Duvidas a gravar guitarra!

    Autor Mensagem
    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07


    Saudações pessoal!

    É o seguinte, eu mais o pessoal com quem toco vamos gravar uma maquete, numa escola de musica, de produção, cheia de micros e material bom para gravação, menos os instrumentos que sao os nossos.

    Eu uso uma pedaleira emprestada uma Boss ME-50, tenho uma Gibson Les Paul Studio, e tenho um Fender FM-212...

    A questão é a seguinte, o outro guitarrista que toca comigo tem varios pedais, DS 1, BadMonkey etc e eu pensei em usa-los, porque é bem melhor que a pedaleira... mas quanto a efeitos n convem misturar no setup uma pedaleira a esses pedais pois n?

    O FM-212 tem Send e Return para pedaleiras, ou seja não passa no pré do amp...será que ligando aí so a pedaleira para efeitos é usar a cadeira de pedais no input pode resultar bem?

    É claro que n ha nada como tentar, mas na teoria, para uma boa gravação que acham??

    Saudações

    ahh o amp n tem output, vai ter msm k ser de micro n é? n convem ser gravado pelo output da pedaleira pois n?

    abraço e obrigado


    P.S.- Abraços de Portugal :)

    makumbator
    Moderador
    # set/07
    · votar


    TetrisJazzy

    Você citou que o local de gravação tem bom material, pois bem, o melhor mesmo seria microfonar a caixa de guitarra. Como o estúdio deve ter os microfones e o local com ambiência adequada, acho muito mais interessante fazer assim que gravar direto na entrada do computador. O técnico do local saberá de antemão as melhores posições do local, então bastará que testem um pouco antes para adequar com sua guitarra e equipamento.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    Velho, não entendi direito o que voce quer fazer ai, mais o pouco que entendi e se fosse eu em seu lugar...

    1) Ligaria os pedais ou a pedaleira ao ampli e usaria o que fosse mais interessante para o som em questão...

    2) Voce pode usar tanto os pedais e a pedaleira em sequencia... como os pedais e pedaleira no send e return do fm-212, assim como usar somente os pedais ou somente a pedaleira, de acordo com os efeitos e as conexões que voce precisasse em seu som.

    3) Se voce diz que ai tem um bom material pra gravação, pensaria primeiro em microfonar o ampli, um dinamico tipo sm57 ou qualquer condenser já tava de bom tamanho... se não tiver microfones, usaria ou a saida da pedaleira ou o send do ampli, acho que a saida da pedaleira nesse caso ficaria melhor, mais voce que precisa ver ai e testar pra ver qual te agrada...

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Se voce diz que ai tem um bom material pra gravação, pensaria primeiro em microfonar o ampli (2)

    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Desde já muito obrigado pela ajuda!!

    A minha duvida maior, é se n haverá problema em misturar os efeitos, tendo em conta que se usar pedais analógicos irei-os misturar com os efeitos da pedaleira...tenho a ideia, de certa forma pré-concebida é certo, que isso não é muito correcto...

    Já agora o FM 212 tem 2 colunas de 12, o correcto serão dois micros n é?

    obrigado mais uma vez

    abraços

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    TetrisJazzy

    Não existe qualquer grande problema em se misturar efeitos analógicos e digitais. Mesmo os sets "analógicos" de muitos guitarristas incluem pedais como o DD-3, que é digital - aliás, a maior parte dos pedais de delay que existem por aí é digital.

    Outra coisa, ter send e return (loop) não quer dizer que você não vai usar o pré do amp. O sinal que é enviado pelo send é exatamente o sinal após ter passado pelo pré. É só você ligar o que deve ir antes do pré no input, e o que deve vir depois do pré no loop.

    Quanto ao jeito de microfonar, melhor é você ver com o técnico no estúdio mesmo. Existem zilhões de formas de se posicionar microfones diante do amp.

    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Yah! Bog podes-me dar entao uma ajuda?

    Imagina um setup em que uso um overdrive, uma distorção (apenas activada quando é o solo) e a pedaleira para os efeitos...

    Qual deverá ser a sequencia mais indicada do setup?

    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07
    · votar


    E já agora, ha a possibilidade de em vez de usar o Wha Wha da pedaleira, da ME-50, usar um Hellbabe da Behringuer!

    O que acham? é melhor o hellbabe que o wha wha da pedaleira?

    obrigado mais uma vez ;)

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    TetrisJazzy

    Usa o wah wah da behringer. Coloca ele e os pedais de dist/overdrive antes do input, com o wah antes das distorções. A pedaleira você coloca no loop, para modulações, reverb e delay. É a ordem mais "tradicional" das coisas.

    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bog obrigado!

    Outra duvida que tenho, eu uso pedaleira como ja disse, mas em principio irei usar pedais...

    acontece que o outro amigo meu, guitarrista tem um DS-1, e ha a possibilidade de eu o usar tambem, mas tb ha a possibilidade de eu usar um Turbo Distortion da Boss, que me vão emprestar...

    Para solos acham melhor que o DS1?

    abraços

    TetrisJazzy
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bog obrigado!

    Outra duvida que tenho, eu uso pedaleira como ja disse, mas em principio irei usar pedais...

    acontece que o outro amigo meu, guitarrista tem um DS-1, e ha a possibilidade de eu o usar tambem, mas tb ha a possibilidade de eu usar um Turbo Distortion da Boss, que me vão emprestar...

    Para solos acham melhor que o DS1?

    abraços

    Bog
    Veterano
    # set/07
    · votar


    TetrisJazzy

    Não conheço o Turbo Distortion, mas vale sempre a máxima: o melhor pedal para você usar é aquele que soar melhor aos teus ouvidos. Não existe pedal com som melhor ou pior, existe pedal com som que VOCÊ gosta mais ou menos.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # set/07 · Editado por: I.Nosferatu
    · votar


    TetrisJazzy

    Pois é, não sei porque voce tá tao preocupado com distorção se o ampli já tem e tem até foot pra acionar e se não te agradar, voce pode usar o DS-1 ou o Tube distortion ou mesmo a da pedaleira se voce já se acostumou com ela e achar que os pedais ou o ampli não te dão o resultado que voce esperava... o negocio é voce ir logo testar e ver qual configuração voce gosta mais... como já foi dito varias vezes.

    Não precisa usar dois microfones na caixa, basta um bem posicionado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas a gravar guitarra!