ficar como o som do pc msm...

guijsmj
Veterano
# fev/08
· votar


bem, eu não sei se tem firewire (na verdade nem sei o que é isso). :). O que eu sei é que é um celerom de 2.5 gb com 512 de ram.
Tu sabe de alguma fonte onde eu possa baixar instruções em português? Meu manual é em inglês e eu estou meio perdido.
Só para constar, eu pretendo gravar um teclado e uma voz (talvez um violão junto). Um de cada vez porque sou eu que executo os três :).
Olha, mais uma última dúvida: Quando agente grava um canal por vez, agente pode ouvir o canal já gravado no fone de ouvido enquanto grava o seguinte? Tipo, gravei o violão e só quero que o teclado entre em determinado ponto, vou precisar ouvi-lo pra me orientar, a voz nem se fala. Obs. O programa que eu PRETENDO usar é o Audacity (indicação que li nesse tópico).

Obrigado por ter respondido tão rápido. Estou no aguardo.

Guilherme Moraes.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Gravação Digital - Princípios básicos, equipamentos, exemplos, etc.