Produção Detalhada (JR Estúdio)

Autor Mensagem
sarpa
Veterano
# jul/07


Olá pessoal, tudo bem?

Não tenho tido muito tempo de postar aqui, mas estou (sempre que posso) acompanhando o fórum.
Como já havia comentado em alguns tópicos, produzi recentemente um disco da banda Reggae Spirit. Produzi e gravei em meu estúdio.

Cursando a faculdade, um dos trabalhos que me pediram foi a descrição de algum trabalho meu feito na área, então utilizei esse disco do Reggae Spirit, que foi um trabalho muito bacana de se fazer e o resultado agradou a todos os que participaram e, principalmente, aos que ouviram o disco.

Enfim, segue abaixo um link onde pode ser baixado um arquivo em PDF com a produção do disco totalmente detalhada. Desde quando conheci a banda até a finalização do projeto. Tudo, comentando microfones, posicionamentos, etc ... é algo que, além de fazer com que mais gente conheça o meu trabalho (e consequentemente o da banda produzida), pode trazer de repente alguma dica, ou algo que contribua para as gravações do pessoal aqui.

Peço que, depois de ler, deixem seus comentários. Áh, já faço uma observação: Há alguns errinhos de escrita que não corrigi, perdoem-me.

Abraços,
Juninho Sarpa.

*** LINK PARA O ARQUIVO: http://www.4shared.com/file/19228803/6d6e1dbe/Produo_do_Reggae_Spirit. html

BaNdAiD
Veterano
# jul/07
· votar


Cara, ótimo tópico!!!

É um grande passo pra quem, assim como eu, quer se aventurar no mundo da produção!! O fato de ter alguma referencia é muito precioso, ainda mais no mundo da musica, onde tudo é tão "secreto" e egoista!!

Se mais pessoas disponibilizassem os detalhes de suas produções, teriamos bem mais profissionais de qualidade!!

Valeu mesmo!!

ps: ainda não vi o arquivo pq estou no trabalho, mas assim q chegar em casa eu leio e posto um comentario!

abirex
Veterano
# jul/07
· votar


valeu aii brother

eu que to começando a dar uma mechida nisso vou dar uma boa lida
um abraço

Abiran

sarpa
Veterano
# jul/07
· votar


... up

rafael_kl
Veterano
# jul/07
· votar


sarpa
cara..bem legal...
larga um som ai pra ve como fico o resultado...
abraco

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# jul/07
· votar


Cara, muito muito obrigado mesmo por nos dar um insight maior, principalmente para mais leigos como eu, como é que rola dentro de um estudio numa gravação profissional, baixei, já li, reli, e ainda vou ler muitas vezes para sacar mais algumas coisas.
Brigadão mesmo.

HellAangel
Veterano
# jul/07
· votar


sarpa
Manero.....vc estuda na mesma faculdade q eu... O.o

vc faz em q campus? xD

sarpa
Veterano
# jul/07
· votar


HellAangel, faço na Morumbi! Mas estou saindo ... hehehe. Na próxima semana estou trancando a matrícula. :P

rafael_kl, vou dar uma chegadinha lá no estúdio e cortar uns trechos de todas as faixas e já coloco aí pra galera.

Abraços!
(Continuem comentando, criticando e dando sugestões! Isso nos ajuda muito!)

sarpa
Veterano
# jul/07 · Editado por: sarpa
· votar


Olha aí moçada, conforme prometido, estou disponibilizando alguns áudios das gravações do disco "Túnel do Tempo" da banda Reggae Spirit.

Coloquei o arquivo Reggae_Spirit_-_T_nel_Inifito_MP3.rar (42026Kb) no Rapidshare, então, quem estiver com paciência e curiosidade, baixe e, por favor, deixem suas críticas e comentários.

As faixas que estão marcadas (com um " - ") estão inteiras, sem cortes, pra vocês ouvirem no carro e divulgar para seus amigos reggueiros (hehehe). Ja as que estão sem detalhes são apenas alguns trechos das músicas com as partes mais interessantes.

Então, segue o link para o download do arquivo:
http://rapidshare.com/files/41467519/Reggae_Spirit_-_T_nel_Inifito_MP3 .rar.html

Abraços,
Juninho Sarpa.

sarpa
Veterano
# jul/07
· votar


Ouçam aí moçada ...

;)

sarpa
Veterano
# jul/07
· votar


... poxa, ninguém?

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


Baxando!!

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


sarpa
Cara...conta aí...como você virou produtor...se tem algum curso, falcul de música...meu sonho ser produtor eahuaehu

lula_molusco
Veterano
# jul/07
· votar


Cara...sem palavras! Nunca tinha visto um relato assim sobre uma produção hehe deu pra entender bem legal o papel do produtor e essa coisa da experimentação...MUITO BOM!

sarpa
Veterano
# jul/07
· votar


lula_molusco, valeu rapaz! Obrigado!
Baixe o arquivo com os áudios e ouça os resultados.

Abração e mais uma vez, obrigado!

ronaldo_sp
Veterano
# ago/07
· votar


Olá sarpa, tudo bom?
Eu estou montando um home studio e li seu material de produção e ouvi todas as músicas que vc produziu e, apesaar de não ser grande fã de reaggae, achei o resultado muito bom e também excelente sua iniciativa em compartilhar com o pessoal do fórum seus conhecimentos. Parabéns!
Eu gostaria inclusive de tirar uma dúvida com vc com relação à gravação da bateria que vc disse que teve um vazamento na microfonação de uma peça para a outra, problema exatamente idêntico ao que estou tendo nas primeiras gravações que venho fazendo no meu home studio. Só para esclarecer, eu estou gravando cada peça da bateria em um track diferente no Sonar. Aí eu queria saber se no momento da mixagem esse vazamento influi no resultado final, e se vc mixou tendo esse vazamento mesmo?
Eu ouvi falar que existe um efeito chamado "gate" que se vc acrescentá-lo no momento da gravação é possível retirar esse vazamento, mas não tenha a mínima idéia de como fazer isso.
Outra coisa, eu ouvi falar que existe um plugin para o Sonar que é possível executá-lo sobre o track do bumbo e da caixa, se não me engano, e ele alinha qualquer batida que tenha ficado fora do andamento da música, vc tem conhecimento disso? Apesar que me parece que se for feito isso, é bem capaz de bagunçar todo o track.
Agradeço desde já a atenção,
obrigado,
abraço,
Ronaldo.

sarpa
Veterano
# ago/07
· votar


ronaldo_sp, primeiro obrigado por ouvir o material, postar suas opiniões e pelos elogios.

Quanto ao problema dos vazamentos, como respondi em outro tópico, são esses vazamentos que fazem com que a bateria soe natural. Mas tudo depende do que a música pede.

Tomando como exemplo esse disco do Reggae Spirit, em algumas músicas utilizei GATE (que é um processador de dinâmica, e não "efeito") pois a música pedia mais "punch", precisava que eu comprimisse mais os canais das peças. E quando se comprime algum canal de bateria com vazamento, esse vazamento virá aparecer MUITO MAIS na gravação.

Então, pra resolver seu problema, acredito que o GATE seja a solução. Se você tiver algum multi-gate (hardware) você pode utilizá-lo para trabalhar antes da mixagem, mas eu não aconselho. Acho melhor você gravar a bateria toda, e depois na parte de edição você ajusta os gates. Isso requer muito tempo e bastante detalhismo, para não perder os detalhes do instrumento. É claro que uma captação bem feita, microfones adequados e bem posicionados ajudam e MUITO nessa parte.

Falando em edição, a respeito do "alinhamento" das notas na música, esse processo que você procura se chama "Audio Snap" (como um amigo respondeu num outro tópico). Ele pega os transientes de toda a sua pista e ajusta à linha de compassos. Lembrando que você pode ainda ajustar esses transientes à métrica da música, escolhendo em que parte do compasso ele será "colado".

Não tive bons resultados ajustando bateria ... pois, por exemplo: Imagine que você ajuste o canal do bumbo com o AudioSnap. Pronto, bumbo perfeito colado certinho em cima do tempo. Mas e o bumbo que vaza pelas outras peças? Tá bom, você aplicou o GATE, e não tem mais bumbo nas outras peças. Mas e o bumbo que vem dos overs? Aí não tem como resolver ... o ideal é o músico gravar até ficar bom. Eu pelomenos, sou dessa opinião.

Dê uma procurada no YouTube, tem algumas "vídeo aulas" lá (em inglês) sobre o AudioSnap no SONAR. É legal pra tu ajeitar baixos, guitarras, etc.

Bom, acho que já escrevi demais. Espero ter lhe ajudado e, se pintar mais alguma dúvida, manda pra cá! Aqui no fórum tem muita gente que poderá lhe ajudar! Áh, também gostaria de aproveitar pra convidar você e os outros amigos do fórum a assistirem o programa do Faustão (globo) nesse próximo domingo dia 19 que, estarei tocando lá. Não era pra ter contado isso (exigências de empresário), "mas é que me escapuliu"... hehehe.

Abraços,
Juninho Sarpa.

[Áh! Continuem comentando as gravações. Surgestões, críticas ... por favor!]

sarpa
Veterano
# ago/07
· votar


Áh! Aqui nesse link [ http://www.youtube.com/profile_videos?user=juninhosarpa ] tem alguns vídeos que coloquei. A maioria deles gravados aqui no meu estúdio.

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Oi Sarpa,
Ouvi as músicas. Parabéns, ficou muito bom.Não tenho grande experiência com Reggae, o som dos instrumentos ficou muito bom e claro com os espaços bem definidos. Tenho apenas algumas sugestões, não me entenda mal, pois quando criticamos parece que estamos detonando o trabalho, em realidade já é 9,5 as críticas são para o dez, se deu para me entender. Se preferir passo as sugestões em PVT.
Abraço,
Alex

wernegher
Veterano
# ago/07
· votar


sarpa

Fala ae grande....
Quer dizer então que estamos nós de volta ae né...? rsss

Abção...

sarpa
Veterano
# ago/07
· votar


wernegher, viu só? hehehe... grande abraço amigo!

AlexB, pode deixar suas sugestões aqui mesmo rapaz. Serão todas muito bem vindas e ainda poderão ajudar outros colegas aqui do fórum.

Abração!

AlexB
Veterano
# ago/07
· votar


Oi,
As sugestões são pequenas, no caso da Voz seria legal usar um de esser, acho que a excessiva sibilância estraga um pouco da clareza dos vocais. Eu vi a monografia e a intenção de deixar o som o mais "Dry" possível, mas a profusão de esses é mais um artefato de técnica que o som real que ouvimos sem a interferência eletrônica. Se você prestar atenção, os esses são as partes de nível mais "altas" da voz, filtrando o defeito a voz pode ficar mais alta e com melhor compreensão.
O baixo ficou bem localizado, mas no meu gosto os ataques comprimidos ficaram um pouco fortes demais, gerando cansaço depois de ouvir todas as músicas de uma vez. O botom end do baixo ficou fraco deixando a música um pouco "fria". Parece que existem dois baixos um percursivo forte e agressivo e outro bem fraco ao fundo com os harmônicos soando.
Somente estes pequenos detalhes, de resto as músicas ficaram demais. Por outro lado é muito de gosto, eu gosto de botom end cheio, mas sem tornar-se lamacento,também gosto de deixar o vocal bem claro, até uso um pouco mais da ambiência do reverb para suavizar um pouco a voz.
Bom trabalho abraço,
Alex

sarpa
Veterano
# out/07
· votar


AlexB, nossa ... muito tempo depois eu passei aqui pra ler. Me desculpe, mas é a correria!

Gostei muito das suas críticas e vou tentar seguí-las nas próximas produções.

Quanto ao reverb da voz, estava um pouco mais na frente, porém, o dono do disco pediu que eu deixasse a coisa mais "pé no chão", com menos reverb, por ser característico do som dele.

Quanto ao baixo ... realmente, ele está BEM "lodo", né?! Que também foi uma coisa intencional. Eu prefiro o baixo com peso mas com um timbre mais puxado pros médios, algo mais funk. Na questão da compressão, concordo contigo ... poderia ter deixado o bass "respirar" um pouco mais.

Enfim, muuuuito obrigado pelas dicas! Com toda certeza irá me ajudar a crescer no trabalho.

Abraços,
Juninho Sarpa.

cosmolense
Veterano
# out/07
· votar


sarpa

legal, to querendo montar meu home-studio, mas pelo visto o seu é profissional!

vou baixar esses arquivos em casa pra me interar do assunto e do resultado

sarpa
Veterano
# out/07
· votar


cosmolense, é ... o meu é minha profissão mesmo. Inclusive estou ampliando meu estúdio, indo pra um prédio próprio, maior, mais salas, projeto acústico, etc, etc ...

Enfim, baixe os arquivos, talvez algo lhe sirva ... hehehe.

Abraços e boa sorte!

cosmolense
Veterano
# out/07 · Editado por: cosmolense
· votar


sarpa

The file link that you requested is not valid.
Acho que já expirou o tempo do arquivo no 4shared. Pode upa-lo novamente? Ou me mandar por e-mail eliaslsouza no email do google . com


Outra coisa heuheu
Agora que vi, vc é de Artur, somos de cidades vizinhas! Certeza que temos alguns conhecidos em comum!

Sou cliente da loja do Ronaldo, to sempre por ai! Onde fica seu estúdio? Será que rola uma visita qq dia?! hehehe

sarpa
Veterano
# out/07
· votar


cosmolense, olha só rapaz!
Quando eu vi no seu nick "cosmolense" eu pensei ".. poxa, esse cara deve ser de Cosmópolis". Sem dúvidas temos amigos em comum.

Uma visita? É claro, será um prazer!
Quando for à loja do Ronaldo, pegue com ele meu telefone, ou, veja lá no folder do meu estúdio que tem lá na loja. É só me ligar a gente bate um papo.

O Ronaldo iria ser meu sócio no novo estúdio que estou construindo, mas resolvi fazer sozinho. Estúdio de gravação, ensaio, auditório, escola de música, lanchonete ... tudo no mesmo prédio.

Venha pra cá e me avise, a gente bate um papo. Se você chegar aqui em Artur e perguntar pelo "Juninho Sarpa", o pessoal vai saber te indicar onde me encontrar. heheheh ... cidade pequena é f**da.

Grande abraço,
Juninho Sarpa.

[estou lhe enviando o arquivo]

cosmolense
Veterano
# out/07
· votar


sarpa
Quando for à loja do Ronaldo, pegue com ele meu telefone, ou, veja lá no folder do meu estúdio que tem lá na loja. É só me ligar a gente bate um papo.

Hehehe, to evitando passar lá...às vezes eu vou pra comprar cordas e volto com instrumento novo!
Mas logo eu dou uma passada por lá e entro em contato com você!

Estúdio de gravação, ensaio, auditório, escola de música, lanchonete ... tudo no mesmo prédio.

Nossa, que legal! Parabéns ae cara! Praticamente a estrutura de uma EM&T hehehe

[estou lhe enviando o arquivo]
Não recebi =/ (eliaslsouza@gmail.com)

Abraço

sarpa
Veterano
# out/07
· votar


cosmolense, enviei.

;)

ZeeG
Veterano
# out/07
· votar


Upa no 4shared dnovo plz, eu tinha no outro pc e acabei nem lendo =P

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Produção Detalhada (JR Estúdio)