Use o teclado do computador como controlador MIDI!

Autor Mensagem
Atum Bluesman
Veterano
# ago/07 · Editado por: Atum Bluesman


" Usando MIDI no teclado do PC!
Vim compartilhar com a galera a descoberta q fiz ontem: a salvação pra quem não tem um teclado midi real.

MIDI Yoke - Um driver que simula um cabo midi. assim como o rewire "liga" o reason com outro programas, esse MidiYoke liga a saída de um sequenciador midi virtual na entrada de um sintetizador, como o Reason, por exemplo.
http://www.midiox.com/index.htm
Lá no site tem um tutorial até com imagens ensinando a instalar. é um driver, ou seja, um arquivo de 44kb q uma vez instalado, sempre vai estar lá funcionando.

Bome's Mouse Keyboard - Um sequenciador midi virtual, que faz do teclado do pc um controlador midi. não procurei muito, já fiquei satisfeito com ele. tem umas 5 oitavas, pitch wheel, modulation wheel e inúmeros knobs programáveis.
http://www.bome.com/midi/keyboard/download.html

Fonte "


Passo a Passo como instalar e utilizar:

1- Instale os 2 programas acima

2- Abra o Bomes Mouse keyboard

3- Vá em File - Import - Knob Presents - e abra o arquivo Reason3_Knobs

4- Vá em MIDI In e coloque none e em MIDI out coloque MIDI York NT 1
(nesta hora vai parecer que o MIDI está sem som mas relaxa) e deixe o programa aberto

5- Vá em um programa como Acid Pro por exemplo, vá nas configurações dele selecione o MIDI in para o MIDI York.

6- Crie uma pista MIDI va no programa Bomes de novo e é só tocar que vai estár funcionando certonho, gravando e tudo!!!!

Minow
Veterano
# ago/07 · Editado por: Minow
· votar


Legal, vou tentar.. mas esse Bome's Mouse Keyboard pede um serial...

E o midi ox não aparece no midi out do teclado... tem que setar alguma coisa nele?

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


Minow
Espera uns segundos que dá para usar sem serial, mas eu vou atrás dele e posto aqui.

E no MIDI out do Bomes tem que colocar O MIDI York NT 1, vai parecer que o teclado tá sem som, mas vai seguindo os passos que coloquei acima que funciona tranquilo.

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
Isso é possível sim.

Eu estou criando um teclado de Computador modificado, para parecer mais com um footswitch MIDI.

Abraços. ;)

nyurig3
Veterano
# ago/07
· votar


kairi
Eu estou criando um teclado de Computador modificado
quando terminar vc compartilha com agente?
vlw

kairi
Veterano
# ago/07
· votar


nyurig3
Com certeza.

Pra "terminar" só falta o design dele, chapa de metal, essas coisas... ele ta praticamente pronto. =)

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


nyurig3
kairi
Claro que é possivel, eu to fazendo isso exaamente agora com os programas que passei ai em cima\o\

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
O York NT1 não aparece no midi out do Bome's. :/
Acho que eu preciso reiniciar o pc, não desligo ele há vários dias.

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


Consegui =)
Usei o Maple ao invés do Yoke =)

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Eu preciso de alguma coisa pra "tocar" bateria utilizando o teclado do pc, pra eu não perder tanto tempo escrevendo a partitura da bateria e nem utilizar o Fruity Loops pesadão pra criar levadas limitadas.

Esse programa permite isso?

Minow
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Serve!
Mas você vai precisar de algum sampler como o FL, Reason, ou o EzDrummer (em algum multipista) pra poder fazer...

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Com certeza. O legal que já grava em MIDI dá até para abrir no Guitar Pro ou botar SoundFonts/VST

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


yeah... então vou experimentar.

Valeu!!!

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Dá pra tocar e ir gravando no Acid Pro, ai é só botar a VST de batera. Não só de Batera como qualquer instruemnto MIDI.

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


Atum Bluesman

Estava precisando de algo simples assim.
Escrever partituras pra criar um acompanhamento é coisa do século passado... coisa de veío hehehehehe
não tenho tempo pra essas coisas.

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Então é isso que você tá procurando, se todo mundo do fórum tivesse entrado nesse tópico e lido para que serve este programa todo mundo baixava.

Probe
Veterano
# ago/07
· votar


valeu pela dica!!!

baixandoO!

ogaitnas
Veterano
# ago/07
· votar


Legal, acho que fazendo umas modificações em um teclado e em um joystick
dá p/ fazer um controlador no esquema p/ usar com GR2 e afins..

marcpires
Veterano
# ago/07
· votar


Ai pessoal, testei esse lance de usar o teclado do PC como controlador, mas para ser sincero, se você deseja ter opções de execução, o melhor mesmo é comprar um controlador com sensibilidade dinâmica, etc.

Os da m2 são muito legais e não muito caros

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


marcpires
Cara, a graça do programa é não gastar nada!!

Simple Man
Veterano
# ago/07
· votar


Atum Bluesman
O problema mesmo é a falta de sensibilidade, senão seria ótimo

Atum Bluesman
Veterano
# ago/07
· votar


Simple Man
Sim, mas da para brincar legal.

El_Cabong
Veterano
# ago/07
· votar


Bem que algum fabricante de teclados baratos como por exemplo a CCE poderia fabricar teclados controladores MIDI baratos de 49, 61, 76 teclas, etc.
Isso quebraria o galho de muita gente que não tem grana para investir nos importados CME-UF#, Keystation ##ES, UMX##, etc.

kairi
Veterano
# set/07
· votar


Up!

Gente, o esquema é o seguinte:

Pegar um teclado numérico de notebook, e refazer as teclas. E pronto, usar como foot do guitar rig.

Tim1982
Veterano
# set/07
· votar


Fiz uma adaptação:comprei um tecladinho -de criança- peguei o circito de um teclado de computador,soldei uns fios fazendo varias pontes entre as teclas do teclado e o circuito.e pronto!!!!!!tenho um "TECLADO MIDI".
BRICADEIRA!!!Num e bem um teclado MIDI,ele tem o problema da sensibilidade mesmo,e eu notei um leve atraso.Mas da pra brincar bem!!

kairi
Veterano
# set/07
· votar


A parada é fazer o esquema do tecladinho mesmo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-62837880--_JM

Comprar esse, e transformar em foot. Já tem até os 10 "presets". /o/

costelinha
Veterano
# jan/08
· votar


galera! da pra usar com o reason?! que tipo de configuração tenho que fazer para que ele controle o teclado do reason???

Música de Preto
Veterano
# jan/08
· votar


cara, eu não consegui fazer nada com esse driver aí, aliás, meu pc nunca mais foi o mesmo

busterchair
Veterano
# jun/08
· votar


porra, só hj fui ler este tópico; se eu soubesse q dava pra transformar o teclado do pc num controlador MIDI, não teria gasto horas e horas no guitar-pro escrevendo linhas de bateria/baixo/etc.
vou baixar este programa pra ver como q é.

este programa dá por exemplo, para gravar a bateria completa (tons, caixas, pratos, chimbal etc) gravando uma peça por vez no programa multipista?
abraços!!

busterchair
Veterano
# jun/08 · Editado por: busterchair
· votar


já resolvi valeu.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Use o teclado do computador como controlador MIDI!