Projeto para estúdio! (Ajuda)

    Autor Mensagem
    igorout
    Veterano
    # set/07


    Boa noite pessoal!!

    Seguinte, eu quero isolar e tratar uma peça de 2,50 x 2,10, quero gravar voz, violão, piano, e quem sabe, futuramente, bateria...

    Mas não sei muito bem como fazer, minha idéia é a seguinte, cobrir com chapas de compensado 3 das 4 paredes, deixar um espaçamento de ar de 3 a 5 cm entre a parede e a madeira, a 4º parede é a que da para a sala de trabalho, essa vai ficar de alvenaria mesmo, e quero fazer a porta oca, com 10 cm de expessura e aquário na porta, de mais ou menos 70 x 50 cm, o chão é de concreto com forração, carpete fino, e o forro de lambri cedro...

    Não sei se assim a sala vai ficar com um ambiência legal para gravar vozes, violão, etc. Lembrando que uso um B2 Pro para as vozes e quero comprar um SM57 para microfonar os instrumentos...

    Então, este projeto é bom? Que dica vocês podem me passar?

    Abraço

    AlexB
    Veterano
    # set/07 · Editado por: AlexB
    · votar


    Tem um monte de considerações a serem tomadas:
    1-Esta sala fica em um local quieto(barulho externo não vai atrapalhar sua gravação)?
    2-O som pode vazar desta sala?
    3-Esta sala vai ser usada para os monitores de som?
    4- O computador vai ficar nesta sala?
    5-Você está perto de alguma rua movimentada que pode gerar vibrações no chão?
    Se for possível faça com que a cobertura de madeira possibilite com que as paredes não fiquem paralelas, isto evita que uma frequência preferencial seja reverberada pelas paredes.
    Acusticamente falando aglomerado é mais efetivo que o compensado e mais barato.
    Como sua sala é pequena você vai ter que revestir a maneira com algo que diminua a reverberação, espuma etc...
    Ter uma parede viva pode ser uma boa idéia, mas é interessante ter uma cortina grossa em frente a mesma, de modo a poder abrir, fechar e controlar a reverberação.
    O lado da sala onde vão estar os monitors não pode ter parede viva, pois atrapalha a reverberação natural.
    O teto vai precisar de alguma forração para evitar a reverberação.
    Abraço,
    Alex

    igorout
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Bom...

    1 - barulho externo atrapalha sim, em testes que fiz com o condensador, sai barulho de passarinhos, cahorros latindo etc... heheheh
    2 - o som pode vazar, não demasiadamente, mas como vou gravar principalmente vozes, não tem problema vazar um pouco!
    3 - não terá nenhum monitor de som dentro da sala, a não ser o fone pra quem estiver gravando.
    4 - o computador não ficará nessa sala.
    5 - não, a sala fica no segundo andar, não há vibração no solo.

    minha dúvida maior é: se eu cobrir com aglomerado essas 3 paredes, com um espaçamento de ar entre a chapa e a parede, eu terei um bom isolamento? para a reverberação eu posso ir medindo aos poucos depois da sala estar relativamente bem isolada!

    abraço

    AlexB
    Veterano
    # set/07
    · votar


    Só a chapa de aglomerado não constitui um bom isolamento, o ideal seria preencer o espaço com lã de vidro ou plumante. Eu sei que este material é caro, mas sabe um bom substituto: retalho de tecido, que dá para conseguir de graça, pois é lixo de confecção. É tão bom para ninho de rato como a lã de vidro. Como funciona, a parede vibra, que vibra o ar, e este vibra a madeira. Se o espaço tiver preenchido com algum particulado que não conduza vibração o som não vai passar. Encha um saco plástico de retalhos, tipo um almofadão, e preencha os espaços. O efeito é tão bom quanto outros materiais mais caros a uma fração do custo. Lógico se tiver dindin sobrando use espuma acústica. Nesta área um pouco de conhecimento de leis de acústica te fará economizar uma fortuna.
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Projeto para estúdio! (Ajuda)