Autor |
Mensagem |
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
Saudações pessoal!
É o seguinte, eu mais o pessoal com quem toco vamos gravar uma maquete, numa escola de musica, de produção, cheia de micros e material bom para gravação, menos os instrumentos que sao os nossos.
Eu uso uma pedaleira emprestada uma Boss ME-50, tenho uma Gibson Les Paul Studio, e tenho um Fender FM-212...
A questão é a seguinte, o outro guitarrista que toca comigo tem varios pedais, DS 1, BadMonkey etc e eu pensei em usa-los, porque é bem melhor que a pedaleira... mas quanto a efeitos n convem misturar no setup uma pedaleira a esses pedais pois n?
O FM-212 tem Send e Return para pedaleiras, ou seja não passa no pré do amp...será que ligando aí so a pedaleira para efeitos é usar a cadeira de pedais no input pode resultar bem?
É claro que n ha nada como tentar, mas na teoria, para uma boa gravação que acham??
Saudações
ahh o amp n tem output, vai ter msm k ser de micro n é? n convem ser gravado pelo output da pedaleira pois n?
abraço e obrigado
P.S.- Abraços de Portugal :)
|
makumbator Moderador
|
# set/07
· votar
TetrisJazzy
Você citou que o local de gravação tem bom material, pois bem, o melhor mesmo seria microfonar a caixa de guitarra. Como o estúdio deve ter os microfones e o local com ambiência adequada, acho muito mais interessante fazer assim que gravar direto na entrada do computador. O técnico do local saberá de antemão as melhores posições do local, então bastará que testem um pouco antes para adequar com sua guitarra e equipamento.
|
I.Nosferatu Veterano |
# set/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar
Velho, não entendi direito o que voce quer fazer ai, mais o pouco que entendi e se fosse eu em seu lugar...
1) Ligaria os pedais ou a pedaleira ao ampli e usaria o que fosse mais interessante para o som em questão...
2) Voce pode usar tanto os pedais e a pedaleira em sequencia... como os pedais e pedaleira no send e return do fm-212, assim como usar somente os pedais ou somente a pedaleira, de acordo com os efeitos e as conexões que voce precisasse em seu som.
3) Se voce diz que ai tem um bom material pra gravação, pensaria primeiro em microfonar o ampli, um dinamico tipo sm57 ou qualquer condenser já tava de bom tamanho... se não tiver microfones, usaria ou a saida da pedaleira ou o send do ampli, acho que a saida da pedaleira nesse caso ficaria melhor, mais voce que precisa ver ai e testar pra ver qual te agrada...
|
Bog Veterano
|
# set/07
· votar
Se voce diz que ai tem um bom material pra gravação, pensaria primeiro em microfonar o ampli (2)
|
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
· votar
Desde já muito obrigado pela ajuda!!
A minha duvida maior, é se n haverá problema em misturar os efeitos, tendo em conta que se usar pedais analógicos irei-os misturar com os efeitos da pedaleira...tenho a ideia, de certa forma pré-concebida é certo, que isso não é muito correcto...
Já agora o FM 212 tem 2 colunas de 12, o correcto serão dois micros n é?
obrigado mais uma vez
abraços
|
Bog Veterano
|
# set/07
· votar
TetrisJazzy
Não existe qualquer grande problema em se misturar efeitos analógicos e digitais. Mesmo os sets "analógicos" de muitos guitarristas incluem pedais como o DD-3, que é digital - aliás, a maior parte dos pedais de delay que existem por aí é digital.
Outra coisa, ter send e return (loop) não quer dizer que você não vai usar o pré do amp. O sinal que é enviado pelo send é exatamente o sinal após ter passado pelo pré. É só você ligar o que deve ir antes do pré no input, e o que deve vir depois do pré no loop.
Quanto ao jeito de microfonar, melhor é você ver com o técnico no estúdio mesmo. Existem zilhões de formas de se posicionar microfones diante do amp.
|
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
· votar
Yah! Bog podes-me dar entao uma ajuda?
Imagina um setup em que uso um overdrive, uma distorção (apenas activada quando é o solo) e a pedaleira para os efeitos...
Qual deverá ser a sequencia mais indicada do setup?
|
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
· votar
E já agora, ha a possibilidade de em vez de usar o Wha Wha da pedaleira, da ME-50, usar um Hellbabe da Behringuer!
O que acham? é melhor o hellbabe que o wha wha da pedaleira?
obrigado mais uma vez ;)
|
Bog Veterano
|
# set/07
· votar
TetrisJazzy
Usa o wah wah da behringer. Coloca ele e os pedais de dist/overdrive antes do input, com o wah antes das distorções. A pedaleira você coloca no loop, para modulações, reverb e delay. É a ordem mais "tradicional" das coisas.
|
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
· votar
Bog obrigado!
Outra duvida que tenho, eu uso pedaleira como ja disse, mas em principio irei usar pedais...
acontece que o outro amigo meu, guitarrista tem um DS-1, e ha a possibilidade de eu o usar tambem, mas tb ha a possibilidade de eu usar um Turbo Distortion da Boss, que me vão emprestar...
Para solos acham melhor que o DS1?
abraços
|
TetrisJazzy Veterano |
# set/07
· votar
Bog obrigado!
Outra duvida que tenho, eu uso pedaleira como ja disse, mas em principio irei usar pedais...
acontece que o outro amigo meu, guitarrista tem um DS-1, e ha a possibilidade de eu o usar tambem, mas tb ha a possibilidade de eu usar um Turbo Distortion da Boss, que me vão emprestar...
Para solos acham melhor que o DS1?
abraços
|
Bog Veterano
|
# set/07
· votar
TetrisJazzy
Não conheço o Turbo Distortion, mas vale sempre a máxima: o melhor pedal para você usar é aquele que soar melhor aos teus ouvidos. Não existe pedal com som melhor ou pior, existe pedal com som que VOCÊ gosta mais ou menos.
|
I.Nosferatu Veterano |
# set/07 · Editado por: I.Nosferatu
· votar
TetrisJazzy
Pois é, não sei porque voce tá tao preocupado com distorção se o ampli já tem e tem até foot pra acionar e se não te agradar, voce pode usar o DS-1 ou o Tube distortion ou mesmo a da pedaleira se voce já se acostumou com ela e achar que os pedais ou o ampli não te dão o resultado que voce esperava... o negocio é voce ir logo testar e ver qual configuração voce gosta mais... como já foi dito varias vezes.
Não precisa usar dois microfones na caixa, basta um bem posicionado.
|