mesa de som x placa de som

    Autor Mensagem
    Loma
    Veterano
    # jun/08


    Eu estive lendo por dias os tópicos por aqui, e ainda nao cheguei à minha conclusao final. Entao vou expor as informacoes que tenho em mente e talvez vcs possam me ajudar...

    Estou pensando em comprar um microfone condensador Behringer C1.

    Minha placa de som é Realtek Pfad 65535 (Internal High Definition Audio-Bus). E eu nao mudarei ela pq eu tenho só um lap top como opcao e acho que um placa boa pra lap top é algo quase impossível (à nível de estúdio).

    Pretendo fazer demos caseiras com apenas piano/violao e voz. Tbm pretendo gravar faixa por faixa, entao só um canal me basta... Meu objetivo é apenas mostrar composicoes e minha voz.

    Sei que vou precisar um editor de áudio do tipo sonar ou sound forge, eu já conheco eles e com isso nao tenho problema...

    Ambiente eu posso produzir um legalzinho em casa, e quanto à isso nao tenho dúvidas...

    Depois de expor esses fatores, as minhas dúvidas sao:

    Compro uma Behringer Xenyx 1002 ou uma 502/802 seria suficiente??
    Aqui onde eu moro a diferenca de preco entre elas é quase inexistente... entao acho que a 1002 seria melhor, pq li aqui no fórum que ela possui efeitos, já as outras nao...

    O que eu preciso pra passar o som da minha Xenyx pro computador?? Como é feita essa conexao final??

    Qual cabo seria melhor pro microfone (C1)?

    E filtro no microfone ajuda mesmo ou é besteira???

    E eu preciso mais alguma coisa??

    Obrigada desde já e me perdoem pelo longo tópico! :)

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: alex-gui
    · votar


    Loma
    Compro uma Behringer Xenyx 1002 ou uma 502/802 seria suficiente??

    Se vc vai gravar uma pista por vez, é indiferente. Quanto à ter efeitos, eu não usaria os efeitos da mesa para gravações, é melhor gravar sem efeitos e adicioná-los depois, atravez de plugins.

    O que eu preciso pra passar o som da minha Xenyx pro computador?? Como é feita essa conexao final??

    As mesas xenyx vem com uma interface USB que permite a conexão da mesma com o lap top.

    Qual cabo seria melhor pro microfone (C1)?

    Compre um cabo de microfone da marca Santo Angelo, que é muito bom (XLR/XLR)


    E filtro no microfone ajuda mesmo ou é besteira???

    Se vc se refere ao pop filter, eu acho importante, pois ele vai impedir a captação de sopros (ex: na pronuncia da letra "P").

    Alem disso vc vai precisar de um pedestal para microfone e um cabo para conectar a mesa à interface USB.

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    Loma
    não sei responder as suas duvidas especificas, vou responder só pra complementar a resposta do nosso amigo alex-gui:

    a xenyx 502 (eu tenho uma) não tem USB não... só saída de áudio analógico mesmo. as outras não sei, mas acho que a 802 é quase igual a 502. verifique no site da behringer.

    se a diferença de preço é quase inexistente, acho que vale comprar pelo menos a 802. assim voce tem alguns canais a mais com pre-amp, por que a xenyx 502 só tem um canal com pre-amp. fica mais versatil pra outros usos.

    Ambiente eu posso produzir um legalzinho em casa, e quanto à isso nao tenho dúvidas...
    voce deve saber isso, mas só pra deixar claro:
    se voce vai gravar com microfone condensador, o ambiente tem que ser muito mais silencioso do que se fosse com um dinamico. ele vai captar muito mais ruido.
    dependendo do que for esse "legalzinho", de como for o ruido no entorno da sua casa, pode vazar.
    pra piano eu não sei, mas pra violão e voz um dinamico da conta.

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    E eu nao mudarei ela pq eu tenho só um lap top como opcao e acho que um placa boa pra lap top é algo quase impossível (à nível de estúdio).
    Não é impossível, é mais comum do que você pensa uma fast track pró, vai te dar todos os recursos necesários para gravar em altíssima qualidade. Existem muitas outras que te oferecem recursos semelhantes.Fast Track Pro
    No seu caso você quer usar o audio interno do seu laptop para fazer a conversão análogo digital AD. Você vai precisar de uma mesa de som com phanton power para alimentar o seu C1 e pré amp para amplificar o sinal fraco do mic para o nível line que irá entrar na placa de som do seu laptop. Como seu laptop não tem entrada balanceada, a entrada é provavelmente um P2 estéreo, o melhor é tirar o som da mesa via um para RCA estéreo. Para isto vai precisar da mesa e um cabo P2 estéreo RCA, compre um bom blindado, para evitar ruídos. Os efeitos da mesa são besteira, não vão te ajudar em nada na gravação, o melhor é gravar sem efeitos e aplicar os mesmos no daw quando for necessário.
    Creio que a Behringer 502 não vai lhe servir pois não tem phanton power, pelo menos não vi na foto do site. Assim sua escolha deve recair para a 802 ou 1002.
    Assim o que você vai precisar é da mesa 802/1002 que já vem com pré amp e phanton power, um cabo balanceado xlr canon para conectar o seu C1 na mesa e um cabo P2 estéreo RCA para conectar a mesa na entrada de linha da sua placa interna do laptop.
    Abraço,
    Alex

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    As mesas xenyx vem com uma interface USB que permite a conexão da mesma com o lap top.
    Os modelos que ele citou não vem com interface USB.

    alex-gui
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: alex-gui
    · votar


    Me enganei, só da 1204 pra cima que vem com a interface usb.

    Loma
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Obrigada meeesmo pelas respostas!!!
    Todas minhas dúvidas estao bem esclarecidas agora! :D

    Quanto ao ambiente, eu vou construir uma cabine e tudo mais... Basicamente onde eu moro é silencioso, mas eu vou gravar de madrugada, pq aqui em frente passa de 10 em 10mins um bonde, e isso faz barulho mesmo. E aqui por perto nao tem cachorro pra latir na gravacao, o que costuma ser um caso triste (quando tem)....

    E se o C1 nao der conta do piano: Eu estou sem piano e vou comprar um digital. Eu vi que os digitais tem saída de áudio igual à essas dos cabos XLR, entao eu ACHO (sou leiga hehe) que posso ligar o piano na mesa...

    Achei muito interessante a Fast Track Pro, nem sabia que existia! hehe Eu olhei o preco e acho que vale a pena comprar sim, mas o farei mais tarde (grana curta).

    Mais uma vez: obrigada pelas respostas!!

    Computer Music
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Mais algumas opções de interface de áudio para notebook:

    - Fast Track Pro M-AUDIO, por volta de R$ 900,00 tem 2 entradas XLR com pré-amp, dispensa o uso de uma mesa de som.

    - Presonus Inspire, firewire, tem 2 entradas de instrumento ou microfone, pré-amp interno com phantom power, tem mais 2 entradas de linha. Acompanha software Cubase LE. Custa por volta de R$ 600,00. Dispensa uso de mesa de som.

    - Maya 44 USB. Tem 4 entradas e 4 saídas analógicas mas precisa de mesa de som pois não tem pré-amp. Custa por volta de R$ 500,00

    abraços
    Rodrigo

    Loma
    Veterano
    # jun/08 · Editado por: Loma
    · votar


    Mais algumas opções de interface de áudio para notebook:

    - Fast Track Pro M-AUDIO, por volta de R$ 900,00 tem 2 entradas XLR com pré-amp, dispensa o uso de uma mesa de som.

    - Presonus Inspire, firewire, tem 2 entradas de instrumento ou microfone, pré-amp interno com phantom power, tem mais 2 entradas de linha. Acompanha software Cubase LE. Custa por volta de R$ 600,00. Dispensa uso de mesa de som.

    - Maya 44 USB. Tem 4 entradas e 4 saídas analógicas mas precisa de mesa de som pois não tem pré-amp. Custa por volta de R$ 500,00

    abraços
    Rodrigo



    Bom saber... Eu dei uma olhada por aqui, pra ver se achava outras marcas e modelos mais simples, mas nao achei coisa mto interessante, além da Fast Track Pro...

    Essas que vc citou eu nao havia visto.. Obrigada!

    Por aqui tá um pouco mais barato (moro na Alemanha), mas ainda assim 200€ (o preco da primeira alternativa por aqui) é complicado pra mim no momento, pq o orcamento anda meio estourado, entao busco algo mais barato, mas com alguma qualidade - claro.. haha

    kiki
    Moderador
    # jun/08
    · votar


    AlexB
    Creio que a Behringer 502 não vai lhe servir pois não tem phanton power, pelo menos não vi na foto do site. Assim sua escolha deve recair para a 802 ou 1002.
    confere, não tem mesmo.
    eu nem lembrei de dizer isso, por que nunca uso condensador...

    AlexB
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Por aqui tá um pouco mais barato (moro na Alemanha), mas ainda assim 200€ (o preco da primeira alternativa por aqui) é complicado pra mim no momento, pq o orcamento anda meio estourado, entao busco algo mais barato, mas com alguma qualidade - claro.. haha
    Se você está no mercado europeu uma boa alternativa para ti é a interface da tascam122L
    Outra boa opção para ti é a Lexicon lambda
    ambas são fáceis de encontrar no mercado europeu a preços convidativos. Comprei a tascam na frança por 80E.
    Outra opção que deverias pesquisar uma vez que é pianista, é um teclado controlador. Assim podes entrar diretamente com o código MIDi no computador, via porta USB. E a partir daí usar um instrumento virtual para gravar. Você vai gravar suas performances com extrema qualidade e sem precisar do audio externo. Uma opção bem baratinha é o behringer UMX61
    Abraço,
    Alex

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a mesa de som x placa de som