Dobrando guitarra pesadas

Autor Mensagem
trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


makumbator

Outra dica é caso vc tenha acesso a diferentes drives, testar gravar cada dobra com 1 diferente do outro.

Mas caso só tenha acesso a um drive,
ai é que está o problema, eu só tenho um pedal, o Dr.boogie, e o outro guitarrista da banda tem uma zoom 505... cruz credo!! hehehe

Mas caso só tenha acesso a um drive, experimente colocar uma das trilhas com menos drive, fazer EQs diferentes nelas(1 com mais agudo e menos grave,a outra o inverso, etc...).
eu vou tentar fazer isso com o plugin studio devil amp modeler, porque não gosto do guitar rig, e o amplitube, toda vez que eu coloco ele em uma trilha de guitarra, ele faz um pipoco no começo, e cançela uns 2 segundos da trilha. tenso!!!

e com studio devil eu tiro timbres bem do meu gosto.

acho que se fizer pelo menos 1 dobra, vc vai deixar legal.
Abra os pans delas(em espelho),

qual configuração dos PANS seria mais indicado para obter um resultado bacana??



T-Rodman

boa velho!!


Prometherion

Esse assunto é muito interessante, as possibilidades são muitas, principalmente se tiver vários equipamentos disponíveis.
com certeza!! muito legal esse assunto!!

Estou planejando gravar uma demo da minha banda e fazer dobras nas guitarras.
eu também estou nas mesma situação que vc!!
só que vou gravar em home estúdio mesmo.


O problema é que eu devo gravar TODAS das guitarras, ou seja 2 na esquerda, 2 na direita e mais solos...
o complicado ai, pelo menos pra mim, é gravar as guitarras iguaizinhas sem erros!!!

makumbator
Moderador
# abr/10
· votar


trashit hc
Mas caso só tenha acesso a um drive,
ai é que está o problema, eu só tenho um pedal, o Dr.boogie, e o outro guitarrista da banda tem uma zoom 505... cruz credo!! hehehe


Então, vcs dois devem usar o Boogie(pois imagino que gravarão as trilhas todas separadas). Teste várias regulagens diferentes.



eu vou tentar fazer isso com o plugin studio devil amp modeler, porque não gosto do guitar rig, e o amplitube, toda vez que eu coloco ele em uma trilha de guitarra, ele faz um pipoco no começo, e cançela uns 2 segundos da trilha. tenso!!!

Isso é problema de configuração do computador. Outro muito bom é o Vintage amp room, que é bem simples, leve e tem som fantástico.

qual configuração dos PANS seria mais indicado para obter um resultado bacana??

Nõa tem fórmula pronta, pois depende da música e da base propriamente dita, além dos outros instrumentos envolvidos(bateria, baixo, vozes, linhas de guitarra solo, etc...). O importante é testar bastante quando for gravar e mixar.

Prometherion
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
o complicado ai, pelo menos pra mim, é gravar as guitarras iguaizinhas sem erros!!!

Isso vai ser um desafio pra mim, mas já tô fazendo uns testes em casa, com Reaper e amplitube. Quero chegar no estúdio com as coisas bem encaminhadas.

Iversonfr
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
qual configuração dos PANS seria mais indicado para obter um resultado bacana??

Tenta afastar uns 50 a 70% pra cada lado... eu particularmente acho que afastar 100% é muito, acaba deixando um vazio no centro, mas depende do gosto e do som que voce quer tirar...

o complicado ai, pelo menos pra mim, é gravar as guitarras iguaizinhas sem erros!!!

É mais tranquilo do que parece... quando voce aprende a tocar uma música, geralmente a base voce consegue tocar do mesmo jeito sempre, e mesmo que tenha leves diferenças na palhetada em algumas partes ou alguma outra coisa, isso nem sempre atrapalha, muito pelo contrário, fica até legal... e num vai dobrar os solos né... esse voce grava em um outro canal no centro... rsrsrs.. abs!

trashit hc
Veterano
# abr/10
· votar


makumbator

Então, vcs dois devem usar o Boogie(pois imagino que gravarão as trilhas todas separadas). Teste várias regulagens diferentes.
sim!! as trilhas serão separadas.
já estou testando regulagens diferentes, de EQ, uma com um timbre mais fechado, e outra mais aguda. (dicas suas também)


Isso é problema de configuração do computador. Outro muito bom é o Vintage amp room, que é bem simples, leve e tem som fantástico.
vou testar.

valeu mesmo por toda ajuda!! MR. makumba


Prometherion

Isso vai ser um desafio pra mim, mas já tô fazendo uns testes em casa, com Reaper e amplitube. Quero chegar no estúdio com as coisas bem encaminhadas.
os amps que vc vai ter disponíveis no estúdio são fodões??
que estilo sua banda toca?


Iversonfr

Tenta afastar uns 50 a 70% pra cada lado... eu particularmente acho que afastar 100% é muito, acaba deixando um vazio no centro, mas depende do gosto e do som que voce quer tirar...
eu semprei deixei 100% pros lados, muito boas suas dicas!!

É mais tranquilo do que parece... quando voce aprende a tocar uma música, geralmente a base voce consegue tocar do mesmo jeito sempre, e mesmo que tenha leves diferenças na palhetada em algumas partes ou alguma outra coisa, isso nem sempre atrapalha, muito pelo contrário, fica até legal...
pior que é mesmo!! hehehe eu quase não erro mais as músicas.

e num vai dobrar os solos né... esse voce grava em um outro canal no centro... rsrsrs..
sim!! hehe

abç.

PedroGtr
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc

obrigado por ter reunido informaçoes bem uteis em um unico post.
Esse ja foi pro meu Word huahauha
abraço

Prometherion
Veterano
# abr/10
· votar


trashit hc
os amps que vc vai ter disponíveis no estúdio são fodões??
que estilo sua banda toca?


A gente toca thrash/death, no estúdio tem um JCM900, um Valvestate que eu não lembro o modelo e um Triple Rectfier!!

sliderX
Veterano
# abr/10
· votar


Um obs sobre simplesmente copiar e colar a guitarra para dar o efeito de dobra, é que se por ventura vc tenha que inverter a fase de uma das guitarra as frequencia se cancelam e o timbre fica uma caca

trashit hc
Veterano
# abr/10 · Editado por: trashit hc
· votar


PedroGtr

obrigado por ter reunido informaçoes bem uteis em um unico post.

de nada brother!!
o mais legal do FCC é vc ter a mesma dúvida que muitos tem, e esse tópico pode ser útil pra todo mundo!!

Esse ja foi pro meu Word huahauha
o que eu tenho de arquivos do word com dicas do FCC, já da pra escrever um livro. hahahaha

e dizem que não é legal desenterrar um tópico... hehehe

abç.

Prometherion

A gente toca thrash/death,
legal!! eu já toquei death, e black metal, mais esse último eu não quero mais saber de tocar não.

no estúdio tem um JCM900, um Valvestate que eu não lembro o modelo e um Triple Rectfier!!
''que situação difícil hein'', escolher entre essas belezinhas...hahaha
essa dúvida todo mundo quer ter!!


sliderX

Um obs sobre simplesmente copiar e colar a guitarra para dar o efeito de dobra, é que se por ventura vc tenha que inverter a fase de uma das guitarra as frequencia se cancelam e o timbre fica uma caca

eu já percebi que não ficar a mesma coisa, se vc gravar de novo da uma massa sonora muito mais legal!!

PedroGtr
Veterano
# abr/10
· votar


inverter a fase de uma das guitarras

Pra que serve isso? Que efeitos isso surte na gravação?
E como que eu faço isso nos programas de gravaçao ?

Inverter é o sinônimo de aplicar mirror? (efeito que tambem desconheço)

Brucy Bertholi
Veterano
# abr/10
· votar


PedroGtr

Essa questão de inversão fica legal quando se usa microfonação, dai que surgiu a ideia.

a ideia é básicamente essa, inverte a fase de 1 dos microfones quando se usa 2 juntos para microfonar 1 mesmo amp, sendo assim um amplificador pegará X frequencias e o outro pegara Y frequencias, pois se não os dois iram pegar a mesma frequencia e um vai anular a fase do outro.

Mas tem como fazer isso no daw, tem que saber qual que você tá usando pra gnt poder te ajudar.

Sei que no amplitube 3 tem essa opção tb, você pode botar 2 microfones e inverter a fase de 1.

PedroGtr
Veterano
# abr/10 · Editado por: PedroGtr
· votar


Brucy Bertholi

no caso, eu uso o Reaper como D.A.W. , e tenho Amplitube2, Guitar RIg 4, Revalver MK III, entre outros VST.

Eu teria que aplicar tal efeito somente pelo VST entao? e nao pelo D.A.W. ?

T-Rodman
Veterano
# abr/10
· votar


Acho que dá pra usar alguma VST de equalização depois que a faixa está gravada.
Pelo menos é isso o que mais dá-se para utilizar no Logic.
depois de gravar uma guitarra ou voz, por exemplo, dá-se para aplicar quaisquer efeitos e equalizações nativas do Logic nas faixas.
Contudo, via plugin externo, no Logic pelo menos, eu nunca utilizei.

GuitarRockMan
Veterano
# abr/10
· votar


deve ser muito legal usar guitar layers tb.... gravando varias vezes a mesma guitarra só que com timbres ligeiramente diferentes empilhar as camadas de som e atreves de eq e limiter usar so a faixa de freqüência que mais agradou de cada camada, construindo assim um timbro só atreves de vários.... tipo o grave é de um mesa o medio de um jcm900 e o agudo é um mix dos dois em tese é muito legal pena que eu ñ sei exatamente como fazer mas parece ser bem eficiente

Marcky Basshred
Veterano
# abr/10
· votar


Gosto muito do ultimo album do Testament e do Megadeth.onde o Andy Sneap gravou 4 guitarras,para as músicas mais pesadas,e as muito rápidas ele disse que usou apenas 2!
Acho legal esse video:

http://www.youtube.com/watch?v=eAowsDxKJsc

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


upando de novo esse tópico só pra não criar outro tópico pra fazer algumas perguntas meio bestas...

quem viu meu tópico da waves, e abriu a música Already Gone, acho que percebeu que tem uma guitarra marshall no centro na hora do refrão.

dúvida, em que situações é legal usar uma guitarra no centro?
eu sempre pensei que guitarras era pra espalhar no PAN pra direita e pra esquerda... essa eu não sabia!

e tô com um problema também.
quando eu vou fazer uma dobra de guitarras que tem uns palm mute rápidos, eu nunca acerto!! fica muito fora de sincronia!
como eu posso arrumar isso??

(obs. não sei se o sonar tá me atrapalhando, porque quando eu tô gravando, ele fica dando uma paradas, e me atrapalho todo!! e fora os drop out!! que para tudo!!

agradeço pela ajuda!!

makumbator
Moderador
# mai/10 · Editado por: makumbator
· votar


trashit hc

dúvida, em que situações é legal usar uma guitarra no centro?
eu sempre pensei que guitarras era pra espalhar no PAN pra direita e pra esquerda... essa eu não sabia!


Não existem regras pré-estabelecidas. Vc pode usar o que quiser da forma que quiser, se ficou bom, então está bom! O que manda é a intenção da mix.

e tô com um problema também.
quando eu vou fazer uma dobra de guitarras que tem uns palm mute rápidos, eu nunca acerto!! fica muito fora de sincronia!
como eu posso arrumar isso??


Tem duas coisas importantes ao se dobrar guitarras:

1. A execução tem que estar precisa e perfeita(principalmente em trechos rápidos ou muito rítmicos). Não pode estar mais ou menos, senão a dobra evidencia o erro. Para esses casos, apenas a prática no instrumento pode ajudar.

2. O programa tem que estar corretamente configurado, não pode haver drop out, paradinha ou paradona(probida pela Fifa...hehehe). Vc tem que configurar o buffer do programa e da interface de áudio corretamente(mas eu não uso Sonar, então não sei aonde se arruma isso nele).

Mas algumas vezes se esbarra no limite do seu sistema atual, e nesses casos, tem que se apelar para outras melhorias(compra de + memória RAM, HD maior e mais rápido, nova interface de som mais poderosa, novo processador, sem contar desfragmentação de disco e manutenção correta de registro e inicialização do sistema).

Também ajuda se vc parar os serviços inúteis ao gravar. Na verdade, sua inicialização tem que conter o mínimo necessário(nada de 300 serviços e programas carregando ao fundo).

No XP, basta executar o comando msconfig, e desmarcar o que não se quer carregar na aba serviços e inicializar.

Pode-se também ir nas ferramentas administrativas/serviços e retirar do carregamento automático alguns itens dispensáveis(passando-os para manual).

Mas atenção, tem que se saber os serviços que se pode ou não parar ou impedir definitivamente o carregamento(e isso varia de cada sistema e usuário). É recomendada prudência nessas horas. Senão pode dar problema.

Uma ferramenta que auxilia, é o uso de aplicativos para liberar memória para jogos. Aqui um exemplo que eu uso ao gravar(grátis):

http://www.iobit.com/gamebooster.html

Vc pode usar aqueles programas que arrumam o registro também(esse aqui é grátis na versão simples).

http://www.iobit.com/advancedwindowscareper.html

Outro grátis:

http://www.piriform.com/ccleaner


Aqui um desfragmentador de disco(grátis):

http://www.piriform.com/defraggler

Iversonfr
Veterano
# mai/10
· votar


trashit hc

O esquema é dobrar perfeito como o makumbator disse... mas se voce não consegue por nada deixar as duas iguais, ao inves de gravar duas vezes, grava uma só e coloca um delay stereo, poe uns 15ms pra um lado e uns 35 a 45 pro outro... vai testando na verdade... num funciona igual uma dobra mesmo, mas ja é alguma coisa... abs!

trashit hc
Veterano
# mai/10
· votar


makumbator

que aula velho!! hehehe

Tem duas coisas importantes ao se dobrar guitarras:

1. A execução tem que estar precisa e perfeita(principalmente em trechos rápidos ou muito rítmicos). Não pode estar mais ou menos, senão a dobra evidencia o erro. Para esses casos, apenas a prática no instrumento pode ajudar.

tô lascado!! hehehe

2. O programa tem que estar corretamente configurado,
eu baixei umas videos aulas ensinado configurar o sonar, acho que ele tá bem configurado.
o problema é acho que é a configuração do PC!


Mas algumas vezes se esbarra no limite do seu sistema atual, e nesses casos, tem que se apelar para outras melhorias(compra de + memória RAM, HD maior e mais rápido, nova interface de som mais poderosa, novo processador, sem contar desfragmentação de disco e manutenção correta de registro e inicialização do sistema). desfragmentei faz pouco tempo!
celeron
512 memoria ram
HD 80
placa onboard realtek
ai complica né!!!


No XP, basta executar o comando msconfig, e desmarcar o que não se quer carregar na aba serviços e inicializar.

Pode-se também ir nas ferramentas administrativas/serviços e retirar do carregamento automático alguns itens dispensáveis(passando-os para manual).

Mas atenção, tem que se saber os serviços que se pode ou não parar ou impedir definitivamente o carregamento(e isso varia de cada sistema e usuário). É recomendada prudência nessas horas. Senão pode dar problema.

tenho medo de mexer nessas paradas, e bagunçar tudo.
mais eu não deixo nenhum programa rodando, nem anti vírus.


Uma ferramenta que auxilia, é o uso de aplicativos para liberar memória para jogos. Aqui um exemplo que eu uso ao gravar(grátis):

http://www.iobit.com/gamebooster.html

deixa ver se eu entendi, esse software serve pra liberar memoria pra jogar, mais vc usa ele pra gravar? eu não tenho nenhum jogo pesado instalado, só uso um emulador de playstation 1.

Vc pode usar aqueles programas que arrumam o registro também(esse aqui é grátis na versão simples).
eu já uso o ccleaner!!

Aqui um desfragmentador de disco(grátis):

http://www.piriform.com/defraggler

o desfragmentador do ruindows não serve não??

voltando ao assunto das dobras, mais eu só não consigo fazer dobras de guitarras com palm mute rápidos!! toacando normal o ritmo, eu consigo. e agora?? gravo só uma mesma na hoa dos palm mute, copio, e atraso uma das pistas e coloco um delay com 15ms, ou 10ms?

valeu pela aula Mkumba!

Iversonfr

O esquema é dobrar perfeito como o makumbator disse... mas se voce não consegue por nada deixar as duas iguais, ao inves de gravar duas vezes, grava uma só e coloca um delay stereo, poe uns 15ms pra um lado e uns 35 a 45 pro outro... vai testando na verdade... num funciona igual uma dobra mesmo, mas ja é alguma coisa...
perfeito tá complicado!! porque eu era acostumado gravar só uma guitarra, essa parada de dobrar, é novidade pra mim!!

o problema é só na hora que a música tem palm mute rápidos!! no ritmo normal eu tiro de boa!!
o problema é os abafados! hehehe
vou testar uns delay pra ver na hora dos abafados.

abç.

Marcky Basshred
Veterano
# jun/10 · Editado por: Marcky Basshred
· votar


trashit hc


Amigo veja isso aqui: http://recabi.net/site/media/

Uso muito em minhas produções de rock,olhe o video no fical da pagina,vai te ajudar a ter uma ideia melhor.

Basicamente no video,ele tem um Track de guitarra,duplica ele duas vezes(sem delay e nada!!!),coloca um plugin de convolução e m cada track,e ele escolhe um cabinete de guitarra(no caso do video um Marshall 1960),e escolhe um mic para cada track. Ele usa um SM 57 para um som mais vivo, 121 para o som um pouco mais obscuro,e um Audix D6 apenas para os graves da guita.

Isso seria como se ele estivesse usando um caixa Marshall 4x12,e estivesse microfonando com 3 mic diferente e com posições diferentes em lugares diferentes.Assim ele vai ter vai varios timbres de um msm amplificador,ajudando a fazer a massa sonora.

trashit hc
Veterano
# jun/10
· votar


Marcky Basshred

Uso muito em minhas produções de rock,olhe o video no fical da pagina,vai te ajudar a ter uma ideia melhor.

mais é inglês né!!?? tô lascado se for!!! hehe não inventaram um tradutor de videos ainda...

Basicamente no video,ele tem um Track de guitarra,duplica ele duas vezes(sem delay e nada!!!),coloca um plugin de convolução e m cada track,e ele escolhe um cabinete de guitarra(no caso do video um Marshall 1960),e escolhe um mic para cada track. Ele usa um SM 57 para um som mais vivo, 121 para o som um pouco mais obscuro,e um Audix D6 apenas para os graves da guita.

Isso seria como se ele estivesse usando um caixa Marshall 4x12,e estivesse microfonando com 3 mic diferente e com posições diferentes em lugares diferentes.Assim ele vai ter vai varios timbres de um msm amplificador,ajudando a fazer a massa sonora.

ótimas dicas!!!

coloca um plugin de convolução e m cada track
vc pode me dizer o nome de um plugin desse???
e me dizer como funciona?? heheh eu nunca usei isso
>> convolução.

Marcky Basshred
Veterano
# jun/10
· votar


trashit hc
mais é inglês né!!?? tô lascado se for!!! hehe não inventaram um tradutor de videos ainda...



Hahahaha Cara pra sua surpresa ja inventaram um tradutor de video sim,e funciona em alguns no You Tube e esse video funciona o tradutor(É meia boca,mais ajuda um pouco).

http://www.youtube.com/watch?v=eAowsDxKJsc

Abra o video ai,perto da ferramenta de aumentar a tela do video tem um CC ,passe o mouse nele(ou clica),e entre em Transcrible Audio de OK(e as legendas vão estar em inglês,e depois vai denovo em CC e clique em Translate Captions,so escolher o idioma e vai traduzir a legenda!



vc pode me dizer o nome de um plugin desse???


Altiverb
KEFIR (grátis)
LAConvolver (grátis)
Mellowmuse IR1A
Overloud TH1
Provérbio (incluído com o Digital Performer 6 e superior)
Revalver Mk III
Reverência (incluído com o Cubase 5 e superior)
SIR II
Espaço Designer (incluído com o Logic Studio)
Studio Pro Diabo Amp Modeler
Voxengo Boogex (grátis)
Voxengo Pristine Space
... E qualquer outro plugin que suporta respostas convolução padrão de impulso (IR)

Olha uma lista retirada do proprio site. Eu particulamente para essa afinidade gosto muito do Voxengo Boogex e o melhor que ele é gratuito,é um plugin bastante leve comparado com os Reverbs a convolução.

e me dizer como funciona?? heheh eu nunca usei isso

Faça o seguinte,abra um simulador de amplificador(Guitar Rig,Amplitube ou qualquer outro),desligue a caixa(gabinete) do simulador. Insira um plugin de convolução e depois escolha o gabinete que vc quer(ex. Marshall 4x12 ou Mesa Boogie) no plugin de convolução,e deixe o Dry Wet em 100%,e é só ir regulando o amplificador.

Veja o Voxengo ai : http://www.voxengo.com/scrn/boogex/

O meu predileto.Regulo ele da seguinte forma: Deixo o Drive dele em 0 e abaixo um pouco o Out dele se não fica muito alto e pode distorcer.No resto nem mexo. Deixo tudo flat.

Marcky Basshred
Veterano
# jun/10
· votar


Se quiser fazer o download do Voxengo: http://www.voxengo.com/product/boogex/

Cara depois que vc usa os impulses de amplificador e aprende a mexer,dificilmente vc vai usar os gabinetes dos plugins!!!

trashit hc
Veterano
# jun/10
· votar


Marcky Basshred

Hahahaha Cara pra sua surpresa ja inventaram um tradutor de video sim,e funciona em alguns no You Tube e esse video funciona o tradutor(É meia boca,mais ajuda um pouco).

http://www.youtube.com/watch?v=eAowsDxKJsc

Abra o video ai,perto da ferramenta de aumentar a tela do video tem um CC ,passe o mouse nele(ou clica),e entre em Transcrible Audio de OK(e as legendas vão estar em inglês,e depois vai denovo em CC e clique em Translate Captions,so escolher o idioma e vai traduzir a legenda!

é mesmo!! tinha esquecido dessa ferramenta do youtube!! hehehe

Studio Pro Diabo Amp Modeler
esse é o studio devil AMP modeler pro!!???
porque esse VST é o que eu mais uso!!! gosto de mais dele!!
eu ligo um pedal analógico, o Dr.boogie, e uso o AMP marshall crunch, com gabinetes 4x12 1960, e drive no zero, um pouco de booster, e uso o EQ dele.
eu posso usar o studio devil, com diferentes impulses?? já que ele tem vários, e aceita o recabinet 2.0, que eu tenho também.



no plugin de convolução,e deixe o Dry Wet em 100%,
no vexengo onde fica??? porque tem: dry pre cab, e dry post cab.
qual dos dois eu eu coloco 100%??
não vi dry wet não...


valeu mesmo pela ajuda!!

filipethadeu
Veterano
# set/11
· votar


aproveitando o tópico aberto...

estou com um pequeno problema para dobrar guitarras.

a base da musica que estou gravando é meia seca, sem riffs ou melodia, apenas uma acorde fechado por compasso.

o problema é que no refrão vem muito mais coisa: acorde aberto, distorcido e dedilhado, uma outra guitarra tocando riff, um teclado e outro guitarra tocando o mesmo riff mas oitvas acima.


entao meu problema é basicamente deixar toda a massa sonora do refrão +- proporcional à base, que é mais seca. já tentei dobrar as guitarras, usando a mesma trilha mais de uma vez, mas mesmo assim ela fica bem mais "fraca" do que o refrão que é cheio de guitarreas.

alguma sugestão?

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


filipethadeu

Grave mais dobras nas bases mais vazias. Não estou falando de copiar e colar, e sim tocar mais vezes a mesma coisa, gravando várias tomadas diferentes(mas com o mesmo material musical). Depois vc pode distribuir cada tomada em uma posição diferente do pan. Isso irá preencher muito mais que um mero copiar e colar de uma base já gravada.

filipethadeu
Veterano
# set/11
· votar


makumbator
recomenda tocar identico? ou variar, tocando numa base power chord e em outra acorde aberto (exemplo)? para preencher melhor, recomenda quando for gravar as guitarras usar sempre o mesmo timbre ou cada guitarra com timbre diferente?

Marcus Cerutti
Veterano
# set/11
· votar


filipethadeu - se vc copiar e colar só vai estar aumentando o volume e não a densidade. Se ficar muito alto vc vai acabar baixando o volume e volta a ser como era antes...

Para criar essa densidade, toque novamente. As pequenas diferenças entre os dois takes vão deixar ela massuda, mais densa.

recomenda tocar identico? ou variar, tocando numa base power chord e em outra acorde aberto (exemplo)? para preencher melhor, recomenda quando for gravar as guitarras usar sempre o mesmo timbre ou cada guitarra com timbre diferente?

Não sei o que o makumba ai dizer, mas minha opinião é que dobra tem que ser idêntica até onde é possivel... mas, como sempre, testes são válidos!

makumbator
Moderador
# set/11
· votar


makumbator
recomenda tocar identico? ou variar, tocando numa base power chord e em outra acorde aberto (exemplo)? para preencher melhor, recomenda quando for gravar as guitarras usar sempre o mesmo timbre ou cada guitarra com timbre diferente?

Aí é questão de teste e intenção do arranjo. Caso vc considere que o acompanhamento de guitarras deve ser unitário nesse trecho, toque igual. Caso ache que vale a pena pequenas mudanças, invista em testes para descobrir o que funciona melhor para o seu caso.

No caso de fazer igual, vc pode experimentar pequenas mudanças de eq e regulagem de drive entre as diferentes tomadas. Assim não muda radicalmente o trecho, e ainda gera alguma variedade timbrística.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dobrando guitarra pesadas