Trabalho de projecto (Isolamento acustico)

    Autor Mensagem
    Franchesco
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Franchesco


    Caros colegas.

    Sou de Portugal e estou a fazer um trabalho acerca do som e dos materiais que o isolam.

    Já andei a pesquisar aqui no forum mas ainda não consegui algo de concreto. Já vi que muitos de vocês percebem disto e achei que me podiam ajudar.

    Gostava que vocês me informassem acerca de quais os materiais mais comuns usados no isolamento acustico e se souberem digam-me como cada um actua no isolamento do som. Por exemplo a cortiça tem um modo especifico de isolar o som e a lã de vidro tem outro.

    Já consegui reunir alguns materiais:
    lã de vidro
    esferovite
    gesso acartonado
    sonex
    Espuma

    Penso que estes são os mais comuns. Digam-me mais alguns. Não quero nada de materiais tecnicos usados pelas grandes empresas. Gostava apenas de focar aqueles mais comuns e se souberem como actua cada um no isolamento do som, digam-me!

    No final quando terminar o trabalho vou colocá-lo aqui no forum!
    Obrigado
    Cumprimentos de Portugal!

    AlexB
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O som é uma onda que se propaga pelo ar, o que você quer fazer é parar esta onda. Quando a onda sonora no ar encontra outro meio de transmissão, ela faz com que este meio vibre e a vibração é transmitida. Materiais com baixa densidade ou com composição não homogenea são os melhores pois a cada troca de meio a vibração sonora perde energia. O que você quer fazer é acabar com a energia da onda sonora. Aí em Portugal a cortiça é barata, ao contrário aqui no Brasil custa uma fortuna. Não se tratando de materiais técnicos a cortiça é uma das melhores.
    Abraço,
    Alex

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bom eu costumo pensar da seguinte forma:

    Materiais isolantes - alta densidade:
    Lamix - Borracha de alta densidade
    Concreto
    Alvenaria - Paredes de tijolos
    Drywall - Gesso acartonado
    Drywall - Placa cimentícia
    Madeira MDF
    Metais
    Vidro

    Atuação: Materiais de alta densidade são excelentes isolantes pois precisam de muita energia para vibrar em frequências fora da sua faixa de ressonância (geralmente, quanto maior a densidade maior a frequência de ressonância, dependendo da estrutura molecular). Funciona como uma barreira para o som. Geralmente esses materiais possuem superfície relativamente lisa e tem grande poder de reflexão sonora.

    Materiais Amortecedores - Baixa densidade:
    Espuma
    Sonex
    Lã de Vidro
    Lã de Rocha
    Cortiça
    Tecido
    Algodão
    Ar
    Vácuo

    Materiais de baixa densidade atuam de outra forma, um pouco menos eficiente para isolamento, eles absorvem a vibração e a transformam em energia térmica. Possuem uma frequência de ressonância geralmente mais baixa que os materiais densos. Esses materiais são todos porosos e excelentes para reduzir a reflexão sonora de um ambiente ( recobrindo as paredes com eles).

    Por melhor que seja o material, denso ou amortecedor, ele terá uma frequência de ressonância que será como um "buraco" para aquela frequência específica. Então a melhor forma é utilizar materiais densos e amortecedores intercalados, assim você:

    - Tem isolamento eficiente de baixas frequências devido ao material denso.
    - Tem isolamento eficiente de altas frequências pelo material amortecedor.
    - Aproveita-se do efeito que o AlexB mencionou, quanto mais meios o som tiver de atravessar, maior será a perda de energia e melhor será o isolamento.

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Franchesco
    olá! o seu trabalho é para que finalidade? voce estuda arquitetura, engenharia ou musica?

    bom, se quiser material para ler, esta pagina tem muita coisa, e muitos links para outras paginas.
    http://audiolist.cjb.net/

    os amteriais não tem modos diferentes de isolar, o modo é o mesmo. o que muda é o desempenho de cada um.
    mas, em linhas gerais, tem dois fatores principais para o bom desempenho do isolamento:

    o primeiro é como disse o nosso amigo AlexB, a densidade do material, o material tem que segurar a vibração do ar.

    outro é a sua forma (espessura principalmente). dependendo do que voce quer isolar, a forma é determinante no resultado. por exemplo, não adianta fazer um estudio com paredes muito densas e deixar uma janela aberta (meio obvio).
    mas por exemplo, se voce utilizar uma placa de gesso acartonado de grande espessura, e utilizar duas placas de gesso com metade dessa espessura, mas separadas por uma pequena distancia, esta segunda opção funciona melhor.

    enfim, é dificil dizer assim de maneira muito geral.

    os materiais, voce citou aqueles utilizados com finalidades acusticas. mas para o isolamento, toda a construção do edificio é importante. é fundamental conhecer tambem o desempenho dos blocos ceramicos, tijolos, concreto, caixhilhos e portas, vidro, etc.
    por isso é importante saber se seu trabalho é para fins musicais ou de construção.

    espero ter ajudado.

    Franchesco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obrigado pela informação que já me deram !

    kiki eu ainda não estou a tirar nenhum curso. Tenho 17 anos e estou a terminar o ensino secundário (12º ano). Não sei se vocês aí funcionam do mesmo modo que nós. É para uma disciplina chamada Área Projecto em que eu tenho de apresentar um projecto.

    Eu vou deixar algumas coisas acerca do meu trabalho que vos irá ajudar a entender melhor que pretendo.

    Objectivos
    - Estudar como se propaga o som;
    - De acordo com o estudo feito acerca da propagação do som, identificar quais os materiais que possuem as características para o isolar;
    - Dentro desses materiais, explicar o desempenho de cada um;
    - Ordenar os materiais por taxa de sucesso no isolamento do som, distinguindo assim os melhores dos piores;
    - Estabelecer a relação entre a qualidade e o preço de cada um dos materiais;

    Estratégia a utilizar
    Recurso à investigação documental e a visitas a locais relacionados com o tema em questão de forma a recolher informação sobre a forma como o som se propaga, identificação dos materiais necessários para o isolar e o desempenho de cada um desses materiais.
    Construção de pequenos compartimentos cúbicos (tipo cubo) revestidos desses mesmos materiais onde iremos por em prática a eficácia dos materiais isolantes do som, colocando pequenos sistemas de som no interior dos cubos.
    Recurso a aparelhos técnicos para medir a intensidade do som, dentro e fora do cubo.
    Realização de experiências para calcular as taxas de sucesso dos vários materiais isolantes do som.
    Estabelecimento da relação qualidade / preço dos materiais, após a fase de experimentação e pesquisa (Por exemplo: numa sala modelo de tamanho real, será escolhida uma determinada intensidade de som e, através de cálculos e dos estudos já realizados anteriormente com os cubos, verificar qual dos materiais obtém uma melhor relação entre qualidade/preço)

    É mais ou menos isso o trabalho. Vamos pesquisar muito acerca do tema e depois criar pequenos cubos revestidos de materiais isolantes do som e fazer testes para ver o desempenho de cada um.

    Abraço.

    Franchesco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Obrigado pela informação que já me deram !

    kiki eu ainda não estou a tirar nenhum curso. Tenho 17 anos e estou a terminar o ensino secundário (12º ano). Não sei se vocês aí funcionam do mesmo modo que nós. É para uma disciplina chamada Área Projecto em que eu tenho de apresentar um projecto.

    Franchesco
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Franchesco
    · votar


    Objectivos
    - Estudar como se propaga o som;
    - De acordo com o estudo feito acerca da propagação do som, identificar quais os materiais que possuem as características para o isolar;
    - Dentro desses materiais, explicar o desempenho de cada um;
    - Ordenar os materiais por taxa de sucesso no isolamento do som, distinguindo assim os melhores dos piores;
    - Estabelecer a relação entre a qualidade e o preço de cada um dos materiais;

    Estratégia a utilizar
    - Recurso à investigação documental e a visitas a locais relacionados com o tema em questão de forma a recolher informação sobre a forma como o som se propaga, identificação dos materiais necessários para o isolar e o desempenho de cada um desses materiais.
    - Construção de pequenos compartimentos cúbicos (tipo cubo) revestidos desses mesmos materiais onde iremos por em prática a eficácia dos materiais isolantes do som, colocando pequenos sistemas de som no interior dos cubos.
    - Recurso a aparelhos técnicos para medir a intensidade do som, dentro e fora do cubo.
    - Realização de experiências para calcular as taxas de sucesso dos vários materiais isolantes do som.
    - Estabelecimento da relação qualidade / preço dos materiais, após a fase de experimentação e pesquisa (Por exemplo: numa sala modelo de tamanho real, será escolhida uma determinada intensidade de som e, através de cálculos e dos estudos já realizados anteriormente com os cubos, verificar qual dos materiais obtém uma melhor relação entre qualidade/preço)

    É mais ou menos isso o trabalho. Vamos pesquisar muito acerca do tema e depois criar pequenos cubos revestidos de materiais isolantes do som e fazer testes para ver o desempenho de cada um.

    Abraço.

    Muniz DH
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    opa...

    so vou aproveitar o topico pra talvez matar uma curiosidade...
    como falaram ai a respeito de materiais isolantes e amortecedores... ja ouvi varias vezes a respeito do isopor... teria alguma utilidade pra tratamento ou isolamento acustico ?????

    (desculpem a falta de acentos... teclado desconfigurado nesse pc)

    vlw...

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Franchesco
    eu ainda não estou a tirar nenhum curso. Tenho 17 anos e estou a terminar o ensino secundário (12º ano). Não sei se vocês aí funcionam do mesmo modo que nós. É para uma disciplina chamada Área Projecto em que eu tenho de apresentar um projecto.
    legal (giro), muito interessante. aqui não temos nada parecido antes de entrar na faculdade.

    pra questão da propagação do som, tenta esse site aqui:
    www.eca.usp.br/prof/iazzetta/tutor
    é o material de aula de um professor da faculdade de musica da usp. lá tem os conceitos basicos do que é som, como ele se propaga, como o ouvimos, etc...

    acho que deve ser interessante se voce visitar algum estudio de ensaio musical. procure algum por perto, e veja se pode conhecer, pergunte sobre o que foi feito de isolamento no local.

    uma dica: faça um cubo duplo, de qualquer material rigido, de maneira que um cubo fique por dentro do outro, mas eles não se toquem. utilize algum elemento macio para encosta-los, como pedaços de borracha, silicone, e.v.a., alguma coisa assim.

    e continue contando pra gente do seu trabalho. me interessa muito.
    até

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    Muniz DH
    o isopor tem como principal aplicação isolamento termico. aquelas caixas de isopor de sorvete, suco, etc.
    por isso o uso dele na acustica não dos melhores.

    ele ajuda um pouco a isolar, pois tem uma boa quantidade de ar dentro, e cria um colchão. mas, como ja disse ali em cima, o isolamento não depende apenas do material que se utiliza, mas principalmente da forma que é utilizado.
    e, como tratamento, se deixar exposto, ele é um pouco macio, deve até ajudar a mortecer o som, mas é terrivel como acabamento, pois ele esfarela facil. então não adianta deixar ele exposto, tem que usar outro acabamento por cima.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trabalho de projecto (Isolamento acustico)