Melhor investimento: Placa de som ou Mesa?

Autor Mensagem
Bico
Veterano
# jan/07


Tenho uma mesinha de 8 canais da LL (uma bosta). E tô montando um pc novo (oq eu usava tinha uma placa Creative SB Live! 5.1).

Agora tô na dúvida se me preocupo primeiro em pegar uma placa tipo a Audiophile 2496 (e ficar com a mesinha LL), ou se pego uma Creative 5.1 (ou pior: fico com a onboard) e arrumo uma mesa de som de uns 4 ou 6 canais, melhorzinha (com a mesma verba q gastaria na placa de som.. uns 500 no máximo).

Oq é melhor? Arrumar primeiro uma placa de som boa, ou um mixer legal?

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Bico
com R$500 vc compra uma placa de som (Maya 44) e um direct box DI-20 da Behringer. A menos que vc tenha a necessidade de ter um mixer, acho que essa seria uma configuração excelente pra começar.
Infelizmente supervalorizaram a Audiophile, sabe-se lá pq. Por R$350 vc pegava uma nova no Mercado Livre, agora custa mais de R$450.
A mesa Behringer UB502 já custou R$200 e agora tá quase R$300. O pessoal tá ficando louco...

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti
com R$500 vc compra uma placa de som (Maya 44) e um direct box DI-20 da Behringer.

Doido! Vou tentar fazer isso então. Nem lembrava q dava pra usar um direct box.. =P


O probelma da placa Maya 44 é q parece ser bem mais difícil de achar (pelo menos aqui em BH). Tanto nas lojas de computadores quanto nas de insrumentos musicais, quando vejo alguma placa desse nível, é a Audiophile..
E eu não tô muito afim de comprar por ML não.

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


A Maya 44 não tem a entradad de joystick pra MIDI?

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Bico
nenhuma placa (semi)profissional usa porta de joystick pra MIDI, é conector MIDI de 5 pinos mesmo.
A Maya em sua versão mais barata não vem com MIDI, apenas comprando a expansão separadamente.

hugo veloso
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti
olá, o direct box substituiria a necessidade da mesa de som? eu pretendo gravar voz, violão, baixo e uma percussaozinha usando a audiophile 496 e o sonar 4.
voce tem msn? o meu é hugoveloso28@hotmail.com
queria pegar umas dicas. estou louco pra montar meu mini estudio.
valeu pela atenção

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


hugo veloso
tenho MSN mas praticamente não uso. Entre bem mais aqui no forum. rs
Não se preocupe em postar dúvidas, mesmo que pareçam pequenas. Se o pssoal usar a busca, suas dúvidas podem ajudar muita gente.

A grande pergunta inicial é: quanto você pretende gastar? E gastar em que? Tudo, incluindo cabos?

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


hugo veloso

Direct Box não substitui a mesa, são funções diferentes, o DI "regula o sinal" e manda para a mesa o sinal com a impedância regulada.. além de balancear sinais desbalanceados, ou seja, ( P10 mono > XLR).

Na mesa você faz equalização, ajusta volume, colocar efeitos, etc...

Eder

Sabe dizer se tem diferença de resposta do DI 20 para o DI 100 , ambos da Behringer?? são a mesma coisa? pois só muda o numero de canais de entrada!!

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
eu nunca testei o DI-100, mas pelo que percebi, ela é mais útil quando se quer transferir sinal a uma longa distância e por ter a possibilidade de lidar com potências altas (3000W segundo a Behringer).
O DI-20 tem uma aplicação mais direcionada ao músico, até por ter mais opções na interface.

Bico
Veterano
# jan/07 · Editado por: Bico
· votar


Eder Muchiutti
Bicho, isso da maioria das placas de som não terem mais entrada de joystick é foda... Placa de som boa mesmo, só vou poder comprar daqui a uns bons meses. E eu é q não vou gastar mais de 150 conto num cabo MIDI/USB pra ligar meu teclado no pc. =P Uma solução, seria adaptar um "rabicho" na placa de som onboard pra me quebrar o galho por enquanto, mas pelo oq tô vendo, é meio difícil achar um pra comprar e instalar...
Vou acabar comprando uma placa de som Crystal por enquanto. =/

hugo veloso
o direct box substituiria a necessidade da mesa de som?

Direct Box não substitui a mesa (...)
Na mesa você faz equalização, ajusta volume, colocar efeitos, etc...


Bem, mas pra quem vai fazer isso com algum software no computador, o Direct Box de certa forma "substitui" a mesa sim.

hugo veloso
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti
Eder, o vendedor que está negociando comigo sugeriu, ao invés de comprar a Audiophile, comprar a Maya 44, porque ela dispensaria a mesa de som. Isso é correto?
1 - Você acha que a qualidade é compatível?
2 - agora descobri que tem várias placas Maya 44. audiotrack, egosystem... qual a melhor? ou não faz muita diferença?
3 - dá pra eu gravar o baixo direto na placa?
4 - estou pensando em comprar um direct box DI-100 da behringer (não acho o DI-20) para fazer balanceamento. eu ligo na placa?
5 - preciso de mais algum equipamento? (esse cabo que falam é para teclado, né?)
valeu pelas dicas

hugo veloso
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
valeu pela dica do direct box
sabe onde baixo o noise?

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Bico
eu tenho esse tal "rabicho" aqui pruma época que não tinha uma Maya44. Tentei de todas as maaneiras mas não consegui fazer a porta MIDI funcionar. Pra Joystick funcionava mas não corretamente.
Vê se vc consegue pegar pelo menos uma SoundBlaster Live Platinum. Bem melhor que uma Cristal, que provavelmente não lhe trará grandes melhorias.

hugo veloso
1 - a qualidade é par, se não superior
2 - Audiotrak foi comprada pelo ESI (Egosys). As novas são da ESI, como a minha. É preferível que seja dessas.
3 - Dá pra vc gravar, mas não recomendo. Procure a explicação num tópico sobre CI pra Direct Box
4 - Com Direct Box dá pra vc gravar baixo sem perda de qualidade. É mais importante pra isso do que pra balancear o sinal. Vc liga o instrumento nele e ele na placa.
5 - Se vc for usar MIDI, vai precisar do MI/ODI/O ou o Mate Mate (que não recomendo), ou qualquer interface MIDI-USB. O primeiro acessório que citei também fornece entrada e saída digital óptica e serve como expansão pra outras placas da ESI.

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti
Pelo visto vai ser mais prático arrumar uma placa "quebra-galho" mesmo. Vou ver se pego pelo menos uma Live! 5.1 usada.. A Cristal realmente nem quebra-galho vai ser.. E achei a Platinum meio carinha pra eu comprar agora.. prefiro pegar uma mais barata mesmo, pq quanto menos eu gastar por enquanto, mais rápido vou comprar a placa melhor, hehe!

Mas valeu pelas dicas!

Nando_alvim
Veterano
# jan/07
· votar


PESSOAL EH O SEGUINTE TO COM UM PC FUDIDO PRA GRAVAÇÃO E QUERO MONTAR UM HOME STUDIO PARA GRAVAÇÕES AO VIVO DO MEU GRUPO.
PRECISO DE PELO MENOS 16 CANAIS DE GRAVAÇÃO SIMULTANEOS.
ENTÃO PENSEI EM COMPRAR UM PREOJECT MIX DA M-AUDIO QUE EH UMA INTERFACE DE AUDIO DE 8 CANAIS BALANCEADOS COM PRÉS DA M-AUDIO (QUE SÃO MUITO BONS) PODENDO EXPANDIR PRA MAIS 8 USANDO UM CONVERSOR DIGITAL/ANALOGICO ADA 8000 DA BEHRINGER. O QUE ACHAM DISSO ??? EH UMA BOA ALTERNATIVA ?? CONHECEM OUTRA COM MELHOR DESEMPENHO X VALOR ???

SEGUE LINK DA PROJECT MIX
http://www.quanta.com.br/music/loja/loja_detalhes.asp?cod_produto=367

Turuhga
Veterano
# jan/07
· votar


tpw meu pai monto um pc novo
configuração:- 3,01 GHz processador
- 512 de ram
- video: geforce 6200 le
- motherboard é uma Asus P5VDC-X
- e a placa de som é ON-BOARD....

fiz um teste com gravação. a gravação fika com o volume alternado e o som fika "tpw phaser" gostaria qajudassem a configurar a gravação?!

obs: isso tanto violão como guitarra e microfone também

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


Turuhga
fiz um teste com gravação. a gravação fika com o volume alternado e o som fika "tpw phaser"

Q viagem.. Nunca ví isso não. Os principais problemas de gravar usando placa onboard q eu saiba, é latência e chiados (e qualidade de rádio AM =P).
Qual software vc usou? E tá ligando os instrumentos tudo certim, no line-in passando por uma mesinha ou direct box?

Bico
Veterano
# jan/07
· votar


Turuhga
fiz um teste com gravação. a gravação fika com o volume alternado e o som fika "tpw phaser"

Foi só eu achar estranho, q aconteceu o mesmo comigo. =P

Na verdade foi pq eu deixei gravar o mesmo áudio em duas pistas simultaneamente, então quando dei play, deu esse efeito tb.
Vai ver foi algo assim q ocorreu aí.

kakadosmontes
Veterano
# fev/07 · Editado por: kakadosmontes
· votar


olha, uso uma M-audio firewire 1814 e estou muito satisfeito. É uma excelente placa que não dá problema de latência. Trabalho com pro tools, cubase, sonar, acid pro, ou seja, todos esses programas trabalham muito bem com ela. Além de ter vários recursos e possibilidades de expansão.
Se puder adquirir esse tipo de placa, firewire, é uma boa.

abs e boa sorte.

Dan_bol
Veterano
# jun/14
· votar


Alguem sabe dizer uma boa placa de som (com phantom) para HomeStudio que esteja entre 300 R$ a 400 R$?

El_Cabong
Veterano
# jun/14
· votar


Dan_bol
Creio que a mais barata é a Yamaha Steinberg Ci1. Acho que tu consegues achar alguma usada por R$ 400.
É stereo, tem phantom power, tem conexões neutrik, grava em 24bits, saída para monitores, saída para fones, ...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


E alguma placa com ao menos 8 inputs (pra gravar bateria acústica)... sai por quanto?

Hambo
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Placas com 8 inputs de microfone com preamp como a Focusrite Scarlett 18i20 ou a Presonus 1818 VSL (que eu já vi uma galera do youtube usando) custam entre 370 e 450 dólares, aqui no Brasil elas chegam a 2 mil reais. São placas que tem mais de 8 entradas, mas são contadas também entradas MIDI, entradas de linha e afins. Eu não conheço placas que tenham 8 entradas para microfone com preamp e mais nenhuma outra e, apesar de nunca ter gravado uma bateria, acredito que a discrepância de qualidade seria perceptível se parte da bateria passasse por pre amps e parte entrasse no DAW direto em linha.

Como não é todo mundo que tem 2 mil reais (ou 450 dolares) para investir em uma placa boa, empresas como a Behringer se encarregaram de oferecer soluções mais simples, porém eu não sei quase nada a respeito.

SkyHawk
Membro
# jun/14
· votar


Amigo, vc chegou no corte entre placa e mesa. Quem precisa de 8 ou mais canais de XLR com pré-amp ou investe pesado em placas caríssimas ou vai para uma boa mesa !

Com menos canais as placas levam vantagem, mas com 8 ou mais as mesas ganham. O que não quer dizer que também nao vai precisar de uma placa de audio ao menos mediana.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Hambo

Sim a Behringer X18 é um bom exemplo... Gravo até 16 pistas. A X32 até 32...

Mas não preciso de um mixer...

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


SkyHawk

Tenho noção do que quer dizer, como mencionei acima...

Iversonfr
Veterano
# jun/14
· votar


SkyHawk
Quem precisa de 8 ou mais canais de XLR com pré-amp ou investe pesado em placas caríssimas ou vai para uma boa mesa !
Com menos canais as placas levam vantagem, mas com 8 ou mais as mesas ganham.

Mesas voce quer dizer mixers como uma Xenyx ou interfaces como uma Studio Live?

Se voce está comparando uma interface como uma Scarlett ou uma Profire com mesas tipo mixers, são propósitos totalmente diferentes. Placas (interfaces) servem pra GRAVAR áudio em canais separados. Mixers MIXAM, para som ao vivo etc. Alguns ainda vem com um "bônus" de ter uma saída USB bem simples para gravar, porém voce grava a saída da mesa tudo junto em 2 canais L/R, não dá pra mixar direito depois, nem é o propósito. Ou eu to entendendo errado a conversa ou voces estão confundindo tudo rsrs.. Abs!

Ismah
Veterano
# jun/14 · Editado por: Ismah
· votar


Iversonfr

Alguns ainda vem com um "bônus" de ter uma saída USB bem simples para gravar, porém voce grava a saída da mesa tudo junto em 2 canais L/R

Ledo engano. As que eu sei que fazem gravação multipista: M7CL, LS9, 01v96, Si6, Si8, X32, X18, M32 (e acho que toda linha Pro, mas nunca peguei uma dessas), todas Yamaha da linha N, como a N12, toda linha Alesis Multimix, Mackie Onix (com placa de expansão), toda linha Behriger UFX...

De consoles de mixagem eu sei, mas alguns custam mais que minha casa com tudo dentro, como a M7CL, que de segunda mão custa 80k... É um investimento muito alto, e inútil de certo modo, afinal que vai gravar com 96 canais?! Uma arpa corda por corda?! Só serve mesmo pra mixagem ao vivo e captação de show...

Por isso, eu perguntei de uma placa... pra ver se não tem um plano B.

Iversonfr
Veterano
# jun/14 · Editado por: Iversonfr
· votar


Ismah
Ledo engano. As que eu sei que fazem gravação multipista: M7CL, LS9, 01v96, Si6, Si8, X32, X18, M32

Não foi engano, foi falta de comunicação rsrs, Por isso inclusive que dei o exemplo da Studio Live, que é a mais "humana" para nós na minha opinião. Mas poxa, eu falando de interface presonus, m-audio e mixer xenyx e voce falando de aparelhos estratosféricos como o mixer digital M7CL. Estávamos falando de coisas distintas mesmo, por isso inclusive perguntei a que se referiam por "mixer". Pra mim, mixer é minha Peavey PV14 ou uma Behringer Xenyx 2442 que dão só uma saidinha USB estéreo simples quase sem função nenhuma pra gravar, só serve basicamente pra registro de ensaio mesmo. Esperar algo mais profissional disso não tem como.

Por isso, eu perguntei de uma placa... pra ver se não tem um plano B.

O plano B "mais top" na minha opinião acho a Presonus Studio Live, é algo palpável mais ainda levemente elevado. Outra opção é pegar uma interface firewire de 8 canais tipo uma Profire 2626 e adicionar mais 8 canais com uma Digimax D8 ou até mesmo uma Behringer ADA8000. Já fiz isso e funciona legal. Se voce for gravar uma batera legal mesmo com tudo que tem direito, pode passar de 8 canais fácil.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Iversonfr

Não mencionei só monstros (a Si8 nem sei se tem no país, mas chuto uns 200 mil nela)...

Uma Yamaha N12 custa uns 4 mil, a 01V96 5~6... Desculpe mas se vc quer ter home stúdio e fazer grana com ele é preciso investir... É o valor de um valvulado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Melhor investimento: Placa de som ou Mesa?