Autor |
Mensagem |
igorout Veterano |
# set/07
Boa noite pessoal!!
Seguinte, eu quero isolar e tratar uma peça de 2,50 x 2,10, quero gravar voz, violão, piano, e quem sabe, futuramente, bateria...
Mas não sei muito bem como fazer, minha idéia é a seguinte, cobrir com chapas de compensado 3 das 4 paredes, deixar um espaçamento de ar de 3 a 5 cm entre a parede e a madeira, a 4º parede é a que da para a sala de trabalho, essa vai ficar de alvenaria mesmo, e quero fazer a porta oca, com 10 cm de expessura e aquário na porta, de mais ou menos 70 x 50 cm, o chão é de concreto com forração, carpete fino, e o forro de lambri cedro...
Não sei se assim a sala vai ficar com um ambiência legal para gravar vozes, violão, etc. Lembrando que uso um B2 Pro para as vozes e quero comprar um SM57 para microfonar os instrumentos...
Então, este projeto é bom? Que dica vocês podem me passar?
Abraço
|
AlexB Veterano |
# set/07 · Editado por: AlexB
· votar
Tem um monte de considerações a serem tomadas: 1-Esta sala fica em um local quieto(barulho externo não vai atrapalhar sua gravação)? 2-O som pode vazar desta sala? 3-Esta sala vai ser usada para os monitores de som? 4- O computador vai ficar nesta sala? 5-Você está perto de alguma rua movimentada que pode gerar vibrações no chão? Se for possível faça com que a cobertura de madeira possibilite com que as paredes não fiquem paralelas, isto evita que uma frequência preferencial seja reverberada pelas paredes. Acusticamente falando aglomerado é mais efetivo que o compensado e mais barato. Como sua sala é pequena você vai ter que revestir a maneira com algo que diminua a reverberação, espuma etc... Ter uma parede viva pode ser uma boa idéia, mas é interessante ter uma cortina grossa em frente a mesma, de modo a poder abrir, fechar e controlar a reverberação. O lado da sala onde vão estar os monitors não pode ter parede viva, pois atrapalha a reverberação natural. O teto vai precisar de alguma forração para evitar a reverberação. Abraço, Alex
|
igorout Veterano |
# set/07
· votar
Bom...
1 - barulho externo atrapalha sim, em testes que fiz com o condensador, sai barulho de passarinhos, cahorros latindo etc... heheheh 2 - o som pode vazar, não demasiadamente, mas como vou gravar principalmente vozes, não tem problema vazar um pouco! 3 - não terá nenhum monitor de som dentro da sala, a não ser o fone pra quem estiver gravando. 4 - o computador não ficará nessa sala. 5 - não, a sala fica no segundo andar, não há vibração no solo.
minha dúvida maior é: se eu cobrir com aglomerado essas 3 paredes, com um espaçamento de ar entre a chapa e a parede, eu terei um bom isolamento? para a reverberação eu posso ir medindo aos poucos depois da sala estar relativamente bem isolada!
abraço
|
AlexB Veterano |
# set/07
· votar
Só a chapa de aglomerado não constitui um bom isolamento, o ideal seria preencer o espaço com lã de vidro ou plumante. Eu sei que este material é caro, mas sabe um bom substituto: retalho de tecido, que dá para conseguir de graça, pois é lixo de confecção. É tão bom para ninho de rato como a lã de vidro. Como funciona, a parede vibra, que vibra o ar, e este vibra a madeira. Se o espaço tiver preenchido com algum particulado que não conduza vibração o som não vai passar. Encha um saco plástico de retalhos, tipo um almofadão, e preencha os espaços. O efeito é tão bom quanto outros materiais mais caros a uma fração do custo. Lógico se tiver dindin sobrando use espuma acústica. Nesta área um pouco de conhecimento de leis de acústica te fará economizar uma fortuna. Abraço, Alex
|