Tratamento acustico para gravacao de voz , Construção

    Autor Mensagem
    andyeffect
    Veterano
    # jun/07


    olá tudo bem?
    Eu estou com uma idéia aqui para fazer um TRATAMENTO acustico para gravacao de voz e gostaria da ajuda, quero fazer algo barato e prático.
    vamos lá minha idéia inicial é
    1- pegar uma caixa de geladeira
    2- cortar part frontal somente tipo porta mesmo
    3- colocar espuma de coxão (qual espessura?)
    4- cobrir com carpete

    Foto do projeto a copiar

    será que funciona?

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tem um artigo q, embora não traga uma solução para seu problema específico, poderia ajudar a imaginar uma solução:

    http://www.homestudio.com.br/Artigos/Art050.htm

    Baruck
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    De qq forma, é uma boa idéia.

    Grimc
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    mas o estúdio deve caber em uma caixa de geladeira ehehe...

    silmar
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: silmar
    · votar


    Ola galera!!

    Gostaria de saber se para gravar só voz eu preciso de tudo esse aparato de tratamento acústico, ou seja será que poderia ser alguma coisa mais simples?
    Eu não pretendo gravar bateria
    Silmar

    Casper
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ja que vc vai fazer mesmo, pense
    em algo que realmente isole 360
    graus, algo como uma cabine telefonica:

    http://www.avidimages.com/preview/2006/11/18/telephone_box_cabin__cabi ne_tlphonique_avidimages_1229_prev.jpg

    silmar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ola Gasper!!

    Obrigado pela atenção, mas nao entendi direito sua opinião.

    Silmar

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    silmar
    Gostaria de saber se para gravar só voz eu preciso de tudo esse aparato de tratamento acústico, ou seja será que poderia ser alguma coisa mais simples? Eu não pretendo gravar bateria

    Se tu for usar para gravar a voz um microfone dinâmico talvez não seja necessário isolação e tratamento acústico. desde que o local seja silencioso. Aí depois tu usa um noise gate para eliminar os pequenos ruídos.
    Eu digo "talvez" porque no meu home-studio mesmo usando um Mic dinâmico Behringer XM8500 ele captava muito o ruído do ambiente e até o ruído do PC. Com a isolação de uma cabine e tratamento de superficie contra reverberação, aí sim ficou um silêncio excelente de -80db contra picos de 0db.

    Agora se teu microfone for a condensador, é quase certo que terá que ter tratamento e isolação acústica. Se o teu vizinho expirrar, o expirro vai sair na gravação !! He He.

    silmar
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: silmar
    · votar


    Boa noite a todos!!

    Eu tenho um quarto grande no fundo da minha casa, local silencioso, longe da rua e de vizinhos, estou pensando em dividi-lo e ele vai ficar com as seguintes metragens: 3,0 largura x 2,20 de comprimento por 3,20 de altura, ele é feito de paredes de alvenaria, rebocado e pintado assim como a lage e a divisão que vou fazer é de parede de alvenaria tambem, sem janela sem nada, somente a porta e aquela parte de vidro duplo.
    Por isso estou pensando que talvez se eu revestisse ele todo de sonex eu conseguiria um resultado satisfatorio. Tambem gostaria de saber um pouco sobre a porta, a expessura do vidro e qual a distancia entre um e outro.
    Meus equipamentos são:
    01 - PC Pentium IV Intel Duo core 3.0
    01 - HD Sata II 320 Ghz
    01 - Placa de audio M Audio 2496
    01 - Mesa de som Bheringer Fenix 2442
    01 - Camara de eco Digitech SDD1000
    01 - Monitor de video 19 pol LCD
    02 - Monitor de audio ativas de 150 Watts Leacs
    02 - Microfones Shure SM 58
    01 - Violão Eagle CH 800
    01 - Violão Eagle GL 36 EQB
    01 - Violão Eagle 888e 12 BK 12 cordas
    01 - Teclado Yamaha PSR 550
    Alem disso, tenho os cabos, pedestais, suportes para os violões e umas coisinhas mais.
    Tenho instalado o Sonar 6, o Nuendo 3, o Cubase SX3, o Sound Forge 9.0, um muitos mega de pluguins.
    So esta faltando uma ferramenta que fica entre o monitor e a cadeira.
    O que voces acham?

    Silmar

    I.Nosferatu
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    silmar

    "Tenho instalado o Sonar 6, o Nuendo 3, o Cubase SX3..." Aff! Redundancia Softwaristica... hehehehehehe :)

    Cara, pra que tudo isso instalado na maquina, se todos fazem a mesma coisa??? Porque voce não usa apenas um, claro, aquele que te agradar mais?

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    silmar
    Por isso estou pensando que talvez se eu revestisse ele todo de sonex eu conseguiria um resultado satisfatorio.

    Eu não sei quanto está custando o Sonex, mas se for caro tem outras soluções mais baratas, por exemplo, eu forrei as minhas paredes com forração (aquele carpete fino) e eliminou por completo as reverberações da cabine de gravação.

    Tens um bom equipamento. Acho que o ponto fraco seria o teclado PSR550. Talvez fosse bom trocá-lo por um Yamaha MM6, ou se tiver mais grana até um MO6. São sintetizadores bons para estúdio.

    silmar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Boa a noite a todos!!

    Alguem poderia me dizer dos programas que eu tenho instalado qual o melhor pois eu nao sei trabalhar com nenhum deles. Alias eu queria mesmo ficar so com um, mas nao sei qual eu vou aprender a operar.
    Estou ficando desesperado, ja gastei uma grana danada e não gravei nehuma musica ainda.

    Abraços!!

    Silmar

    El_Cabong
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    silmar

    No meu caso eu me acertei mais com o Sonar para fazer as sequências (*.mid) das músicas e o Sound Forge para gravar instrumentos, vocais, teclado, e também para colocar efeitos e tudo o mais nestas pistas, depois das gravações.

    Tem uma coisa que eu faço que eu acho que niguém faz. Eu mixo no Sound Forge !! Como a maioria dos instrumentos são feitos no sintetizador e depois eu só coloco a guitarra, violão, vocais e backs. Eu vou mixando as pistas uma a uma e sempre escutando o resultado. Sempre guardando os arquivos "puros" de cada instrumento para que o processo seja sempre reversível.

    A escolha do software é uma questão de gosto.

    silmar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Ola pessoal boa noite!!

    Tem muito tempo que não acesso aqui, estava de férias e quando retornei tinha muita coisa pra fazer, mas agora estou de volta.
    Terminei meu estudio, ficou muito legal, agora é mãos a obra, vou precisar muito coms amigos para me ensinar a trabalhar com esse mundo de coisas que são os programas e as técnicas atuais de gravação.
    Se alguem tiver ai algum lugar que eu possa acessar para ir aprendendo o b- a bá inicial, eu agradeço muito.
    E se alguem se disponibilizar me dar umas informações pelo msn, melhor ainda. pode ser o dia e a hora que der certo pra ele, é so marcar comigo.

    Um grande abraço fiquem com Deus.

    Silmar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tratamento acustico para gravacao de voz , Construção