Áudio para Avaliação

    Autor Mensagem
    sarpa
    Veterano
    # jan/07


    Olá pessoal, tudo bem?

    É o seguinte:
    Estou produzindo aqui no "JR Estudio" a banda Reggae Spirit. Uma banda que teve seu ápice nos anos 80 e 90 no mundo do reggae. O vocalista, o lendário "Doc Miranda", tem 55 anos, pra vocês terem idéia.
    E agora, estão voltando ao cenário e prozudindo seu CD comigo.

    Enfim, no que segue há um trecho da captação de uma das músicas. "Com Marley e com Tosh", que é uma das mais 'badaladas' da banda.


    Sobre o áudio:
    - Somente captação;
    - Essa voz que você ouve foi captada com um Marshall V69M Valvulado, porém não está valendo, é só guia (por isso ela está bem baixa);
    - As guitarras foram gravadas a partir de um amp Fender Champion 100, captadas pelo V69;
    - Na bateria usei um kit de microfones "Amplitronix". Microfonei os dois tons, bumbo, caixa (batedeira e esteira) e os overs. Não microfonei chimbal, como minha sala é um tanto pequena, ele chega bem nos overs;
    - Todos os instrumentos que vocês ouvem aí´já são definitivos;
    - Esse organ, usei o NI B4;
    - A única coisa que fiz nesse áudio é nivelar os volumes, deixar tudo num plano audível, mais ou menos como será na música. Mas ainda não comprimi nem apliquei nenhum EQ em nada.
    - Ainda faltam ser captados os corais, voz principal e percussão;


    Por favor, gostaria que vocês opinassem em minha captação. Críticas, sugestões e dicas são completamente bem vindas.
    http://rapidshare.com/files/14180446/Reggae_Spirit_-_Com_Marley_e_com_ Tosh.mp3.html

    Pra quem quiser ver algum vídeo, está aqui:
    http://www.youtube.com/profile_videos?user=juninhosarpa


    Abraços,
    Juninho Sarpa.

    everson
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Ae sarpa seu estudio é muito bonito (ja vi umas fotos dele)
    E vc toca muito (vi uns videos com vc tocando)

    Vou fazer um misto de comentarios (estilo gravado e captação). Mas se os comentarios q eu fizer forem barrados pelos gostos da banda que gravou desconsidere.

    ouvi o som vom um fone philips sbc hp250 pra puder analisar melhor

    Vamos aos comentários


    - Essa voz que você ouve foi captada com um Marshall V69M Valvulado, porém não está valendo, é só guia (por isso ela está bem baixa);

    OK

    - As guitarras foram gravadas a partir de um amp Fender Champion 100, captadas pelo V69;

    A captação esta blz, a base tb esta limpa, o solo esta limpo (sua parte vc fez)
    Só tenha cuidado pra n deixar o som muito agudo principalmente no baixo q esta sem o grave encorpado (mas como disse antes, se a banda quer assim...)


    - Na bateria usei um kit de microfones "Amplitronix". Microfonei os dois tons, bumbo, caixa (batedeira e esteira) e os overs. Não microfonei chimbal, como minha sala é um tanto pequena, ele chega bem nos overs;

    qdo o bumbo era tocado parecia q fazia a esteira da caixa soar (n sei se é viajem minha) achei o bumbo parecido bumbo de mid (:D), os pratos achei massa, na base o batera usou aro ou caixa? Qdo colocar os efeitos na batera, tente tirar esse reverb room q esta ai (qxu foi da propria sala)



    - Esse organ, usei o NI B4;

    o organ tá bem gravado
    mas ainda axu o timbre agudo (mas essa parte vc já sabe...hehehheh....lá em baixo te explico)


    - A única coisa que fiz nesse áudio é nivelar os volumes, deixar tudo num plano audível, mais ou menos como será na música. Mas ainda não comprimi nem apliquei nenhum EQ em nada.


    Analisando somente a captação achei muito legal e espero um dia ter um estudio desses em casa (Um dia chego lá!)

    Minha chatura relativo a equalização é pelo fato de tb tocar reggae (moro em salvador) e analisar as bandas consagradas de reggae(nacionais e internacionais). Tô falando isso n é pra tirar onda n viu (tenho um medo retado de postar comentarios pq já vi um monte de gente ser mal interpretada... :D ). Notei q os graves do baixo + o agudo do shimbal e o bumbo grave e seco darem elementos suficientes "groovatório" para a musica.

    Espero ter ajudado e disculpa pelo post longo

    everson
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    qualquer coisa meu msn é : eversoncoutinho@hotmail.com

    sarpa
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    everson, primeiramente obrigado pelos toques! É bom ouvir dicas de quem está envolvido no meio!

    - Baixos e Guitarras:
    Gravei o baixo procurando captar o máximo do timbre dele mesmo, pra depois, na mix jogar ele mais "no chão" (hehehe), que é um dos elementos fundamentais do reggae. As guitarras eu concordo eu ainda estão um pouco estridentes, mas aí já é questão dos timbres da banda mesmo. É claro, vou trabalhar na mix pra que ela não fique 'sobrando', mas que a bixinha 'grita', áh isso é verdade. Só pra constar: A guitarra usada era uma Tagima Telecaster.

    - Bateria:
    Com relação à esteira vibrar com o bumbo, isso é natural de uma bateria. Só apareceu aí porque ainda não 'gateei' (haha, gostei do termo) nada por enquanto. Ela está totalmente nua e crua. Somente abri os pan's.
    O baterista que gravou usa caixa somente no refrão, no restante da música é aro, o tempo todo. Quanto ao 'room' que aparece alí, é da sala mesmo. Tentei amenizá-lo já na captação aproximando o máximo possível os overs da bateria, mas como disse, minha sala é pequena e ainda não está com o tratamento do jeito que eu gostaria. Mas vamos caminhando.
    Quanto ao timbre do bumbo, levando-se em conta o microfone usado (hehehe), vou ter um trabalhozinho pra deixá-lo pesado e ao mesmo tempo com um kick definido, pra não atrapalhar o baixo.


    - Organ:
    Hehehehe, já sei o que você imaginou. Normalmente os organs de reggae são extremamente graves, fazendo aquela síncopa maravilhosa. hehehehe... toco bastante reggae, o lance é que essa música não tem uma leavada tão 'roots', então, um organ muito grave faria perder essa 'levada alegrinha' que essa música tem.
    Nas outras músicas (que possuem aquela levada roots, 'one drop') aí sim, uso o organ mais grave, porém, nessas uso meu Roland VK-1000.

    Poh, achei muito bacana suas dicas, principalmente por você estar envolvido com reggae, já. Irei te adicionar ao meu msn, assim poderemos trocar mais informações e consequentemente melhorar nosso trabalho.

    Abraços,
    Juninho Sarpa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Áudio para Avaliação