Placa de som, qual comprar?

    Autor Mensagem
    yurikat
    Veterano
    # ago/07


    Galera to precisando de ajuda.
    Quero fazer umas gravações de umas musicas no pc, para isso utilizo o sequencer do meu Korg Tr. A intenção é gravar as musicas seqüenciadas (midi) em arquivos wav.
    Andei pesquisando e acho que a melhor forma de fazer isto é conectar um cabo na entrada line da placa de som e gravar direto do teclado.
    Mas para isso preciso de uma placa de som que tenha uma boa qualidade e que grave sem ruídos ou distorções. Lembrando que não quero gravações profissionais, é algo caseiro mesmo, mas precisa ter uma boa qualidade, o resto eu resolvo com o sound forge.
    A intenção é gravar “playbacks” para eu cantar na igreja.
    O problema é: Não conheço nada de placa de som.
    Se alguém tiver uma dica de qual placa comprar.
    Vi esta no mercado livre: SoundBlaster Live 24bits 7.1, R$ 105,90
    Tmbm esta: AUDIOPHILE 2496 - M-AUDIO R$ 450,00
    Será que vale o investimento? Pagar R$ 450,00 é muita grana, sei que a qualidade é boa, mas se a de R$ 105,00 quebrar o galho prefiro pegar a de menor valor. Por outro lado, se a qualidade da mais cara for muito superior, então será uma quantia bem paga!
    Quais são as melhores opções?

    Muito obrigado

    El_Cabong
    Veterano
    # ago/07 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    yurikat

    Cara.
    Como eu não faço gravações multipistas, só em estéreo (dois canais) eu uso no meu PC uma Sound Blaster "off board" bem barata, e que cumpre bem este papel.
    É a Sound Blaster Vibra 128 bits PCI. Comprei por US$ 9.
    Grava perfeito em estéreo (com opção de gravar também em 48000Hz).
    Grava sem nenhuma distorção (é só não deixar clipar), e com uma relação sinal/ruído de 80db (som completamente limpo).
    Fica a dica.

    * Dá até para fazer um tipo de gravação multipista, desde que você grave um instrumento por vez, e depois mixe as trilhas num programa de mixagem no PC.

    AlexB
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Use um cabo Midi e conecte o sequencer e o teclado diretamente no Micro, gere o wave no computador a partir do seu arquivo midi.
    Abraço,
    Alex

    Valmick
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Rapaz, se o El_Cabong estiver certo, pode valer a pena....

    Eu utilizo a interface ASIO UCA, da Behringer... Grava bem, muito beom..... se bem que eu utilizo a mesa.... então não sei se só com a placa de som ficaria boa... vai ver ficaria do mesmo jeito....

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se a sua intenção é fazer algo simples, sugiro tentar usar a placa que vc já tem. Se for onboard e tiver mt ruído, coloque outra simples pci. Na saída do joystick, coloque um adaptador midi e ligue seu korg. Ligue então a saída estéreo do korg na entrada da placa.

    A qualidade não será excelente, mas vai funcionar bem se o lance é economizar e fazer umas demos.

    Abraço.

    Baruck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    yurikat

    Cara.
    Como eu não faço gravações multipistas, só em estéreo (dois canais) eu uso no meu PC uma Sound Blaster "off board" bem barata, e que cumpre bem este papel.


    Você pode fazer gravações multipistas mesmo tendo uma entrada estéreo na placa. Isso é bem comum. Basta gravar 2 de cada vez por um programa sequenciador, como sonar e cubase.

    Acho até q a qualidade fica muito melhor se disparar os midis da sequência do korg por um programa multipista, colocando o korg só como módulo de som, e gravar cada trilha midi em um canal com wave em separado. Dá muito mais autonomia na mixagem e permite melhorar muito a pegada com plugins. EU faço isso com o sonar 6.

    E isso dá pra fazer com uma 2496 (q é meu caso) e com uma placa pci de 40 pratas. A diferença é a qualidade do áudio final, não a capacidade de edição. Sem contar a polêmica diferença entre 16 e 24 bits, 44, 48 ou 96 kHz e por aí vai.

    Mas se o lance é experimentar, faz pouca diferença.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Placa de som, qual comprar?