Setup para gravação de violão!

    Autor Mensagem
    lula_molusco
    Veterano
    # out/07


    Pessoal...tô com o seguinte setup em mente:

    -Ovation Celebrity CC24 (já testei e gostei bastante do som, principalmente plugado)
    http://www.musiciansfriend.com/product/Ovation-Celebrity-CC24-Acoustic Electric-Guitar?sku=513279

    -Shure SM57
    http://www.musiciansfriend.com/product/Shure-SM57-InstrumentVocal-Mic? sku=270102

    -ART Tube MP Studio Mic Preamp
    http://www.musiciansfriend.com/product/ART-Tube-MP-Studio-Mic-Preamp?s ku=180581

    A questão é...consigo bons resultados usando esse equipamento, ligado numa placa de som onboard (por enquanto) ? O que tem a dizer sobre o SM57 para voz? O violão o melhor é gravar plugado no pré-amp do que microfonado pelo sm 57?

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    up!

    Sir PH
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Não sei quanto ao resultado da captação do SM57 pro teu caso, mas tenta gravar com a captação do microfone e tbm em linha, misturando os dois vc pode obter resultados interessantes. Agora... gravar o mic e a linha simultaneamente vai ser um problema, no teu caso, por causa da placa, ai o jeito é fazer duas gravações distintas, oque seria um pouco mais dificil, mas não quer dizer que vc não terá um resultado interessante (sendo redundante no tal do "resultado interessante" Hahahah).

    busterchair
    Veterano
    # out/07
    · votar


    a voz gravada no shure sm 57 fica muito boa

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Sir PH
    busterchair
    valeu!
    o principal do shure que eu vou usar é pra voz mesmo...o ovation acho que fica bacana em linha com esse pré-amp.
    ao inves do pré-amp pegar uma mesinha behringer pra poder gravar violão e voz simultaneamente é mais negócio?

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    lula_molusco

    vc podia pegar um um mic condensador, que pega melhor as delicadezas de um violão. E são melhores para gravar voz também.
    Esse pré é bem legal! Ótimo custo-benefício! Talvez se vc juntasse um pouquinho mais, vc poderia colocar o pré+condensador + mesinha behringer para quando quiser gravar voz e violão juntos(com violão em linha nesse caso).

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator
    mas o condenser num vai captar muito ruído? porque o lugar que eu gravo num tem preparação acustica nenhuma :B

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    up

    harmbacher
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ola meus amigos, bom nao sei se serve de informação, mas eu tinha poblemas pra gravar violoes ja que meu equipo é todo pra guitarra, entao eu comprei uma ponte da fishman equipada com piezo, ligo num pod xt, meu quase chorei quando ouvi o som acustico sem ruidos, é muito bom!!

    makumbator
    Moderador
    # out/07
    · votar


    lula_molusco

    A vantagem do condensador é que ele responde melhor à delicadeza de um instrumento acústico(um dedilhado por exemplo, fica mais bonito e rico em um condensador). Eles costumam ser mais planos na resposta também(ou seja, colorem menos o som, deixando a sonoridade real do instrumento, claro que nem sempre isso é o desejável). Mas realmente ele por ser mais sensível, está mais sujeito ao ruído de ambiente. Vc poderia gravar a noite, em que normalmente há menos ruído nas cidades?

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    makumbator
    a noite aqui passam muitos aviões haha

    Sir PH
    Veterano
    # out/07
    · votar


    lula_molusco

    Onde vc grava? Quarto? Escritório? O ambiente é grande ou pequeno?
    Fala mais do local ae e agente troca idéia, pq dependendo de com for até rola um condensador sim.

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Sir PH
    Quarto, de menos de 20m². Janela perpendicular pra rua, 2º andar de prédio

    Sir PH
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara...eu gravo no meu quarto também.
    Ele tem pouco mais de 12m quadrados, e é primeiro andar (o lobby seria o térreo , então estou um andar elevado).
    Eu fiz a seguinte gambiarra pra gravar com um SM57 :
    Fechei o vidro da janela que da pra rua, abri as portas do armario e na porta do quarto eu coloquai o colchão do meu irmão(na vertical, cobrindo a porta). O meu clochão eu só levantei de lado em cima do estrado da minha cama pra tentar diminuir o maximo possivel o barulho que vem de fora.
    Estudei bem a passagem e na hora de gravar mandei ver. Depois de uma meia hora eu abri a porta do quarto, coloquei o circulador de ar na entrada só pra dar uma refrescada no ambiente e voltei a gravar.
    Tipo... os colchões, junto com as roupas do armario, comeram som pra caramba, mas movendo o meu colchão (não oq estava na porta) e deixando uma parte ou outra da parede exposta eu prcebi que influenciava um pouco no que o microfone captava, não muito, mas senti mudanças.
    Pra dizer bem a verdade, to pra testa com um condensador, mas acho que até rola sim.
    Mais uma coisa que eu to pra testar q me disseram funcionar bem, é cercar o amp com cobertores. Amigo meu disse que abafa bem os ruidos externos e o som fica bem concentrado e legal, mas como eu disse, isso eu ainda to pra testar.
    Ah... só pra situar: o amp fica com o falante virado para o armario de roupas com os colchões nas laterais, um pouco inclinado para um dos colchões.
    Mas como no teu caso tem o fator "aviões", vc pode colocar o amp bem dentro do armario
    Espero ter ajudado em alguma coisa, nem que seja um pouco. =/

    []'s

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Sir PH
    mas o meu esquema é pra microfonar o violão, não o amp.

    lula_molusco
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ai acho que requer mais sensibilidade do mic que pra microfonar amp, e consequentemente mais ruidos =/

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Pessoal, o que acham desse "kit" aqui?
    Esses mics são bem cotados té onde eu li, e parece ser uma solução interessante.
    -Focusrite Saffire
    -Audio technica AT2041SP

    http://www.guitarcenter.com/Focusrite-Saffire---Audio-Technica-Recordi ng-Package-241526-i1319216.gc

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    up!

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    up!

    shoyoninja
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    po lula, esse kit é, com o perdão da palavra, "do caralho" hehehe...

    Mas você achou isso para comprar aqui no Brasil? E por quanto?

    Abraço!

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    shoyoninja
    comprarei nos eua mesmo \o/

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    precisarei de um anti-pop para esses microfones quando for gravar voz?

    makumbator
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    lula_molusco


    precisarei de um anti-pop para esses microfones quando for gravar voz?

    É bom, mas isso é barato. É importante não apenas para evitar os pops na gravação, bem como para preservar a cápsula de mics condensadores(mais delicados) de gotas de saliva, que ao longo do tempo danificam a mesma.

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    makumbator
    opa! nem sabia =X valeuu

    lula_molusco
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Sobre esses dois microfones, caso vá gravar violão e voz simultaneamente, uso o condenser maior para a voz e o menor para o violão? Ou tem alguma outra configuração mais recomendável?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Setup para gravação de violão!