O que eu realmente preciso

Autor Mensagem
Minow
Veterano
# jun/07 · Editado por: Minow
· votar


Eu considerei apenas o mínimo pra fazer uma gravação decente, com pouca grana. Se ele tivesse perguntado sobre equipamento pra um home studio, aí sim, já iria entrar em mais detalhes, de mesas, monitores, microfones, e um pc realmente feito pra isso.

Não me levem a mal não, como ele citou que queria gravar a guitarra apenas, não precisa desembolsar uma boa grana pra isso. Eu mesmo uso VSTS de simulação de amps pra gravar a guitarra, plugo ela direto em linha, e tenho um resultado satisfatório. Mas depende do que eu quero fazer. Se eu quiser gravar uma coisa com bastante qualidade mesmo, aí não faltam microfones de todos os tipos e marcas, Sennheiser, Neumann, Beyer, etc. Mas vocês sabem que esse tipo de coisa não é barata (nem um pouco!), eu que dei a sorte de nascer filho de técnico de som!

TiagoV.
Não desanima não cara, se sua intenção era essa mesmo, de só gravar umas musiquinhas sem compromisso, vou te recomendar um simulador de amp chamado Rock Amp Legends, eu uso ele junto com meus pedais analógicos, e tenho um resultado bem satisfatório. Ele é bem levinho e simples, você não deve ter maiores problemas pra mexer.

Sobre ligar os pedais em linha, como o Bog falou, não costuma dar muito certo não. Mas ligando o simulador depois você deve conseguir alguma coisa legal. Só uma dica, não sei que pedais você vai usar, mas tente usar só a distorção analógica ou outros pedais que vem antes do loop na cadeia (compressor, wah), e use modulações/ambiência de VSTs mesmo, costuma embolar menos.
Outras dicas:

Placa de Som:

Sua placa de som provavelmente tem 3 entradas atrás. Uma azul, uma rosa/vermelha, e outra verde.
A azul é o line in (entrada de linha), a rosa/vermelha é a do microfone, e a verde é o line out (das caixinhas de som).
Se for uma placa off board, como a minha, é provável que tenha várias outras entradas. Para sub-woofer, caixas laterais e etc. E inclusive, a entrada de linha e microfone podem ser uma só.
Você tem que configurar o pc pra dizer se vai usar a entrada de microfone, ou linha.
Para fazer isso vá em Painel de Controle > Sons e Dispositivos e Audio, Avançado. No mixer que aparecer, vá em opções, propriedades. Marque a caixinha "gravação" e dê ok. Deve abrir outro mixer, nele você marca a caixinha de microfone ou entrada de linha.

Microfonando o Amplificador:

Considerando que você provavelmente usa um microfone de pc, é legal que você desabilite o aumento de 20db do microfone, um "boost" que pode causar clipagem do som. Vá nas configurações de áudio (expliquei como lá em cima), e nas configurações avançadas do microfone, desmarque a opção de aumento de 20db.
Abra um compressor VST na trilha master (experimente os presets dele, e vá fuçando. Se não mexer em nada já deve melhorar alguma coisa, e com o tempo você aprende a mexer legal nele), e simplesmente ponha o microfone perto do falante do amp, e grave. Pode por o amp bem alto, porque sem o aumento de 20 db o som vai ficar bem baixinho. Um equalizador na trilha também pode ajudar a dar um "boost" no volume, e dar uma arrumada no som.
O compressor vai ajudar a diminuir as clipagens (som estourado) e dar ao som um ar de mais "finalizado".

Gravando em Linha:

Ligando em linha é um pouco mais complicado porque você vai precisar usar um simulador de falantes, senão o som vai ficar meio estranho. Principalmente com distorção. Use aquele que eu te recomendei que ele é legal. Depois você pode ir experimentando outros mais complicados (e pesados), se seu pc for aguentando.

Simplesmente abra ele na trilha, igual fez com o compressor. Vale lembrar que a ordem em que você coloca os efeitos vai mudar o som, então faça como se fossem pedais analógicos, nada de botar um reverb ou delay antes de tudo! Aconselho abrir junto um Equalizador, pra dar um boost no volume se necessário, e pra equalizar o som a gosto.

________________________________________________________


Última coisa, se sua placa de som for onboard, tente desembolsar uma graninha pra comprar uma placa de som! Não precisa ser nada extremamente profissional, já que uma boa placa é beeeeem cara, e seu pc não vai ter gás pra dar o máximo dela. Eu tenho uma SoundBlaster Augidy SE, ela é bem baratinha (uns 100 cruzados), e eu tenho um resultado satisfatório.

Se tiver problemas com latência (atraso), baixe o Asio 4 All.

Só pra finalizar, eu queria pedir desculpas por ter postado meio de qualquer maneira lá no primeiro post, não me levem a mal, por favor.
Se eu falei alguma besteira aí em cima, por favor me corrijam.
Espero ter ajudado, e desculpem pelo texto enorme!

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


muito obrigados caras, voces têm sido fantasticos, obrigado.

Bog
Veterano
# jun/07 · Editado por: Bog
· votar


TiagoV.

Depois dessa do Minow não tem mais muito o que dizer... Ficamos aguardando as gravações daqui a um tempinho, heheheh. Uma dica: se vc tiver problemas no futuro, mande uma gravação, fica bem mais fácil de entender o que vc quer. ;)

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


Rapaz, acho q acabei assustando a configuração q coloquei. Não desanime. Se serve de consolo, meu computador também tem uns 5 anos. Só aumentei a memória.

Não precisa ter tudo aquilo. Nada é indispensável, a não ser o computador e a placa de som. Citei algumas configurações pra diferentes tipos de intenção.

Quanto à outra pergunta, o pre-amp deve ser ligado à mesa. Há preamps e mesas com saída/entrada cannon e banana, pra todos os estilos. A Behringer é sempre uma ótima pedida pra quem não quer gastar mt. Eu tenho várias coisas deles - mesa, efeitos, preamp, mic.

Anima aê!
Esquece a metade q eu falei na outra mensagem. d:-)

Abraço e boas gravações!

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


Minow, cara, segui o seu concelho e instalei o Rock Amp Legends, mas parece que preciso de instalar um dispositivo qualquer pelo menos é a mensagem que eu respondo, estarei enganado, ou preciso mesmo?

Baruck
Veterano
# jun/07
· votar


O único problema de usar efeitos de simulador para guitarra em plugins é q, pra gravar já ouvindo o efeito "ao vivo" a máquina tem q ter um ótimo processamento. Principalmente se a música já tiver várias faixas gravadas. Afinal, seria impossível gravar power chords com a guitarra flat pra só depois inserir os efeitos de amp, distorção, compressão etc. Daí, a não ser q sua máquina seja um pequeno monstro, sugiro mandar o sinal da guitarra já com o molho, tirando o reverb, se possível. Isso pode ser feito microfonando o amp com seus efeitos ou usando um simulador de amp e efeitos antes da gravação, como o POD da Line 6 ou o VAmp da Behringer.

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


TiagoV.

Como assim dispositivo? O que vc quer dizer? Reproduza a mensagem de erro? Não seria problema de registro do programa?

TiagoV.
Veterano
# jun/07
· votar


"this software requires installation of device TPkd and a reboot running. Please reboot or reinstall the software"


é esta menssagem.

makumbator
Moderador
# jun/07
· votar


TiagoV.

estranho...
Eu peguei o do blog:
http://jemplugged.blogspot.com/

e funcionou perfeitamente(esta é a versão mais recente)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que eu realmente preciso