Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil
Entrar
Sair
Notificações
Amigos pendentes
Home
>
Fóruns
>
Gravação e Home Studio
Alto-falantes para monitor de referência
Autor
Mensagem
Cow Bees
Veterano
#
jul/07
· Editado por: Cow Bees
Galera!
Estou me correspondendo pois pretendo, aos poucos, montar o meu Home Studio, para fazer as minhas produções, pois sou compositor.
Comecei a pensar em monitores na mesma época em que ganhei da minha avó um receiver e um par de caixas da Radio Shack, dos anos 50, troço vintage e muito legal.
Mas as caixas começaram a dar problemas e quando abri vi que a suspensão do alto-falante (espuma ao redor do cone) estava deteriorada.
Desmontei, e qual não foi minha surpresa?
Os falantes eram esses!
Foto 01
Foto02
São falantes JBL da década de 50!
Tenho um par deles e um par de "passive radiators", da mesma linha.
Vou recondicionar a espuma e remontar as caixas para usar como monitor.
Minha dúvida é: compro tweeters e faço novas caixas, somente com o falante e o tweeter, ou não compro o tweeter e uso o falante e o passivo na caixa que já tenho? Vou usar como monitor para mixagem.
Abraço!
Beto
Thiago Vianna
Veterano
#
jul/07
·
votar
Cow Bees
Cara, eu não entendi direito uma coisa: as caixas originais tem tweeter ou não? Não é aconselhável fazer mixagem e masterização em caixas sem tweeter, a não ser que sejam usados bons alto-falantes full-range ou coaxiais (um bom exemplo são as famosas caixas transmition line com full-ranges Fostex, cultuadas na Europa e EUA).
Outra observação: caixas de hi-fi são projetadas de modo que a resposta polar favoreça a audição a uns 3 metros de distância na caixa, portanto leve em consideração que se for utilizar estas caixas como monitores, a estação de trabalho deve estar a esta distância das caixas. Senão, você irá tender a diminuir os graves e agudos e acentuar os médios, e o resultado disso quando ouvido em outras caixas pode ser desastroso.
Quanto ao uso do radiador passivo, não tenho ouvido falar do uso desta técnica em projetos recentes. A função do radiador passivo é modificar a resposta de uma caixa selada, de modo a trazer os benefícios de uma caixa dutada, eliminando a coloração introduzida pelo duto. Eram também usados quando o projeto exigia um comprimento de duto impraticável. Com as melhorias no projeto e fabricação e os falantes tiveram nas últimas três décadas, o radiador passivo praticamente morreu.
Infelizmente, no Brasil é muito difícil achar alto-falantes de qualidade. Você pode importar:
www.madisound.com
www.solen.ca
www.speakercity.com
Respondendo à sua pergunta: Acho que você deve comprar novos alto-falantes (ou usar os atuais, desde que estejam em boas condições) e montar outra caixa, devidamente dimensionada ou então comprar um monitor já pronto.
Abç.
Enviar sua resposta para este assunto
Nome ou apelido:
Senha
Responder tópico na versão original
Tópicos
relacionados a
Alto-falantes para monitor de referência
Qual monitor de referência comprar para ter resultados satisfatórios?
Monitor de referência KRK vs. Yamaha para voz
Pad para monitor de referência
Monitor de Referencia
Monitor de referencia - Samson resolv 65a
Música em Geral
Guitarra
Violão
Pedais & Pedaleiras
Amplificadores
Contra-Baixo
Teclado
Bateria