Isso é efeito de aterramento ruim? Como consertar após a gravação?

    Autor Mensagem
    Omni
    Veterano
    # nov/06 · Editado por: Omni


    Peço que vejam a imagem.
    http://img214.imageshack.us/my.php?image=porqueif0.jpg
    O que posso imaginar é que o neutro deu um salto, e o centro da onda subiu junto, sem alterar a amplitude. Chuto que seja mal contato no neutro, ou do cabo, ou do equipamento.
    Alguem tem um palpite melhor?

    Existe algum tipo de processamento que transporte o centro da onda pro zero em todo o arquivo?

    Será a única solução aplicar manualmente envelopes de volume de modo a contrabalancear esse efeito? Tenho algumas dezenas de samples prejudicados dessa maneira, vai ser sacal fazer isso em todos.

    Edit: Envelopes de volume não consertam o problema. Eles mudam a amplitude da onda sem alterar o centro.
    Já não sei mais.

    kasimeras bass
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Omni

    Ja tentou usar o Sound Forge?

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/141258/ ( Video Aula PT-BR)

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Omni
    A situação é estranha e problemática mesmo. Qual a interface que você está usando? Há aterramento no seu local de trabalho?
    O que acontece quando você inverte a fase de um dos canais, "espelhando" a onda?

    Omni
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    Eder Muchiutti
    A estrutura aqui é quase o pior possível.
    Estou num sistema guitarra -> cabo p2-p10 -> chip de som realtek onboard.
    O computador não está aterrado e aliás, que droga de fiação a desse lugar (acabo de mudar). Tudo chia 2x mais.

    Sobre a inversão de fase, ficou assim:
    http://img77.imageshack.us/my.php?image=faseinvertidacz8.jpg
    A onda de fase invertida se distancia menos do centro.
    Mantendo a outra normal, vez ou outra esses saltos se encontram quando os samples são dipostos em paralelo, e acabam saturando a saída.

    A solução que encontrei foi segmentar a onda e aplicar ajustes de bias em cada segmento independentemente.
    Imaginei que o resultado seria uma sequencia quase ininterrupta de clicks e pops, por inconsistencias entre início e fim de cada segmento, mas nem foi tanto.
    Os samples acabaram prejudicados com esse processo, óbvio, mas dá pra ir sequenciando melhor do que esbarrando em pontos de saturação aleatórios e imprevisíveis.

    Quem inventou os scripts do Adobe Audition 1.5 quase merece um chocolate.
    Ainda precisei fazer uma ferramenta pra gerar esses scripts sem precisar executar quase 1000 operações de bias adjust no braço.

    Omni
    Veterano
    # nov/06
    · votar


    kasimeras bass
    Já, não achei uma ferramenta que consertasse esse problema específico no Sound Forge.
    Como quase todo programa, (corrija-me se eu estiver enganado) ele só permite um ajuste de bias global.
    O ideal seria algo como um envelope de bias.
    Isso eu não encontrei.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isso é efeito de aterramento ruim? Como consertar após a gravação?