tratamento acústico para gravação com VSTi

    Autor Mensagem
    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/08


    Amigos do FCC estou na fase final de construção de meu "modesto" home-estúdio, estou com algumas dúvidas quanto ao tratamento acústico para a cabine. Eu não vou usar batera acústica (vou usar VSTi); na verdade quase que 90% com instrumentos virtuais, minha cabine ficou com 1,85 X 1,65 e por 2,65 de altura, estou pensando em revestir as paredes com isopor(sei que não é o ideal), depois cobrir esse isopor com eucatex, e por fim revstir o eucatex com espuma (tipo caixa de ovo) em duas paredes e carpete ou tábuas de pinus nas outras duas; será que estou fazendo a coisa certa, ou estou gastando de forma equivocada ?
    Por favor me ajudem. Abraço, Zélo Cardoso

    alexdiffer
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zélo cardoso
    VSTi não necessita de tratamento acustico desse modo....voce pode usar impulses....plugins vst ou dx para tratar o audio

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zélo cardoso

    Não sou especialista, mas sei pelo menos umas coisinhas...
    - Isopor não é isolante sonoro. Se vc quer isolar o som, deve usar material denso, como por exemplo lã de rocha.
    - A espuma caixa de ovo é diferente de sonex. As caixa de ovo, eu não sei quais frequencias elas atenuam melhor, mas acredito que sejam, assim como as sonex, as médias e agudas. Porém, o resultado certamente não é o mesmo nos dois materias.
    - A chapa de madeira vai atuar mais nas frequencias agudas. Então vc precisa equilibrar o uso dos dois materias. Procure aglomerado. Invernizado, tem um efeito visual muito legal e vai te economizar dinheiro com o eucatex!

    Lembrando daquele livo " A arte da mixagem", nota-se que frequencias graves tendem a ocupar as partes mais baixas do ambiente (chão), enquando as agudas ocupam a parte superior. Talvez seja o caso de aplicar um material absorvente de acordo com a necessidade da sala...Se sobra graves, coloque mais espuma na parte de baixo. Se sobra agudos, coloque mais madeira na parte de cima.

    Outra idéia bem bacana é fazer uma parede de madeira (aglomerado) e colocar uma cortina pesada sobre ela. Assim vc pode dosar a absorção de graves e agudos abrindo e fechando a cortina a gosto.

    Espero não ter falado nenhuma besteira!
    Abraços!

    almy
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    desculpa se to falando besteira,ou eu não entendi direito........mas se vc vai trabalhar com vsts....pra que tratamento acustico?usa um fone fodão que abafe o barulho externo e pronto,ja que não vai captar nada fora do pc mesmo......não?

    zélo cardoso
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    Se não fui claro o bastante, é o seguinte, na minha cabine vou gravar quase que exclusivamente VOZ, mas pode ser que apareça alguém que queira se gravar tocando violão, sanfona, ou sei lá outro instrumento; mas basicamente minhas produções serão feitas utilizando VSTi, eu coloquei esse detalhe, para lembrar de que não vou utilizar Bateria Acústica, e a cabine será para gravar o que me referi nesse.
    Obrigado pelas dicas de todos !!!
    Valeu !!!
    *BaNDAid um sibrinho meu comprou as Caixinhas da Edifier R1000TCN 2.0, mas só encontrou o modelo novo, com a frente preta, será que tem a mesma qualidade da outra ?
    Um abraço, valeu!!!

    BaNdAiD
    Veterano
    # jul/08
    · votar


    zélo cardoso

    Sim, as minhas saum pretas tambem, e saum as mesmas do outro modelo, so mudando a cor!

    mazza
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    zélo cardoso
    veja o tópico fixo "otimo manual para construção de estúdios", baixe o manual e dê uma lida, duvido que ele não te esclareça suas dúvidas.
    Boa leitura!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a tratamento acústico para gravação com VSTi