Alto-falantes para monitor de referência

    Autor Mensagem
    Cow Bees
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Cow Bees


    Galera!

    Estou me correspondendo pois pretendo, aos poucos, montar o meu Home Studio, para fazer as minhas produções, pois sou compositor.
    Comecei a pensar em monitores na mesma época em que ganhei da minha avó um receiver e um par de caixas da Radio Shack, dos anos 50, troço vintage e muito legal.
    Mas as caixas começaram a dar problemas e quando abri vi que a suspensão do alto-falante (espuma ao redor do cone) estava deteriorada.
    Desmontei, e qual não foi minha surpresa?
    Os falantes eram esses!

    Foto 01


    Foto02

    São falantes JBL da década de 50!
    Tenho um par deles e um par de "passive radiators", da mesma linha.
    Vou recondicionar a espuma e remontar as caixas para usar como monitor.
    Minha dúvida é: compro tweeters e faço novas caixas, somente com o falante e o tweeter, ou não compro o tweeter e uso o falante e o passivo na caixa que já tenho? Vou usar como monitor para mixagem.
    Abraço!

    Beto

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Cow Bees
    Cara, eu não entendi direito uma coisa: as caixas originais tem tweeter ou não? Não é aconselhável fazer mixagem e masterização em caixas sem tweeter, a não ser que sejam usados bons alto-falantes full-range ou coaxiais (um bom exemplo são as famosas caixas transmition line com full-ranges Fostex, cultuadas na Europa e EUA).

    Outra observação: caixas de hi-fi são projetadas de modo que a resposta polar favoreça a audição a uns 3 metros de distância na caixa, portanto leve em consideração que se for utilizar estas caixas como monitores, a estação de trabalho deve estar a esta distância das caixas. Senão, você irá tender a diminuir os graves e agudos e acentuar os médios, e o resultado disso quando ouvido em outras caixas pode ser desastroso.

    Quanto ao uso do radiador passivo, não tenho ouvido falar do uso desta técnica em projetos recentes. A função do radiador passivo é modificar a resposta de uma caixa selada, de modo a trazer os benefícios de uma caixa dutada, eliminando a coloração introduzida pelo duto. Eram também usados quando o projeto exigia um comprimento de duto impraticável. Com as melhorias no projeto e fabricação e os falantes tiveram nas últimas três décadas, o radiador passivo praticamente morreu.

    Infelizmente, no Brasil é muito difícil achar alto-falantes de qualidade. Você pode importar:
    www.madisound.com
    www.solen.ca
    www.speakercity.com

    Respondendo à sua pergunta: Acho que você deve comprar novos alto-falantes (ou usar os atuais, desde que estejam em boas condições) e montar outra caixa, devidamente dimensionada ou então comprar um monitor já pronto.
    Abç.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Alto-falantes para monitor de referência