Montando um Home-Studio, Mesa de som.

    Autor Mensagem
    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07


    Olá,
    Depois de muitas pesquisas, principalmente nesse forum, cheguei a conclusão de q n tenho resposta.
    O home q estou montando é para gravação. Já tenho um pc bom(pentium4 2.0 1024 ddr2). A placa de som será uma Maya 44.
    A mesa é que eu não sei qual comprar. Vou gravar um instrumento de cada vez, inclusive bateria.
    Ai vai minha pergunta: Se o kit de microfones de bateria contem 7 mics, uma mesa de 8 entradas serve para mim? Conseguirei gravações satisfatórias?

    Segue abaixo os links das mesas q estão dentro de minhas posses:
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=45&pid=113
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=45&pid=112
    http://www.foxtrot.com.br/produto.asp?cid=45&pid=108#

    Conto com o apoio e as informaçoes de vcs! Vlw!

    Raphael cox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ThiagoRangel

    Vai servir sim...só não entendi como vai gravar canal por canal da batera, mas tudo bem...

    o bom é que se você usar 7 canais dos 8 da mesa, fica um livre pra voz...agora pense assim:

    o baterista vai está tocando, mas por qual instrumento ele vai se guiar?? se você só vai ter 1 canal sobrando, você vai colocar ou violão, ou baixo, o teclado ou voz pro baterista ouvi e seguir a música...

    MAS

    se vocÊ vai deixar a bateria pra gravar por último...ai tudo bem...você grava tudo e depois a batera sem problema...

    se eu fosse você pegava aquela mixer yamaha de 10 canais.....ou a behringer como segunda opção

    qualquer dúvida tamos ai!!!

    abraço

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Raphael cox
    hmm cara, entendi.
    e essa Xenyx 1202 está boa?
    preciso cortar custos!!!!!

    na gravação da bateria eu ligo cada microfone em um canal, certo?

    Raphael cox
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Isso...exatamente....cada mic em um canal ...

    quanto as mesas, normalmente as yamahas tem mais qualidade de as behringers, mas como você está precisando cortar os custos, as behringer são ótimos custosXbeneficios....
    pode comprar sem medo...

    abraço

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Raphael cox
    pois eh cara, acho q vou pegar a Mixer Yamaha MG 102C mesmo.
    é mais barata q a behringer!!!

    vlw msm!!

    alexandrexand
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    como vc vai gravar peça por peça da bateria se essas mesas so saem 2 canais???

    makumbator
    Moderador
    # jul/07
    · votar


    ThiagoRangel

    Como o alexandrexand citou, a mesa pode ter 1 milhão de canais, mas se sua placa de som tiver só dois, vc só vai conseguir inserir 2 canais diferentes para gravar ao mesmo tempo. Vc pode gravar a bateria mas as peças estarão JUNTAS em 2 canais, vc não vai poder editar peça por peça depois...
    Vc precisaria de uma plca de som com muitas entradas independentes(tipo uma Delta 101/10lt ou similar)

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alexandrexand
    makumbator
    mas a mesa só tem 2 saidas?
    a placa de som tem 4 entradas.

    Baruck
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Concordo. Se vc quiser gravar a bateria, o ideal é q vc tenha uma placa com várias entradas, de preferência uma para cada peça da batera. A não ser, claro q o bateria fosse um monstro e conseguisse gravar 2 peças de cada vez, o q não é nada usual.

    Se a placa tiver somente 2 canais de entrada (1 estéreo), a única utilidade da mesa com vários canais seria mixar bem a bateria pra gravar num estéreo. O q tb não é usual, já sempre são necessários ajustes e equalizações posteriores. Num estéreo seria impossível, por exemplo mexer só na caixa sem haver alteração nas demais peças.

    Gravação de bateria costuma ser sempre um problema para os home estúdios. Por isso costuma-se recorrer tanto a samples de batera e de peças. Tem tb os sequenciadores vsti (instrumentos virtuais) de bateria, q disparam waves de percussão a partir do midi. Essa é a opção ideal porq elimina o problema básico da falta de canais da placa, ao mesmo tempo q dispensa a necessidade de uma sala tratada pra gravar (outro problema comum).

    Vai por mim. Se o lance vai ser gravar estéreo, pegue uma mesinha pequena, de 6 a 8 canais, com 1 ou 2 entradas cannon. Daí as da Behringer são excelentes pelo preço.

    A Xenyx parece bacana, mas não sei se o efeito da mesa vaza pra gravação. Se vazar, não adianta nada, só pra usar ao vivo. Gravar voz já com reverb é inaceitável (perdão pela intransigência).

    Se a opção for economia sem perder qualidade, sugiro uma Behringer 602, q tem 2 canais mono e 2 estéreo, além de uma mandada auxiliar, tape in e out, saída control room e para fones. Isso amplia em muito as possibilidades de uma placa q parece tão pequena.

    Uso uma e meto o teclado num canal estéreo, a saída da placa no tape in, o mic num canal mono e ainda me sobram 2 canais q não uso pra nada (q disperdício).

    Resumindo: se vai gravar em estéreo, menos é mais em matéria de mesa. Prefira uma pequena com qualidade a uma grande mais ou menos.

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baruck
    entendi mais ou menos!
    então vc está me sugerindo a não gravar uma bateria de modo convencional, e sim usando instrumentos virtuais?

    pensei também numa bateria eletronica, mas é caro!!

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baruck
    ae,
    vou comprar a placa Delta LT 1010 e um pre amplificador, o Mic 200 Tube Ultragain Valvulado.
    ficaria legal?
    pq a placa de som ai tem 8 entradas, e pelo q eu vi, n é necessario utilizar a mesa de som....

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    up

    Música de Preto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ThiagoRangel

    Claro que precisa de mesa! essas entradas precisam receber som pré-amplificado. pra isso vc precisará da mesa. Na minha opinião, se você quer gravar bateria, você devia pegar uma placa de 4 canais e uma mesa com pelo menos dois auxiliares pre fader - uma mesa assim deve ter uns 12 canais de entrada. É necessário ser um pouco gênio para montar o sistema de monitoração do músico e do técnico dessa forma, mas tem como. Uma melhor ainda seria ter uma mesa com 4 auxiliares - pre ou post. dessa forma você conseuiria gravar em cada um dos quatro canais o que quisesse. Ficaria assim:

    1- bumbo (isso tem que
    2-caixa (ser separado!
    3-tons e contratempo (os tons usam praticamente a mesma equalização e não costumam ser tocados junto com o contratempo, aqui entra o trabalho do técnico, você teria que eitar depois e criar uma nova trilha só com o contratempo deixando só os tons na anterior)
    4-over L e R ( isso te faz perder a umagem estéreo, mas com automação e paciência é possível reproduzir o efeito)

    Comprar placa de outo canais pra gravar tudo separado é uma ilusão. Se um baterista usasse 3 tons você já começaria a dançar. E os que usam dois microfones na caixa? Gravar junto no mesmo canal não daria, a não ser que você tivese cabo com fase invertida. Gravar em outro canal tiraria a vez de outro. Além do mais, você só usaria todos os canais para bateria ou percussão - talvez alguma coisa mais louca, tipo gravar guitarra em linha e com dois amps com mic na frente e atrás e só. Acho que 4 canais é a melhor opção. Outra: NÃO COMPRE ESSAS MESAS COM 12 CANAIS ONDE SÃO 4 DE MICROFONE E 4 ESTÉREO. Isso não vai te ajudar na sua tarefa. Você precisa de canais de microfone para gravar uma bateria.

    Ajudei ou confundi mais?

    Baruck
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    ae,
    ThiagoRangel

    vou comprar a placa Delta LT 1010 e um pre amplificador, o Mic 200 Tube Ultragain Valvulado.
    ficaria legal?
    pq a placa de som ai tem 8 entradas, e pelo q eu vi, n é necessario utilizar a mesa de som....


    É isso aí. Se a placa tem 8 entradas, seria necessário uma mesa com 8 mandadas independentes por canal e/ou vários subs pra vc poder gravar um canal por trilha de áudio. Fique ligado na quantidade de mandadas da mesa e não somente na qtde de canais de entrada. Eu não conheço mt os modelos atuais, mas a qtde de mandadas é essencial pro seu caso (1010).

    Se for pegar uma placa com entrada estéreo somente (2 canais), uma mesinha de 6 já dá conta do recado.

    Só lembro q pra gravar uma boa bateria é preciso uma boa sala, por causa da reverberação.

    Vc mencionou q está pensando numa bateria eletrônica. Esquece. Se não for gravar bateria, usa as virtuais, tipo ez drummer. São samples de bateria e salas reais, gravadas em estúdio. Soa mt melhor do q as baterias eletrônicas. No meu pt de vista, claro. O EZ é sensacional e tem vários kits adicionais.

    O mic200 é bom, mas só vai servir pra um canal de cd vez, eu acho. Ele é legal pra esquentar a voz, um baixo etc.

    É isso aí. Abraço!



    Vc falou em comprar uma bateria eletrônica. Esquece isso. Se não for

    ThiagoRangel
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Música de Preto e Baruck

    estou usando o ezdrummer nesse momento...e eh sensacional!!!!!!!
    mas devo pegar uma placa com 8 entradas ou com 4??

    Música de Preto
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Baruck
    Vc mencionou q está pensando numa bateria eletrônica. Esquece. Se não for gravar bateria, usa as virtuais, tipo ez drummer.

    Acho que ele tá pensando numa bateria controladora MIDI, tipo a DTXtremeIIs, da Yamaha, a melhor relação custo-benefício na minha opinião.

    ThiagoRangel
    Se você não vai gravar uma bateria ou percussão reais compre uma de dois canais mesmo. Você não precisará de mais que isso. Você pode gravar uma coisa de cada vez e pra isso vc só precisa de dois canais. E quanto a mesa uma Xenyx 802 tá ótimo! Quanto a bateria do ezdrummer você pode gravar uma peça de cada vez e elas vão ficar separadas, mas certamente esse programa tem recursos pra gravar em LR, o que poupa MUITO tempo!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Montando um Home-Studio, Mesa de som.