Monitores de Referência - Qual o melhor Custo X Benefício?

Autor Mensagem
T-Rodman
Veterano
# ago/11 · Editado por: T-Rodman
· votar


luissm
Em casa eu tenho essas 3:
Yamaha HS50M----------------------300€
Prodipe Pro 5 Ribbon----------------349€
Alesis M1 Active 520---------------225€

vendo na lista, me apetecem essas duas aqui:
KRK RP-5G2----------------------------320€
Mackie MR5 mk2---------------------330€

Não conheço elas, mas dentre minhas 3, o que posso falar delas:
A Yamaha é meu par no home-studio, hoje. A Alesis foi minha primeira e hoje fica em meu PC para jogos (ela solta uns graves a mais). A Prodipe é mais neutra, mas como a Alesis fala menos do que os Yamaha (30% menos) - e não suurpreende em nada.
Logo, falando por mim, eu talvez iria de KRK ou Mackie no seu caso.

Apogee Duet realmente parece ser uma boa dica, principalmente aí fora. Aqui é um pouco salgada para os preços praticados aqui, mas por aí não deve ser tão caro. A mesma coisa se aplica as Digidesign, como essa aqui:
http://www.danceplanet.pt/produto-1639-228-lang_pt.html

hum, sobre essa loja citada, em termos de colunas de DJ e de estúdio, eu descartaria as de DJ, rs. Ora são mais fracas e servem apenas para o DJ marcar o ritmo. Ora mascaram mais grave do que as indicadas para estúdio. Mas a loja tá com uma cara melhor do que a musifex, rs. Eu até já visitei a loja física deles perto de Lisboa, mas não me empolguei com a gama de produtos deles. Bom, vou mudar meu referencial agora, rs.

Se não quiser gastar muito:
http://www.danceplanet.pt/produto-1178-228-lang_pt.html

amplexos

T.

luissm
Veterano
# out/11 · Editado por: luissm
· votar


Olá a todos,

Finalmente decidi e comprei as caixas de som.

Adivinhem quais foram... pois é, depois de algumas audições e atendendo à componente preço escolhi as............... KRK RP – 5G2

Para estas dimensões e características, são sem dúvida a melhor escolha.

Acabei de as montar hoje e o som é muito bom.

Estava a pensar em associar um subwoofer, mas não é de todo necessário, pois cobrem as LF de forma muito satisfatória para música.

Agora, o passo seguinte será a placa de som, pois apesar de ser muito bom o som, noto bem a diferença entre o que saída destas caixas de som aquando dos testes na loja com uma mesa profissional.

Na loja foi-me recomendado uma Focusrite Saffire 6 USBFocusrite Saffire 6 USB, no entanto, no site da Focusrite, anunciam o lançamento ainda este mês de Outubro da Focusrite Scarlett 2i2 Focusrite Scarlett 2i2 que me parece bem interessante, pois já vai até 24-bit 96Khz.

Inicialmente pensei na Focusrite Saffire PRO14, Focusrite Saffire PRO14, pois permite adicionar um subwoofer, mas não acho necessário, dada a resposta das KRK nas LF.

Gostava da vossa opinião em relação a estas placas.

Aproveito ainda para deixar aqui os meus sinceros agradecimentos a todos quantos se dispuseram a ajudar-me na escolha dos monitores.

A todos, Muito Obrigado.

LM

.omni
Veterano
# out/11
· votar


luissm
que me parece bem interessante, pois já vai até 24-bit 96Khz.

E daí? Você só vai usar pra reproduzir áudio em 16 bits, 44.1khz...

Boa sorte com as caixas!

luissm
Veterano
# out/11
· votar


.omni,

Tens razão, mas a Focusrite Saffire 6 USB, tem uma ligação USB 1.1, o que me parece demasiado obsoleto.

Já comprei uma placa PCI Firewire para instalar no meu PC, pois parece-me útil ter este tipo de ligação.

Já agora, qual a utilização dos 24bit? E dos 96Khz? Se a musica que ouvimos está em 16bit 44.1Khz?

Abraço,

LM

.omni
Veterano
# out/11
· votar


luissm
O usb 1.1 só vai influenciar na latência e na quantidade de canais simultâneos que vai dar pra gravar sem dropouts ou clicks.
No seu caso, você deveria se preocupar APENAS xom a qualidade do DA.
Você não precisa da placa firewire. Hoje tem muitas interfaces USB que conseguem uma taxa mais alta que firewire, tem fabricantes trocando o padrão pra USB inclusive. Não tem mais melhor ou pior, depende da placa, mas no seu caso vai fazer zero de diferença.

A utilização de uma taxa mais alta é poder gravar nessa taxa. Mas não significa que uma placa que vá até 192 seja melhor, tem placas que só gravam numa taxa menor mas tem uma qualidade de conversão muito mais alta.
No caso de usar a placa pra ouvir música apenas procure a com a melhor conversão DA, não importa se é firewire, usb, pci, etc.

blonski
Veterano
# dez/11
· votar


Por que um par de Monitores, custa muito mais caro que um par de caixas acústicas comuns, e pra que serve um par de Monitores, que um par de caixa acústica comum, não faça ? É frescura Monitores de Kevlar, Carbono, ou realmente valem o quanto custam e por que ?

makumbator
Moderador
# dez/11 · Editado por: makumbator
· votar


blonski

O motivo é que a qualidade é muito maior que caixas comuns(apesar de haver caixas comuns muito boas por aí). A preocupação em um monitor é ter o som o mais flat e neutro possível, ao contrário das caixas acústicas comuns(principalmente com a febre de ultrabass, simulação de surround, enhancers diversos, etc...). Os bons monitores tem material de boa qualidade, e preocupação acústica maior em sua construção.

Outro detalhe é que em geral os monitores são ativos(ou seja, amplificados). Caixas acústicas não são, e demandam receber o sinal já amplificado do aparelho de som. Há monitores bi-amplificados(ou seja, as duas caixas são ativas, ao contrário dos modelos em que apenas uma é ativa e a segunda recebe o sinal amplificado da primeira).

Além disso tudo, há monitores com entrada digital, entradas múltiplas, etc...nada disso está presente em uma caixa acústica comum.

lipe_2104
Veterano
# jan/12
· votar


Dando um up no tópico.
Pessoal, surgiu a oportunidade de vender um instrumento que não uso mais para comprar monitores de referência e como tenho parentes nos EUA que podem me enviar pelo correio os monitores, pensei em comprar pelo amazon.
Dei uma pesquisada e pelo que li, os M-audio BX5a Deluxe tem bastante custoxbenefício, certo ou errado? haha;
http://www.amazon.com/gp/product/B0014IEBM0/ref=ox_sc_act_title_1?ie=U TF8&m=AIMZUKBRH6H15
No caso, sairia por uns 120 dólares, vale á pena ou é furada?
Abraços

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


lipe_2104

Independente do modelo comprado, esteja preparado para uma possível cobrança de impostos(mesmo sendo enviado por pessoa física). Mas mesmo assim, fic sempre mais barato que no Brasil.

Os Krk também são legais, e tem modelos não tão caros.

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


makumbator

Sim sim, estou preparado pros impostos, se eventualmente precisar pagar.
Estou acostumado a meus parentes mandarem coisas e tal,
quais monitores você me indicaria?
Obrigado pela ajuda!

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


lipe_2104

Caso vc esteja querendo gastar menos, tem os Krk da série G:


Preço de monitor unitário quando comprado separadamente:

http://www.amazon.com/KRK-RP5G2-Powered-Monitor-Speaker/dp/B001A6G6CY

http://www.amazon.com/KRK-RP6G2-Powered-Monitor-Speaker/dp/B001A6IC7Q/ ref=sr_1_5?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1325880415&sr=1-5


Aqui eles em pares:

http://www.amazon.com/KRK-RP5G2-Powered-Active-Monitors/dp/B003WL29WG/ ref=pd_sim_sbs_MI_3

http://www.amazon.com/KRK-RP6G2-Powered-Active-Monitors/dp/B003WL6IR8/ ref=sr_1_15?s=musical-instruments&ie=UTF8&qid=1325880537&sr=1-15

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


makumbator

Valeu ai pelos links cara,
saberia dizer se há muita diferença entre o KRK e os M-audio?
Porque eles sãoo dobro do preço, e no momento não tenho essa grana, o M-audio sairia por uns 400 reais enquanto o KRK sairia por uns 900.
Tenho pesquisado sobre monitores e essas coisas, mas ainda tô começando nesse mundo hehe.
Abs

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator
Você já ouviu esses Krk? São legais? Que "estilo"?

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


lipe_2104
saberia dizer se há muita diferença entre o KRK e os M-audio?

Não tenho muita base para comparar, pois não conheço os m-audio a fundo. Parecem ser bons dentro de uma faixa "entry-level", digamos assim. Mas realmente fico te devendo uma opinião embasada.

.omni

tenho um par do G2 5. O G2 6 já ouvi na casa de um amigo(mas muito rapidamente). São parecidos. O segundo é um pouquinho mais encorpado, mas nada extremo em relação ao primeiro.

Eu gosto deles, não são o estado da arte em matéria de monitor, mas acho que soam melhores do que o preço deles pode indicar. Mas ao que me parece a Krk é do tipo amor ou ódio, tem gente que ama, e outros odeiam apaixonadamente! Hhhashsa! O público de música eletrônica(que fazem aquelas mixagens pesadas e comprimidas) costumam gostar deles.

Quem já comparou lado a lado com o Mackie MR 5 (que é da mesma faixa), costuma gostar um pouco mais do Mackie na definição do grave. Mas nunca pude fazer tal avaliação.

Eu estou pensando em comprar um par de outra marca nesse ano, para ter uma outra referência na hora de gravar e mixar.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator
Saquei. Eu não gosto muito das Krk que jã ouvi, mas são as baratinhas, nunca ouvi as top de linha.
A Mackie eu só conheço a HR824, não sou muuuuito fã. Eu curto o trash, gosto de NS-10 ou algo extremamente cristalino, pra lá de Genelec. Extremos. Haha.

makumbator
Moderador
# jan/12
· votar


.omni

Eu estou pensansando em comprar um par de Tannoys usadas. Vc conhece a marca?

Uma possibilidade seria um par de Genelec, mas nos dois casos é coisa pro fim do ano(principalmente se forem nova$$$$$)

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


makumbator

Tudo bem, obrigado pela ajuda.
Como estou começando agora e o orçamento tá apertado, acho que vou ficar com os M-audio BX5a Deluxe, até porque, não achei nenhum concorrente com o mesmo preço.
Valeu, abraço

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


makumbator
Conheço, mas pra sistemas de PA e etc. Não pra monitores de estúdio.
As Genelec eu já usei bastante, mas sei lá. Não lembro exatamente o modelo, era das grandes. Eu trabalhava num estúdio que tinha um par delas e um par de NS10m e eu usava as NS10m 90% do tempo.

makumbator
Moderador
# jan/12 · Editado por: makumbator
· votar


lipe_2104

Beleza!

.omni

hashhsa! Vc é viciado na NS10m não é?
Já usou a HS80m?

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


makumbator
Eu tenho a HS50 no meu home! :)
Haha, não sou viciado, mas é uma referência básica, é difícil conhecer os zilhões de caixas que tem por aí, mas todo estúdio tem uma NS10zinha, é meio que porto seguro, haha.

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


...

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


Wtf, triple combo.

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


Galera, vou comprar o m-audio bx5a mesmo, qual cabo eu devo comprar para ligá-los na minha interface que tem saída p10? É um cabo P10 -> RCA?
Não achei esse cabo no amazon..
E o cabo pra interligar os monitores? Já vem?
Obrigado

.omni
Veterano
# jan/12 · Editado por: .omni
· votar


lipe_2104
Entrada ou saída? Veja qual é a saída da interface... Se for RCA, é RCA pra p10. Se for p10 deve ser balanceado, você pode usar um p10 p10 desbalanceado que vai funcionar, mas pode também usar um p10 canon (se a caixa tiver essa entrada) balanceado, é o ideal.

E o cabo pra interligar os monitores? Já vem?

Como assim? Não são ativos? Cada um tem o seu amplificador embutido, você não precisa ligar os dois. Isso é só no caso de apenas um dos dois ser amplificado, aí esse manda pro outro (passivo) o sinal.

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


.omni

Então cara, a saída da interface é p10. Eu quis dizer saída mesmo, hehe, corrigi ali em cima.
Ah ta, entendi, funcionam separados. Realmente, eu vi lá, é assim mesmo.
Então eu acho que terei que usar as saídas "Analog outs" (1/L e 2/R) né?
No caso, as duas entradas da interface são p10, e os monitores tem essas entradas aqui ó : http://www.m-audio.com/images/global/product_pics/th/bx_rear_v2008.jpg
essa foto foi tirada desse link aqui embaixo :
http://www.m-audio.com/products/en_us/StudiophileBX5aDeluxe.html

Obrigado!

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


lipe_2104
Então eu acho que terei que usar as saídas "Analog outs" (1/L e 2/R) né?

Sim.

Então, você pode fazer como eu disse. Pode usar um cabo P10 balanceado - canon ou um cabo de instrumento comum (desbalanceado).
O primeiro é ideal, mas os dois vão funcionar sem problemas.

lipe_2104
Veterano
# jan/12 · Editado por: lipe_2104
· votar


.omni

Assim?
http://www.amazon.com/Hosa-CSS105-TRS-Interconnect-Cable/dp/B000068NYG /ref=pd_cp_MI_1

hehe, brigadão cara!

Ah, galera, desculpa fugir um pouco do foco do tópico, mas..
Em relação ao posicionamento dos monitores, vi vídeos e li bastante pessoas falando que os monitores deveriam ficar deitados com os tweeters para o lado de fora, sendo que quando vi o manual dos monitores que escolhi, lá dizia :
"3. Place the BX5a's vertically with the woofer on the bottom. Placing the BX5a's horizontally is
not recommended."

Qual seria o correto?
Estou perguntando pois estou montando uma bancada pro meu home studio, e precisaria saber se eles vão ficar em pé ou deitados.

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


lipe_2104
Sim, pode ser. Esse cabo é balanceado.

Tem monitores que ficam em pé e outros ficam deitados. Alguns você pode usar de qualquer jeito (com os tweeters pra fora ou pra cima).
Se o manual diz que é pra ficar em pé, use-os em pé!

blonski
Veterano
# jan/12 · Editado por: blonski
· votar


# 30/dez/11 22:18 · Editado por: makumbator
citar · votar · denunciar

blonski

O motivo é que a qualidade é muito maior que caixas comuns(apesar de haver caixas comuns muito boas por aí). A preocupação em um monitor é ter o som o mais flat e neutro possível, ao contrário das caixas acústicas comuns(principalmente com a febre de ultrabass, simulação de surround, enhancers diversos, etc...). Os bons monitores tem material de boa qualidade, e preocupação acústica maior em sua construção.

Outro detalhe é que em geral os monitores são ativos(ou seja, amplificados). Caixas acústicas não são, e demandam receber o sinal já amplificado do aparelho de som. Há monitores bi-amplificados(ou seja, as duas caixas são ativas, ao contrário dos modelos em que apenas uma é ativa e a segunda recebe o sinal amplificado da primeira).

Além disso tudo, há monitores com entrada digital, entradas múltiplas, etc...nada disso está presente em uma caixa acústica comum.

===============
Em que interfere, se a caixa não é bi amplificada, e ou recebe amplificação externa ?

aacasarin
Veterano
# jan/12 · Editado por: aacasarin
· votar


Finalmente achei alguém q pode ajudar....

A INTENÇÃO É MÚSICA EM ESTÉREO EM QUALIDADE, como o luissm.

Porém, as dúvidas:
1) Acredito q ligar uma KRK VXT ou Rockit diretamente a um DAC eu obteria uma qualidade muito boa (tves até melhor que receiver + power + torres de entrada, como Klipsh F-20), PORÉM A IDEIA É LIGAR ESSAS STUDIO MONITOR NO LUGAR DAS TORRES FRONTAIS de um sistema 7.1, ou seja, já tenho um aceitável set 5.1 (Yamaha RX-V667 com pre-outs + Infinity Primus P153, PC251 & PS312), assim tenho de escolher entre torres + power (mais caro) e Studio Monitor. O q me falam sobre isso? Um abominam, outros pagam pau....

Nessa lógica, acredito:
- Teria um estéreo para escutar músicas extraordinário! Usaria o modo "pure direct" do receiver ou, para evitar qquer mau processamento, ligaria depois a um DAC.
- Teria um bom 7.1 funcionando direitinho. Filmes fica em segundo plano...
- Teria que usar somente fontes de áudio em lowless/BD-áudio/SACD/DVD-áudio, pois a tendência, acredito eu, que por se tratar de caixas monitor estúdio amplificadas, é aparecer muito mais os defeitos de um som com pouca qualidade (mp3);
- Eliminaria a necessidade de eu comprar um power (qdo com caixas torres passivas de referência), pois as caixas monitor estúdio são amplificadas e meu receiver iria ficar devendo com torres.
2) Placa de áudio: aqui uso a integrada à ATI HD5770, pois tem suporte à DTS HD & Dolby TrueHD. A intenção é pegar uma melhor, como a M-Audio Audiophile 192, mas n encontro uma de qualidade com suportes aos codecs mencionados acima... alguém conhece?
3) A KRK VXT é tão melhor assim q a Rockit?
4) M-Audio CX (ou BXa) é mesmo inferior às KRK?
5) Pensando-se em custo/benefício, quais as melhores escolhas para música entre:
KRK Rockit 6 (RPG2)
KRK Rockit 8 (RPG2)
KRK VXT6
KRK VXT8
M-Audio CX5
M-Audio CX8
M-Audio BX5a
M-Audio BX8a
Mackie MR8

Obs: é pra escutar perto aq, cerca de 2m das caixas. A sala tem uma acústica razoável, etc, etc, etc. Nada de volumes exorbitantes....

VALEU!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Monitores de Referência - Qual o melhor Custo X Benefício?